ASUS Eee Pad Transformer – O Tablet Android da ASUS

73 Comentários

Muito se tem falado nos últimos tempos, por todo o mundo tecnológico, de tablets. O conceito não é novo, mas sofreu, ou está a sofrer, uma revolução. Se há pouco mais de 2 anos quase não se ouvia falar sequer da sua existência, hoje não há esquina em que se veja um tablet, seja num anúncio publicitário, seja já mesmo nas mãos dos utilizadores.
A Asus, como empresa com presença constante em tudo o que é novidade tecnológica, e forte impulsionadora do mercado e desenvolvimento de determinados segmentos de tecnologia, não se deixou ficar para trás, e apresentou há momentos, em Lisboa, a sua nova aposta no mercado dos tablets, o Asus Eee Pad Transformer!

A característica que mais sobressai nesta máquina é sem dúvida a possibilidade de ligação do tablet a um teclado físico, especificamente desenhado e construído para o Eee Pad Transformer, transformando-o numa máquina ainda mais versátil e capaz de desempenhar melhor determinadas funções, sem perder no entanto a sua portabilidade.

Com este novo tablet, a Asus procurou encontrar os pontos fracos da oferta já existente no mercado, e melhorá-los. Pontos como, por exemplo, o suporte ao flash na navegação na internet, a facilidade, ou melhor, dificuldade, por vezes grande, em escrever textos mais longos, a autonomia da bateria, que poderá limitar o uso destes aparelhos, a robustez do ecrã, visto serem aparelhos muitas vezes sujeitos a condições mais agressivas, e/ou até mesmo as baixas resoluções das câmaras fotográficas, que embora sirvam para um “desenrasque”, dá sempre jeito terem alguma qualidade.

A Asus procurou melhorar o conceito de tablet, tentando melhorar estes e outros pontos mais negativos da oferta actualmente existente no mercado.

Teclado

Para quem pretende usar um tablet para a escrita de longos textos, o teclado virtual no ecrã sensível ao toque poderá não ser a melhor solução. Para ultrapassar esse obstáculo, e para que o teclado não seja uma limitação neste tablet, a Asus coloca ao dispor do utilizador um teclado físico, chamado Eee Docking, perfeitamente adaptado ao tablet, e ainda com a mais valia de também este estar equipado com uma bateria.

É ainda possível, quando temos o tablet encaixado no teclado, fechar o conjunto, como se de tradicional computador portátil se tratasse.

Bateria

A autonomia da bateria é também um ponto forte neste tablet, conseguindo umas generosas 9,5 horas de utilização. Mas não pensem que fica por aqui a autonomia desta máquina, quando em conjunto com a Eee Docking, o Eee Pad Transformer consegue atingir umas fantásticas 16 horas de autonomia, devido à bateria incorporada também no teclado, como já tinha referido acima.

Periféricos

Para não existirem limitações na utilização do Eee Tab, foram incluidas na Eee Docking duas entradas USB 2.0 e um leitor de cartões MMC/SD, e ainda um leitor de cartões Micro SD no próprio tablet.

Ecrã

O Pad vem equipado com um robusto ecrã Gorilla Glass (nível de resistência de safira), IPS 10.1” LED, retroiluminado, com uma resolução de 1280 x 800 pixel, multitouch (com suporte até 10 pontos). O ecrã permite ainda um ângulo de visão de 178º, tanto na vertical como na horizontal.

Câmaras

No que toca a câmaras, a Asus apostou numa câmara traseira de 5 MP com Auto Focus, para que seja possível tirar fotografias decentes com o Pad, e uma câmara frontal de 1.2 MP para videoconferência.

Navegação

Estão ainda incluídos neste tablet GPS e Bússula Digital, permitindo uma fácil navegação através do Google Maps.

Media

Outra utilização que pode ser dada a um tablet é a visualização de filmes. Dessa forma, o Eee Tab Transformer permite a reprodução de filmes em HD (720p), e está ainda equipado cum uma porta mini HDMI, para fácil ligação a um monitor externo, televisão ou projector. O Pad possui ainda som SRS, som envolvente com 5.1 canais.

Processamento

A Asus equipou este tablet com um Tegra 2 da Nvidia, permitindo uma experiência fantástica em jogos especialmente desenvolvidos para o mesmo. Serão encontradas no market várias versões dos jogos: a normal, a versão HD, e a versão THD, optimizada para o Tegra 2.

Experiência Web completa

Outra arma deste Eee Pad é o suporte ao Adobe Flash no browser, permitindo desta forma uma experiência completa de navegação na web, tal como temos num computador tradicional.

Sistema operativo e Aplicações

O Eee Pad tem o Android 3.1, permite multitasking, e inclui diversas ferramentas, tais como aplicações de edição de vídeo, produtividade (Polaris Office), leitor de ebooks, etc.
A Asus pões ainda ao dispor dos utilizadores um serviço exclusivo, o My Cloud, que é constituído pelo My Content (partilha de ficheiros), My Desktop (remote desktop) e @Vibe.
Existe ainda outro serviço, o MyNet, que permite, através do protocolo DLNA, a partilha de conteúdos entre os dispositivos que temos em casa.

Mas as boas notícias não acabam por aqui. Este equipadíssimo tablet, o Eee Pad Transformer, estará disponível no mercado nacional já a partir do próximo dia 15 de Junho.

Estarão à venda várias versões deste tablet, com as respectivas variações dos preços, como se pode ver abaixo:

  • Asus Eee Pad Transformer 16 GB: 399 €
  • Asus Eee Pad Transformer 32 GB: 439 €
  • Asus Eee Pad Transformer 16 GB + eStation: 499 €
  • eStation (vendida em separado): 149 €

A Asus apostou bastante forte neste tablet, e pelo que já vimos, aparenta ter tudo o que é necessário para entrar na corrida dos tablets. Assim que conseguirmos ter um Eee Pad Transformer nas mãos, podem contar com uma análise aqui no PPLWARE!

Terá este tablet sucesso frente ao que já existe actualmente no mercado?

Artigos relacionados:

Homepage: Asus
Homepage: Asus Eee pad Transformer

Partilhar:
Tags:

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    É este o meu projecto!!! ;o)

  2. Avatar de Roberto Assis
    Roberto Assis

    Mais um potencial concorrente no mercado dos tablet’s.Este com características diferentes dos quais não estamos habituados a ver, e ai pode marcar a diferença em relação aos concorrentes.

    Gostei ;D

  3. Avatar de TelmoB
    TelmoB

    Acho que foi sem dúvida uma boa aposta. Gosto do conceito.

    Para mim só falta a caneta do estilo HTC Flyer, para poder tirar notas mais rapidamente ou sublinhar um pdf, por exemplo.

  4. Avatar de Marco Magalhães
    Marco Magalhães

    Eu havia de ter patenteado a ideia há uns anos atrás, suponho que seja tarde demais. 😛

    Gosto do conceito. 🙂

  5. Avatar de LeandroF
    LeandroF

    Em breve numa staples proximo de si… Ja estao a aceitar reservas e ainda oferecem uma bolsa para quem fizer a reserva ate dia 15!! 🙂

    Vou aproveitar.. . Por este preço nao estou a ver nada melhor com uma dock incluida!

  6. Avatar de Vasco
    Vasco

    Andava eu á procura de um tablet… parece prometer!
    Este com o teclado fica sensivelmente o preço do Ipad 16GB, sem o teclado apresenta um preço bem competitivo em relação a concorrencia e parece possuir optimas caracteristicas!
    Andei a ver o Toshiba Folio, apenas pelo tamanho do ecran, mas tem um android muito limitado… o Samsung Tab 10.1 tem um preço proibitivo para mim.
    O que aconselham? Devo lembrar que o objectivo passa por mostrar fotografias, projectos 3D e imagens, bem como instalar o WSCad para mostrar os respectivos projectos, dai a importancia de ser de 10 polegadas. A titulo particular, nada de mais, internet, um ou outro jogo e um ou outro filme.
    Obrigado

    1. Avatar de Tiago Dias

      Sim, um ponto (muito) forte é mesmo o preço.

      Quanto a este Vs. Samsung Tab 10.1, apenas uma utilização mais intensiva no dia a dia dirá como esta máquina se porta, mas à partida este Asus será uma boa aposta.

      Aguarda pelas nossas análises, e tira as tuas próprias conclusões 🙂

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Obrigado, acho que é isso que vou fazer, a meu ver é pena apenas existir usb no teclado, mas ainda assim o preço do conjunto que creio ser de bestante utilidade supera o valor do Galaxy 10.1 e como não sinto grande necessidade de ser 3G…
        Vamos ver como se porta, mas ate agora pelo conceito e pelo valor… 5*!

      2. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        A portabilidade está cara x) Ainda é um luxo. 600 euros dá para um laptop jeitoso já.

  7. Avatar de Vítor M.

    Gostei do conceito. E da Vanessa também… Se calhar gostei mais da Vanessa… 😀 mas sim o conceito permite uma utilização mais alargada deste tipo de dispositivos.

    Tiago, bom trabalho, depois apresenta a análise mais alargada deste equipamento, fiquei curioso.

    1. Avatar de Tiago Dias

      Obrigado Vítor 🙂

      Mas queres ver a análise ao tablet? Ou à Vanessa? 😛 😀

      1. Avatar de Vítor M.

        Sinceramente? Queres mesmo que te responda? 😀

        1. Avatar de Tiago Dias

          Se calhar é melhor ficarmos assim.. 😀

          1. Avatar de Vítor M.

            Mas está muito interessante o tablet e a abordagem que fizeste ao conceito foi muito prática, como na realidade poderá ser este equipamento.

        2. Avatar de murder_rabbit
          murder_rabbit

          hehehe realmente a Vanessa ui ui mas ya o tablet tambem é fixe

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Temos de começar a deitar a moeda ao ar para decidir quem vai aos eventos :)…afinal tecnologia não é só “máquinas” 🙂

      1. Avatar de Marco Magalhães
        Marco Magalhães

        Quando é que oferecem aqui no pplware alguma tecnologia que não seja só “máquinas”? 😛

        Já agora, já pensaram (toda a equipa do pplware) em realizar um grande jantar envolvendo quem estivesse interessado entre todos os leitores?

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim já e vamos ter de levar isso para a frente, já são muitos a falar no mesmo… tipo Coimbra?

          Um jantar com os nossos leitores.

          1. Avatar de Roberto Assis
            Roberto Assis

            Não era mal pensado. Mas pra mim não ia dar , sou da Madeira! :S
            Á não ser que esteja no continente nessa altura. 😀

          2. Avatar de Marco Magalhães
            Marco Magalhães

            Exacto, penso que a meio do país seria o melhor, sempre seria o que ficava mais em conta para os do norte (assim como eu) como para os do sul. Já agora, porque não fazer uma sondagem para se saber quem iria a esse jantar? Sempre se ficava com uma estimativa do número de pessoas (e eu diria que serão bastantes). 🙂

          3. Avatar de Mário Pereira
            Mário Pereira

            Coimbra parece-me mto bem.
            I’m in.

    3. Avatar de Roberto Assis
      Roberto Assis

      Não dava para fazerem video da apresentação? Era melhor para transmitirem o conceito… (Ah e podiam fazem um planos pormenor da Vanessa;D) heheh

    4. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Aquele é o fernando alvim? -.-

      1. Avatar de Vítor M.

        É… e a Vanessa Oliveira… aliás, eu praticamente só lá vejo a Vanessa! 😀 😀

        1. Avatar de Root
          Root

          Exacto… Apenas diversas vezes após olhar para a foto é que reparei que lá estava tb o Alvim… 😛

  8. Avatar de litlehouse
    litlehouse

    Boa noite.
    A proposta é muito interessante e a sua versatilidade é notável, entrando na área profissional com facilidade, no entanto, do que me foi dado ler, não tem outras ligações que não o Wireless e Bluetooth, o que limita a sua utilização a espaços fechados, digamos. Parece que está em desenvolvimento um com 3G.
    Impressionante é a duração da bateria e, a ser assim, é um bom trunfo para um equipamento que tanto poderá ser utilizado em laser como em trabalho.

    1. Avatar de zylor
      zylor

      Tem bluetooth 2.1 <- Confirmado!
      E tem 3G sim <- Também confirmado!

      1. Avatar de D. Monteiro
        D. Monteiro

        Pelo que estive a pesquisar e pelo próprio site da Asus, este modelo não tem 3G, de qualquer forma o meu HTC Desire (e outros smartphones desse segmento) funciona como router Wi-Fi por isso o problema está resolvido. Excelente equipamento, principalmente com o teclado, permitindo assim um uso conveniente de ferramentas como o Google Docs.

  9. Avatar de litlehouse
    litlehouse

    Vamos lá ver, este conceito não é assim tão novo, há alguns anos eu comprei um tablet de 8″ da AMTek com windows XP a quem liguei um teclado e um rato sem fios e cuja autonomia era de 4 horas de trabalho efectivo, isto é, um dia inteiro, praticamente. Ligava-lhe uma placa 3G e estava sempre ligado, claro que tudo pesava 1,7kg.

  10. Avatar de Tiago Dias

    Este tablet tem uma característica interessante/engraçada que não referi no artigo, e não me lembrei de demonstrar no vídeo (e que foi uma coisa que a Vanessa gostou no tablet :)).

    Aquele nível de água no fundo do ecrã principal, e o gelo a flutuar, corresponde ao nível da bateria. Ou seja, quando a bateria está carregada, o nível da água é alto, e quando tem pouca bateria, o nível da água é baixo, ou seja, o gelo a flutuar na água estará perto da zona inferior do tablet.

    Foi uma coisa bem pensada 🙂

    1. Avatar de zylor
      zylor

      Excelente mesmo 😀

  11. Avatar de eu
    eu

    offtópic. vitor m. poe este artigo no site

    1. Avatar de Vítor M.

      Já li isso ontem de madrugada… está em discussão na equipa, mas vai sair post de certeza… os editores Android estão a estudar os detalhes, vamos ver o que sai.

  12. Avatar de SuphaFly
    SuphaFly

    Boas. De tudo o que vi sobre este tablet fiquei de veras impressionado e estou realmente interessado em adquirir um. Só agora com a introdução de docking stations é que realmente estas máquinas começam a fazer mais sentido para que lhes quer dar um uso mais profissional e com um preço destes é sem duvida uma opção a ter em conta. A minha duvida é a seguinte: em todas a imagens que tenho visto pela internet e também aqui no PPLWARE, o layout do teclado não é em PT. Existem planos para uma dock com teclado na nossa lingua? Alguem lembrou-se de perguntar isso no evento? 🙂

  13. Avatar de mário
    mário

    e versão de 64 ou 128 Gb para quando?

  14. Avatar de Joao Reis
    Joao Reis

    Muito interessante, factor preço em conta para um tablet com docking station de teclado. Fiquei bem impressionado é até agora de longe o melhor tablet android, compete perfeitamente com o Ipad e ainda se extende ao sector empresarial ou mais de trabalho.

    Parabéns, tenho de experimentar um.

  15. Avatar de João Ramiro
    João Ramiro

    Desde a fase de conceito que estou de olho neste tablet e tudo aponta para que o adquira quando estiver disponivel, 16Gb+eStation

  16. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Finalmente um tablet a serio, com verdadeiro potencial.

    O conceito de tablet é engraçado, mas para quem quer ter productividade a verdade é que se torna muito limitado. No meu caso por exemplo que tenho que trazer pc para a faculdade, ter um tablet em nada me reduziria o peso que tenho que carregar já que preciso na mesma de um portátil.
    Isto já para nao falar na maior flexibilidade que o Android tem em relação ao iOS.

    cumps!

  17. Avatar de The STK
    The STK

    Ainda assim parece-me caro, como já li por aí é excessivo o preço que pedem por equipamentos parecidos com Android (mesmo smartphones). No entanto a Asus mais uma vez meteu-se ao barulho e o preço baixou ligeiramente, vamos ver os próximos capítulos 🙂

  18. Avatar de Preto
    Preto

    O tablet está lá, asus sempre no melhor!

    Para quando uma review à Vanessa amigos?? Se não tiverem ppl na equipa eu ofereço-me e de borla!!! Com todo o respeito claroo…

    Abraço

    1. Avatar de Vítor M.

      Ora coloca-te aí na fila sff. 😀

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        Pela ftg o Alvim esta primeiro 😛

  19. Avatar de Pedro Miguel
    Pedro Miguel

    Tão LINDO. *-*

  20. Avatar de Alexx
    Alexx

    Gosto do conceito pois sou um pouco “alérgico” aos teclados virtuais, gosto de sentir as teclas … bom, mas a minha questão é a seguinte – 16 Gb e quanto sobra para o utilizador? esta questão ditará a possibilidade, ou não, de uma futura aquisição. Os entendidos podem dar-me uma resposta?

    1. Avatar de David Monteiro
      David Monteiro

      Pela experiência que tenho com o HTC Desire, o espaço livre acaba por ser bastante. Tendo em conta que é Android acho que a comparação é justa. Após instalação de todas as aplicações que uso, nomeadamente jogos, o Backup completo ao sistema ocupa-me 700mb, isto já contabilizando aplicações bastante grandes.

    2. Avatar de RCS
      RCS

      Não sou propriamente um entendido. Mas olhando para o meu tlf de 8GB posso-te adiantar que tenho 6GB de memória interna para mim. Sendo que os outros 2GB dão para o SO e aplicações (algumas apps usam também a partição dos 6GB).

      Não esquecer que o tablet possui entrada microSD (portanto + 32GB), a dock possui entrada SD (+32GB) e duas ligações USB.
      Fazendo as contas, tens mais do que espaço (e muita flexibilidade).

      14GB internos
      32GB microSD
      32GB SD
      portas USB

  21. Avatar de mxman
    mxman

    Não acham que este Asus não será um sério concorrente ao IPad2? Em termos de preço estão praticamente equiparados, mas o tablet da Asus, ainda que não testado, tem algumas “vantagens” em relação aos periféricos do IPad2. A possibilidade de USB (ainda que apenas no teclado), HDMI, leitor de cartões..muito bom. Como SO prefiro o IOS, mas não me parece que este produto da Asus seja uma má opção para que pensa em adquirir um “tablet”.
    Óptima review, parabéns a quem a fez e cumprimentos a todos os leitores.

  22. Avatar de muleta
    muleta

    nao está bem claro no preçário se o modelo de 32 gb vem ou nao com a dockstation….

  23. Avatar de STP
    STP

    A Asus esta a dar lhe muito mesmo!

    Para quando a noticia do smartphone que se transforma num pad? Da asus também.

    Também esta muito bom!

  24. Avatar de racpxt
    racpxt

    Finalmente, o Tablet certo ao preço justo. A Asus está de parabéns, ao contrário da Samsung que incompreensivelmente parece querer tornar-se um perdedor para o ipad por culpa própria.
    Agora é que a luta começa a aquecer a sério, pena é ter demorado tanto.

  25. Avatar de Nine

    O conceito apresentado pelo Asus transformers já possuí algum tempo, para quem gostou do conceito, recomendo uma vista de olhos no http://www.alwaysinnovating.com/home/.

    Acho que o projeto perdeu na divulgação, a ideia é excelente, mas faltava uma marca para dar a conhecer ao público em geral

  26. Avatar de wolf
    wolf

    Olá, este tablet vem com o Android 3 e não 3.1 pelo que já li noutros sites.
    Para trabalho mais exigente como já foi referido acho que é melhor fazer root pois as possibilidades são outras.
    O conceito é bom mas peca profundamente no ecrã extremamente brilhante, nunca gastaria tal quantia num equipamento para usar no exterior para depois apenas ver reflexos!
    Espero que as marcas comecem a lançar produtos inovadores em todos os sentidos e não lançar uma inovação por produto ou coisa parecida.
    Boa semana.

  27. Avatar de darth
    darth

    estava ceptico no inicio da noticia, mas devo confessar que parece um tablet muito bom mesmo 🙂 sem duvida uma opção. estou tentado a esperar pelo ipad3… mas se o proximo ipad nao vier com um ecrã de maior resolução (a actual nao me é suficiente), a escolha esta mais que feita, e vou para asus

  28. Avatar de aver
    aver

    Não acho que um teclado físico acrescente muito a um tablet.

    O que acho que acrescenta é um teclado “virtual” completo, ou seja com letras, números e símbolos (e com os caracteres portugueses especiais Ç ~ ^), em vez de um teclado de smartfone (em que se carrega no A até aparecer as opções Ã, Á, À, etc).

    1. Avatar de darth
      darth

      depende do uso que lhe queiras dar. ter um teclado “normal” pode ser aquilo que muitas pessoas estavam à espera. pessoalemnte, um tablet com esse acessorio é muito interessante, porque seria para usar durante o dia como laptop (escrita, produtividade limitada), e à noite seria para usar como tablet (surfar, ler emags).

      1. Avatar de aver
        aver

        Bem, o que Asus Eee Pad Transformer traz não é só teclado.
        Agora, se o teclado nativo dos tablet fosse igual ao desta app para iPad (chama-se EasyDoc) sinceramente acho que o teclado físico não era preciso para nada.
        A vantagem de um tablet é a simplicidade.
        O Asus Eee Pad Transformer fica um bocado híbrido. Ainda o confundem com um computador.
        http://itunes.apple.com/us/app/id397018406?mt=8

    2. Avatar de RCS
      RCS

      Trabalhar num ecrã de 10′ com teclado virtual é como trabalhar num ecrã de 7′. Só o teclado virtual ocupa metade do espaço!
      Já nos telemóveis é a mesma coisa, o teclado virtual ocupa demasiado espaço. Não é produtivo.

      1. Avatar de aver
        aver

        Trabalhar (com um teclado) num tablet ? Os tablets não foram feitos para isso.
        Tirar umas notas ainda vá, e mesmo assim pode ser preferível escrever com um stylus (escrita manuscrita).

  29. Avatar de Redin
    Redin

    Ainda me lembro quando o primeiro iPhone tinha problemas de acesso as baterias.
    Pergunto assim por perfeito desconhecimento, se as respectivas são amovíveis, tanto a primaria como a secundária.
    De resto, interessante no mínimo. Parece ter potencial.

  30. Avatar de kendimen

    Muito interessante! Quero por os dedos num para experimentar 🙂

  31. Avatar de Emerson
    Emerson

    Acredito ser o melhor tablet ja lançado.
    Faltou apenas um HD incorporado no teclado.

  32. Avatar de Vasco
    Vasco

    Alguém sabe se o modelo vendido em Portugal traz teclado em português ou será igual ao do video?

  33. Avatar de Nuno
    Nuno

    Venha daí essa análise então. :p

    Quanto ao preço, é uma questão portuguesa. Se não te importares de esperar um pouco, podes encomendar um a partir do site da amazon que à coisa de uns dias estava a 399$, que dá sensivelmente 220 euros. Isto mesmo do vendedor Amazon, não daquelas outras empresas.

    Provavelmente daqui a um tempinho vai voltar ao mesmo preço.

  34. Avatar de VLopes
    VLopes

    No browser que vem com o Eee Pad havia uma coisa que nao estava a gotar. Por exemplo este artigo sobre ele, quando com o dedo o fazia correr para cima havia ligeiras interrupcoes do mesmo aparecendo partes do ecran com as manchas azuis de fundo do pplware. Recuperava logo mas era desagradavel.
    Instalei o browser OPERA do Market e isso ja nao acontece. O artigo corre para cima a boa volocidade sem cortes.

    MVLopes

  35. Avatar de Pedro Pardinhoto
    Pedro Pardinhoto

    Gostava de saber se da para inserir o sistema operativo windows 7?
    Necessito saber antes comprar.

    1. Avatar de Uniiiii
      Uniiiii

      Olá tabém gostava de saber pois se der estou a pensar em comprar… nem q seja o win 7 lite mas gostava mesmo se comprar de lhe por o windows (tenho o windows instalaçao numa pen usb)

  36. Avatar de yuri
    yuri

    é bom ja o comprei e ja o fui devolver por uma unica razão a conexão a internet é so por wireless o que esta errado porque numa viajem de comboio não temos net.tentei por uma pen kanguro e não da o que faria jeito pras viajens…

  37. Avatar de cuto
    cuto

    @ yuri

    É possível usar uma pen 3g recorrendo a algumas alterações:
    http://techwalls.com/gadget/3g-usb-asus-transformer/

  38. Avatar de Denis Sato
    Denis Sato

    Comprei um e adorei. Já digo de antemão, não julgue um conceito antes de experimentar. O Tablet com teclado era tudo o que eu precisava. Agora nem uso mais papel na faculdade, quando preciso digitar textos longos uso o dock. E a duração da bateria? Meu Deus do céu – sensacional. Os toques na tela são bem sensíveis e com resposta excelente,a imagem é show, para atualizar a firmware e software é facil e automático, ao ligar numa rede wireless ele jah atualizou sozinho. O equipamento não esquenta quase, aliás nem tem cooler hauahau muito melhor que um notebook, no meu caso que jah tenho um bom desktop. Os pontos negativos na minha opinião é que a cam externa não parece ter 5 megapixels – a imagem achei meio ruidosa, e como eu comprei a versão americana, tive dificuldade em configurar o teclado da dock para funcionar legal nos programas tipo office – idioma portugues brasileiro e teclado estados unidos internacional seria, mas não tem esta opção. A solução foi usar um teclado asus espanhol US que funcionou mas faltou o ç – usei alt+, -também para fechar programas que ficam na memória rodando mesmo depois de sair deles achei um pouco complicado, jah tentei instalar um process killer mas não gostei! de resto é muito bom o equipamento! Compra gente porque vale muito a pena!!!

  39. Avatar de micau

    voces desculpem la mas voces nao andam a dormir nem nada, o proprio equipamento nao percisa de pen, para que e que voçes querem a entrada do sim no aparelho, para enfeitar!!!!
    quanto ao equipamento , recomendo um dos melhores do mercado, se nao for o melhor, tanto no preço com na qualidade, o dock pode ser comprado individualmente para quem nao quizer, o que fica ainda mais barato.

  40. Avatar de micau

    peço desculpa o modelo nao é este que eu estava a falar.

  41. Avatar de telmo
    telmo

    e sem duvida alguma uma boa compra.
    adquiri um asus tablet a 3 meses e estou super contente..

  42. Avatar de Artur
    Artur

    Boa noite,
    Tiago, ao ver esta avaliação profunda neste dispositivo venho por este meio pedir a sua ajuda. Como deve saber os jogos da gameloft para android são dos melhores disponíveis de momento. No google play(app no eee pad transformer) são poucos os jogos da gameloft, mas no google play(navegador) é possível observar vários jogos de boa qualidade, mas estes não estão disponíveis para o eee pad transformer. Gostava de saber a razão e se possível se existe maneira de fazer os jogos correr.
    Obrigado