COVID-19: Não se esqueça de fazer a inspeção ao seu veículo

14 Comentários

Face à pandemia provocada pela COVID-19, algumas “obrigatoriedades”, estipuladas na lei portuguesa foram adiadas. Uma delas foram as inspeções dos veículos que tiveram de sofrer um adiamento.

Agora, que os centros de inspeção já se encontram abertos, não se esqueçam de levar o vosso veículo à inspeção. Fique a saber tudo o que precisa.

COVID-19: Não se esqueça de fazer a inspeção ao seu veículo


O País ainda não está a funcionar a 100%, mas há já muitos serviços que retomaram os trabalhos. Um desses serviços são os centros de inspeção que realizam inspeções periódicas. As inspeções periódicas visam confirmar, com regularidade, a manutenção das boas condições de funcionamento e de segurança de todo o equipamento e das condições de segurança dos automóveis ligeiros, pesados e dos seus reboques.

Afinal qual o prazo de inspeção do veículo?

Depois dos períodos de estado de emergência e calamidade o momento é de tentar voltar a esta nova normalidade com todas as precauções.  Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) os veículos a motor e respetivos reboques, ligeiros ou pesados, que devessem ser apresentados à inspeção periódica no período entre 13 de março e 30 de junho de 2020, vejam o seu prazo prorrogado por cinco meses contados da data da matrícula, não abrange veículos anteriormente reprovados.

A título de exemplo, um veículo com matrícula de março deverá realizar a sua inspeção até agosto.

COVID-19: Não se esqueça de fazer a inspeção ao seu veículo

De referir também que a grande maioria dos centros de inspeção permitem a marcação online. Desta forma não precisa ligar nem ir ao local antecipadamente para realizar a marcação. Podem também consultar aqui a lista de centros de inspeção de veículo.

De relembrar que os centros de inspeção abriram portas a 18 de maio, De referir também que, caso tenha um acidente durante este período de prorrogado, as seguradoras devem proceder normalmente. Para não se esquecer do “novo prazo”, o melhor mesmo é marcar antecipamente.

Nota:  Os veículos Pesados e seus Reboques, veiculos afetos a transporte publico (como Taxi, Uber e etc), ambulâncias, transporte escolar – NÃO estão abrangidos por estas Portarias (Portaria 80-A /2020 e Portaria 90 /2020 de 9 de abril).

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JM
    JM

    Um correcção: apenas os Ligeiros de Passageiros e Mercadorias. Os veículos Pesados e seus Reboques, veiculos afetos a transporte publico (como Taxi, Uber e etc), Ambulancias, Transporte escolar – NÃO estão abrangidos por esta Portaria (Portaria 80-A /2020 e Portaria 90 /2020 de 9 de abril).

    1. Avatar de JS
      JS

      Es tu JNM
      Por o que escreves estas dentro da lei
      Um abraço JS

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Obrigado. Não era essa a info que tínhamos inicialmente do IMT. Obrigado pela info

  2. Avatar de Pirata das cabernas
    Pirata das cabernas

    eu ainda fiz a do meu dentro do prazo (normal) mas tinha até outubto

  3. Avatar de Patrick
    Patrick

    Boa noite amigos , a minha inspecção acabou dia 31-05 estou abrangido pelos 5 meses ? Obrigado

    1. Avatar de Nuno Palma
      Nuno Palma

      Vou dar a resposta ao nível da cana de pesca. É só ler.

      1. Avatar de Mf3rRo
        Mf3rRo

        *Nuno, e qual é o problema de ajudar, o Patrick só pediu ajuda a uma dúvida, e assim se vê o egoísmo da nossa sociedade, que se lixem os outros… zzzz

        “ligeiros ou pesados, que devessem ser apresentados à inspeção periódica no período entre 13 de março e 30 de junho de 2020, vejam o seu prazo prorrogado por cinco meses contados da data da matrícula, não abrange veículos anteriormente reprovados.”

        1. Avatar de Nuno Palma
          Nuno Palma

          Lá está. Tu deste o peixe. Não achas estranho que alguém que efectivamente precisaria de ter lido o artigo (que não é assim tão grande, nem precisaria de ser), esteja à espera de alguém que o leia por ele? Assim para a próxima o Patrick vai pelo caminho mais fácil e espera que alguém leia para lhe dar a resposta. Felizmente estarás cá tu, um altruísta. 🙂

    2. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      Sim. Tens até Setembro para regularizar isso.

  4. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Sinceramente, vejo tantos carros a mandar mais fumo preto que algumas fábricas, que fico cá a pensar se isto das inspecções não é mais um negóciozito à Tuga.
    Aquelas Ford Transit do costume, sem fechaduras, sem espelhos, a cair de podres, foram à inspecção e passaram?
    Se aquilo passa, então passa tudo…
    Já para não falar em carros do açu, dos azeiteiros Zés do Boné, todos alterados, peraí que vão à inspecção.
    Se calhar até vão, mas com a notinha de 20 euros no porta luvas… Idem para o exemplo acima.

    1. Avatar de Nuno Palma
      Nuno Palma

      Infelizmente, a notinha funciona muito nos centros de inspeção. Mas não é com a nota no portal luvas, é de outras maneiras mais seguras para quem deixa passar.

    2. Avatar de Luis Antunes
      Luis Antunes

      Muito bom concordo com você. Risossss

  5. Avatar de Luis Antunes
    Luis Antunes

    Muito bom concordo com você. Risossss