Boicote à publicidade no Facebook pelo combate à desinformação

26 Comentários

Uma rede social serve, à partida, para partilha de conteúdos e de opiniões entre os vários utilizadores. Contudo, a liberdade de tópicos é tão grande que chegam a ser construídos feeds carregados de desinformação e repletos de discurso de ódio. Assim, o seu propósito desvanece-se e entramos numa espiral da qual é difícil sair.

Uma das grandes fontes de lucro de várias redes sociais é a publicidade paga por marcas que dispõem de anúncios por toda a rede. De forma a combater a falta de ação no combate à desinformação e ao discurso de ódio, várias são as marcas que estão a boicotar o Facebook.

Facebook boicote desinformação marcas publicidade


A publicidade em troca da consciência

A fim de combater a desinformação e o discurso de ódio, mais de 160 empresas, como a HP, Microsoft, Starbucks, Pepsi, Coca-Cola, Adidas e Lego começaram a suspender a publicidade no Facebook, no final da semana passada. Este movimento provocou uma queda nas ações da empresa de 3,6%, desde sexta-feira, e pode durar de 1 a 6 meses.

Estamos comprometidos em ter um impacto positivo nas crianças e no mundo que virão a herdar. Isso inclui contribuir para um ambiente digital positivo e inclusivo, livre de discurso de ódio, desinformação e discriminação.

Disse Julia Goldin, responsável de marketing da Lego.

Apesar do grande número de anunciantes, a maioria são pequenas e médias empresas, que não investem tanto quanto as responsáveis pelo boicote. Ainda assim, representam um impacto financeiro de cerca de 60 mil milhões de dólares (53 mil milhões de euros) no Facebook.

Facebook boicote desinformação marcas publicidade

Boicote ao Facebook aliado ao movimento #StopHateForProfit

Esta decisão está associada à ligação das marcas com o movimento #StopHateForProfit (em português, Pare o Ódio Pelo Lucro), criado por organizações de direitos civis dos Estados Unidos da América. O motivo de maior força foi a quantidade de desinformação e preconceito que circulou nas redes sociais face às manifestações antirracistas nos EUA.

A National Association for the Advancement of Colored People (NAACP), a Fighting Antisemitism and Hate e a Color of Change são três das organizações responsáveis pelo movimento. O objetivo é consciencializar sobre a presença assídua de discurso de ódio nas redes sociais, influenciando pensamentos e atitudes, e a necessidade de a combater.

Facebook é o principal visado destas medidas

Assim sendo, o boicote das várias empresas levou a que Mark Zuckerberg avançasse com um conjunto de medidas para combater a desinformação e o discurso de ódio. Ademais, anunciou que vai proibir anúncios políticos que difamem minorias.

Apesar de, como foi dito pelo CEO do Facebook, o prejuízo não ter sido muito grande, é uma ação que está a despertar consciências e a encetar mudanças.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Eu faço boicote ao Facebook, à SIC, à TVI, à RTP e à generalidade da imprensa Tuga.
    Tudo uma cambada de vendidos e então agora com os 15 milhões lá se foram os dedos e os anéis…

  2. Avatar de João
    João

    Odeio esses discursos de ódio. Por mim acabava com eles.

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      Só existe uma forma educar o povo e expor a ideologia da esquerda pelo que realmente é. Uma idiologia RACISTA e VIOLENTA que de tudo fara para obter poder!
      já tomaram de assalto os mídia (+/- 80% a 85% dos mídia são de esquerda, cultura pop, plataformas sociais( são esquerda radical) , a educacão, etc…

      a violência que ocorre neste momento nos EUA e na Europa, é da esquerda, a censura de liberade de expressão é de esqerda.

      Tudo financiado por fat corporations cheios de dinheiro mas ninguém acha isso estranho.

      O que será necessario fazer para o povo acordar,..

      1. Avatar de João
        João

        Concordo Jorge, dai estar a tentar brincar com o meu comentário. Mas eu ainda não sei que forma de educar será essa. Eu pessoalmente vou seguindo o Scott Adams que fala sobre esse tema.

      2. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Existe outras formas mas esta é muito mais polémicas:
        – obrigar os homossexuais a beijarem-se em publico;
        – forçar a existência de pelo menos 10 casais de portugueses(as) com descendentes africanos/indianos por cidade;

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          complementando:
          – além de beijar em publico também fazer como os casais heterossexuais (dar a mão, etc);
          – 10 casais é o recomendado sendo que o mínimo deveria ser 5 casais.

        2. Avatar de jorgeg
          jorgeg

          +1 para não falar dos gajos que se vestem de miudos dpois vao para as creches (crianças ) mostras a bolas e o rabo,… e os idiotas dos professores progressistas ​​… aplaudem,… não e normal

      3. Avatar de PS
        PS

        Ora aí está um belo discurso de ódio e desinformação…

        1. Avatar de PML
          PML

          Sem dúvida. A culpa é da esquerda, como se o Trumo ou o Bolsonaro fossem de esquerda. Este tipo de comentários de direita esquerda, branco ou preto não levam a lado nenhum. A vida não é um sistema binário em que tudo o que é de direita é bom e de esquerda mau. Cada um tem os seus prós e contras. Agora acreditar que a esquerda é representativa das “fat corporations” é mesmo não perceber nada de economia.

      4. Avatar de PS
        PS

        Enquanto não perceberem que o problema não está na esquerda, direita ou outro lado qualquer, mas sim nas pessoas, tudo vai continuar mal.

        1. Avatar de Euéquesei
          Euéquesei

          Em 40 anos, 3 bancarrotas.
          1978, com o Mário Soares.
          1983, novamente com o Soares.
          2011, Criminoso Sócrates.
          O que têm em comum estas personalidades além de serem artistas Portugueses?
          São todos do PS…
          Há uns mais iguais que outros.
          E a 4 está já aí ao virar da esquina, imagine quem está ao leme desta vez?
          Ora bolas, acertou, o PS.
          O povo gosta de levar porrada, só assim se conseguem explicar certas coisas…
          Educar este povo? Maior parte é só grunhos.
          É cada um por si, quem puder que saia daqui…

          1. Avatar de Tiago Santos
            Tiago Santos

            O que vale équeuéquesabes 🙂
            Cria um partido e um conjunto de ideologias e depois governas isto tudo.
            Sugiro perceber bem os fatores externos que levaram a cada um desses colapsos bem como o que estamos neste momento a enfrentar.
            Um abraço

  3. Avatar de Fernando
    Fernando

    O que é discurso de ódio? Já sei! É dizer o que não é politicamente correto. Por exemplo: “Está a ser levada a cabo uma política de extermínio da minoria branca na África do Sul”. ou “As minorias religiosas estão a ser perseguidas nos países de maioria muçulmana” É por isso que eu sou contra qualquer política de controle de opinião. Distorce tudo.

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Xiuu, não diga isso.
      Não sabe que há verdades que não se podem dizer?
      Só se pode falar mal de brancos.
      Tudo o resto é sagrado…
      É assim vamos caminhando para o cadafalso…

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Eu sou “branco” acho que os descendentes africanos são melhores pois caso não saiba a homo sapiens nasceu em africa.

        1. Avatar de Euéquesei
          Euéquesei

          Descendentes africanos? Só se forem os seus, porque eu acho que não tenho nenhuns, acho, não tenho certezas.
          Descendentes oficiais são mistura de branco com oriental.

  4. Avatar de Raposao
    Raposao

    Quem tem matar esse povo intolerante!

  5. Avatar de Rasta
    Rasta

    Publicidade? Nunca vejo em nenhum site. São várias as ferramentas disponíveis.

  6. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Tiago Santos, ainda bem que acha piada ao meu nick.
    Há por aqui alguns nicks engraçados.
    Em relação a criar um partido e governar isto, deve estar a brincar, não?
    Alguma vez o povo português votaria em alguém que quisesse fazer as reformas que têm que ser feitas e quanto mais tardar pior será?
    Acha mesmo?
    O povo português quer é ouvir cantos da sereia, engana me que eu gosto, mente com todos os dentes mas diz me o que quero ouvir.
    Desculpe, não estou disponível para isso.
    O meu carácter não o permite.
    Em relação às bacarrotas, então diga lá que factores externos são esses que só afectam Portugal?
    É que é sempre o mesmo a ser apanhado com as calças na mão. Sempre o mesmo, é não há maneira de aprender.
    Justifica isto com factores externos, que só nos afectam a nós e a nenhum dos outros países?
    Será uma cabala do mundo contra Portugal? Se calhar…
    Não será antes por erros de governação?
    Não haver planos a longo prazo? É tudo em cima do joelho para hoje e amanhã logo se vê?
    Não será tb não fazer reformas necessárias que diminuam as despesas do estado?
    Fundações da tanga, observatórios ridículos que não fazem nada, consultores e mais consultores, negócios manhosos entre estado e políticos, que lesam o país em biliões, corrupção desenfreada, compadrio, meter as famílias todas a mamar no estado, e mais mais… São estes os factores externos?
    Carga fiscal elevadíssima que afugenta qualquer um, leis que mudam todos os dias, sistema judicial que é uma anedota, para não dizer outra coisa, são estes factores externos?
    É que é sempre o mesmo a andar de mão estendida a pedinchar.
    Justificar isto com cenas do além é tentar passar as culpas para outros.
    Não é assim que vamos para a frente…

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Escrevee e engonhaste muito, mas acabaste por não dizer nada.

      1. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        Tb se chama a isso não querer ver.
        Mas cada um pensa como quer.
        O chato nisto é que a realidade acaba sempre por prevalecer…

  7. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O início do fim de uma era. Bye bye FB.