Depois da NOS e MEO, Vodafone já tem eSIM! Saiba como usar…

39 Comentários

O eSIM é um cartão SIM virtual que lhe permite ativar um tarifário móvel sem precisar de um cartão físico em equipamentos compatíveis. Depois da MEO e NOS, a Vodafone passou também a disponibilizar eSIM para os seus clientes (e novos clientes).

Se está a pensar trocar o seu cartão SIM físico por um eSIM ou simplesmente adicionar um novo número ou plano de dados saiba o que fazer.

Depois da NOS e MEO, Vodafone já tem eSIM! Saiba como usar...


O eSIM, é um pequeno chip que vem integrado no equipamento (telemóvel, tablet, PC ou smartwatch), e que permite o registo na rede móvel, mediante o download de um perfil eSIM, dispensando a utilização de um cartão físico. O eSIM é a evolução do cartão físico SIM, que conhecemos há décadas. A ativação do eSIM é realizada via código QR ficando o equipamento com dois cartões ativos.

Depois da NOS e MEO, Vodafone disponibiliza eSIM

Na Vodafone, o cartão com o QR Code para download do eSIM é gratuito, no entanto, a troca de um SIM físico para um eSIM tem um custo de €2,5.

Os equipamentos compatíveis com o eSIM da Vodafone são:

  • Smartphones:
    • iPhone XR, XS, XS Max, 11, 11 Pro, Pro Max, SE 2020​​
    • Samsung Galaxy Fold, Z Flip
  • Tablets:
    • iPad Pro de 11 polegadas (1.ª e 2.ª gerações), iPad Pro de 12,9 polegadas (3.ª e 4.ª gerações), iPad Air (3.ª geração), iPad (7.ª geração) e iPad mini (5.ª geração).

Depois da NOS e MEO, Vodafone já tem eSIM! Saiba como usar...

O eSIM da Vodafone pode ser utilizado em ​qualquer equipamento com tecnologia eSIM, desbloqueado ou bloqueado à rede Vodafone. Para trocar o seu SIM deverá seguir os próximos passos:

  • A partir do número que quer trocar para eSIM, ligar gratuitamente 800 910 048 e premir tecla 1.
  • Insira as informações de verificação solicitadas
  • Insira o número do cartão eSIM (SIM-SN) que se encontra em baixo do código de barras.
  • Aguarde que o cartão atual fique sem rede e ligar o dispositivo a uma rede Wi-Fi

Para ativar no equipamento basta que indique qual o seu sistema operativo. Veja aqui o que tem de fazer.

Vodafone – eSIM

Leia também…

MEO: É cliente da operadora? Chegou finalmente o eSim

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de leon
    leon

    Os cartões SIM tem os dias contados, o futuro será o eSIM fica o número associado ao telefone internamente.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Já não era sem tempo

    2. Avatar de Iurie Solomon
      Iurie Solomon

      tao e os dispositivos iot? pelos vistos as marcas devem dar compatibilidade para cada equipamento

  2. Avatar de Marco
    Marco

    E para passar o cartão para outro smartphone como eu faço muitas vezes.

    1. Avatar de leon
      leon

      não passas, isso deixa de acontecer, com o eSIM é como se fosse um telefone fixo só um numero e só podes mudar para outro telefone quando for para trocar, mediante o custo já referido.

      há muito que isto já estava anunciado que viria acontecer, até é muito melhor e por questões de segurança.

      1. Avatar de danny
        danny

        deixa de acontecer…pois. Se houver publico. Mas isso é outra historia. O que gosto de ver é que o pessoal gosta de pagar tudo. Então para trocar de equipamento, tens custos? Pensava que o custo era apenas para passar de SIM para eSIM.

        1. Avatar de leon
          leon

          não se trata ou não de haver publico, é algo que vai acontecer é inegavel o SIM tem os dias contados, não há como fugir disso, e sim, para mudares depois de telefone vais ter de pagar sempre, tal como se fosse para pedir um SIM novo.

          simplesmente aqui não se trata de querer ou deixar de querer, simplesmente é a evolução natural das coisas, e não há como contornar, algo que já está destinado a acontecer, nas próximas gerações de telefones, o fim do SIM.

      2. Avatar de Manekas
        Manekas

        O eSIM vai obviamente evoluir e ter outras potencialidades.

      3. Avatar de André
        André

        Não estarás equivocado? O eSIM não te permite fazer o que ele diz…

    2. Avatar de André
      André

      É uma das desvantagens do eSIM. Só pedia que me deixassem usar dois cartões com o mesmo número, não em simultâneo, claro. É chato andar sempre trocar…

  3. Avatar de Jota
    Jota

    O eSIM daqui por uns anos vai ser a desgraça de muita gente!

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Explica la isso. E bem melhor que ter um cartao fisico alem de que permite partilhar o tarifario com Apple Watch ou ipad. Também falavam mal da remocao do 3.5mm jack e agora copiaram todos a apple como sempre e ja so se veem airpods na rua.

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Air Fake Pods na sua maioria 🙂

      2. Avatar de Jota
        Jota

        Uma vez que agora tudo se faz por telemóvel, nomeadamente acesso aos bancos (com pagamentos e transferências), meios de pagamento (mbway, etc) assinatura digitais (através da CMD), etc., e sendo o eSIM uma coisa virtual, e tudo o que é virtual é possível de hackear, porque ao inicio é tudo muito segura e tal mas com o passar do tempo vamos vendo que o que hoje é muito seguro, amanhã já não o é, se um eSIM for roubado, quer seja através de ações piratas que seja através de uma falha, propositada ou não, de um funcionário da própria operadora, vai ser o caos!

    2. Avatar de leon
      leon

      desgraça não vejo porquê só vejo vantagens, é claro que traz algumas desvantagens, como deixar de ser possível ter dois números no telemóvel e varias ligações de net, como quem tem dual SIM.

      no entanto no que toca a segurança, em caso de roubo, o telefone deixa de poder ser desativado, e fica sempre com rastreio activo.

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Eu vejo já uma desvantagem (penson eu). E se for para um país que não suporte eSim?

        1. Avatar de leon
          leon

          Esse problema não existe, já actualmente mesmo com o SIM da operadora de cá eu posso usar normalmente noutros países, sem ter de recorrer a um sim de uma operadora no pais de destino, se bem que hoje já podemos telefonar via online, logo não é por falta de alternativas, o eSim assim que se massificar, muitas coisas vão ter de se ajustar em sua função.

          1. Avatar de Woot!
            Woot!

            Com o SIM sim, mas se as operadoras não suportam eSim, também funciona? Se sim, porque é que as operadoras precisam de “adicionar” suporte a eSIM?

            Desculpa lá as perguntas mas sou um nabo no que toca a este assunto.

        2. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          eSim nada tem a ver com países.

          Abc

    3. Avatar de Jota o maior amigo
      Jota o maior amigo

      Amigo, esse nome tem direitos de autor

    4. Avatar de Manekas
      Manekas

      Se fosse daqui por uns meses ainda me assustava, agora daqui por uns anos…

  4. Avatar de Manel das lampadas
    Manel das lampadas

    Apple watch apple watch?????
    Já suporta?

    Ou vai ser anunciado com o lancamento do 6 em Outubro?

  5. Avatar de Marco Rodrigues
    Marco Rodrigues

    Fico com o cartão físico porque tenho 2 cartões de operadoras diferentes e posso trocar de smartphone ou usar os dois num smartphone. Não vejo grande vantagem nesse cartão ,os meus dois smartphones tem entrada 3.5m porque quero assim, muitas marcas não tiraram 3.5m.

    1. Avatar de Manel das lampadas
      Manel das lampadas

      Santinho

    2. Avatar de leon
      leon

      ficas com cartão físico até as próximas gerações de telefones abandonarem o slot SIM e ai acaba-se os SIM’s quando trocares de telefone, o FIM dos SIM já foi anunciado em 2016, estão agora a começar a transição para o eSIM.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Pode não ser bem assim… Os sim terão sempre margem de venda, porque nem todos têm smartphone… Eu, por exemplo, tenho, mas não uso… Uso um velho V3 da Motorola e ainda tenho um Alcatel OneTouch, não smart… Para o uso que faço do telemóvel, preferirei sempre algo assim. Por isso, dizer que o sim vai desaparecer, é ambíguo…

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Então…. Compro um telemóvel, tenho que pagar pelo esim. Resolvo devolver o equipamento por qualquer motivo, compro outro, e volto a ter que pagar o esim outra vez. Decido usar outro telemóvel qualquer, e siga lá pagar novamente.
    Não parece viável… Vai ser preciso andar a tentar clonar o imei, ou qualquer coisa assim?
    Nem estou a perceber qual é o custo para uma operadora, para alterar o esim de um equipamento para outro.

    1. Avatar de njag
      njag

      Se trocas assim tanto de telemóvel estás preocupado com 2,50€?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Só estava a demonstrar um ponto de vista.
        Parece ser uma boa oportunidade para as operadoras gamarem uns €€€€€ jeitosos sem terem que fazer nada.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        E já agora, custa-me gastar nem que seja 1 cêntimo, se não vir justificação para tal 😉
        Não tenho problemas em “derreter” uns €€ valentes, mas não gosto de me sentir xulado

      3. Avatar de mlopes
        mlopes

        se um milhão de clientes trocarem uma vez de telefone num ano ou 2,50 euros passam a ser 2 milhões e meio de receita

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      A troca de eSim para outro equipamento não tem custos.
      Do fisco para eSim é que tem.

      Abc

  7. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Ainda não sabemos ao certo como as operadoras vão operar no futuro, mas parece-me que este será um custo inicial apenas para fazer a transição para o esim. A partir daí, não me parece que no futuro haja custos por mover o esim, ou a haver serão muito baixos.

  8. Avatar de No meu tempo era assim
    No meu tempo era assim

    La vao os marroquinos e o chineses à falencia… ja nao vao vender o cartao de 5€ com 2.5 de chamadas hehehe

  9. Avatar de Sérgio Malheiro
    Sérgio Malheiro

    Mais um serviço pago, há países em que o esim serve de clone ao cartão sim, permitindo usar um smartwatch sem ter o smartphone por perto. Mas em Portugal somos todos ricos e para usufruir desse serviço temos que adicionar outro ao existente. Enfim, paga parolo!

    1. Avatar de Sérgio Malheiro
      Sérgio Malheiro

      Pelo menos na NOS é assim que acontece.

  10. Avatar de Nobre Luso
    Nobre Luso

    Li… reli… e não fiquei convencido.
    Quiçá esclarecido.
    O meu Samsumg Galaxy Note 10+ é dualsim.
    Será que, se mudar para o tal cartã virtual eSim, poderei usar a slot 1 para outro cartão (Vodafone ou outra operadora).

    E se posteriormente quiser retroceder na minha eventual decisão?

  11. Avatar de Marco Rodrigues
    Marco Rodrigues

    Boa pergunta!penso que não, só é possível usar slot 2.Não vejo vantagem no esim.

  12. Avatar de Jose Silva
    Jose Silva

    O meu S20 ultra 5G também dá para e-sim e não consta na lista acima.

    Não sei quando vou usar o e-sim, mas parece-me que o facto de ser virtual , será num futuro próximo, mais susceptível de hackear.