Maioria diz que vai instalar e usar app portuguesa para tracing à COVID-19

26 Comentários

O tema das aplicações móveis para monitorização da COVID-19 levanta várias questões e divide a opinião das pessoas no geral. Por um lado há quem veja esta como uma das melhores formas de controlo e prevenção da doença. Mas por outro lado, existem várias considerações que causam receio nas pessoas, como por exemplo o possível comprometimento da privacidade de quem use estas ferramentas.

Desta forma, na nossa última questão semanal perguntámos aos nossos leitores se pretendem instalar e usar a app portuguesa para tracing à COVID-19. Vamos conhecer todos os resultados.



Vai instalar e usar a app portuguesa para tracing à COVID-19?

Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados.

Recebemos no total 2.892 respostas, mas as opiniões dos votantes dividem-se. No entanto a maioria dos leitores, com 52% dos votos, respondeu que SIM, vai usar e instalar a app portuguesa para tracing à COVID-19 (1.490 votos).

Por sua vez, 48% respondeu que NÃO vai instalar e usar a aplicação móvel nacional para rastreio e monitorização do coronavírus (1.402 votos).

Resultados em gráfico

Em suma, estes resultados vêm reforçar e confirmar o que já se suspeitava através da análise da opinião de várias pessoas. Este assunto não é de todo unânime e tem causado muita polémica entre os portugueses.

StayAway COVID: a app portuguesa pode chegar em breve

As aplicações móveis de monitorização da COVID-19 são uma das formas de contenção da propagação do vírus. Estas aplicações sinalizam utilizadores infetados e alertam outras pessoas que tenham estado próximas dessas pessoas.

Cada telemóvel difunde na sua proximidade identificadores anónimos e armazena localmente os identificadores difundidos pelos telemóveis com quem se cruze. Esta informação permitirá ao próprio detetar a sua proximidade com uma pessoa infetada.

De acordo com as informações, a app portuguesa de tracing ao coronavírus vai designar-se StayAway COVID e deverá estar pronta em breve.

Mas se não respondeu a esta questão, diga-nos agora se vai instalar e usar a app portuguesa para tracing à COVID-19.


Participe na nossa questão desta semana

Questão desta semana:

Serão os sites do Estado português seguros e eficazes?

  • Não. (76%)
  • Sim. (24%)

Total Votos: 1.620

Loading ... Loading …


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Já andam há meses a falar na app e nunca mais aparece! Até nisto somos os últimos… A Alemanha e outros países já a têm a funcionar faz tempo.
    Depois lamentam-se que estamos na lista negra de alguns países!

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Por aqui a comissão de proteção de dados pediu que a app fosse refeita duas ou três vezes por problemas quanto à privacidade…foi proibida!!

      1. Avatar de Paulo Gomes
        Paulo Gomes

        a CNPD deve ter algo a ganhar em proibir uma aplicação que já devia estar a ser instalada há mais de 2 meses pelo menos.
        Tanta coisa com a privacidade de dados e depois é pessoas a morrer e com infectados na ordem das 4 centenas.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    “Maioria diz que vai instalar e usar app portuguesa para tracing à COVID-19”
    Não. Não é 1984.

  3. Avatar de Miguel F.
    Miguel F.

    As apps de tracing não são eficazes:
    – é de adoção opcional, logo o nº de instalações será reduzido (para ser relevante deveria ter uma adoção na casa dos 90%)
    – terá muitos falsos positivos – não deteta se 2 pessoas próximas uma da outra estão separadas por um vidro por exemplo;
    – terá muitos falsos negativos – por questões de poupança de bateria a app só irá recolher dados de x em x minutos (por exemplo de 5 em 5 minutos) e nesse intervalo de tempo pode acontecer muita coisa e isto sem falar sequer de outros problemas como a transmissão aéra, ou por superfícies sem haver alguém por perto do nosso smartphone;
    Mas o Bruce Schneier explica isto muito melhor que eu: https://www.schneier.com/blog/archives/2020/05/me_on_covad-19_.html

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Até pode ser pouco usada, ter muitos falsos positivos e negativos, desde que alerte que estive perto de um infetado, de vez em quando, perfeito.

  4. Avatar de Joao
    Joao

    “vai estalar a app portuguesa do tracing covid-19”? SIM
    “acha as sites do estado seguros?” – NAO
    Mas só se respira pela boca aqui?

  5. Avatar de sakura
    sakura

    A tecnologia SEMPRE “ajuda a sociedade”, a app não tem culpa que os do costume queiram roubar dos dados, i roubar dados é que é condenável…..Mas, os dados como sempre vão ser vendidos para
    $$$$ e a google saber a PUB que me envia.

    o andorid envia mais dados que uma app e ninguém se queixa.
    não sabem ou não querem saber?

    Façam uma comparativa dos dados enviados, windows 10 ios android, huawei, etc… vão ter uma surpresa.

    essa app é uma “santinha” .

  6. Avatar de Fiu
    Fiu

    A maioria….isto é só rir.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Pensei exatamente no mesmo…

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Esta app tem compatibilidade com as outras apps na europa? é que se não tiver, serve de pouco já que no verão os locais mais povoados terão muitos estrangeiros

  8. Avatar de joaquim sobreiro
    joaquim sobreiro

    Que independentemente da segurança de dados como de contágio a instalação seja livre, sem imposição de qualquer lei

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Quando a app estiver pronta e aprovada pela CNPD já temos uma pandemia de uma outra doença

  10. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Tendo em conta que a gripe é bem pior que a Covid-19 em termos absolutos de numero de mortos, e também não existe vacina para a mesma (todos os anos andam a tentar adivinhar qual será a estirpe) continuo sem compreender a histeria da comunicação social e governantes… se ainda fosse por causa da gripe ainda se compreendia, se bem que mesmo assim umas 7 a 9 mil pessoas mortas anualmente em consequência de terem tido gripe ainda assim seria muito questionável… é que continuam a ser mais de 10 milhões de portugueses… tais medidas draconianas parecem excessivas face ao problema e abrangência do mesmo junto da população em geral.
    Acho que o povo foi envolvido na capa do medo, nada mais justifica tudo o que se viu.

    Acreditem, quando vier, porque virá, novamente um vírus altamente mortal, as pessoas terão tempo de aviso para se proteger se tiverem atentos às notícias… e é provável que comece algures na região da Ásia.

    1. Avatar de Marisa Pinto
    2. Avatar de Pedro Oliveira
      Pedro Oliveira

      Certamente já experimentou a gripe sazonal. Safou-se…com ajuda médica ou não.
      Já teve a COVID-19? Qual a razão de existirem tantos contagiados em simultaneo? É por ser fraca?
      O risco de contágio e a fraca imunidade humana explicam o perigo desta nova doença. Agrava-se com a falta de medicamento comprovado. Morrem novos e velhos – Porque será? Os mais velhos porque o sistema imunitário é, em regra geral, mais fraco; e nos novos? As UCI’s dos hospitais não têm apenas velhos, também existem novos… Deixa a pensar não é?

  11. Avatar de eu2
    eu2

    Só partilhando um site com uma lista das apps dos vários países já disponíveis, e um conjunto de informações acerca das mesmas: https://public.flourish.studio/visualisation/2241702/

  12. Avatar de Nhecos
    Nhecos

    A app alemã funciona extremamente bem, é open source e compatível com a api da Google e da Apple.
    Pena que não está disponível em outros territórios.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Essa seria a minha questão, será que esta app será compatível com as APIs da Google E Apple?

  13. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Maioria?! Metade quer metade nao quer!

    1. Avatar de Marisa Pinto
      1. Avatar de Guilherme
        Guilherme

        ??! Metade dos inquiridos quer usar e a outra metade nao quer. Eu diria que os portugueses estão divididos. E não que há uma maioria.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Maioria: O que está em maioris número. Nem que fosse 50,1 contra 49,9, continuava a ser maioria.

          1. Avatar de eu2
            eu2

            É uma maioria muito fraca.

  14. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Como já é típico em Portugal, copiam os sempre o que os outros fazem, mas melhor ainda é que quando esta App sair, já este “bicho” passou. Venha a próxima ideia maravilha.

  15. Avatar de José Bacalhau
    José Bacalhau

    Quando aparecer logo se vê. É um bocado invasão da privacidade mas é pelo bem comum…