As grandes novidades do iOS 14 que o Android já tem há alguns anos

50 Comentários

A grande novidade da Apple está no iOS 14 e no que este trouxe para o iPhone. São muitas as novidades que a empresa apresentou na WWDC e que revolucionam por completo a interface deste sistema operativo.

Uma análise direta e simples revela algo que a Apple não mostrou no seu evento. Muitas das novidades que apresentou são na verdade elementos que o Android já tem há vários anos e que os utilizadores exploram sem problemas.

iOS 14 Apple Android Google novidades

A Apple tem o habito de criar novidades importantes para as novas versões do iOS. Estas procuram melhorar a usabilidade do seu sistema operativo e assim torná-lo mais simples de usar. O que muitas vezes se vê é que a Apple aparentemente acaba por se inspirar na concorrência.

App Library é a Gaveta de apps

Uma das grandes melhorias do iOS 14 é a App Library. Esta área concentra as apps instaladas, organizadas por áreas e com destaque para as mais usadas pelo utilizador. Assim estes evitam estar a percorrer todos os ecrãs.

iOS 14 Apple Android Google novidades

Quem usa o Android e alguns dos gestores de janelas reconhece esta novidade. Há muito tempo que o Android permite que esta seja usada e que até seja organizada com alguns parâmetros. Assim, também as apps estão arrumadas.

PiP está no Android há muito tempo

Outra melhoria que o iOS 14 tem é o PiP. Com esta novidade o vídeo fica numa janela flutuante e podem ser usadas outras apps ao mesmo tempo. Esta função já existia no iPad desde o 9, mas era um exclusivo desta plataforma.

iOS 14 Apple Android Google novidades

A questão é que o Android já tem esta novidade disponível desde o Android 8 Oreo e mesmo outras marcas já a usavam antes para o mesmo fim. Assim, a grande novidade está, na verdade, já em uso há muitos anos.

Widgets no ecrã principal

Os widgets não são uma novidade recente no iOS, mas com a versão 14 a Apple deu mais um passo. Estes passam a poder ser dimensionados e até ser colocados no ecrã principal, para assim darem mais informação diretamente aos utilizadores.

Apple Android Google novidades

Esta novidade é facilmente batida pelo que a Google tem no seu sistema. Estes são quase algo natural no Android, chamando a si toda a informação direta que quer passar ao utilizador. Este controla quais e como surgem, como seria esperado.

Translate traz à memória a app da Google

Com o iOS 14 a Apple resolveu apostar na app Translate. Esta procura melhorar a interação dos utilizadores com pessoas que falam outros idiomas. De forma privada e sem registo, conseguem traduzir palavras e frases.

iOS 14 Apple Android Google novidades

Com esta proposta a Apple entra numa área onde a Google domina há muitos anos e onde tem um trabalho notável. Isto reflete-se nas suas apps e nas capacidades de tradução nativas que trazem. Não será apenas uma app, mas sim um serviço que se alarga a quase todas.

Trajetos de bicicleta no Mapas

O Maps está melhor e tem muito mais informação para os utilizadores. A Apple quer alargar esta integração e por isso prepara a possibilidade de serem apresentados trajetos de bicicleta e até os pontos de carregamento dos carros elétricos.

iOS 14 Apple Android Google novidades

Aqui podemos ver o que o Google Maps tem disponível, ainda que de forma algo limitada. Este serviço da Apple tem já estas capacidades, ainda que não em todos os mercados e em todos os países.

App Clips ou Instant Apps?

Por fim chegam as App Clips. Estas permitem ter acesso a funcionalidades sem ter a app completa a ser usada. São apps mais reduzidas e que concentram as funcionalidades mais básicas e importantes.

Apple Android Google novidades

A Google já segue este conceito há alguns anos e tem nas Insta Apps. Estas não precisam de ser instaladas e dão acesso às funcionalidades que os utilizadores esperam, de forma direta e rápida.


Estas são apenas algumas das funcionalidades novas que a Apple trouxe ao iOS 14. Na verdade, o seu maior concorrente, o Android, já as tem ativas e em utilização há alguns anos. Foram desenvolvimentos da Google para o seu sistema operativo e que hoje fazem parte da sua estrutura.

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Malamen
    Malamen

    Nada de novo então, mas uma jogada extremamente inteligente da Apple. Uma das coisas que sempre me manteve longe do IOS e, por consequência, do iPhone era a sua falta de liberdade em poder modificar o ambiente da maneira que eu quero. Isto conjugado com as outras “novidades” do IOS 14 pode ser que venha a conquistar mais usuários. Até poderei ser um deles… quem sabe?

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      100% de acordo!

    2. Avatar de ZeTuga
      ZeTuga

      *utilizadores.

  2. Avatar de whatever
    whatever

    Mais vale tarde que nunca…

  3. Avatar de Mike
    Mike

    Quando é que a Apple dá liberdade aos seus programadores e permite desenvolvimento de browsers sem a imposição de terem que usar o seu motor Webkit e JavaScript? É que com essa limitação, todos os browsers na App Store não passam do mesmo browser apenas com um aspecto gráfico diferente… Ponto 2.5.6 da App Store Guidelines: “Apps that browse the web must use the appropriate WebKit framework and WebKit Javascript.” – https://developer.apple.com/app-store/review/guidelines/
    Ou há interesse em recolher informação privilegiada do utilizador, já que este não tem qualquer forma de instalar outra alternativa?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É verdade. Todos os browsers em iOS são frontends, e usam todos Webkit. Era algo que deveria mudar.

      1. Avatar de Alfa
        Alfa

        Não se se considerar que um problema de segurança é corrigido para todos os browsers com um só update. É esse o racional desta regra.

        1. Avatar de Mike
          Mike

          E onde está a liberdade de escolha? Tem algumas páginas que funcionam melhor na framework Blink (Chromium) do que com o Webkit. Para além de que a Apple usa o Webkit (e motor JavaScript) em seu pleno no Safari, mas limita para os restantes browsers que são obrigados a usar o Webkit, como é o caso de funções de privacidade (https://gist.github.com/chrmod/a5c71f9e7f86782d47eb1734df440260) assim como o motor JavaScript mais lento que no Safari… Isso não é concorrência desleal?
          Lembram-se do que a Microsoft foi obrigada há uns anos por incluir o Internet Explorer no Windows? E no Windows mesmo assim há possibilidade de escolher outro browser com outra framework, algo que a Apple está a proibir…

          1. Avatar de saldoso
            saldoso

            A Apple dá acesso ao mesmo motor de javascript há vários anos

          2. Avatar de Mike
            Mike

            Não, não dá. O motor mais rápido “Nitro JavaScript” só é usado pelo Safari, as restantes Apps terão que usar um motor JavaScript mais lento.
            O problema é que a maioria dos utilizadores iOS “comem” o que lhes é dado, talvez porque sejam menos exigentes que utilizadores Android… Esta política por parte da Apple é no mínimo anticoncorrencial…
            https://www.howtogeek.com/184283/why-third-party-browsers-will-always-be-inferior-to-safari-on-iphone-and-ipad/
            https://www.baekdal.com/thoughts/apple-is-limiting-the-new-google-chrome-for-ios/

          3. Avatar de saldoso
            saldoso

            Mike, estás enganado! Há vários anos, desde o iOS 8 ou 9, que as aplicações podem aceder ao mesmo javascript engine.
            Tanto assim é que tiveste que ir buscar notícias muito antigas para evocar algo que já não está vedado!

          4. Avatar de Mike
            Mike

            Peço desculpa, não sabia que o Nitro JavaScript já estava disponível (https://9to5mac.com/2014/06/03/ios-8-webkit-changes-finally-allow-all-apps-to-have-the-same-performance-as-safari/) já que a Apple raramente altera as suas políticas restritas. Mesmo assim ainda continuamos presos ao framework Webkit sem qualquer possibilidade de podermos usarmos alternativas… Se fizeram a alteração (no que respeita ao JavaScript) no iOS 8, pode ser que façam o mesmo relativamente à utilização de uma framework alternativa no iOS 16! 😀

          5. Avatar de saldoso
            saldoso

            “Apple raramente altera”
            para quem não está atento e não usa…
            Ser ou não o framework Webkit pouco o nada muda para o utilizador ou na sua escolha… Os browsers podem adicionar muitas outras funcionalidades que não estão presentes no Safari, é nisso que podem fazer diferença!

          6. Avatar de Mike
            Mike

            Não, a framework é a parte mais importante, e já não é a primeira vez que o Safari (Webkit) não consegue apresentar as páginas correctamente comparado ao Chrome (Blink) ou Firefox (Gecko). Aqui um exemplo bem recente (Abril 2020): https://stackoverflow.com/questions/61272308/why-does-webkit-safari-ios-macos-render-my-svg-transformations-in-a-different
            E como se pode ver na seguinte comparação, o Webkit não inclui os novos standards da Web: https://www.slant.co/versus/5229/5230/~safari_vs_chromium
            – Poor support for new web technologies
            – Outdated Rendering engine
            – Terrible support for open source formats like .VP9 or .ogg
            A atitude da Apple em relação à concorrência:
            https://reclaimthenet.org/puffin-browser-ios-gone/
            https://hackernoon.com/its-time-to-bringappletojustice-cf12ce860932

          7. Avatar de saldoso
            saldoso

            lol…

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      O que é que o webkit tem a ver com a recolha de informação ? O Chrome durante anos e todos os outros que existem por ai já agora foram durante anos baseados em webkit . Isso é apenas o framework . O que cada app faz é diferente .

      Abc

      1. Avatar de Mike
        Mike

        A framework do Webkit está incluído no iOS (WKWebView), logo a Apple tem total controlo do que se faz com a framework independentemente da App.
        Só para terem uma noção da falta de privacidade que existe no uso do Webkit imposto pela Apple: https://gist.github.com/chrmod/a5c71f9e7f86782d47eb1734df440260
        “WKWebView has SafeBrowsing, but it’s private and for Safari only”, ou seja, para realmente se usar o modo de privacidade, s«o podemos usar o Safari. Ou seja, concorrência desleal comparativamente aos restantes browsers.

  4. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    acho que não vou dar muito uso ao App Library… Aprecio a simplicidade do actual iOS. Posso estar enganado mas vai ser algo que os utilizadores pouco ou nada vão aceder, vai ficar ali escondido naquele último swipe..

    e os widgets no ecrã principal? a ver vamos..

    Já agora este artigo está muito incompleto, apenas dizem “novidades” que já estavam presentes no Android como se fosse a mesma coisa. Não diferenciam as funcionalidades ou a forma como actuam de um e outro sistema operativo

    1. Avatar de Joao
      Joao

      das coisas que mais odiava no iphone era isto o nao ter um centro de aplicaçoes tinha de ter tudo em ecras eu ja nem queria instalar mais apps so para nao ter outro ecra ,os widgts para quem ja usou os dois sistemas era uma falha enorme o ios nao ter e ainda o nao poder organizar o meu ecra as aplicaçoes têm que ser organizadas como a apple quer e começam sempre do ponto mais longe do ecra eu tenho de encher o ecra todo para poder ter uma app ao pe dos dedos sao estas coisas que me fazem nao voltar ao iphone para quem vem do iphone para o android parece o antes e depois do 25 de abril.
      Mas parece que a apple faz mas a meu ver falha sempre em alguma coisa porque raio a app gallery nao pode ser organizada por mim tem que ser automatico

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Os widgets gosto do actual, ter ali tudo no último ecrã à esquerda.

        Quanto ao ser organizado por ti, acho que podes configurar entre automático e manual

  5. Avatar de PapaFigos
    PapaFigos

    Parece-me notorio que a Apple anda à procura de ganhar clientes na concorrência, o que faz todo o sentido, cada vez tem mais serviços apple e com o numero de clientes a aumentar nos dispositivos apple, maior a probabilidade de subscreverem os seus serviços.
    Confesso que isso não me surpreende e são novidades bem vindas, até pq a Apple qdo copia, copia muito bem.
    O que me surpreende é a falta de novidades autênticas, que n haja na concorrência, mas que desde o falecimento do Steve Jobs que tem vindo a ser uma constante.

    Estava à espera de mais…

  6. Avatar de Belmiro de Azevedo
    Belmiro de Azevedo

    Para pioneira anda cada vez mais atrasada…
    Mas obque me surpreende, e desde ja felicito quem escreveu este artigo. É que finalmente fez um artigo não viciado… Porque pplware.sapo.pt são fun boys de Mac, sempre tendenciosos nos seus artigos a favor de mac, mesmo até quando um cego consegue ver.
    Mas neste artigo nao o fizeram e bem… Pois toda a informação deve ser isenta e não usurpada por amores ou preferências. Factos são factos.

  7. Avatar de N1ldo
    N1ldo

    Finalmente a maçã está a inovar…
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    . Ironia.

  8. Avatar de hmk
    hmk

    não venham com coisas porque o android faz o mesmo. aqui as coisas funcionam bem já no android não

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      sim eu desligar o wifi e ele nao desligar, nao poder pôr as apps onde quero a app gallery organiza sozinha eu nao posso organizar, amigo ter um iphone é como viver antes do 25 de abril

  9. Avatar de Cyberon
    Cyberon

    Artigo interessante e bem vindo mas muito incompleto, aqui estão 6 funcionalidades, mas na realidade foram 16, basta ler a análise do Android Police:
    https://www.androidpolice.com/2020/06/22/features-apple-borrowed-from-android-google-copying/

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      e algumas dessas só existem no Pixel, a fragmentação no Android é absurda

  10. Avatar de Fulano
    Fulano

    Maçã users… Bem vindos a 2016!!!
    Daqui a mais uma década talvez possam ter um sistema de jeito.

    1. Avatar de Joel Alexandre Sandão Dos Santos Abrantes
      Joel Alexandre Sandão Dos Santos Abrantes

      +1 kkkkkkkkkkkkkk

    2. Avatar de acs
      acs

      o PiP já exista no ecosistema, os widgets também. Onde está o 2016?

  11. Avatar de Victor
    Victor

    Utilizo os dois sistemas operativos e é uma guerra que nenhum ganha, haverá sempre qualquer coisa que um e outro vão buscar, por norma, a Apple faz melhor. Ponto.
    A título de exemplo:
    – Widgets, no Android se quiser ter Lembretes, Meteorologia e Saúde, tenho que colocar widget para cada um. Na Apple vai ser possível ter todos estes ou mais e mudar com um swipe ou consoante a hora do dia.
    – AppLibray, o Android tem tudo numa gaveta e mais que pode fazer é organizar por categorias, na Apple organiza por recentemente utilizadas, recentes e categorias
    – Translate, o que o Android ganhou neste aspecto foi a capacidade de tradução em browsers já há algum tempo, a app da Apple está a anos luz da Google e tenho a certeza que a Google vai seguir o mesmo caminho nomeadamente no modo “Conversa”

    Tudo o resto é QoL que mais cedo ou mais tarde a Google vai atrás, depois inventa qualquer coisa e a Apple vai atrás e assim sucessivamente

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Nao acertaste uma ahah nao sei que android é que experimentaste mas o meu consigo ter widgets em cascata, na gavet de aplicaçoes tambem posso ter as mais utilizadas em cima e ja agr posso organizar como eu quero a app gallery é a apple que organiza tu nem podes organizar ahah, quanto ao tradutor nao ligo muito mas estar a anos de luz sem sequer experimentar ahahhah

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não sou fã de nenhum sistema em específico mas estas “novidades” sempre existiram em Windows Phone com MetroUI. Creio que a Apple nos habituou a encarar features básicas como novidades.

    Cumprimentos

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Yep. Vejo aqui muita coisa que vem do Windows e não do Android (apareceu no Android, mas a base da ideia vem do Windows Phone).

  13. Avatar de André
    André

    Na falta de Inovação e criatividade, é adicionar coisinhas interessantes que a concorrência já tinha. A malta não fica de mãos a abanar.

  14. Avatar de Daniel Carriço
    Daniel Carriço

    As novidades da nova versão do android também ja a interface da samsung tinha há varios anos… mas disso ninguem fala… parece que so criticam por ser a apple…

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      A interfave da Samsung é Android…

      1. Avatar de acs
        acs

        a interface da samsung é construida por cima do SO android mas não é nativa. Se fosse nativa estava em todos os telemoveis assim como muita merda que existe no pixel e não existe noutros telemoveis.

  15. Avatar de António Alves
    António Alves

    quando fica disponivel

  16. Avatar de Joel Alexandre Sandão Dos Santos Abrantes
    Joel Alexandre Sandão Dos Santos Abrantes

    Imagino a felicidade dos “fanboys” ao receber estas “novidades” com mais de 3 ou 4 anos de vida kkkkkkk

    1. Avatar de Fabio
      Fabio

      Verdade miúdo. Mas, e não querendo ser como dizes ‘fanboy’, finalmente os fanboys vão poder usufruir de algo que tem 3/4 anos de vida, com qualidade e não algo básico. A Apple copia, como fazem todos os concorrentes. A diferença é que a Apple copia e produz depois algo de qualidade. Se tiveres a oportunidade de experimentar, vais desejar poder tê-lo no teu sistema operativo. Não vale a pena responderes que não vais levar resposta. Abraços.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        nao poder usar a minha proprios app gallery é qualidade ? fica la com essa qualidade ahah

      2. Avatar de Joel Abrantes
        Joel Abrantes

        Básico era o iOS que não tinha o que tem agora. E para tua informação, sim já experimentei dispositivos da Apple (iPod Touch, iPhone 4 e iPad). A experiência limitada é do pior que há. Reconheço que até são aparelhos com boa construção de hardware, mas na hora do bug (software) aí começa a história!!! Já agora, recomendo que experimentes o Android no OnePlus (marca que uso actualmente). Uso o 5T e o 7T, mas para ti sugiro o 3T. Depois faz um comparativo e vamos conversar melhor.

    2. Avatar de acs
      acs

      que novidades? PiP já existe no ecosistema e os widgets já existem no iPhone. podes explicar o que o android tem que o iphone não tem que é assim tão importante?

      1. Avatar de Joel Abrantes
        Joel Abrantes

        A liberdade no usufruto do sistema, é algo que só o Android tem. Já agora, ao invés de copiarem as apps, deveriam copiar o serviço de suporte que é dos piores (ou o pior mesmo) do mercado!!!

  17. Avatar de Vasco
    Vasco

    Interessante. Façam também um artigo sobre “Novidades no Android 11 que o iOS já tem há alguns anos”. Também há umas quantas. Só por curiosidade, e para acalmar os nervos dos fanboys

    1. Avatar de Zé

      diz la quais sao ?

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Aqui tens algumas: https://www.google.pt/amp/s/www.theverge.com/platform/amp/21280682/android-11-vs-ios-features-beta-iphone-google-apple

        E quando no ano passado o Android 10 copiou exactamente os mesmos gestos de navegação do iOS?

        Em suma, são dois SO’s maduros, que atualmente tentam mais copiar as coisas boas do outro em vez de inventar grandes coisas novas.

        1. Avatar de Zé

          houve ai algumas que nem percebi a barra de notificaçoes com controlos ja tenho desde o primeiro android que tive ainda nem o control center era pensado ahah