Apple: Adoção do iOS 13 atinge os 81%

17 Comentários

A Apple tem um controlo apertado no seu ecossistema ao ponto de insistir com os seus utilizadores na hora de atualizar os seus equipamentos. Além disso, a empresa quer manter o máximo possível de smartphones atualizados em versões seguras e modernas. Como tal, a empresa deverá suportar no iOS 14 os mesmos equipamentos que suporta no iOS 13.

Segundo os dados agora divulgados, a adoção da mais recente versão do iOS atinge 81%, mas eleva-se a outro patamar quando são considerados outros intervalos de tempo.

Imagem Apple iPad e iphone com ipadOS 13.5 e iOS 13.5 respetivamente


Adoção do iOS 13 está acima dos 80%, diz a Apple

A Apple anunciou os números atuais de adoção para iOS 13 e iPadOS 13. Num gráfico publicado no seu site de programadores, a empresa revelou que no dia 17 de junho de 2020, 81% dos iPhones estavam a usar o iOS 13. Além disso, pode também ser percebido que 13% estavam a usar o iOS 12 e apenas 6% corriam uma versão anterior do firmware.

Imagem quadro de adoção do iOS 13 no iPhone

Para dispositivos vendidos após 17 de junho de 2016, estes números eram diferentes. Assim, a percentagem de equipamentos com iOS 13 era de 92%, iOS 12 de 7% e apenas 2% nas versões anteriores do firmware.

 

E o iPad?

No que toca ao iPadOS o cenário está igualmente favorável. Isto é, cerca de 73% dos iPads estão a usar o iPadOS 13. No que toca ao uso de versões anteriores, a Apple referiu que 16% estão a usar o iOS 12 e 11% estão a usar uma versão anterior do firmware. Para dispositivos vendidos nos últimos quatro anos, 93% correm iPadOS 13, 5% têm instalado o iOS 12 e apenas 1% ainda continuam nas versões anteriores do firmware.

Imagem quadro de adoção do iPadOS 13 no iPad

Este tipo de controlo permite à marca agir muito rápido na gestão dos seus milhões de equipamentos a gravitar em torno dos seus sistemas operativos.

 

Leia também:

Apple lançou o iOS 13.5.1 para resolver a falha que permitira o novo jailbreak

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fulano
    Fulano

    Normal quando se força sempre o update.
    O problema é quando os equipamentos ficam lentos e a empresa “aconselha” fazer o upgrade para um modelo (mais caro) moderno.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      A Apple não força o update. Quando há um update disponível aparece nas definições um “1”, mas não és obrigado a instalar.

    2. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      ninguém forca o update. Alias com o update o telemóvel fica ainda mais rápido.

    3. Avatar de João Duarte
      João Duarte

      Nunca vi nada a forçar-me a fazer o update. E em relação a ficar mais lento não tenho essa opinião, antes pelo contrário. O meu iphone 7 ficou mais rápido com o update.

    4. Avatar de Dark Sky
      Dark Sky

      Enganaste-te com o update forçado, mas isso já te disseram.

      Enganaste-te também com equipamentos ficarem mais lentos – nos updates recentes. De facto, ao longo dos anos, alguns updates deixavam mais lentos os equipamentos do fim da linha (os mais antigos a que se aplicava a atualização). E poderia demorar até aparecer uma atualização que resolvesse o problema. Ultimamente não tem sido assim, até os iPhones mais antigos melhoram a velocidade.

      Quanto ao “moderno”, a Apple mexe tão poucas vezes no design do iPhone que se pode andar dois ou três anos com o “último modelo”.

  2. Avatar de ovingadorortográfico
    ovingadorortográfico

    Não venham com histórias de incrementos da rapidez. Nenhum equipamento antigo, seja ele qual for, fica mais rápido com novo sistema operativo. Porque os novos sistemas operativos acrescentam sempre mais qualquer coisa à versão anterior. Esqueçam essa história.

    1. Avatar de Vítor M.

      Depende do ponto de vista. Porque, por exemplo, o iOS 12 trouxe a equipamentos antigos uma melhor gestão da bateria e de recursos. Deu mais performance do que aquela que existia no iOS 11.

      Além disso, a Apple tem nas máquinas novas algumas novidades, é verdade, mas se as máquinas mais antigas não tiverem recursos, não vão receber mais “qualquer coisa” que não vai conseguir usar. Logo, o que vai receber são melhoramentos nos métodos e algumas novidades que substituem outras funcionalidades existentes. Por exemplo, no passado a Apple mudou as notificações para um sistema mais simples. Melhorou algo.

      Agora, obviamente que há acrescentos que podem tornar determinada app mais lenta, até porque não são as funcionalidades nativas que normalmente colocam lentidão. Um exemplo claro é o Facebook, que consome muita energia e é pesado. Mas quem diz o Facebook diz centenas e centenas de outras apps.

      Mas repara, o facto da Apple suportar no iOS 14 os mesmos iPhones que no iOS 13, é só por si uma Garantia de que o que aí vem é mostrado com qualidade e sem prejudicar o desempenho geral do equipamentos. Mas um equipamento com 5 anos não terá o mesmo desempenho de um com um ano, isso é óbvio.

      1. Avatar de ovingadorortográfico
        ovingadorortográfico

        Vitor, gestão de recursos é uma coisa, agora melhorias na rapidez é outra. O pessoal estava a falar em melhorias de rapidez em equipamentos antigos. Isso não existe. Não estamos a falar da qualidade geral ou o que quer que seja. Nada disso. Deixemos as clubites de uma vez por todas. Vamos aos factos. A qualidade geral é boa, todos sabemos. O meu IPad Air continua a funcionar em pleno e a cumprir com o que lhe peço diariamente. Mas as sucessivas actualizações de sistema que teve, só lhe tiraram rapidez. E eu até acho isso natural. É a evolução do software. Agora, não venham é para aqui dizer coisas que não correspondem à verdade. Em tecnologia, a não ser em equipamentos muito recentes, é que podem haver diferenças de performance trazidas pelas evoluções os sistemas, mas nos equipamentos mais antigos isso não existe.

        1. Avatar de Vítor M.

          Vamos lá ver se nos entendemos. Nas máquinas mais antigas, gerir recursos é como nas novas, não há aqui que inventar. Gerir recursos é puxar pela otimização dos sistemas operativos e do software envolvente. Quando mais afinado está o processo, mais rápido e económico se torna. Isso é evoluir 😉 e sim, isso aconteceu na passagem do iOS 11 para o iOS 12, não tenhas a menor dúvida disso. Isso não tem nada a ver com clubites. Eu estou a falar de factos. O teu iPad Air melhorou, assim como o meu melhorou, principalmente depois de lhe ter dado um restauro de fábrica, instalado a versão nova e reinstalado as apps que usava. Melhorou logo. mas não ficou com a mesma pujança que o meu Pro, óbvio 😉

          Agora, claro, se usares apps que acrescentaram algo, como o Facebook e afins, sim estas ficaram substancialmente mais pesadas. Nota-se. mas se usares, por exemplo a app mail do iOS, esta ficou bem melhor do iOS 11 para o iOS 12. A app Fotografias ficou bem melhor também, assim como outras funcionalidades nativas, como o caso do AirDrop que está mais “expedito”.

          A bateria melhorou? Um pouco sim, mas no iPad não se notou tanto como no iPhone 7, por exemplo. Eu notei uma melhoria quando passei os equipamentos do iOS 11 para o 12, isso não discussão. Do iOS 12 para o iOS 13, acrescentou-se algumas funcionalidades, no meu iPhone XS Max não notei diferença, por exemplo. E o iOS 13 acrescentou algo a mais que não existia no iOS 12. Logo, tens mais funcionalidades com um desempenho que não notei diminuir. Não é um ganho?

          1. Avatar de ovingadorortográfico
            ovingadorortográfico

            Vitor, temos opiniões divergentes. Não vale a pena. A tua experiencia por ser tua não é mais válida que a minha. Eu só falei em rapidez dos equipamentos, pois era para onde estava a ser dirigida a discussão. Tu achas que os equipamentos ficam melhores, mas porque as apps tem outras funcionalidades já podem ficar mais lentos. Não vale a pena.

          2. Avatar de Vítor M.

            Sim é a minha opinião, eu falei da minha experiência. Cada um sabe de si. Tu é que generalizaste, só te respondi que não concordava com base na minha experiência. Mas é normal cada um ter a sua opinião. Aliás, expliquei os ganhos e as perdas.

    2. Avatar de Dark Sky
      Dark Sky

      Isso é a tua teoria.
      Na prática, para quem é utilizador do iOS – e conheceu, de facto, situações em em que se notava lentidão nos equipamentos mais antigos por causa das atualizações do iOS – e está atento – essa situação não se têm verificado recentemente. É ver a generalidade dos comentários, que assinalam melhoria de desempenho até nos equipamentos mais antigos.
      P.S. Quanto aos “novos sistemas operativos acrescentam sempre mais qualquer coisa à versão anterior” – no iOS, a actualização nos iPhones mais antigos não quer dizer que acrescentem sempre algumas das novas funcionalidades que são introduzidas nos modelos mais recentes, umas vezes porque o hardware dos modelos mais antigos não as suportam, outras porque o seu hardware não permite um desempenho aceitável das novas funcionalidades.

      1. Avatar de ovingadorortográfico
        ovingadorortográfico

        Então, tens de voltar a ler tudo o que escreveste em vez de estares a querer justificar o injustificável e que apenas é uma constatação de facto.

    3. Avatar de ...

      Estas a falar do Android certo?

      1. Avatar de ovingadorortográfico
        ovingadorortográfico

        Meu caro, se sofres de clubite é melhor fazeres um tratamento de desintoxicação.