Saúde & Informática

13 Comentários

Hoje em dia há que ter em conta vários fenómenos na vida de um informático. Falo principalmente da sua ferramenta de trabalho, a mais valiosa!

Muitos de vós estão já a pensar no desenho de uma página em PHP, scrits em AJAX… não nada disso, estou a falar dos OLHOS, sim a vossa/nossa principal ferramenta!


Tradicionalmente não prestamos muita atenção a esta parte do corpo; lavamos os dentes, pomos cremes, gel/laca no cabelo etc. E nos olhos? Simplesmente damos uma breve lavagem.

Bom precisamos deles todos os dias, trabalham quase involuntariamente, não precisamos de grande esforço para os pôr a mexer, mas… eles também precisam de mimos e cuidados:

– Interromper o trabalho a cada 1 ou 2 h. para desviar o olhar do ecrã
– Nos intervalos é importante focar algo a mais de 2 ou 3 mt de distância
– Ter um hobbie que não seja através do PC
– Quando já está cansado Não Esfregar os Olhos, levante-se da cadeira e faça outras tarefas

Outros conselhos muito importantes:
– Boa alimentação rica em vitaminas e minerais
– Uso de óculos (sempre que necessário) para “vista cansada” ou graduados mas sempre Anti-Reflexo
– Boa postura na cadeira (não é só bom para a coluna)
– Ajustar a posição do monitor em relação à janela devido à claridade ou falta dela
– Ajustar a posição em relação à lâmpada de tecto. As luzes não devem reflectir-se na superfície do monitor
– A distância entre o monitor e os olhos deve ser de 50 cm a 90 cm
– Ao olhar para o monitor, o utilizador deve manter o olhar um pouco para baixo
– Claridade e contraste – A claridade e o contraste do ecrã deve ser ajustado de maneira que os caracteres representados no monitor possam ser lidos com nitidez

Além do exame aos olhos, o seu oftalmologista poderá diagnosticar se o desconforto que sofre na utilização do computador é devido ao simples cansaço visual (que não traz outros problemas agregados), ou se outras doenças estão presentes.

Kit Básico:
Óculos Anti-Reflexo
Colírio com indicação médica (existe mais do que 1 tipo)
Anti-Oxidantes Oculares

Curiosidades:
Óculos Perfurados – o objectivo é aumentar o exercício de focagem, permite aos olhos descansarem após o exercício e melhora de facto a capacidade visual atenuando também o cansaço. Podem ser utilizados para trabalhar no PC, ver TV, ler; mas nunca em movimento como andar ou conduzir. Inicialmente só vemos furinhos e logo de seguida passamos a ler e muito bem, deixando de ver os furinhos (é mesmo verdade, fizemos a experiência!).

Com a colaboração da Irina Silva – Homeopata do site www.sounatural.com

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Demon
    Demon

    está muito bom, mas falta outra coisa também muito importante:

    manter a taxa de actualização acima dos 75 hertz.

    o meu está a 85 e quando vou para algum pc abaixo disso noto logo uma grande diferença.

  2. Avatar de Suicide-Squad
    Suicide-Squad

    Caro Demon:
    Eu antes tinha um CRT que também estava acima dos 75hz. Alias, estava sempre a 100hz e era realmente fantástico. Estranhamente quando comprei o meu LCD wide de 20″ sempre k volto po monitor a 100hz faz m impressao… o lcd ta sempre a 60, mas muita gente diz k para os olhos os LCD sao sem dúvida melhores.
    Hoje em dia ainda vejo muita gente que nem imagina o que é a taxa de refrescamento do monitor e andam sempre com isso a 60hz e ja vi casos a 50hz. Claro k s keixam k n conseguem estar no computador muito tempo.

    Eu tenho sérios problemas de olhos e sigo muitas destas regras, e acreditem que ajuda MT mesmo. Quem usa lentes de contacto, convem andar com um frasquinho de soro fisiológico sempre em mãos, porque sem darmos por isso quando estamos à frente do PC, pestanejamos sempre muito menos do que em situações normais do dia a dia.

    Gostei muito deste post. Desenvolvam a parte da ergonomia computacional. Muita gente precisa de saber como se deve sentar, posicionar se no teclado e no rato para evitar tendinites e por ai fora.

    Cumprimentos a todos

  3. Avatar de Trollitito
    Trollitito

    Para ser sincero eu desconhecia que a frequência do monitor fosse importante para a vista. Infelizmente a minha está a 60hz por causa da resolução, o máximo do monitor é de 1024×768 mas ele actualmente está a 1280×960, daí ter que diminuir a frequência para o monitor dar. É que com a resolução mais pequena não me cabe tudo no monitor, ocupa-me isto tudo. Mas também, no meu monitor, tenho uma coisa (não sei o nome) “pendurada” em frente dele para proteger a vista, e o certo é que eu já experimentei estar no computador sem isto e não aguento mais que uma hora, com isto nunca tive problemas do tipo arder os olhos ou coisas do género. Claro que isto não é perfeito, mas ajuda e muito. 🙂

    Abraços..

  4. Avatar de UKN
    UKN

    já faço muito exercicio ocular e uso umas gotas quando sinto os olhos cansados 😉

  5. Avatar de AIR
    AIR

    Subscrevo o pedido que o Suicide_Squad fez acerca do desenvolvimento do tema da ergonomia computacional.
    Tão importante nos dias de hoje e muito poucas pessoas fazem ideia do que isso significa e da importância que tem.

    Cumps

  6. Avatar de Rui Peixeiro
    Rui Peixeiro

    Parabéns pelo post…
    Como complemento, visto que há muita gente que desconheça, podiam falar mais sobre os monitores.

    Eu, ainda continuo o preferir estar no meu CRT de 19″ a 1600×1400 a 85Hz, que no LCD do portatil de 15.1″ a 1400×1050 (e até é um bom monitor)

    O CRT para mim tem um maior contraste e definição das cores, o que é muito bom para melhor distinção das letras e para se trabalhar em imagens.
    Tenho de experimentar um bom LCD para desktop… De todos os que já vi, continuo a preferir um bom CRT.

  7. Avatar de Antonio Aguiar
    Antonio Aguiar

    Por isto é que aquando do lançamento do novo modelo de apresentação do PPLWARE eu sugeri que o fundo das mensagens devia ser doutra cor mais suave e não tão “ofuscante” como é…Já agora se fôr permitido alterar essa mesma cor , agradecia instrução.Obrigado pelo aviso…

  8. Avatar de carlitox

    mt bom o artigo, parabéns.

    Carlos Oliveira

  9. Avatar de tandre

    Caro @Suicide-Squad e @AIR
    o vosso pedido são ordens para nós 🙂
    Assim fica aqui a promessa, o próximo será sobre info-ergonomia 🙂
    Sempre com a preciosa ajuda da Irina Silva
    ———————–
    http://www.SouNatural.com

  10. Avatar de kendimen

    Bom artigo!
    Já agora, mais ou menos relacionado com o assunto, alguém sabe onde se poderá arranjar, em Portugal, um filtro para um monitor LCD 15’4 de portátil, com o intuito de melhorar o contraste do dito cujo!

    E só uma pequena correcção:
    “Hoje em dia há que ter em conta…” (do verbo haver)

  11. Avatar de Vítor M.

    Tenho já seguído algumas recomendações. Bem que preciso!!!

  12. Avatar de nuno

    Num blog de informática, é triste ver coisas «marteladas», ou ditas só por dizer.

    Nem o PHP se compila, nem se escrevem scripts em Java.

    Pior que taxas de refrescamento e resoluções mal configuradas, é gastar os olhinhos a ler e escrever coisas erradas num blog…

  13. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    Melhor ainda, sugeria ao pplware a criação de uma pasta no directório para este tipo de post.

    Continuação de bom trabalho.