Paga-se muito por telecomunicações em Portugal? Sim ou Não?

79 Comentários

Mais um estudo publicado da ANACOM e mais uma reação por parte dos operadores através da Apritel. De acordo com a informação presente no estudo “Preços das telecomunicações em Portugal”, o nosso país está entre os países europeus com preços de telecomunicações mais caros. No entanto, os operadores referem que regulador induz consumidores “em erro” sobre os preços.

Afinal quem terá razão?

Paga-se muito por telecomunicações em Portugal? Sim ou Não?


Telecomunicações caras? ANACOM diz sim, Apritel diz que não…

De acordo com um comunicado da ANACOM, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 7,7%, enquanto que na UE diminuíram 10,4%. Isto significa que Portugal é um dos países onde se mais paga por telecomunicações. Segundo o documento da Autoridade das Comunicações…

Os últimos dados disponíveis revelam que, entre o final de 2009 e abril de 2020, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 7,7%, enquanto que na UE diminuíram 10,4%. Todos os estudos elaborados pela Comissão Europeia, pela OCDE e pela UIT, evidenciam que os preços dos pacotes de serviços e das ofertas individualizadas de banda larga fixa e de banda larga móvel em Portugal estão acima da média da UE.

No entanto, segundo comunicado da Apritel (Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas) “Lamentavelmente” e “recorrentemente”, as análises publicadas pela Anacom sobre o tema dos preços “não dão uma imagem correta do sector em Portugal”.

De acordo com os operadores, o estudo não tem em consideração a especificidade do mercado português”, onde “87,8% das famílias têm serviços em pacotes 3P ou 4/5P, o que desvirtua comparações ao nível europeu”. Também frisam que a “Anacom já reconheceu que desde novembro de 2017 a variação dos preços das telecomunicações em termos homólogos é inferior ao crescimento” da inflação.

Paga-se muito por telecomunicações em Portugal? Sim ou Não?

Em declarações à Lusa, o secretário-geral da associação de operadores de telecomunicações Apritel, Pedro Mota Soares refere que…

Não podemos deixar de fazer este apelo à Anacom: que compare o que é comparável e que olhe para o setor com a realidade” que este “representa hoje em Portugal

De relembrar que esta não é a primeira vez que a Apritel e a ANACOM estão em desacordo sobre o tema. O setor das comunicações eletrónicas português representa 2,3% da riqueza gerada pela economia (PIB) e emprega cerca de 18.000 pessoas.

Partilhar:
Tags:

Comentários

79

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Claro que sim, basta comprar com outros países UE. Onde eles tem salários mais altos, e ainda assim os preços são mais elevados e consertados para não dizer combinados entra às principais operadoras… E depois se o serviço fosse bom, mas não, são as empresas que mais reclamações tem. Serviços com fahas nos preços e velocidades NET. Etc

  2. Avatar de André Silva
    André Silva

    Eu creio que pagamos de mais para o nosso poder de compra, no entanto se considerarmos por exemplo o preço de um 3P antes do IVA , certamente poderemos indagar que o preço é baixo face ao que se pagava por um mísero ADSL no início do milénio. Atualmente uma mensalidade de 3P andará á volta dos 35-38€ negociados e com IVA. Em 2004 quando coloquei adsl , este valor era para um acesso de 512K com 20 GB de tráfego nacional e 2GB de tráfego internacional

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Mas isso é como tudo na tecnologia. Passado uns anos tens melhor tecnologia pelo mesmo preço. O problema é que o preço sempre foi elevado.

  3. Avatar de danny
    danny

    “87,8% das famílias têm serviços em pacotes 3P ou 4/5P, o que desvirtua comparações ao nível europeu”.— Claro, somos obrigados a engolir! caso contrario não podemos ter serviço. Pena não haver concorrência neste pais, onde todos os operadores tem os mesmos preços e onde apenas muda o nome do operador.

    1. Avatar de Victor
      Victor

      E de que forma é que todos os operadores terem o mesmo preço iria beneficiar o consumidor? Se assim fosse estaríamos ainda agarrados a velocidades de RDIS porque mais ninguém se tinha chegado á frente para inovar e obter quota de mercado

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Aprende a ler sff

        1. Avatar de Victor
          Victor

          Quanto muito posso aprender a interpretar 🙂

      2. Avatar de Woot!
        Woot!

        Foi exatamente o oposto que ele disse. Todos os operadores têm os mesmos preços e ofertas e não deveriam.

        A qualidade do sinal é muito baixa, as boxes todas dão milhares de problemas, é tudo mau em todas as operadoras. E sim paga-se muito pelos serviços, principalmente pelos canais adicionais.

        Neste momento estou com a NOS com a suposta “nova” box UMA e com o novo router 5. Péssimo! A box metade das vezes não liga com o comando. É preciso sempre desligar o cabo. O “novo” router que agora obriga a estar ligado à box não vale a ponta de um chaveiro, está com o Wi-Fi constantemente a cair.

        A NOS diz que tenho de fazer o teste interno deles de velocidade para avançar com a queixa. O teste deles só funciona com Windows pois é necessário fazer uma instalação de um .exe. Como não consigo fazer isso não tenho direito a fazer uma reclamação sobre o péssimo serviço. Com estes gajos só mesmo indo para tribunal.

        1. Avatar de Paulo Santos
          Paulo Santos

          Ou mudas de operadora, que é o que eu vou fazer assim que acabe a fidelização.
          A NOS é o maior barrete que por aí anda. E cara demais para ser eu a fazer o trabalho deles.

          1. Avatar de Manuel
          2. Avatar de AKK2AK
            AKK2AK

            Porquê esperar pelo fim da fidelização se uma das partes não cumpre o contrato? A rescisão unilateral sem prejuízos, neste caso, não é perfeitamente justificável (pergunto eu)?

        2. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Não duvido que tenhas problemas. Mas acho estranho ler sobre tudo ser mau , péssimo e horrendo. Acho que a qualidade da Internet Fixa (Fibra ou Cabo) disponível para os clientes boa. E o conteúdo de entretenimento TV disponível bom.

          Neste momento sou cliente NOS, tenho a versão 2 da BOX UMA e o Router Giga e não tenho problemas. Tenho a Internet por Wireless no máximo. 500MB contratados, 500MB de velocidade no teste da NPERF. Alias, nunca tive problemas de maior nem com a MEO, nem com a NOS.

          Se tens o serviço a ir abaixo o mais certo é teres problemas de cablagem.

          Em relação a custos de tarifários:

          Acho caro em comparação ao valor do Salário Mínimo Nacional. E acho caro os serviços de Voz Móvel.

          Agora não digas que as infraestruturas fibra em PT são más! Para mim, isso é simplesmente mentira.

          Se te referisses à Rede 3G e 4G (seria compreensível a queixa).

      3. Avatar de pobox
        pobox

        Quando não se lê atentamente…dá asneira como esta!

    2. Avatar de X-Tremis
      X-Tremis

      Tal e qual! Se eu quiser ter serviço de net em casa, sem a porcaria da tv e afins, não é possível. Tenho de gramar com o resto do lixo. Ainda por cima alinham todos pelos mesmos valores, não há concorrência alguma no mercado, não há inovação, nada. A única “concorrência” que há é na nossa cabeça, pobres desgraçados que terminaram o período de fidelização e queremos acreditar piamente que o operador X ao lado, que oferece menos 2 euros na mensalidade, vai ser melhorzinho do que o operador Y que temos atualmente (spoiler: não vai).

      1. Avatar de Jak
        Jak

        E ainda levas com 2 anos de fidelização que, se não voltares a fidelizar, escala exponencialmente.

    3. Avatar de Manuel
      Manuel

      Se conseguires ignorar a propaganda negativa gerada pelas outras operadoras, dá uma vista de olhos NOWO. É a única que ainda não faz parte do cartel.

      1. Avatar de Ricardo Maricato Blanco
        Ricardo Maricato Blanco

        Engraçado, os donos da NOWO são os donos da Altice que só por acaso do Destino é a dona da MEO?!
        E falar em NOWO e falar em qualidade só de alguem que das duas uma, é funcionario da NOWO ou n sabe o q é utilizar aquilo que paga!
        Tive NOWO em casa durante 11 dias, desses 11 dias só 8 é q trabalhou, e desses 8 em nenhum tive mais q 50% do que contratei….
        Juizinho, e n faça comentários daquilo q n sabe patavina!

    4. Avatar de Piwi
      Piwi

      Verdade. Obrigam-te a ter um serviço que ninguém usa, o telefone fixo. Aliás, o serviço de telefone fixo é tão usado que já nem há obrigatoriedade da existência de cabines telefónicas na rua. Mas comparemos o que é comparável (1 mero exemplo): banda larga móvel que em qualquer operadora nacional se pagam cerca de 30€ por uns fenómenais 30GB de tráfego.
      É possível ter tráfego verdadeiramente ilimitado em alguns países do leste Europeu (https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/news/mobile-broadband-prices-europe-2019) ou pagar simplesmente o mesmo por 10, 20 ou 50GB de tráfego.
      Vivo numa aldeia do concha da Figueira da Foz que não tem melhor serviço disponível que 4G.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Vou varias vezes ao leste da europa e por 5 euros tenho um cartão com 50GB de trafego, e nunca se ficam por esses 50GB, a meio dos mês dão sempre mais 50GB e mais para o fim outros 50GB

    5. Avatar de Filipe Campos
      Filipe Campos

      87,8% tem pacote porque é há outro alternativa viável

  4. Avatar de Gajo
    Gajo

    Pois claro que sim, tanto em preço como qualidade, sejam telecomunicações moveis ou nao, vivenciar isso fora do pais fez me perceber o quão ma e’ a situação em portugal.

  5. Avatar de Raúl
    Raúl

    Enquanto não entrar mais uma operadora no mercado os preços não vão mudar.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      A nowo ja mexeu com o mercado. mas mesmo assim não grande o suficiente :/

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        A NOWO ?? Onde é que a NOWO mexeu com o mercado se muito provavelmente nem está presente num terço do território nacional ?? Por favor… 😐

        1. Avatar de Eu Mesmo
          Eu Mesmo

          Já para não falar que é a que tem o pior de serviço de todos

          1. Avatar de Manuel
            Manuel

            Só fala mal quem é pago para o dizer, ou nunca teve a NOWO.

            Pago 20€ por 100Mb, e foram-me oferecidos 30 canais SD de TV na instalação da net. Acabou o contrato, não aumentaram o preço e ainda fizerem um upgrade sem eu pedir. Tenho 90 canais HD e net pelo mesmo preço. Tenho quebras muito raramente e cumprem com a velocidade da net, tal como tinha com a NOS e Vodafone.

            Nada a dizer. Tens um contrato comparável?

        2. Avatar de Luisão
          Luisão

          Mexeu com o mercado da praça de Espanha… ah esse já fechou

          1. Avatar de Shynkendo
            Shynkendo

            Por falares em praça de Espanha,aproveito o trocadilho,e digot-te o seguinte,e que me incomoda:a Vodafone nasceu em Portugal,e aqui mesmo ao lado em Espanha funciona muito bem e os clientes pagam bem menos do que por cá

        3. Avatar de kocjan
          kocjan

          Só não pus NOWO na minha casa, porque não havia sinal aqui!

  6. Avatar de Jonas
    Jonas

    E não esquecer que são anunciado X canais mas uma boa parte deles são iguais. A definição de “canal” para o consumidor é a diferenciação de conteúdos e não a versão normal e HD.

  7. Avatar de AC
    AC

    A única operadora que baixou preços foi de imediato «engolida» por uma das três bigs porque era deficitária.
    Parece-me que os custos estruturais são demasiado pesados e empolados.

  8. Avatar de Filipe
    Filipe

    Não querendo ser advogado do diabo as estatísticas da ITU são um pouco dúbias… Um tarifário com 170min/70sms/1.5gb não custa 20€ em Portugal

    1. Avatar de X-Tremis
      X-Tremis

      se calhar custa, se não tiveres mais nenhum produto e não fores yorn ou aquelas cenas “prá malta jovem” 🙂 confesso que não fui ver, estou só a especular 🙂

  9. Avatar de Justiceiro
    Justiceiro

    Todos os operadores apresentam os mesmos preços e pacotes. É uma vergonha. Quase parece que temos só um operador. Porque não posso ter as velocidades mais altas sem os canais, telefone e telemóvel? O regulador permite esta festa toda. Obrigam-nos a consumir mais productos, justificando que sem isso não conseguem investir na inovação, mas eu penso que estamos é a patrocinar os seus lucros :). Quem sabe um dia alguém acabe com a esta festa. Mas até lá temos de esperar.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Bem eu tenho Vodafone fibra 500/100 + 2 box 4k e 3 telemóveis por 90€ quand renovei o contrato fizeram a oferta por 2 anos da HBO e Fox+

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        E achas isso um “bom negócio”? Tenho aqui uma proposta para te fazer… 🙂

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Não pode?
      Na Meo, pode: https://www.meo.pt/pacotes/fibra/gaming “Pacote M1”, €39,99/ mês/ 2 anos de fidelização, ou €49,99/ mês sem fidelização mais €280 de instalação do serviço (pode pagar menos de instalação com fidelização de 6 ou 12 meses). Claro que precisa de viver num local servido pela rede de fibra da MEO… que existe em muitos lugares, mas está longe de estar em todo o lado… caramba nem o 4G está em todo o lado e era muito mais fácil… quanto mais a fibra.
      Na BigBlue (internet via satélite) também pode ter a velocidade mais alta (até 50 Mbps / 6 Mbps) sem mais nada agregado… aliás, nem têm mais nada a não ser só Internet.
      Nos restantes operadores, não consegui encontrar informação de que seja possível.

  10. Avatar de Henrique Santos
    Henrique Santos

    acho que nao,o problema é a carga fiscal deste pais qiue é uma vergonha..,
    deviam sim era de criticar e exegir que a carga fiscal fosse mais baixa e ai ja as telecomunicaçaoes e o resto era mais baixo.

    1. Avatar de Luisão
      Luisão

      Será? Desde que me lembro que quando baixaram o iva nos ginásios, raros foram aqueles que baixaram os preços. Contudo concordo que em Portugal paga-se muitos impostos. O mais escandoso pagar o iva sobre o ia nos automóveis é ilegal e a ue já chamou várias vezes a atenção a Portugal. O que é que foi feito? Nada! Felizmente, não tenho dinheiro para comprar carro em primeira mão.

  11. Avatar de contribuinte
    contribuinte

    O “regulador” regula o quê???

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Regula por baixo para ser tudo medíocre por igual.

  12. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Boas,neste aspecto, não me posso queixar, acho que estou bem servido, senão vejamos.
    Internet 200 Mb reais, fiz o teste.
    Montes de canais, maior parte não vejo, mas estão lá, enfim.
    Super router, que dá WIFI pela casa toda. O anterior que cá estava o alcance era metade deste.
    Box não sei das quantas, UMA ou lá o que é.
    Hostspot Kanguru com 7 GB mensais
    Dois telemóveis com chamadas ilimitadas e sms e 7 Gb de net móvel por mês para cada um.
    Acho que não me esqueço de nada… Tudo isto por 65 euros.
    Acham mal ou está aceitável?
    Alguém tem melhor?

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Chamadas ilimitadas… 🙂

  13. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Esqueci-me do telefone fixo tb com chamadas ilimitadas… Tinha que me esquecer de alguma coisa.

  14. Avatar de Luís Henrique Silva
    Luís Henrique Silva

    Devido ao nosso custo de vida, as comunicações cá são caras, aliás aqui em Portugal quase tudo está desequilibrado em relação ao nosso custo de vida.

  15. Avatar de Silvestre
    Silvestre

    Primeiro problema, economia de salários baixos.
    Segundo problema, carga fiscal elevada.
    Terceiro problema e que é muito importante, é a escala muito reduzida da nossa economia. Fazer uma infraestrutura em Espanha ou França, tem um retorno, que Portugal não permite. São diversas coisas.
    Antes tínhamos um excelente tarifário em termos de canais desportivos, por 30 euros eram os canais todos não existia oferta mais barata na Europa. Agora, é Eleven, Sporttv, Benfica…
    Não consigo dizer que seja barato, nem demasiado caro.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Concordo, o custo salarial é mais baixo em Portugal mas o custo das infraestruturas não. Londres tem quase 9 milhões de habitantes, uma empresa de telecomunicações em PT teria que passar fibra praticamente todas as ruas em Portugal para conseguir o mesmo número de potenciais clientes. O retorno do investimento é muito mais rápido em países maiores que em Portugal.

  16. Avatar de Joao
    Joao

    Hoje em dia a melhor operadora em termos de serviços e cobertura, é sem dúvida a Vodafone apesar de deixar muito a desejar no serviço de televisão. Os preços não são dos melhores do mercado, mas compensam no suporte, pelo menos na fibra.

  17. Avatar de terra ano30
    terra ano30

    Em Portugal os custos ainda são baratos para aquilo que oferecem comparado por exemplo com a UK.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Não estas a ver o filme com a panoramica necessária.
      Salário medio no Reino Unido depois de impostos 2.128.25€.
      A remuneração bruta mensal média por trabalhador em Portugal antes de impostos 1.276.00€.
      È só fazer as contas.

  18. Avatar de N1ldo
    N1ldo

    Pra comunicações acho que não, mas pra dados móveis acho caríssimo.

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    A minha perspectiva é que temos um serviço demasiado caro para a qualidade que apresenta, genericamente. Noutros países, é possível contratar melhor serviço por um preço menor. Mas enfim, vivemos na xulolândia.

  20. Avatar de Luisão
    Luisão

    Sou da opinião de alguns leitores que já partilharam a sua opinião, ou seja, acho que pagamos demaisado para o nosso poder de compra, tal como a electricidade, a mais cara da Europa, tal como outros canais pagos, especialmente desportivos.
    Mas outro ponto que nada favorece os serviços de telecomunicações é o facto de ser o ou um dos mais sérvios que recebe queixas. Rara sãos pessoas que conheço que nunca tiveram problemas. Desde problemas técnicos sem resolução, problemas com facturação, problemas com velocidade. No meu caso particular o router da minha operadora, não consegue garantir um bom sinal Wi-Fi, onde a operadora só garante o sinal por cabo de rede. O serviço Wi-Fi deveria de ser mais abrangente.

  21. Avatar de Jota
    Jota

    Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim!

  22. Avatar de ADSL em 2020
    ADSL em 2020

    50€ + iva por um pacote base ADSL 24mb (que nem aos 8mb chega…) São telecomunicações baratissimas! Deviam era ter vergonha na cara! Não venham para aqui chorar, quando no interior se paga o mesmo que vocês das “grandes cidades” para um serviço de m****

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      8 mb? Eu com 200kbps de download…

  23. Avatar de oscar soares
    oscar soares

    o problema é que de facto não existe concorrência. basicamente os serviços são idênticos a preços idênticos. Parecem cartelizados. A internet movel emPT é carissima comparando comos paises da europa por onde viajo e não falando do poder de compra.

  24. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    Sim, bem mais caro. Discuti isto algumas vezes com pessoas da Áustria, Suécia e Alemanha e todos me deram a ideia que conseguiam um melhor value for money nos seus países (especialmente no que toca a dados móveis). Estou agora com um tarifário no Reino Unido que tem as seguintes condições: 15 libras por mês, 15 gbs de dados móveis, social media ilimitada em internet móvel (whatsapp, instagram, entre vários outros), sem contrato ou período mínimo (posso cancelar a qualquer altura), chamadas e mensagens ilimitadas e posso usar os dados móveis na totalidade no estrangeiro. Isto é um tarifário normal (não é uma oferta para jovens ou outro grupo específico) da Voxi, que pertence à Vodafone (podem ver no site deles, neste momento até têm promoção onde ficam com 20 gbs em vez de apenas 15). E isto não é uma oferta rara no mercado Britânico. E isto num país onde as pessoas ganham em média 2.5 a 3 vezes mais do que em Portugal por trabalhos semelhantes.
    Quanto pagaria em Portugal por um tarifário com estas condições? Não tenho certeza mas ficaria surpreso se fosse menos de 30 euros por mês.
    Imaginem o quão ridiculamente caro isto é se, ainda para mais, se fizesse a comparação tendo em conta o poder de compra dos Portugueses face ao poder de compra de pessoas de outros países Europeus.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Eu acho que estão todos mal informados em relacao a preços de tarifários. Já pensaram em ir a uma loja?

      Existe tarifário de Internet Móvel ilimitada em Portugal por 18.45€. A NOS vende a nível empresarial.

      Mas deixo a minha opinião: não considero os serviços fixos caros (os móveis sim). Se compararmos o SMN considero o custo caro. O problema está na política dos salários baixos praticados em PT.

      Falemos de preços praticados pelos operadores do Luxemburgo. Internet Fixa 100MB Custa uns 47€ mês.(Mas o SMN é de 2000€ mês).

  25. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Pago 45€/ano (sim por ano), por uma cartão de dados com “tráfego ilimitado” sem limite de velocidade. Gasto uma média de 100GB-120GB/mês. Tenho este cartão à quase 2 anos. Duvido muito que haja algum país com um tarifário idêntico a este. Por isso não acho as comunicações caras em PT.

    1. Avatar de N1ldo
      N1ldo

      Em que país e qual companhia?

    2. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      Boas Rodrigo,

      Seria interessante saber com que operadora tem esse contrato e em que circunstâncias obteve esse valor – que, francamente, assumo ser uma valente promoção?

    3. Avatar de kocjan
      kocjan

      Isto é obviamente MENTIRA. Ninguém tem um tarifário assim.

  26. Avatar de Joel
    Joel

    Hahaha deves trabalhar para a empresa e deram-te um desconto de 90% só porque sim.

  27. Avatar de Marco
    Marco

    Sou CLIENTE NOS 4P E VODAFONE MÓVEL NA MADEIRA E ESTOU SATISFEITO COM BOM SERVIÇO DAS DUAS OPERADORAS E PAGO UM PREÇO JUSTO NA MINHA OPINIÃO

  28. Avatar de Fernando Franco
    Fernando Franco

    Só para terem uma ideia do absurdo dos preços praticados em Portugal a minha filha que estuda em Génova comprou um cartão para uso em Itália e paga mensalmente 8€ com chamadas ilimitadas, SMS e 50GB de internet.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Fazer comparaçãos de preços de um país com 10 milhões de habitantes com outros de 40, 60 etc não acho muito justo é claro que com mais clientes é mais fácil fazer outros preços, mas na minha opinião em Portugal não é assim tão mal e temos 3 boas operadoras que são privadas

      1. Avatar de Cláudio
        Cláudio

        Boas Marco,

        É uma boa consideração do lado corporativo da questão, mas, na minha perspetiva, não é um argumento que se mantenha forte após certas comparações e consideracoes.

        Como contexto – estou na Suécia temporariamente a viver com uma pessoa Sueca. A Suécia tem um desafio estrutural muito grande relativamente a Portugal – afinal, cabem 5 Portugais dentro deste país Nórdico. Mas têm, curiosamente, mais ou menos a mesma população que Portugal (10.2 milhões). Ora, uma densidade populacional muito mais baixa que Portugal, com enormes distâncias a percorrer e cobrir, com uma população descentralizada, com custos laborais muito maiores que Portugal e carga fiscal também mais elevada, seria de pensar – segundo a lógica do seu argumento – que este país teria preços significativamente superiores a Portugal. Mas não tem. São equiparáveis aos preços que encontrei no Reino Unido e aos que me indicaram de outros países europeus (nomeadamente, Áustria, Dinamarca e Alemanha) e, consequentemente, mais baixos do que em Portugal e com um melhor value for money.

        Como este país encontraremos outros além dos que já mencionei.

        Não quero desacreditar o seu ponto e é uma boa adição à discussão, mas, às vezes, sinto muita frustração quando ouço Portugueses justificarem muitos problemas económicos, financeiros, sociais e políticos com fatores como o tamanho e a população que temos. Na maioria dos casos, esta justificação fica em claro contraste com a situação de diversos outros pequenos países Europeus – países que, como a Suécia, não beneficiaram de grandes vantagens geográficas, populacionais ou climatéricas.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          OK. Existe melhores operadores que em Portugal em outros países. Acredito.

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      És mentiroso!

  29. Avatar de Carlos John
    Carlos John

    Bem, de formos a comparar com os outros países da Europa talvez em Portugal esteja caro, pelos salários que aqui são praticados.
    Isto aplica principalmente ao tarifários móveis.
    A nível de pacotes de casa acho que Portugal está bem. Podia se argumentar que está caro face ao salário que se recebe, mas sinceramente, acham que algum país da Europa (sem ser a famosa Roménia) vende internet fibra ilimitada por 10€?

    Eu pessoalmente pago 24.9€ pelo 3P da Vodafone e estou muito satisfeito.

  30. Avatar de Jose
    Jose

    Pelo que consigo verificar na maioria dos comentários falta uma parte de análise histórica e a verdade é que a partir de 2011/2012, acentou-se claramente o paradigma dos serviços 3P ou 4P, devido à alteração do sinal analógico pelo digital, carregando com fidelizações, e na altura muitos dos responsáveis da Anacom assobiaram para o lado, com claras ilegalidades. De notar, que até essa altura e apesar de ser 2P, havia liberdade. Recordo-me que era perfeitamente possível pagar uma mensalidade de internet de 19,90euros na Vodafone ou 22,5 euros no Clix. E a Apritel vem fazer este teatro cínico, a indicar que não tem em conta as especificidades do mercado nacional, pois não porque o estudo da UE compara ofertas semelhantes, não têm culpa do caminho que os operadores quiseram trilhar no país. Os estudos apontam que uma franja de mercado vê menos televisão e consome mais dados, daí que é plenamente possível que o mercado queira um serviço sem a TV incluída. Outro tópico, é que as refidelizacoes deveriam ser alvo apertado do regulador, porque a maioria dos custos daquela instalação foi coberta pelo primeiro contrato, devendo a penalização ser eliminada ou claramente reduzida.
    Pessoalmente, tenho 2P de rede fixa da Vodafone por 21,90 e de tal forma o mercado estrangula este segmento que subiu para 25,90. Lamentável.

  31. Avatar de domingos Pereira Lima
    domingos Pereira Lima

    pois sou cliente a 10 anos desde ai o serviço subiu a cuase o dobro e o serviço e cada vez mais fraco era melhor por satelet neste momento estou com fibra por isso pago e não bufo quem manda pode

  32. Avatar de Marco
    Marco

    Concordo com últimos comentários e criticas, podia haver mais escolha do cliente como número de canais inúteis e telefone fixo. Tenho tarifário Vodafone Madeira exclusivo 9.90 mês 1000m e SMS 5g Internet não é mau? Mas podia ser melhor? Com spotify premium. Mas acho que as operadoras têm um bom serviço. Conheço pessoas brasileiros que vivem aqui e gostam do serviço de Internet e televisão de Portugal, é só uma curiosidade.

  33. Avatar de Marco
    Marco

    Só uma sugestão,the spreading soul forever de ANDRÉ MATOS no Spotify, que música fantástica.

  34. Avatar de No name
    No name

    Portugal, há muitos anos a esta parte um dos melhores países em termos de infraestruturas de telecomunicações. A Internet é das melhores do mundo, e o serviço de televisão é provavelmente o mais avançado do mundo… é caro? Sim, é Caro. Mas poucos países se podem gabar de ter um serviço de
    TV e NET como Portugal. Quem não conhece, que se informe.

  35. Avatar de Flavius
    Flavius

    Portugal e a mini mina de ouro para as operadoras.

  36. Avatar de lm
    lm

    Ainda restam dúvidas acerca disto…

    Claro que sim!!