É o fim do PHP no Windows? Microsoft não vai dar suporte

50 Comentários

O PHP é uma das linguagens mais populares direcionadas para a Web. Desde sempre a Microsoft deu suporte a esta linguagem e até ajudou a resolver alguns bugs. No entanto, a Microsoft já veio dizer que deixará de suportar a nova versão do PHP, a versão 8.0.

Quem pretender usar o PHP dentro do Windows terá de recorrer a um ambiente virtualizado.

É o fim do PHP no Windows? Microsoft não vai dar suporte

A Microsoft anunciou recentemente que abandonará o suporte ao PHP no Windows. O PHP é suportado no Windows desde o Windows Vista. Atualmente, a Microsoft oferece suporte ao PHP nas versões de desenvolvimento e estáveis.

A Microsoft está também a ajudar com correções de segurança para o PHP 7.2 no Windows. Com o próximo grande lançamento do PHP, o PHP 8.0, a Microsoft já veio revelar que não prestará suporte

We know that the current cadence is 2 years from release for bug fixes, and 1 year after that for security fixes. This means that PHP 7.2 will be going out of support in November. PHP 7.3 will be going into security fix mode only in November. PHP 7.4 will continue to have another year of bug fix and then one year of security fixes. We are committed to maintaining development and building of PHP on Windows for 7.2, 7.3 and 7.4 as long as they are officially supported. We are not, however, going to be supporting PHP for Windows in any capacity for version 8.0 and beyond.

É o fim do PHP no Windows? Microsoft não vai dar suporte

Sem suporte para Windows… como usar o PHP?

A opção mais certa é executar os projetos em máquinas nativas com GNU/Linux. No entanto, é sempre possível ter ambientes virtualizados dentro do próprio sistema da Microsoft, apesar que tal cenário poderá ter impacto na performance.

No Pplware temos disponíveis vários tutoriais que ensinam, passo a passo, como ter uma máquina com total suporte para PHP, MySQL e outros componentes.

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mrProProg
    mrProProg

    Que porra, Microsoft 🙁

  2. Avatar de mrProProg
    mrProProg

    Faltava o contexto correto no vosso artigo:

    “For some possibly missing context, Microsoft runs windows.php.net and produces all the official builds of PHP for Windows. If you run `php.exe`, or `mod_php7.dll` or whatever the websapi versions are actually called, then you either use Microsoft’s own builds of PHP or you’re compiling it yourself.

    This message means Microsoft aren’t going to produce official builds for PHP 8 onwards.

    This message does NOT mean that nobody will.

    Most likely the project will dust off a machine somewhere in the cloud running Windows (likely using a free license generously provided by MS, btw) and setup some automated build processes to make these “in house”.

    These machine(s) may even be setup/maintained by the same people who were doing the official builds at Microsoft (such as cmb who is also one of the 7.3 RMs).

    We’re still in initial reaction phase here, but the bottom line is there will likely be very little change for Windows users.”

    Fonte: https://www.reddit.com/r/PHP/comments/ho9dgq/microsoft_not_going_to_officially_support_php_8/

    1. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Ah.. OK

      1. Avatar de Vítor M.

        Pois, não acrescentou nada ao que está no texto do artigo.

        1. Avatar de Filipe Mota
          Filipe Mota

          Na realidade acrescentou imenso, faz mudar muito a ideia com que ficamos da Microsoft neste contexto. Da próxima não faças o filtro por nós, deixem sermos nos a decidir no que pensar.

          1. Avatar de Vítor M.

            Não faz nada, está focado que o mundo é uma guerra contra a Microsoft. Não precisas defender a marca, não se está a atacar, foi mesmo uma decisão da empresa, como descrevemos no artigo. As empresas de tecnologia não são clubes de futebol 😉

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          “Quem pretender usar o PHP dentro do Windows terá de recorrer a um ambiente virtualizado.”

          Não apenas acrescenta… como corrige

          1. Avatar de Vítor M.

            “We are not, however, going to be supporting PHP for Windows in any capacity for version 8.0 and beyond”

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            Não invalida o que disse, o facto de o Windows não dar suporte, não quer dizer necessáriamente que vamos ter que recorrer a um ambiente virtualizado.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      “We are not, however, going to be supporting PHP for Windows in any capacity for version 8.0 and beyond”

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Uma coisa é certa acho quem em 20 anos de PHP usei 2x em ambiente windows.

  4. Avatar de poiou
    poiou

    O a que a Microsoft tem contra o PHP?
    Talvez ASP.net?

    1. Avatar de Adilson
      Adilson

      Só pode mano, é a única razão.

  5. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Mais uma vez em que vocês percebem que não mandam no vosso computador 😛

  6. Avatar de Ricardo Souza
    Ricardo Souza

    Quem em sã consciência monta um projeto de porte em PHP pra rodar em Windows ?
    A Microsoft só esta avisando que vai desativar suporte a algo que quase ninguém usa. Sem relevância alguma para o ambiente dela.

    1. Avatar de fernando
    2. Avatar de ze
      ze

      Ninguém no seu perfeito juizo, no entanto muitas chafaricas sem pessoal com conhecimentos linux costumam adoptar este modelo.

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Essa do quase ninguem usa…. Já pensaste que podes estar a desenvolver php num IDE no windows, enquanto salvas directamente via sftp/ssh num servidor linux? Extensões para o VSCode (que é um produto Microsoft) tipo php intellisense, phpcs e outros tem milhões de installs… repito: MILHÕES e todas elas necessitam de php instalado, está certo que o novo update VSCode deste mês veio introduzir remote workspaces com remote extensions, mas ainda assim, o php é muito usado em windows, não para produçao, mas sim para desenvolvimento.

  7. Avatar de Hugo Pereira
    Hugo Pereira

    Mas para o utilizado normal, acedendo por browser em windows não vai haver diferenças certo?
    Para correr no servidor é que tem de ser linux, é isso ?

    1. Avatar de adbu
      adbu

      php é tudo executado no lado do utilizador.
      Só irá afetar um número muito reduzido de desenvolvedores que utilizam php com o Windows.
      Basta usaem o XAMPP ou outro do género para desenvolverem os sites e tudo continua na mesma.
      Para alojar, é continuar a usar o linux.

      1. Avatar de linuxs
        linuxs

        Executado do lado do utilizador ou do servidor ?
        XAMPP para Windows vai ser exactamente onde vão começar a surgir os “problemas”

  8. Avatar de linuxs
    linuxs

    Docker para que te quero ?..

  9. Avatar de int21h
    int21h

    e que tipo de 1d1ota é que mete PHP no Windows? bem, levando a questão mais ao fundo, que tipo de id10ta ainda usa PHP 🙂

    1. Avatar de Thiago
      Thiago

      Você usa, usa muito e pelo jeito nem faz ideia do que ta falando…. enfim!

      1. Avatar de Estranhas coisas
        Estranhas coisas

        Usa mas indirectamente.
        Pode não usar nada directamente.
        Vir aqui ao Pplware significa usar indirectamente, não significa que foi opção dele usar PHP, nem que passa a ser algo maravilhoso por haver sites assentes em PHP.

    2. Avatar de dunha@dunha.com
      dunha@dunha.com

      Perdendo apenas para o Node JS é a linguagem mais rápida e existe desde 1995. Existem mais profissionais com conhecimento. (profissionais que não fazem “reserva de mercado” programando com uma liguagem emergente porcaria para que ninguém saiba o que foi feito). id10ta acredito que seja o cara que não faz uma pesquisa antes de fazer um projeto para qualificar qual liguagem vai utilizar no projeto pegando qualquer coisa que se lança na internet só por que é legal!!

      1. Avatar de Compilador
        Compilador

        A linguagem mais rápida?
        Em que sentido?
        No sentido de ser a mais rápida no desenvolvimento ou no sentido de ser a mais rápida num interpretador?
        De qualquer das formas nem por sombras tens razão, principalmente porque aposto que estás a falar de ser a mais rápida a executar um algoritmo, e se for o caso, estás a léguas da realidade.

        1. Avatar de linuxs
          linuxs

          Hoje em dia comparar as linguagens pura apenas com tempos de interpretação é de uma ingenuidade.. Ninguem um projeto grande, usa apenas a linguagem pura e seca, há sempre mais alguma coisa, há um ecossistema.
          Ele esta a léguas da realidade ? ou és tu que estas a léguas da realidade ?PHP swoole por exemplo esta a um nível superior a GO para tratamentos de Json por exemplo.
          php-pgsql-raw esta muitos níveis acima de muitas das tantas outras e por ai vai.
          No que toca a desenvolvimento nao deve haver muitas mais com uma linha de aprendizagem/desenvolvimento tao base como o php (Mas isto depende de muita coisa, nao é algo 100% de uma maneirapara ambos os lados)

          1. Avatar de Compilador
            Compilador

            Validade aquilo que disse, portanto, avaliar uma linguagem usando como medida uma suposta velocidade de execução de um algoritmo é totalmente diaparatado, mas é isso a que o duda se refere.
            Para já, só pensar que ele está a comparar linguagens interpretadas com linguagens compiladas, demonstra a total falta de conhecimento dele.
            Depois porque num projecto a sério e que não seja de micro demonstração, os bottlenecks Sao em IO, bases de dados, flutuações na rede já que tudo funciona para a NET hoje em dia, etc.
            Por fim, dás um exemplo de como trabalhar Jason no PHP, ou acessos a bases de dados relacionais.
            Mesmo em linguagens da moda, tbm te arranjo bibliotecas ou até Frameworks que fazem maravilhas no tratamento síncrono e assincrono.
            E quanto a bases de dados, a solução por ti apresentada é horrível do ponto de vista da segurança.
            Aliás, PHP e segurança nunca são vistos na mesma frase.
            PHP é uma linguagem feita por quem nunca assistiu a uma aula de compiladores. Basicamente é uma linguagem de hacks daqui e dali, muito martelada e com mais buracos de segurança que um queijo suíço.

          2. Avatar de linuxs
            linuxs

            @ Compilador
            Aqui a unica pessoa que comparou velocidades usando tempos de interpretação foste tu (Ou consideras tempo de execução e de interpretação coisas diferentes ? )
            Ninguém falou em segurança e sim velocidades.
            Ao disseres que também arranjas bibliotecas ou Frameworks estas-me a dar razão no que disse ? Porque raio alguém vai comparar velocidades usando tempos de interpretação como termo de comparação quando isso nao diz muito hoje em dia ?
            Node js sendo um runtime e nao uma linguagem ele em si é copilado e interpretado ao mesmo tempo por isso sim podes comprar com PHP nalguns desses aspectos.

          3. Avatar de Compilador
            Compilador

            @linuxs
            leste a primeira frase do utilizador?
            “Perdendo apenas para o Node JS é a linguagem mais rápida e existe desde 1995.”

            Achas que ele está a falar do que? Achas que está a falar de ser mais rapida a dar problemas?
            É que se for isso é inteiramente verdade.

      2. Avatar de Guilherme
        Guilherme

        What???
        Rápida? PHP? faz uma pesquisa rápida ai no google de benchmark, faz!
        Node.js é super lento, ainda consegue ser dobro do php.
        Jesus cada coisa que eu leio na internet.

    3. Avatar de Kabindas
      Kabindas

      + de 60% de todos os CMS no mundo usam wordpress, cerca de 27 milhões de sites online usam wordpress que é baseado em PHP.

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      um simples php linter dentro de alguns IDE’s, pode precisar de php no Windows

    5. Avatar de Fiu
      Fiu

      Se ao menos soubesses o que é php. Mas no infantário ainda não ensinam isso. Por isso tem calma que há-de chegar a hora de seres alguém.

    6. Avatar de int21h
      int21h

      Para não responder individualmente, fui programador PHP muitos anos, actualmente não.
      Pesquisem LOLPHP e a cada versão encontram os verdadeiros problemas da linguagem.
      Se falei, foi com conhecimento de causa e sim, é usada, tal como o COBOL é usado em sistemas antigos por ser estável e robusto, não é o caso de PHP, simplesmente foi a que ganhou tracção mais depressa. portanto, em vez de mandarem bitaites se acompanhassem a linguagem desde a versão 4 como eu acompanhei, se calhar tinham outra noção e não diziam asneiras.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Sim, é verdade que o PHP passou por muitos coding memes, e realmente sofria problemas muito graves, mas hoje em dia não é o caso, começaram a dar os passos certos por volta do PHP 5 e apartir do PHP 7 tornou-se em uma linguagem muito robusta, principalmente com grandes frameworks tipo Laravel e outras a dar cartas.

        E se realmente programavas, a tua pergunta sobre que idiotas usam php e que idiota instala PHP no Windows não faz sentido nenhum, PHP tem uma user share enorme, espalhado por diversas frameworks, até o Facebook usa o hhvm que é um transpiler PHP-to-C++… Se calhar está na hora de te actualizares um bocado.

  10. Avatar de William
    William

    “Quem pretender usar o PHP dentro do Windows terá de recorrer a um ambiente virtualizado.” – isso não é verdade

    1. Avatar de Vítor M.

      “We are not, however, going to be supporting PHP for Windows in any capacity for version 8.0 and beyond”

      1. Avatar de William
        William

        É só compilar amigo. Pega o binário e compila. Pega o Wamp, o Xampp…

  11. Avatar de JP
    JP

    C, C++, Perl, Java, Tcl etc..é automático, não entendi bem essa notícia. “Virtualizado”!? Help!!!

  12. Avatar de Fábio
    Fábio

    “We are not, however, going to be supporting PHP for Windows in any capacity for version 8.0 and beyond”
    Esta afirmação por si só, está sujeita a diferentes interpretações. Penso no entanto que a mais correta é que não deixará de haver a possibilidade de correr o PHP8 em windows, simplesmente, a Microsoft deixa de estar envolvida direta ou indiretamente. É isso que eu leio. De qualquer das formas, o que não falta são opções. Muito pouco ou nada muda para um dev e quanto aos servidores de prod suponho que a esmagadora maioria destes que servem websites em PHP, corram em ambiente linux…

    1. Avatar de Vítor M.

      PHP8 e seguintes. Acabará com o tempo por deixar de suportar as versões que se usarão no corrente.

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        Estamos a partir do princípio que o sw desenvolvido para windows tem implicitamente que passar pela aprovação e controlo da Microsoft e isso está errado em variadíssimos níveis. A Microsoft saltar fora não é o fim, tal como não foi o fim para o OpenGL no windows quando o quiseram abandonar no Windows XP.
        Muda o paradigma. O sw oficial (se voltar a haver) passa a ser gerido por outra entidade ou eventualmente surgirão outros projetos (como é habitual) para colmatar essa falha e, ainda que possam surgir com alguns problemas de desempenho e um bug aqui e acolá, talvez não sejam assim tão maus para usar em dev, ou como ferramenta de introdução ao PHP (em meio académico talvez).
        Não creio que projectos como XAMPP ou WAMP e outros simplesmente deixem de existir.
        Não esquecer que um bloqueio por completo pela MS, apesar dos servidores com ambiente Windows terem uma fatia pequena dos websites desenvolvidos em PHP, acabam por perder imenso do lado do desenvolvedor.

  13. Avatar de Nelson Gonçalves
    Nelson Gonçalves

    Xampp

  14. Avatar de Luis
    Luis

    PHP – A morrer desde 1995.

  15. Avatar de Igor Herson
    Igor Herson

    Se a microsoft não quisesse ver o PHP rodando no sistema deles, não teria criado o WSL2, talvez a MS acredite que ta na hora dos programadores PHP que usam windows, tenham uma coisa melhor do que XAMP e IIS pra trabalhar.

  16. Avatar de Diogo Barbosa Silva Sousa
    Diogo Barbosa Silva Sousa

    Com o WSL que a Microsoft desenvolve ativamente acho não é uma grande preocupação já que dá para rodar uma mini máquina virtual Linux dentro do próprio Windows 10 sem praticamente afetar o desempenho da máquina. Por exemplo para quem usa o Docker não faz diferença nenhuma agora que temos o WSL no Windows 10 na verdade você pode rodar o PHP direto no WSL sem o Docker.