Microsoft Edge usa agora menos 27% de RAM no Windows 10

19 Comentários

No início deste ano, a Microsoft anunciou que o Microsoft Edge passou a ser baseado em Chromium. E agora a empresa de Redmond informa que o seu browser é também capaz de usar até menos 27% de RAM no Windows 10.

Um dos calcanhares de Aquiles de muitos browsers é o consumo que fazem da RAM do computador, tornando assim por vezes a navegação numa experiência frustrante e que pode mesmo trazer consequências às máquinas.




Na tentativa de voltar a ter um browser que seja escolha prioritária dos utilizadores, a Microsoft melhorou o seu Edge, começando por o tornar baseado no Chromium. Desta forma, o browser transformou o seu desempenho, tornado a navegação muito mais rápida e leve.

Todas as mudanças adotadas no novo Edge começaram desde logo a dar frutos. Em abril, o browser conseguiu bater o Mozilla Firefox, tornando-se no 2º mais usado na Internet. Também nos testes de Internet o novo Microsoft Edge conseguiu superar a concorrência.

Microsoft Edge usa agora menos 27% de RAM no Windows 10

Browsers que usam muita RAM durante a utilização, podem provocar uma diminuição na velocidade de todo o sistema operativo. Uma das estratégias para contornar este problema é a diminuição de separadores abertos, mas isso também pode não ser funcional para quem precisa de várias páginas abertas para realizar os seus trabalhos.

A forma mais adequada de acabar com este problema é realmente melhorar os browsers e torná-los menores consumidores de memória. E esse foi exatamente um dos objetivos da empresa de Redmond.

A Microsoft anunciou no seu blog oficial que o Edge consome agora muito menos memória. De acordo com a publicação, o browser é agora capaz de usar menos 27% de RAM também com a nova atualização do Windows 10.

Com estas alterações, o objetivo da empresa é então oferecer aos utilizadores o melhor browser para o sistema operativo Windows. E parece que os programadores concordam.

De qualquer forma, a Microsoft adianta ainda que o desempenho nos equipamentos individuais pode variar consoante as configurações e o uso, mas no geral todos deverão sentir um trabalho mais económico do Edge relativamente à memória.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    É onde os outros browsers como o Firefox e o Chrome pecam …. por uso escessivo de RAM…!!!

    Sendo assim é uma mais valia pra máquinas com menos recursos e um passo inteligente por parte da Microsoft.

  2. Avatar de Vasco
    Vasco

    Motivado pelo artigo lá fui ao site da Microsoft fazer o download do Microsoft Edge… Instalei-o e acabei por o remover e regressar ao Edge antigo. Uma vergonha, para não dizer um autentico nojo, o trabalho que fizeram ao nível do rendering das fontes. A esmagadora maioria dos sites passou a ter o tipo de letras utilizados nos anos 90, no tempo no Netscape, etc… Apesar de um pouco mais rápido, pelo que notei, aqui não volta a ser usado enquanto não tiverem um rendering decente de raiz. Não sei o que se passa na Microsoft, mas a desorientação deve ser completa.

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      É exatamente igual ao chrome

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Fábio não duvido. A questão é que o problema de renderização das fontes me apareceu logo. E quando fiz o uninstall o Edge antigo reapareceu sem esse problema.

    2. Avatar de O trancas
      O trancas

      Não estou a ver qual o problema, eu uso o Firefox e todos os sites que vou aparecem me igual…

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        A questão é que após instalar o Edge mais recente o rendering das fontes que constituem o texto das páginas é incorrecto. As fontes aparecem pixeladas e horríveis. Uma curtíssima pesquisa no Google permitiu-me aferir que muito mais gente se queixa do mesmo problema. Como tenho muito mais do que fazer com o meu tempo do que andar à procura de workarounds para solucionar um problema que é da Microsoft, simplesmente desinstalei. No Chrome e no Firefox nem tive nunca esse problema. A Microsoft não me paga para investir o meu tempo a melhorar o produto deles…

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Utilizo o Edge desde que a versão chromium saiu, era um utilizador do Opera, visto que o Chrome é um papão de ram, e nunca vi um problema de rendering de fontes. Se para ti, quando surge uma nova versão de software à mínima coisa a solução é desinstalar, tudo bem, são opções. Mas convém ver que o Edge foi atualizado a par com a última atualização do Windows, se as coisas não baterem certo, é normal haver problemas. Mas fique lá com a Edge antigo, um senhor tão exigente e usa essa porcaria de browser.

    3. Avatar de Fulano
      Fulano

      Mas que linda istória de encantar… Acreditas mesmo no que dizes?

      1. Avatar de Rui
        Rui

        E tu, sabes escrever?

    4. Avatar de Barta
      Barta

      Eu acho que é importante verificar o que se passa com a sua máquina, não consigo perceber o problema nem com zoom de 150% na visualização. Veja a gráfica e os drivers da mesma ou alguma configuração do windows.

    5. Avatar de Manuel Borges
      Manuel Borges

      Se for em Windows 10 já resolvi esse problema no passado activando ClearType e correndo o assistente para todos os monitores. Fechar as aplicações (browsers) e abrir novamente e deverá estar resolvido.

      1. Avatar de Manuel Borges
        Manuel Borges

        Claro que também terá de estar seleccionado a opção “Smooth edges of screen fonts” na tab “Visual Effects” nas “Performance Options”.

  3. Avatar de andre
    andre

    eu também voltei ao internet explorer, depois de ver a diferença nao a dúvidas, consigo ver o “e” no internet explorer, enquanto no edge novo e muito difícil de entender o logo, tipo e “e” e mais realista, da para entender que é mesmo um “e”. eu acho que o poleares deveria fazer um artigo sobre isto, uma análise profunda de este tipo de situações. “e” sem o traço horizontal não é a mesma coisa… vasco estou contigo nestas situações.

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      E estou contigo na ironia, mas em mais nada.

  4. Avatar de blacktea
    blacktea

    Desde a última atualização do Edge deixei de usar o Chrome.
    É mais leve e atualmente tem mais recursos que o Chrome.

  5. Avatar de Carlos Faria
    Carlos Faria

    Mas isto já está disponivel para todos?

  6. Avatar de Delfim Mota
    Delfim Mota

    Como podem ver aqui (https://1drv.ms/u/s!AlL7JOP8meHRgo9uo_Dmm5zr734MHQ?e=KOmSCd) com o mesmo número de separadores abertos a diferença não é assim tanta.
    Cump’s

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Delfim está a consumir mais 70% o Opera. Eu diria que é grande a diferença!