WWDC 2020: Apple lançou o novo iOS 14

30 Comentários

Depois de muitos rumores e até de alguma informação tornada pública, é hora da chegada do iOS 14. A Apple deu continuidade aos trabalhos que vinha a desenvolver na área e este novo sistema é a mostra de tudo o que de novo existe.

Depois de muitas dúvidas do que este novo sistema operativo dedicado ao iPhone ia trazer, a Apple tornou finalmente público o que o iOS 14 vai oferecer. Falou-se numa mudança de nome, mas afinal não se cumpriu.

WWDC iOS 14 Apple iPhone

Chegou ao conhecimento do mundo o iOS 14

Focado na melhoria da experiência do utilizador, o iOS 14 vai dar continuidade ao que a marca tem procurado criar ao longo dos anos. Ainda assim, temos agora uma mudança completa da interface. E ecrã inicial (HomeScreen) está alterada e tem um novo espaço chamado App Library, para organizar todas as apps que estão no iPhone. Assim, tudo fica acessível de forma mais intuitiva e longe dos ecrãs onde não são acedidas.

Organizada por categorias, tem no topo as mais usadas e as que mais interessam aos utilizadores do iOS. Desta forma, tudo fica mais simples de encontrar.

 

Novos e mais organizados widgets no iOS 14

Os widgets estão também diferentes e têm agora uma imagem mais aprimorada. Estes podem tomar novas dimensões e até serem incorporadas no HomeScreen. Este passo dá acesso mais direto a informação que interesse aos utilizadores. Estes widgets estão também mais inteligentes e podem adaptar-se ao que o utilizador pretende. Mudam de informação e de fonte ao longo do dia ou o utilizador pode simplesmente mudar para o pretendido.

WWDC iOS 14 Apple iPhone

Outra novidade é o PiP no iOS. Agora podemos ter o vídeo sempre presente no ecrã principal ou em qualquer outra app. Este pode ser mudado para qualquer posição do ecrã ou até ser colocado de lado, onde apenas tem presente o som.

A Siri é outro elemento que vai ver a sua interface alterada, sendo mais adaptada ao iPhone, tornando-se quase impercetível. Está mais inteligente e tem mais funcionalidades integradas com o iOS.

WWDC iOS 14 Apple iPhone

A nova app Conversations permite traduzir texto, de forma privada e com uma qualidade elevada. Além disso, permite comunicar de forma mais direta e sem barreiras. A privacidade continua a ser um foco para a Apple.

Nas Mensagens há também novidades. Com mais 40% de mensagens trocadas, a Apple quer melhorar este serviço. Agora, os contactos preferidos podem ser colocados no topo, para facilitar o acesso às mensagens prioritárias.

Os memojis estão também reforçados com novas imagens, com máscara e novas idades. Nos grupos, e para garantir uma melhor ordem, podem ser enviadas respostas diretas e é possível mencionar um utilizador. Agora, todos os membros estão presentes no topo e os mais ativos visíveis. Há também a possibilidade de definir e criar imagens de grupo.

WWDC iOS 14 Apple iPhone

Nos mapas há as novidades que a marca tem vindo a acumular. Novos mapas, com mais detalhe, vão ser expandidos a novos países e a novos territórios. A pesquisa está também melhorada com a chegada de guias que recolhem informação detalhada de cada local.

Focado na diminuição da pegada de carbono, o Maps tem agora a possibilidade de ser usado de bicicleta. Também nos carros elétricos existe agora informação de pontos de carregamento, compatíveis com cada carro.

No iOS 14 há novidades na Apple Car. Novas imagens de fundo e novas ações, como estacionar ou pedir comida. Outra novidade está no fim das chaves. Com o iOS 14 e recorrendo ao NFC, um iPhone pode abrir um carro, de forma segura e controlada.

Esta novidade vai ser passada também para o iOS 13 e, assim, chegar a mais utilizadores. A Apple quer abraçar este novo standard e espera que os fabricantes sigam este caminho também.

WWDC iOS 14 Apple iPhone

A App Store tem também novidades. Com as App Clips, rápida e de forma funcional, podemos interagir diretamente. Estas apps mais pequenas e reduzidas dão acesso a tudo o que as apps totais dão acesso, mas sem ocupar o ecrã.

Com um simples código QR da Apple e recorrendo ao NFC, estas App Clips são chamadas e usadas de forma transparente e direta.

As chamadas, e tal como acontece no iPadOS 14, vão chegar sem ocupar todo o ecrã. Uma simples notificação será mostrada quando o utilizador estiver a usar uma app e não quiser ser interrompido.

O iOS 14 vai estar agora em testes, com as primeiras versões a serem disponibilizadas para os programadores. Ao longo dos próximos meses vai crescer e ser melhorado em todas as áreas que agora foram apresentadas.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de amelia
    amelia

    Apple na vanguarda.
    Incrível o que esta empresa inova ano após ano.
    Brilhante!

    1. Avatar de Alberto
      Alberto

      Resta saber se está a ser irónico 🙂

    2. Avatar de ABC
      ABC

      Reparei que a app do YouTube já permite 2160p no iPhone.

    3. Avatar de ABC
      ABC

      E o pip funciona na perfeição. Aliás o smartphone ficou todo mais rápido. Está com uma fluidez incrível, pode ser só das animações mas notasse bastante a diferença.

      1. Avatar de Joao pequeno
        Joao pequeno

        Perfeito exemplo do utilizador Apple! “Notasse” check

        1. Avatar de Mario Cunha
          Mario Cunha

          Perfeito comentário do imbecil. O que tem um erro ortográfico relacionado com. facto de utilizar uma ou outra marca?

    4. Avatar de HRamos
      HRamos

      Tem dúvidas Maria Amélia, o inovar não é reinventar a roda, pode ser melhorar o que já existe.

  2. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Widgets dimensionaveis, remover homescreens e ter finalmente PiP. A quem nunca usou Android e só iOS bem vindos ao dia a dia dos Androids ha alguns anos. 🙂 Copiar é inovar

    1. Avatar de DF
      DF

      E antes de Android Windows Phone……

    2. Avatar de Victor
      Victor

      AirPin, AppLibrary com IA, Widgets com IA para cada hora ou altura do dia, modo conversa no Translate… se é para copiar mais vale estar quieto, se for para copiar e melhorado é bem vindo. Entretanto no próximo update do Android: -Requisito mínimo 8GB de Ram só porque sim

      1. Avatar de Ricardo Pinto
        Ricardo Pinto

        Concordo com o Filipe, esta personalização ja existe ha uns valentes anos em Android.
        Se é algo que é muito utilizado, obviamente que seria colocado no iOS, quanto mais não seja, pela falta de ideias/melhorias a implementar.
        Eu até acho bom, pra criar algum dinamismo nesta área que nitidamente, anda um pouco estagnada, mesmo em android.

        1. Avatar de Cyberon
          Cyberon

          Exactamente, são ambos sistemas operativos “maduros” no que interessa, faltam pequenos pormenores que vão copiando um do outro.

      2. Avatar de Motorola
        Motorola

        e se receber update…. Muitos deles já nem sabem ou nunca souberam o que é um update… Agora a malta da iOS até fica farta de tantos updates xDDD

        1. Avatar de Cyberon
          Cyberon

          Não tenho tido falta de updates nos Pixel…

          1. Avatar de j
            j

            Eu tive falta foi de uma bateria decente no meu pixel.m

      3. Avatar de Trancas
        Trancas

        O meu Android de 2 GB não se queixa.

  3. Avatar de Medeiros
    Medeiros

    Quem é que ainda usa isto?

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      isto o que?

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Haters incoming!

  5. Avatar de Big Boss
    Big Boss

    Parece uma cópia do Windows Phone com os cantos arredondados do novo Material Design da Google.

  6. Avatar de Felipe
    Felipe

    Pura e simplesmente um sistema operativo ao mais alto nível!

    1. Avatar de DiogoF
      DiogoF

      A unica coisa boa do ios é que e feito so para 1 telemovel e isso o torna mas fluído. Ja o android e feito para varias marcas e isso torna-o menos fluído. Mas devido aos bugs que vem tendo nao sei qual o melhor.

      1. Avatar de Rrrrrr
        Rrrrrr

        Cada um tem o que merece!
        Que venha o novo iPhone!

        1. Avatar de DiogoF
          DiogoF

          Eu posso comprar 1 iPhone 11 pro todos os meses. Não sou doido para dar tanto por um simples tlm, e outra para o meu trabalho não durava 2 semanas.

          1. Avatar de Sushhshs
            Sushhshs

            Parabéns.

          2. Avatar de HRamos
            HRamos

            Ahaha, boa piada. Agora a sério, vá tu consegues.

          3. Avatar de Ricardo Afonso
            Ricardo Afonso

            E sobre o iOS 14, nada?

  7. Avatar de Cyberon
    Cyberon

    Finalmente iOS!

  8. Avatar de Luis
    Luis

    A única vantagem do iOS face ao Android, a actualização nos aparelhos com mais de 3 anos.