Largue o WhatsApp! Aprenda a usar o Telegram (Parte 4)

33 Comentários

Aos poucos, o Telegram tem vindo a ganhar adeptos. Esta plataforma destaca-se por oferecer os melhores mecanismos de segurança e em termos de funcionamento é semelhante às plataformas. Para melhor conhecermos o Telegram, iremos durante as próximas semanas deixar algumas dicas de utilização.

Hoje vamos mostrar como podem criar um Chat Secreto.

Largue o WhatsApp! Aprenda a usar o Telegram (Parte 4)


Quando se fala em segurança nas comunicações, especialmente ao nível das soluções para chat, o Telegram aparece normalmente como uma opção, mas existem outras como é o caso do Signal. Uma das funcionalidades interessantes do Telegram é a possibilidade de criar Chats Secretos, para manter a sua conversa protegida.

Como criar Chats Secretos no Telegram?

Para quem gosta de total privacidade o Telegram oferece um conjunto de funcionalidades muito interessantes.  Todas os mecanismos de segurança estão disponíveis numa funcionalidade denominada “Chat Secretos”. Se precisa de ter um chat que lhe garanta a máxima segurança na comunicação, então saiba como usar esta funcionalidade.

Para criar um Chat Secreto basta carregar no botão para criar um chat e depois escolher a opção Novo Chat Secreto.

Escolha o contacto e receberá de imediato a informação que o chat secreto:

  • Cifra as comunicações de ponta a ponta
  • Não deixa rasto no servidores
  • Tem timer de autodestruição de mensagens
  • Encaminhamento desativado
  • E o utilizador é sempre alertado quando é realizado um screenshot.

E por hoje é tudo! Estejam atentos aos próximos tutoriais, pois o Telegram tem muitas funcionalidades para descobrir, muitas delas que nem existem em outras plataformas. Aliás, esta plataforma de comunicações  tem servido de inspiração para muitas outras plataformas. 

Leia também…

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cenas
    Cenas

    Epa, 4 artigos disto???

    1. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      e ainda não chegaram ao potencial completo da app.
      Podem vir 10

      1. Avatar de Jota o maior amigo
        Jota o maior amigo

        E outros 10 do Signal, só para os amigos He hE

  2. Avatar de Rubenzão
    Rubenzão

    Sempre ouvi a minha tetra-avó dizer: “O que está bom não mexe.” – Se o WhatsApp ainda funciona direito para quê mudar? É pela segurança? Quem quiser segurança na comunicação basta mandar o telemóvel ao rio (ou à rigueira) e falam em pessoa ou como o outro fazia, com o copo e o fio. Até logo.

    1. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      Fonix! que comentário de tone!
      Depois são os mesmos artistas que quando dá cocó vem para aqui queixar!
      Já tentaste perceber quais os motivos e diferenças? esquece, pois é tu és daqueles tá a funcionar.. tá bom..
      No artigo de ontem tem lá um comentário a enumerar varias vantagens/diferenças… dá uma espreitadela só para não ficares na ignorância 😉

      1. Avatar de Rubenzão
        Rubenzão

        Enquanto eu uso o que tá bom e não me mexo, tu saltas de carruagem em carruagem até que ficas a pé, WhatsApp, Telegram, vai dar tudo ao mesmo, se houvesse mudanças drásticas que valessem a pena considerar mudar, só que não há. Não me digas que o Telegram abre meio segundo mais rápido? Ou tens apenas comichão da maioria nem saber que app é essa?

    2. Avatar de Bruno Marques
      Bruno Marques

      O zapzap bom? Ahahah, só quem não usou mais nada é que pensa é bom.

    3. Avatar de O Monstro Precisa de Amigos
      O Monstro Precisa de Amigos

      No meu caso não tenho qualquer problema em admitir que a razão principal é por ser do Facebook. Comecei a utilizar o WhatsApp numa altura em que já não usava Face, Messenger nem Instagram. Desde que o Zuckerberg comprou o WhatsApp que me tento livrar desse vírus, espero que seja desta…

      1. Avatar de Rubenzão
        Rubenzão

        Quando o Zuckerberg comprar o Telegram quero ver o que vais usar

  3. Avatar de Nuromen
    Nuromen

    O Telegram é bastante completo, usar todas as suas funcionalidades não é à primeira.

  4. Avatar de Only
    Only

    Este artigo está desactualizado. Não é possível, e já há bastante tempo, fazer um screenshot num chat secreto!
    Contudo, o que me leva a escrever-vos é o seguinte: tem-me acontecido iniciar, ou tentar, um chat secreto e só consigo iniciá-lo propriamente se/quando o contacto a quem se destina estiver online. Inclusive aparece uma mensagem a dizer “a aguardar que X fique online”.
    Ìsto é um bocado parvo mas tem-me acontecido.
    Às vezes basta escolher o contacto e dá para iniciar a conversa, o que será o lógico, outras vezes não.
    Sabem porque isto acontece?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tens aí prova que é possível…o screenshot 🙂

      1. Avatar de Only
        Only

        Tenho a prova aonde? No que escrevi?! A minha dúvida nada tem a ver com o screenshot. E não, não é possível fazer screenshot, porque antes de o escrever fui confirmar.
        Se me souberes responder à minha questão, agradeço.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          É possível fazer screenshot.

          1. Avatar de Only
            Only

            Bem, então o “problema” é do meu telemóvel ou telegram porque eu não consigo fazer screenshot numa conversa em chat secreto.

    2. Avatar de Formiga
      Formiga

      Nao é propriamente parvo isso de só conseguir criar um chat quando a outra pessoa estiver online, isto porque se a pessoa nao estiver online, a mensagem de criaçao da conversa fica pendurada no servidor do telegram/whatsapp/signal ou da plataforma de notificaçoes push a ser usada (dependendo da implementaçao desses servidores). Essa mensagem contem dados criptográficos (que por si só n devem compremeter a conversa ou o utilizador) que nao se querem armazenados em sitio nenhum sem ser nos clientes (faz parte da própria definiçao de cifra ponto a ponto).

      Outra razao válida pra nao se conseguir iniciar um chat com um utilizador offline é no caso do protocolo criptográfico nao suportar asincronismo na troca de mensagens (mas isso já sao outros quinhentos e acho que todas essas plataformas já tem implementaçoes que ultrapassam isso)

      1. Avatar de Only
        Only

        Tudo isso pode ser verdade, não digo que não, não percebo o suficiente do assunto. No entanto, não faz muito sentido às vezes conseguir iniciar a conversa com o outro contacto offline e outras vezes não!

  5. Avatar de Fusion
    Fusion

    Pplware dica para a proxima serie de artigos, pode ser 10 artigos como abrir o bloco de notas no telemovel?

    1. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      Fica a dia.
      Talvez 10 artigos de como ignorar comentários inuteis como o teu. Era porreiro bloquear gente que deita o trabalho dos outros abaixo.

      Bons artigos pplware. Continuem.
      Se não gostam do artigo, leiam outros. O pplware está cheio de outros artigos 🙂

      1. Avatar de AqueleAmigo
        AqueleAmigo

        *Fica a dica

      2. Avatar de Fernando Araújo
        Fernando Araújo

        Quando o trabalho dos outros se deita abaixo a ele próprio…

  6. Avatar de jorge
    jorge

    Essas aplicaçoes é so porcaria refinada, isso nao serve para nada mesmo, eu falo quantos minutos eu quiser com melhor qualidade de som, envio quantas mensagens quiser e pago a mesma coisa, para que vou eu ter aplicaçoes sem nexo no telemovel a ocupar espaço, e a ter menos segurança.

    1. Avatar de Fernando Araújo
      Fernando Araújo

      Nem toda a gente leva uma vida básica e ignorante como a tua, pelo menos a nível de comunicação móvel. Continua como estás mas compreende que há pessoas com conhecimento/ necessidades e ideias diferentes

    2. Avatar de Nuromen
      Nuromen

      Jorge o teu comentário prova que não sabes do que falas

    3. Avatar de Spoky
      Spoky

      O Jorge como Homosapien que é, não conhece o Telegram. Logo só provou que só gosta de Açúcar refinado.

  7. Avatar de O Monstro Precisa de Amigos
    O Monstro Precisa de Amigos

    Boa! E espero que não se esqueçam de dedicar um artigo da série ao Nearby, que é uma forma interessante de conhecer pessoas que estão por perto através do Telegram.

  8. Avatar de Sandra Mathias Souza
    Sandra Mathias Souza

    Instalei e tenho gostado. (•‿•) mas não encontrei como faz para ver quem já leu uma mensagem que mandei no grupo. Alguém poderia me ajudar?

  9. Avatar de Jorge
    Jorge

    A maioria das pessoas que utilizam as aplicaçoes de comuniçao as usam somente para se exibiram, e para se fazerem ver, eu passo muito bem sem elas e nao preciso delas para nada para me comunicar com o mundo, isto é tudo pessoal de pé rapado.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Exactamente Jorge, por isso mesmo é que estas aqui a expor o teu comentário e a perderes o teu tempo a dizeres que não usas nenhuma delas para comunicar, tas de pé rapado?

      Não seja como Jorge.

  10. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Deixo aqui o que deixei na parte 3:

    – Afastas-te da gaiola do Facebook (Whatsapp/Instagram/Messenger são todas facebook) e diversificas um bocadinho
    – Podes estar em grupos sem ter que dar a conhecer o teu número de telemóvel
    – Cloud storage: recebes um video e ele não tem que ocupar espaço no teu telemóvel
    – Não tens stories
    – Não tens publicidade
    – Encontras contactos por próximidade
    – O cliente é opensource
    – A app que tu instalas é verificável que faz o que promete fazer
    – O protocolo é opensource
    – Tens grupos grandes
    – Tens canais de anuncio apenas
    – As coleções de stickers são muito mais ricas
    – Podes usar no computador tanto em app, como versão web sem ter que ter o telemóvel a gastar dados ou ligado ao wifi (ou ligado!)
    – Podes enviar fotografias sem compressão facilmente
    – Podes enviar anexos até 1.5GB

    1. Avatar de VaGNaroK
      VaGNaroK

      Tem streaming de áudio e vídeo, pode compartilhar a localização direto do app, pode usar mais de uma conta no mesmo app, formatação de texto, corretor ortográfico (versão pc), pode editar mensagens sem tempo limite (mesmo que a mensagem tenha sido mandada a mais de 1 ano ainda sim poderá editar), nuvem privada para o usuário, e outras trocentas (gíria brasileira) funcionalidades que eu nem me lembro.

  11. Avatar de Jorge
    Jorge

    Estas pessoas que descarregam estas aplicaçoes para se comunicarem uns com os outros, andam no mundo por verem andar os outros, depois se queixam que nao existe segurança, é so gente inteligente.