Processador do iPhone 12, o A14, será o mais poderoso alguma vez feito para smartphones

21 Comentários

A Apple sempre inovou no que toca a agarrar na sua engenharia para criar os seus próprios processadores para o iPhone e iPad. Na verdade, a empresa quer mesmo levar essa engenharia mais longe e na WWDC apresentou mais um salto. Conforme foi mostrado, a empresa criou a família Apple Silicon com o novo e super poderoso coração dos Mac. No entanto, às portas da apresentação dos novos iPhone 12, o foco vai para o A14.

De acordo com um novo relatório, o chip A14 de 5nm do iPhone 12 será o processador mais poderoso já feito para um smartphone.


iPhone 12 com processador A14 de 5nm

A próxima geração de iPhones da Apple está perto de ser lançada. Esperamos que a Apple possa lançar o novo iPhone em setembro, como de costume. Aliás, já sabemos algumas coisas sobre eles a partir de rumores e relatórios. Agora, parece que o chipset A14 que será lançado na série iPhone 12 pode muito bem ser o chip de smartphone mais poderoso e eficiente até agora produzido.

Esta informação estará de alguma forma relacionada com dados mencionados durante uma apresentação de resultados da empresa TSMC. De acordo com um relatório, a TSMC confirmou que os chips de 5nm chegarão aos smartphones em breve. A empresa afirmou que contribuirão para a receita da TSMC no outono.

Imagem do provável iPhone 12 da Apple

 

Bater a concorrência em desempenho

Isso indiretamente indica que o iPhone 12 receberá o processador fabricado no processo de 5nm. Obviamente que isto será um grande negócio para a Apple. O mais recente chip para smartphone da Qualcomm o Snapdragon 865+ ultrapassa a barreira dos 3GHz, mas é construído no processo de 7nm – o mesmo que no A13.

Com o processo de 5 nm, a TSMC obtém desempenho 15% mais rápido com um consumo de energia 30% menor em comparação com o processo de 7nm. Isso pode traduzir-se no chip A14 dentro do iPhone 12 mais uma vez a levar o pódio como o processador mais poderoso de um smartphone – algo que a Apple nunca deixa de mencionar durante o seu evento de lançamento.

Se isso for verdade, o iPhone 12 terá muito espaço extra para tecnologias do tipo AR e VR, que são áreas de importância para a Apple. Além disso, também pode significar melhores performances relacionadas à câmara do iPhone 12.

De referir que as informações veiculadas referem igualmente que a TSMC introduzirá o processo de 3nm em 2022.

 

Leia também:

Fabricante de Taiwan vai produzir 80 milhões de chips A14 para a Apple

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zézinho
    Zézinho

    Também se não fosse qual era o ponto?

  2. Avatar de Ze
    Ze

    Como todos os outros chips pré-A14.
    A13
    A12
    A11
    A10
    A9
    etc.
    Todos foram os mais poderosos, quando sairam.

    1. Avatar de Abreu
      Abreu

      A qualcomm anda a dromir!

      1. Avatar de acs
        acs

        Não é a questão de andar a dormir. A apple precisa de um chip 2x mais rapido para vender o novo iPhone. A Qualcomm não precisa de vender telemóveis. Vai continuar a vender os chip porque mal tem concorrência. Aconteceu o mesmo no x86 com a Intel.
        A qualcomm é a unica a par da apple que apenas comprou os direitos para usar as instruções da ARM, de resto o chip é completamente feito por eles enquanto que a Samsung e os outros comparam o direitos dos cores ou chips já desenhados daí serem mais fracos que os da qualcomm.

  3. Avatar de Tadeu
    Tadeu

    Uma observação. Apple Silicon não é o “processador” para Macs, é apenas o nome da família de “processadores” da Apple, que também abrange os SoC para iPhones, iPads, etc.

  4. Avatar de Monte Gordo
    Monte Gordo

    E agora a pergunta mais importante de todas: com a exceção do 8K 30 fps / 4K 120 fps, o que se vai poder fazer mais neste iPhone que não se faça com os últimos 2-3 modelos e que faça uso desta potência toda?

    É o mesmo que ter um Lamborghini para ir às compras numa estrada limitada a 50. A diferença entre 100 ou 700 cv é nenhuma.

    Se o iPhone tivesse modo desktop, aí até valia a pena a potência acrescida, agora para um smartphone ou iPad a potência extra não interessa para nada.

    1. Avatar de acs
      acs

      melhores jogos, melhor performance em certas apps, mais tecnologias no chip que permite fazer cenas on chip em vez de emulado, etc. Para não falar que ficar future prof para os próximos 4/5 anos. Agora claro que este iphone não é para quem comprou o iphone do ano passado. É para os que comprou à 2 a 4 anos e está a precisar ou a querer algo novo.
      Trocar de telemóvel todos os anos é dinheiro ao lixo.

      1. Avatar de Diana Nogueira
        Diana Nogueira

        Não é bem dinheiro deitado ao lixo, porque uma noticia recente aqui no PPLWARE, indicou que o preço dos iPhones é superior ao das outras marcas, na altura de trocar de telemóvel.
        Mas percebo o teu ponto de vista. Este iPhone seria mais para quem quer trocar o seu de 3/4 anos.

    2. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      melhorias na inteligência artificial (que se pode aplicar a diferentes áreas), realidade aumentada, qualidade gráfica, melhorias no consumo em muitas aplicações, etc! Lá porque achas que está numa “estrada”, não significa que tenha velocidade ou produtividade limitadas. Há tanta coisa que tu usas hoje e que parecem simples e no entanto requerem grande capacidade de processamento que não existia há uns anos atrás.
      O iPad faz muito mais do que pensas!

    3. Avatar de João Duarte
      João Duarte

      Mesmo que seja verdade, aplica-se a todas as marcas.

  5. Avatar de Yepp
    Yepp

    Seja como for prefiro a SAMSUNG!!!!!!!!!!!!!!

    1. Avatar de O Justiceiro
      O Justiceiro

      Ninguém te perguntou nada.

  6. Avatar de miguel
    miguel

    5nm de tudo foi o que me chamou mais atenção , ainda dizem por ai que a lei de Moore pode ter chegado ao fim mas a Apple com este processador diz que não!

    A AMD em principio em 2022 já estará nos 5nm no entanto os planos da Intel indicam só depois de 2023.

    Processo 5nm
    Apple – A14 (2020)
    Huawei HiSilicon – Kirin 1000 (2020/2021)
    QualComm – Snapdragon 875 (2021)
    MediaTek -2021
    AMD – ZEN4 (2022)
    Intel -(2023)

    O que indica que a Apple a nível de processadores anda 2 a 3 anos a frente de outras marcas não admira que vão começar a usar os seus próprios processadores nos seus computadores.

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      Com as sanções dos Estados Unidos dificilmente a Huawei irá ter processadores a 5nm nos próximos tempos.

      1. Avatar de miguel
        miguel

        Muitas sites indicam o contrário, pode ainda chegar no terceiro trimeste de 2020 o Kirin 1000/1020 de 5nm talvez presente no Huawei Mate 40.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          O fabricante dos processadores (TSMC) já cancelou a produção para a Huawei. É oficial.

          1. Avatar de miguel
            miguel

            Para a 14 Setembro de 2020, existe em produção 700 milhão de dólares em chips que vão ser entregues até Setembro incluído os de 5nm.

            A partir dessa data já se sabe que a china tem em estudos uma máquina de litografia a laser de 5 nm, os chinos não param.

            Fonte: https://pt.gizchina.it/2020/07/huawei-tsmc-stop-fornecimento-de-chipset-14-de-setembro/

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Dificilmente incluirá número suficiente de 5nm, já que a Apple tem prioridade – 700 milhões nem sequer representa um número elevado de unidades (cerca de 20 milhões) face ao número de aparelhos que são vendidos por mês.

            Ter uma nova fábrica capaz de fabricar com nova litografia demora anos – e isto quando já se tem as máquinas desenvolvidas.

    2. Avatar de Diana Nogueira
      Diana Nogueira

      Por alguma razão, a Apple mudou dos PowerPC para a Intel. Nessa altura foi quando foi possível instalar os Windows num mac com muita facilidade. Agora, se a Apple vai usar os seus próprios processadores (que faz sentido, uma vez que estão assim tão bons), essa funcionalidade de usar o Windows num mac é capaz de acabar…

      1. Avatar de Ricardo Afonso
        Ricardo Afonso

        Instalar Windows no MAC, na minha opinião, não faz qualquer sentido.