PHP é à quinta-feira – Começar a programar

23 Comentários

Xampp, Notepad++ e muita vontade para programar, está tudo a postos? Já colocaram o serviço Apache a correr e fizeram o teste do localhost? Ainda se lembram das tags para colocar código PHP lá dentro? (sim, aquelas 3 formas). OK. Já agora, para que serve o comando echo? Aceitam-se respostas… Vamos ao que interessa então.


Hoje, porque é quinta-feira, vamos aprender a fazer um simples script para mostrar a data e hora numa página web. Antes de passarmos propriamente à analise da função que devolve a data e hora, vamos aprender o que é uma variável e para que serve.

Para começar, nós podemos colocar dados dentro de uma variável, isto é, eu posso atribuir a uma variável números, letras , palavras (strings), etc. Os nomes das variáveis começam por $ e podem incluir letras, letras e algarismos, underscore, etc. As variáveis não podem começar por números. Seguem alguns exemplos de variáveis em PHP com respectivos dados atribuídos.

$idade = 15;
$metros = 9.44;
$numero= 102;
$nome = “Pedro Pinto”;

Um exemplo simples para o uso de variáveis é atribuir um determinado valor a uma variável e depois mandar escrever essa mesma variável:

Não se esqueçam de mandar gravar com extensão .php. Exemplo (programa2.php)
Verifiquem o que dá.

Para obter informações sobre a data e hora teremos de conhece a função date(). Esta função faz pode ser utilizada na programação em php e permitem que se obtenham dados relativamente à data e hora da máquina onde está a correr o apache (mais concretamente, o nosso script). A função date(), permite formatar os dados das mais variadas maneiras.
Para obtermos a data no formato:

25/10/07

d – dia (day)
m– mês (mouth)
y – ano. (year)

Se quisermos algo do tipo: 25-10-07 só temos de fazer uma pequena alteração nos separadores:

25-10-07

Vamos passar as horas, algo do tipo:

21:13:56

H – horas (formato 24h), para escrever no formato 12h usar h (minúsculo)
i – minutos
s – segundos

October 24, 2007 21:16

F – Mês por extenso
Seguem mais exemplos retirados do site http://www.php.net . Inventem voces também alguns e metam aqui no blog.

Feito isto, e para verem que realmente funciona, experimentem mudar a hora do vosso computador e voltar a abrir a página do script. Vão ver que o que a página apresenta é sempre a date e hora relativa ao vosso sistema.

Levantando já um bocado o véu, para a semana vamos aprender a fazer um script irá fazer o seguinte: se a página for consultada da parte da manhã, será exibido Olá, bom dia !!!, se for consultada da parte da tarde apresentará Olá, boa Tarde !!!! e no caso de já ser considerado noite a página apresentará Boa Noite !!! Até lá, boas programações!!!!

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de S. Costa

    Pois… eu na semana passada apresentei uma “queixa” por não ter havido php à quinta!!!
    Mas depois de falar com o Vítor e ele ter explicado a situação e o que aconteceu (há cada uma…) estás “perdoado” pela falta da aula 😀 😀 😀
    Continuação…

  2. Avatar de Zecalentejano
    Zecalentejano

    Desculpem lá, mas esta é o segundo tutorial ou não? Na quinta-feira passada não houve ou será que estou a fazer confusão? Já procurei e não encontrei 🙁

  3. Avatar de Bruno Bernardino

    Podem ver mais parâmetros em http://pt2.php.net/manual/pt_BR/function.date.php

    Sempre que tiverem dúvidas relativamente a alguma função ou forma de fazer algo e ninguém vos responder em tempo útil (e mesmo antes de fazer perguntas, ajuda muito experimentarmos nós), vão a http://www.php.net e pesquisem o que querem 😉 O site é muito completo

    Já agora, para quem usa Linux, aconselho vivamente o Quanta Plus para programar, então se for remotamente upa upa, é fabuloso 🙂

    Abraço

  4. Avatar de inluxc
    inluxc

    E ja agora para quem trabalho em linha de comandos (PUTTY, SSH), não á nada melhor com o VIM. 😉

    Já agora quem aqui no mundo pplware trabalho em projectos opensource????

    Happy coding.

  5. Avatar de Whoknows
    Whoknows

    Simples, claro e conciso para o início de um bom tutorial. Continuem. Uma sugestão séria: Não se pode passar este tutorial para duas/três vezes por semana? Esta informação, por ser pouca, assimila-se muito depressa e a periodicidade semanal é realmente baixa, pelo que o desinteresse em seguir este tutorial pode-se desvanecer.

  6. Avatar de Henry Jr

    Ainda afirmo, revejam logo as ferramentas usadas para programar!

    Zend Development Environment –| http://www.zend.com

    Ele “DEBUGA” o php linha a linha no momento de sua execução!
    Eu uso EasyPHP 1.8, Dreamweaver CS3 e o Zend.

  7. Avatar de Vasco Conde
    Vasco Conde

    Adoro a rubrica…
    Foi pena a semana passada não ter havido.

    Obg.

  8. Avatar de Vasco Conde
    Vasco Conde

    Deviem fazer mais tutoriais periódicos deste tipo.

  9. Avatar de nrocha

    @ Whoknows
    O que dizes nem faz muito sentido…
    Se queres aprender PHP não vais andar a espera de posts deste genero,ainda para mais semanais.. portanto se quiseres aprender php.net/manual

    CoolMaster

  10. Avatar de inluxc
    inluxc

    Por acaso não era má ideia começar um sub-secção do pplware, tipo arquivos de tutoriais ou algo do género, Já que a comunidade já bastante grande.

    Cada um podia ajudar conforme os seus recursos. 🙂

  11. Avatar de Amanda Kee
    Amanda Kee

    @inluxc

    Apoiado!

    Boa idéia!!!
    Se precisarem de apoio… podem contar comigo!

    😀

    Não q eu saiba grandes coisas (pelo contrario) mas vontade de ajudar é o que não falta!!!

  12. Avatar de AIR
    AIR

    Ajuda precisa-se… Cheguei atrasado à aula (a primeira sessão já foi pro tecto)…

    Passo a explicar:
    Instalei o Notepad++ e coloquei o Xampp em c: sem instalar.
    Xampp a funcionar (pelo menos a mensagem foi de sucesso).
    Escrevi o programa01.php no Notepad++.

    Até aqui tudo bem, o problema foi quando digitei http://localhost/programa01.php no browser e apareceu a mensagem de programa não encontrado.
    O xampp ficou em C:\xampp-win32-1.6.4\xampp. Estará correcto?

  13. Avatar de Bruno Bernardino

    @AIR

    Bem, eu não uso o xampp, mas tens de o instalar de certeza, para te correr os serviços de apache, etc., depois tens de ver em que pasta está o teu root (ou seja, onde vai parar o teu http://localhost) e metes lá o teu ficheiro.

    Abraço

  14. Avatar de Lord blacknight
    Lord blacknight

    “echo” serve para imprimrir/mostrar o resultado da funçao que fisesmos na pagina web, certo?

    acho que ainda ninguem respondeu a questao do Vitor…

    1. Avatar de Stênio

      Echo é a principal função servidor usuário, ela é responsável por imprimir na tela o que quiseres. Comecei a seguir o curso agora :). Após 4 anos.

  15. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Sim. O echo serve para mandar escrever algo na página (assim em traços gerais)

    Pedro Pinto

  16. Avatar de M_eso
    M_eso

    Boas

    Concordo, era bom que isto fosse 2/3 vezes por semana…para tb nao perdermos o ritmo

    Abraço

  17. Avatar de Zeeec
    Zeeec

    Primeiramente gostaria de te parabenizar Pedro Pinto, continua a fazer bons tópicos!
    _________________
    OFF TOPIC->
    @Pedro Pinto

    Em 19 de Setembro, você criou um tópico sobre o Wireshark, e nos disse que criaria a parte II algum tempo depois.
    Se sobrar algum tempo livre ai, nao se esqueça de criar a segunda parte 🙂

  18. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    @Zeec

    Obrigado pelos elogios.
    Relativamente aos artigos é mesmo uma questão de tempo, isto anda muito complicado 🙂

    Um abraço
    Pedro Pinto

  19. Avatar de Whoknows
    Whoknows

    @nrocha

    Faz sentido se eu tenho mais que fazer e se o PHP se tornar um hobbie… Aprendo quando tenho 5 minutos livres a fazer as coisas básicas que é exactamente o que me interessa. Penso que este tutorial não é destinado a quem já sabe PHP ou quer fazer vida dele… Para esses, compram-se livros, aprende-se e usa-se intensivamente, ou colocam-se artigos deste todos os dias e com uma complexidade maior.

  20. Avatar de Agapito

    Não percebo muito de programação, logo estes tutoriais são um oásis para mim.
    O mais perto de programação que estive foi em HTML, portanto…

    É bom ter quem nos explique isto como se fôssemos muito ignorantes, porque quem não sabe é mesmo ignorante.

    Como gosto de perceber o que estou a fazer antes de me atirar de cabeça às coisas, estes tutoriais como “desmistificadores” servem muito bem. Não têm excesso de informação. Assim que me sentir preparado para ler o “PHP para Totós”, fá-lo-ei com certeza. Tudo graças a estes tutoriais. “Todas as grandes caminhadas começam com um passo: o primeiro.”

    Obrigado Pplware, continuem assim.

  21. Avatar de FRANCISCO
    FRANCISCO

    CARA EU QUERO SABER COMO DEVO FAZER ISSO É EM ALGUM PROGRAMA ?