Agora é oficial! O Flash da Adobe vai morrer até ao final de 2020

26 Comentários

Há muito que a morte do Flash é pedida pelos utilizadores e até por quem cria sites para a Internet. Esta tecnologia, muito útil e importante há alguns anos, tem vindo a ficar ultrapassada e é cada vez mais um fardo para quem desenvolve sistemas e até os browsers.

Por várias vezes se falou no fim desta tecnologia da Adobe, sem que efetivamente chegasse ao fim e deixasse de ser usada. Esse momento parece estar agora próximo com o anúncio que o Flash vai ser descontinuado até ao final do ano de 2020.

Flash Adobe morrer desaparecer browsers

O Flash vai desaparecer no final do ano

Mesmo tendo sido já retirado de vários browsers, o Flash insiste em manter-se ativo e a ter muitos utilizadores. Estes acabam por ter de o fazer quase involuntariamente, por serem obrigados a usar esta tecnologia.

O fim do Flash parece ter finalmente ter chegado e há já uma data prevista para acontecer. A Adobe confirmou este momento (quase) histórico e anunciou que vai acontecer no dia 31 de dezembro de 2020. Revelou ainda como será feito este processo até ao final do ano.

Flash Adobe morrer desaparecer browsers

Vai morrer de vez e desaparecer da Internet

Até ao final do ano o Flash será assim descontinuado e a sua existência terminará de vez. Até esse momento chegar a marca garante as necessárias atualizações, para que os utilizadores estejam protegidos e com a possibilidade de usar esta tecnologia.

No dia em que o Flash for descontinuado este deixará de funcionar nos browsers, deixando os conteúdos impossíveis de consultar e visualizar. Também o download de versões deste software será removido do site da Adobe, para sempre.

Flash Adobe morrer desaparecer browsers

Adobe quer retirá-lo dos browsers

Claro que as atualizações de segurança vão também desaparecer após esta data, deixando o Flash vulnerável a problemas. É por esta razão que a Adobe recomenda aos utilizadores que este seja removido de imediato. Não funcionando, e vulnerável, fora dos PCs é onde deverá estar.

Este parece ser finalmente o momento que muitos esperavam para o fim do Flash. Depois de ter sido descontinuado em 2017, tem agora uma data para desaparecer. Com as novas tecnologias disponíveis, a Internet soube adaptar-se e hoje é perfeitamente dispensável.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Finalmente!

  2. Avatar de leon
    leon

    Já devia ter sido há uns bons anos, mas pronto mais vale tarde que nunca.

  3. Avatar de anti-china
    anti-china

    Isto é uma não notícia.
    Esta data e confirmação foi feita há anos.
    Querem continuar a bater num cavalo morto.
    Não sei que é que é mais insistente.

    1. Avatar de Coelho
      Coelho

      Já a muito tempo que já deviam ter matado, mas está dificil…

      1. Avatar de anti-china
        anti-china

        Acho que não leu bem a minha mensagem (que não era longa).
        Primeiro, o Flash assim como qualquer outro software não é um ser vivo mas “insistem” em dizer matar.
        Se as pessoas “insistem” em usar, deve haver uma razão por trás disso ou então são só teimoso mas parece que isso incomoda muita gente.
        Por último, volto a repetir que a data já tinha sido anunciada há muito tempo, portanto não será nem antes nem depois dessa data.

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Também não é nenhum cavalo e aparentemente também ainda não está morto. Os softwares também não são pregos nem paredes e por vezes são martelados.
          Vamos discutir semântica ou a morte do flash (que já deveria ter morrido há anos?)

          Quando à resposta acontece muitas vezes as empresas prolongarem ou encurtarem datas. Podia ter sido anunciado o fim ha 10 anos e agora virem dizer que afinal vão manter mais dois.

          1. Avatar de anti-china
            anti-china

            Woot!
            Vou-lhe explicar, uma vez que está visto que não entende de questões burocráticas e legais relacionadas com software, principalmente da Adobe.
            A Adobe atrasou o processo o máximo que pode e anunciou logo que possível para dar o máximo de tempo possível, evitando processos em tribunal complexo.

          2. Avatar de O trancas
            O trancas

            Caro “Anti-china”, a esmagadora maioria de software inclusive o flash são de propriedade da empresa e podem terminar com ele quando quiserem; inclusive as ferramentas de produção podem deixar de ter manutenção salvo nos contratos já existentes com um período X de manutenção;

            A Adobe só prolongou a data de sobrevivência do flash porque ainda entra muitíssimo dinheiro para apoio e há empresas com páginas de Internet complexas desenvolvidas e mantidas em flash. Daí que entre pagar um extra à Adobe para atrasar o desfasamento ou muitos milhares para uma página nova, preferem o extra. E a Adobe não se queixa…

            A Adobe é das empresas com pior código e suporte possível, aceleração e optimização miseráveis. Há muitos anos gastei centenas de euros com software e ano passado novamente (pensei que tinham mudado) e estou totalmente arrependido.

            Fiquem-se por alternativas como Krita, GIMP, Paint.NET, Davinci Resolve etc. e sairão mais satisfeitos e carteira mais cheia.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É a confirmação final. Já por vezes aconteceu que os prazos de suporte fossem estendidos, é só ver o caso do Windows XP.

  4. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    É uma pena!
    Existem vários jogos multiplayer que utilizam flash.
    Devem acabar como muitos jogos que utilizavam unity3D, quase toda a gente desapareceu, e os sites acabaram o suporte a esses jogos e encerraram.

    1. Avatar de anti-china
      anti-china

      É normal que tenham encerrado.
      A Adobe não é uma empresa de confiança.
      Eles não inventam nada.
      Compram de terceiros e depois descontinuam.
      Isto não é a primeira vez que acontece.

      Adobe para programação não serve.
      Só mesmo para aplicações de desenho.

      1. Avatar de mrProTech
        mrProTech

        +1 e ainda por cima, o Adobe remove a licença do consumidor ou cliente em software do Adobe que tenha versão desatualizada, isso faz com que os clientes ficam mais irritados, eles cancelam essa subscrição e mudam para os outros softwares que sejam de confiança.

        Fonte: https://www.vice.com/en_us/article/a3xk3p/adobe-tells-users-they-can-get-sued-for-using-old-versions-of-photoshop?utm_source=reddit.com

  5. Avatar de lumia
    lumia

    Qual o substituto da adobe para fazer animações flash? há uns anos usava o flash mx depois daí nem sei se existe…

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Mas porque é que alguém em 2020 quer fazer animações em flash?

      1. Avatar de lumia
        lumia

        Porque gostava de voltar a fazer e para isso gostava de saber qual o programa substituto/idêntico ao adobe flash mx/cs para criar botões. animações, apresentações…

        Alguém pode dizer-me por favor?

        1. Avatar de leon
          leon

          e usar o google para procurar informação?? se transitamos do flash para o HTML5 tens de procurar softwares para o mesmo efeito mas em HTML5 agora.

          1. Avatar de anti-china
            anti-china

            Ou seja, bla, bla, não há 🙂

          2. Avatar de lumia
            lumia

            obrigado! haja alguém que ajude invés de criticar. sendo assim vou procurar então html5

        2. Avatar de Pedro Batista
          Pedro Batista

          O Animate da Adobe continua a fazer o mesmo que fazia o Flash, e está disponível no site da Adobe.

          1. Avatar de lumia
            lumia

            Obrigado! 🙂 vou passar a usar esse

      2. Avatar de luis ribeiro
        luis ribeiro

        Para se jogar jogos como farmerama pede Flash , por acaso deixei de jogar a alguns anos mas tenho familiares viciados , eu frequentei varios sites que tinham xats da xa.com onde pede flash e todos os sites por exemplo de verem jogos de futebol os administradores todos preferiam esse xat que pede flash onde ate o boneco do nickname tem bastante animação preferiam esse por exemplo c box, que vai ser de nos ? eu era a favor e ainda uso flash para mim 2021 ja vai começar mal

  6. Avatar de iSad
    iSad

    Rest in Peace.

  7. Avatar de Afonso
    Afonso

    E o Flash Player do Windows?

  8. Avatar de dajosova
    dajosova

    6 WEEKS LATERRR:
    “Afinal Adobe adia até 2022 a morte do…. FLASSSSH, AH AHHHHHH!”

  9. Avatar de Test User
    Test User

    Por exemplo rídiculo site Direção Geral de Energia e Geologia que têm flash para preços dos combustiveis
    https://www.precoscombustiveis.dgeg.pt/

    além de ser Site otimizado para Internet Explorer 11.2189

  10. Avatar de António G.
    António G.

    O que acontece com programas que exigem a instalação do flash? Automaticamente o Windows pedirá para instalar ou instalará algum software que o substitua?