Vacina COVID-19: Universidade russa já concluiu os testes em humanos

28 Comentários

A Rússia tornou-se num dos primeiros países a concluir os ensaios clínicos de uma candidata à vacina COVID-19, depois de a Universidade de Sechenov ter dito que tinha terminado o seu estudo. De acordo com a investigadora responsável, Elena Smolyarchuk, os dados do estudo mostraram a eficácia da candidata à vacina. Assim, os primeiros voluntários vão ter alta esta quarta-feira, dia 15.

Nas próximas semanas, muito provavelmente, iremos ver várias outras candidatas a vacinas a revelar mais resultados. Contudo, este fármaco russo parece estar mais adiantado.

Imagem Rússia termina teste de vacina contra a COVID-19


Os números não mentem e as mortes atribuídas à doença COVID-19 somam quase 600 mil pessoas. A Rússia segue nas primeiras posições com mais de 11 mil mortes entre os mais de 735 mil infetados. A doença não parece estar controlada, bem pelo contrário, levando o responsável pela OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a referir nesta segunda-feira, que estava preocupado com o aumento de casos COVID-19, endurecendo a mensagem:

Se o básico não for seguido, só há uma maneira de esta pandemia evoluir: vai ficar pior e pior e pior.

 

Uma vacina que poderá ser um oásis no deserto da pandemia

A Rússia parece estar adiantada no desenvolvimento daquela que poderá ser a vacina que libertará o globo de uma situação complicada em termos sanitários e financeiros. Segundo as palavras da investigadora, Smolyarchuk:

A investigação foi concluída e provou que a vacina é segura. Os voluntários serão dispensados a 15 de Julho e 20 de Julho.

Portanto, nesta fase as pessoas vacinadas conseguiram com sucesso ultrapassar a doença. No entanto, os participantes no ensaio serão monitorizados em regime ambulatório, após terem recebido alta.

Imagem vacina COVID-19 feita pela Rússia

No mês passado, a Rússia concedeu autorização para ensaios clínicos de duas formulações da candidata à vacina COVID-19, desenvolvida pelo Centro Nacional de Investigação de Epidemiologia e Microbiologia de Gamaleya. Uma solução intramuscular da vacina foi testada no Hospital Militar Burdenko, enquanto a Universidade Sechenov avaliou a vacina sob a forma de pó para a preparação de uma solução intramuscular.

A primeira fase dos testes na universidade começou a 18 de junho num grupo de 18 participantes. O segundo grupo do estudo envolveu 20 voluntários que foram vacinados a 23 de junho.

A Universidade Sechenov numa situação pandémica atuou não só como uma instituição educacional mas também como um centro de investigação científica e tecnológica capaz de participar na criação de produtos tão importantes e complexos como os medicamentos…

Referiu o diretor do Instituto de Medicina Translacional e Biotecnologia, Vadim Tarasov.

 

Depois dos ensaios em animais, os humanos estão agora a testar a vacina

Antes dos ensaios em humanos, a vacina foi testada quanto à sua toxicidade, segurança, imunogenicidade e eficácia em grandes e pequenos animais no 48.º instituto central de investigação do Ministério da Defesa russo. Agora, os voluntários receberam a primeira dose da vacina, mas os resultados preliminares só vão ser revelados em setembro.

Os responsáveis sabem e transmitem a ideia de que não há garantias. No entanto, referem estar confiantes que conseguirão chegar a um resultado positivo.

 

Leia também:

Vacina contra a COVID-19 vai enfrentar um “obstáculo final”. Será que vai ter sucesso?

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de oeuropeu
    oeuropeu

    Acho que há aqui algum engano, quando dizem que a Rússia esta mais avançada.
    Existem varias fases de testes em humanos, a Rússia ao que parece conclui a 1 fase de testes em humanos, que serve para verificar a segurança da vacina, se esta é segura para o ser humano, mais isto que a sua eficácia, só pode ser isto visto uma amostra tão pequena de pessoas.
    A eficácia em humanos é testada numa segunda fase com uma maior amostra de pessoas.

    Temos outros laboratórios que já vão pelo menos na segunda fase de testes em humanos.
    Vejamos a universidade de oxford que realizou os testes fase 1 em humanos em Abril para testar a segurança da vacina, e após isso estava a recrutar para a fase 2 em humanos que visa testar e eficácia e possíveis efeitos secundário, perto de 10mil voluntários.
    Sendo esta 2 fase já esta a ser realizada.

    Cumprimentos

    1. Avatar de Vítor M.

      Das mais de 70 vacinas, ou potenciais vacinas, esta da Rússia está já numa fase de conclusão do teste em humanos. Terão alta e passarão ao próximo passo. Contudo, segundo as informação “Russia has become the first country to have completed clinical trials of a Covid-19 vaccine candidate…”

      1. Avatar de oeuropeu
        oeuropeu

        “esta da Rússia está já numa fase de conclusão do teste em humanos”
        Volto a dizer, investigue melhor e vai ver que a Rússia terminou os testes de fase 1 em humanos e neste caso não foi a primeira a terminar tais testes.
        Atenção aos sites de propaganda.
        Tanto é que a vacina de Oxford esta na fase dois e a ser testada no Brasil , neste momento já terá mais de 2000 profissionais de saúde vacinados.
        São temas de demasiada importância para publicar artigos sem um mínimo de rigor e pesquisa, não devem apenas traduzir o primeiro site que encontram.

        De resto bom trabalho

        1. Avatar de Vítor M.

          Não estamos a falar em sites de propaganda, basta fazer uma pesquisa e verá que estas informações partem de órgãos de comunicação do país, assim como de outras instituições. A investigação foi feito com base no que está a ser dado a conhecer na Rússia e um pouco por todo o mundo. Não devem misturar assuntos, nem deixar levar por propaganda.

          Como diz no texto, “A Rússia tornou-se no primeiro país a concluir os ensaios clínicos”, passou agora para outra fase. No Brasil ainda se vai entrar na fase de testes clínicos em cerca de 2 mil pessoas. Só depois saberemos os resultados.

          1. Avatar de oeuropeu
            oeuropeu

            https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/1529667/universidade-russa-anuncia-a-pesquisa-provou-que-a-vacina-e-segura
            “A pesquisa foi concluída e provou que a vacina é segura” Na Russia foram concluídos em humanos os testes de fase 1, vamos ser claros nas fases.

            A Rússia não foi a primeira a concluir os primeiros testes fase 1 em humanos, acredito que tenha sido a china. Mas por exemplo mesmo Oxford a 15 de Maio já tinha concluído os testes fase 1 em humanos.

            A vacina de Oxford já arrancou com os testes fase 2 em humanos no UK faz algumas semanas, e agora esta arrancar com o mesmo tipo de teste em outros países como por exemplo o Brasil.
            A vacina só será validada com testes fase 3 realicados com uma amostra total de 10mil pessoas.

            A china já tem uma vacina em fase 3 de testes em humanos.

            Não vale a pena dar voltas para ver que a vacina Russia não foi a primeira a concluir os testes fase 1 em humanos, nem a que esta mais avançada na fase de testes. Claro que se a Russia quiser pode encurtar caminho e pode lançar a vacina primeiro, não sei é se é o melhor para a humanidade.

            Não me importar nada ser A ou B o mais avançado, quero é que alguém encontre uma vacina e quantos mais melhor.
            Só para deixar claro que a informação que a Russia foi o primeiro a concluir testes em humanos não esta correcta. Nem sequer na única fase que conclui que foi a fase 1.

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          Tens razão. Quem acompanhe esta temática sabe que a vacina de Oxford é a que está mais perto de ter resultados definitivos. Está já inclusivamente a ser produzida em massa, numa operação que visa iniciar a vacinação em larga escala o mais rapidamente possível.

          1. Avatar de Vítor M.

            Não está nada a ser produzida em massa. Está ainda em fase de testes e vai passar agora para fora do RU. Vai entrar em ensaios clínicos com certa de 2 mil pessoas no Brasil. Isso não é nada produção em massa.

          2. Avatar de Luis Costa
            Luis Costa

            @Bruno bekas bekas bekas Oxford isto Oxford aquilo estás muito atento mas ao que parece não estás! Vá, deixa de ser preguiçoso e pesquisa no googalo.
            Pega aqui oh https://lmgtfy.com/?q=oxford+vaccine
            E aqui https://www.financialexpress.com/lifestyle/health/coronavirus-covid19-vaccine-news-latest-update-india-usa-russia-oxford-astrazeneca-moderna-china/2022005/

    2. Avatar de Correia
      Correia

      Só tretas. Os chineses têm isto na mão e só vai haver cura quando tiverem os Estados Desunidos de joelhos e o mercado mundial na mão.
      Tem tudo a ver com a destruição das economias ocidentais.
      Quem for para a fila para levar estes emplastros de melhoral está bem lixado com F…

      1. Avatar de Vítor M.

        Será? Eles são o epicentro do problema, e não faltam já países, como a França, por exemplo, a ter a vacina a ficar pronta. Aliás, anda aí de novo um “sururu”….

        1. Avatar de Abilio Silva Martinho
          Abilio Silva Martinho

          O epicentro do problema é o medo

          1. Avatar de Vítor M.

            Pode ser, mas medo do quê exatamente?

          2. Avatar de Zé Duarte
            Zé Duarte

            Medo de ir pra night bro! Pessoal vai para as parties e volta infectado.

          3. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Medo do quê? Certamente está atento à realidade para saber bem de que medo se trata que está a contagiar as pessoas.

          4. Avatar de Vítor M.

            Mas o medo é do quê? Será de ficar doente e ter de ficar confinado várias semanas? Será dos problemas que podem levar á morte? Será dos problemas que podem deixar mazelas para o resto da vida? É que isso é real, pode acontecer, por isso o problema não é o medo, o problema é a doença que anda por aí e temos de respeitar as regras, temos de respeitar-nos uns aos outros. Portanto, o epicentro não é o medo, o epicentro é a doença em si.

          5. Avatar de Abilio Silva Martinho
            Abilio Silva Martinho

            Em Portugal há quatro dias atrás estavam 25 doentes internados e apenas 1 em cuidados intensivos.. E é isto um estado de calamidade!
            As noticias geram medo desnecessário
            O medo instalado está a provocar mais danos que o vírus desde o inicio. Se é compreensível o lockdown por haver muitas incógnitas inicialmente, porque manter este estado de medo generalizado?
            Tem de se retirar o medo das pessoas e dirigir os esforços para os grupos de risco.

          6. Avatar de oeuropeu
            oeuropeu

            Você anda a ler teorias da conspiração onde? Como você pode afirmar isto? “Em Portugal há quatro dias atrás estavam 25 doentes internados e apenas 1 em cuidados intensivos” esta informação é totalmente falsa.
            Neste momento temos 472 internados e 69 nos cuidados intensivos, isto porque adoptamos medidas para controlar a epidemia.

            Estas conversas de tasco são irritantes, mas é engraçado, num café arranjam sempre algum ignorante que vai compactuar com isto, pois é, são os governos querem comer-nos a cabeça… isto aqui é tudo fake…

          7. Avatar de Abilio Silva Martinho
            Abilio Silva Martinho

            Tens razão. Enganei-me a escrever.
            Foram 25 internados e 1 UCI num dia.
            Hoje foram 5 internados e 6 UCI.
            Não li nenhuma teoria nem gosto do Bolsonaro e afins.
            Sei ler estatística, só isso.
            Sei que os casos clínicos são muito graves.
            Mas, para uma pandemia, a estatística mostra que são irrelevantes em termos epidemiológicos.
            Já o medo colocou-nos no abismo económico e social.
            https://mega.nz/file/PxhGSKAa#czIg-inn17YPmi3UajI8FMdZwm8CZqql-wMa_2RCoMA
            Um médico quando prescreve algo tem de avaliar se os efeitos secundários compensam o tratamento.
            Numa população, os epidemiologista tem de fazer o mesmo.
            Por isso Portugal não vai voltar a fechar.
            Bom. Pelo menos ninguém me insultou. Ainda… 🙂

    3. Avatar de Peace
      Peace

      De facto é a 1ª vez que oiço falar de uma vacina russa. A probabilidade de ter sido já terminada uma fase avançada de testes é bastante baixa, principalmente vindo da Rússia, que teria todo o interesse em anunciar uma vacina para mostrar o seu poderio.

      1. Avatar de Ethel Abravanel
        Ethel Abravanel

        Já foi a Rússia? Já trabalhou em multinacional Russa? A tecnologia que usamos agora, toda infraestrutura que nos pode dar segurança vem da Rússia.
        O ocidente tenta ofuscar tudo que é da ásia. Medo comercial e medo de ser engolida pela soberania deles. Anos luz a nossa frente. Nós Europeus colonizamos muitos lugares, mas não criamos nada, só nos apropriamos dos feitos alheios.

  2. Avatar de Alo
    Alo

    Este pessoal que acha que o virus é fake news ou um hoax, vá para uma COVID party. Assim param de dizer asneiras:
    https://www.theguardian.com/world/2020/jul/13/30-year-old-dies-covid-party-texas

  3. Avatar de Fulano
    Fulano

    Há algumas semanas atras escrevi aqui que o Governo Russo estava a usar o AVIFAVIR para curar pacientes com o SARS-COV2.
    Hoje descobriram que afinal era verdade …

    1. Avatar de oeuropeu
      oeuropeu

      Sério, como obteve essa informação altamente sigilosa, esta ligado aos serviços de inteligência de algum país?
      Afinal já havia noticias em 1 de Junho sobre o avifavir ter sido aprovado na Rússia, e só soube disto há 1 semana? A sua fonte esta mais atrasada que a Internet.
      https://pfarma.com.br/coronavirus/5685-avifavir-covid19.html

    2. Avatar de oeuropeu
      oeuropeu

      Gostei do pormenor “Hoje descobriram que afinal era verdade …”, quando já havia noticias na Internet há semanas.
      O que você lê na internet outros também leram, e alguns já leram há mais tempo parece.

  4. Avatar de antistupid
    antistupid

    Faz lembrar que saudades do DR. House Phd, o gajo em 40 minutos resolvia isto tudo.

    Agora numa plataforma mais séria, li os comentários e aceito todos eles como válidos, somente fica aqui uma opinião será possível neste tipo de noticias que envolvem a nossa saúde comunitária, aqui presente no site apresentar o(s) link(o) da noticia original ou que origina a sua comunicação pelo fabuloso site peopleware.sapo.pt ? para que o(s) leitor(s) possam indagar , descobrir, reiterar factos, seguir e por si só verificarem as mesmas?

    1. Avatar de Vítor M.

      Está tudo no texto. Inclusive, se tem intenção de indagar mais, estão os nomes das pessoas envolvidas. É fácil procurar e ter mais informação. Aliás, como sempre fazemos, deixamos até links para as fontes.

  5. Avatar de rfrf@jj.lk
    rfrf@jj.lk

    Não sou nenhum anti-vacinas.

    Mas não quero vacinas russas nem chinesas no meu sangue.

    1. Avatar de adbu
      adbu

      De onde é que pensas que a maioria das vacinas são feitas?
      Neste momento tenho mais medo de uma vacina feita à pressa nos EUA do que na china.