Dica: Não está a usar o Windows 10? Defina quando ele se vai desligar para poupar energia

5 Comentários

Mesmo sendo um sistema fechado, o Windows 10 é completamente modular e pode ser configurado para qualquer situação que o utilizador necessite. São muitas as opções presentes e as que podem ser alteradas para o tornar ainda melhor.

Uma das funcionalidades mais usadas é a definição de quando este se desliga se não estiver a ser usado. É simples de definir e dá um controlo completo ao utilizador, sendo muito importante para conseguir poupar energia e até o próprio computador.

Windows 10 poupar energia ecrã suspensão

Controlar de forma total o Windows 10

Apesar de estar normalmente configurado, o Windows 10 deve ser ajustado para as necessidades do utilizador. Este poderá desligar o ecrã e, posteriormente, hibernar se não estiver a ser usado. Desta forma automática consegue poupar energia e recursos, sendo útil para o utilizador.

Esta configuração é simples de aplicar e está bem acessível para o utilizador. Só precisa de saber que tempo quer manter a sua máquina ligada e ativa, pronta a ser retomada de imediato. Com essa ideia de tempo, só precisam de aplicar a configuração.

Windows 10 poupar energia ecrã suspensão

Forma de poupar energia e até recursos do computador

Para lhe acederem, devem abrir as Definições do Windows 10 e posteriormente, da lista de opções presentes, devem escolher a Sistema. Esta deverá abrir uma nova janela, onde o utilizador irá alterar as configurações de tempo para desligar o monitor e hibernar.

Nesta nova área, devem escolher o separador Energia e suspensão. Este dará acesso às definições que procuravam para alterar o tempo de atividade. Estas focam-se no Ecrã e na Suspensão, tanto nos momentos em que o PC está ligado à bateria ou ligado à tomada.

Windows 10 poupar energia ecrã suspensão

Primeiro é o ecrã e depois entra em suspensão

Aqui podem escolher desde 1 minuto até 30 minutos, sempre em intervalos crescentes. Esta definição aplica-se tanto para o Ecrã como para a Suspensão, ligado à corrente ou apenas na bateria. Só precisam de indicar o tempo para desativar ou entrar em suspensão.

Desse momento em diante, sempre que abandonarem o Windows 10, irá primeiro desligar o ecrã e posteriormente entrar no modo de suspensão, para assim poupar bateria e recursos do computador do utilizador. É uma funcionalidade conhecida, mas que agora está num novo local, muito mais acessível aos utilizadores.

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António Alberto Sampaio Barandas
    António Alberto Sampaio Barandas

    Boas, não é o assunto principal mas acho que tem que ver com este assunto: de à 5 ou 6 dias para cá não necessito de ligar o PC no botão power mas somente clicar no espaço do teclado, a mais alguém aconteceu isto? Há alguma forma de resolver esta situação ou terei de formatar? Obrigado.

  2. Avatar de António Alberto Sampaio Barandas
    António Alberto Sampaio Barandas

    Bom dia, não sendo algo sobre o tópico acho que tem a haver com o mesmo: Já talvez à 6 dias atrás que o meu pc não necessita do botão de power para o ligar basta somente clicar na tecla de espaço do teclado, a pergunta é? Alguém pode ajudar-me? Será alguma actualização do windows ou algum vírus? Mais alguém acha isto super estranho? Obrigado.

    1. Avatar de Nathan
      Nathan

      Ligar como? Creio que sejam duas possibilidades, ou ele está apenas suspendendo e não desligando realmente (mas ai tu veria um led piscando provavelmente) ou então está configurado na bios para ligar ao apertar qualquer tecla.

  3. Avatar de fenixcload
    fenixcload

    uma forma de economizar tempo e energia e usar a função hibernar
    ideal quando voce sai e pretende voltar a usar a maquina no mesmo dia

  4. Avatar de António Alberto Sampaio Barandas
    António Alberto Sampaio Barandas

    Não, nada disso, desligo o PC da energia e durante 5 ou + minutos para não restarem dúvidas, de seguida ligo o PC (desktop) à energia, clico na tecla de espaço e o PC arranca, já vi a bios de trás para a frente e está tudo desabilitado, ou vou à bruxa ou formato ou então alguém me conseguirá ajudar… obrigado.