Matrículas novas para carros ao milímetro! Não se deixe enganar…

83 Comentários

Com um design simplista, as novas matrículas para veículos já andam por aí. Além dos carros novos, quem pretender pode também mudar as que tinha com o modelo antigo.

Para quem ainda não conhece as novas matrículas deixamos aqui um pequeno resumo.

Novas matrículas para carros ao milímetro! Não se deixe enganar...


As novas matrículas têm um design muito simples e menos informação. No entanto, que as produz, deverá seguir toda a informação do Decreto-Lei n.º 2/2020 de 14 de janeiro.

Numa publicação feita no Facebook, a GNR apresenta a nova matrícula ao milímetro. Segundo o que é referido, “o novo modelo, que passou a ser obrigatório para todas as matrículas atribuídas a partir de 2 de março de 2020, perde a barra amarela, com a indicação do mês e ano de registo dos veículos, passando a ser constituída por dois grupos de duas letras nas extremidades e um grupo de dois algarismos ao centro, eliminando-se os traços que intercalam os grupos de carateres na série até agora em vigor”.

A disposição dos grupos deve ser centrada vertical e horizontalmente e o espaçamento deve ser:

  • de 20mm entre grupos, sem traços separadores;
  • de 10mm entre carateres do mesmo grupo.

https://www.facebook.com/GNRdaGuarda/posts/3124291774276671?__xts__%5B0%5D=68.ARARP4hM5lYcWRoFQxM9r48b7B_tH7pvrXEk3TSAwxksM_t5hAh3z1Ro8MhYW6SEjgkXs-UFDC74r5lFtU15cbqjfd1vB5jv3hmbA8O-MSXVtCvUR0LiLf5ZQbLsdGungdNHACLoewvNVLKgUKiOiI8z7wiO301D_K6QSwJal0W6_GsQqVfofQQjVMbjwECVk9CvQmJ6g1OiBDA6VrC1whqWi2VgDsgvNVRMMvuFKEHqOVg6do2j4twt5wKc8-KSsthCf8OdkATA_B8UI0Jlj_-AfqjWj5cCiQMlH7hKop5H3QwP32PeOAk1qaReyr6-6D8QiMgHl2NOui8hP8q7MJ9Vd_2Bk0QQ-abOj-kdNByABpIyizU1aWSMXl-chbJVjunSh_yod9RZvnao465LzD0qGOljCwv_OhLDjiu7WMxDzUZdKwlExbRe0k7DbwBFgTFe-B-Vps-yR1LCrCYAprqIY57jXjaQxc3i9SBcoSypFTvfhHPL_5-m&__tn__=-R

A chapa inicial da nova série (AA 00 AA) ficou “reservada pelo IMT para memória futura“. O primeiro carro com a nova chapa foi matriculado com a numeração  AA 01 AA. Segundo as informações esta matrícula foi atribuída a um carro elétrico.

O que mudou afinal nas novas matrículas?

  • Sem ano e mês
  • Traços separadores de grupos de carateres deixaram de existir
  • Espaçamento entre cada grupo de carateres

Conforme explica o IMT, “o ano e mês são elementos que não fazem parte do número da matrícula dos veículos e não são um elemento relevante para a sua identificação, sendo Portugal o único país dos 28 Estados-membros da União Europeia que apresentava estes elementos na respetiva chapa de matrícula”.

Relativamente aos motociclos, o IMT refere que, “por analogia com as chapas de matrícula dos automóveis”, é introduzida uma área a azul com a inscrição do símbolo da União Europeia e do símbolo distintivo do país no qual se encontra matriculado (letra “P”), “evitando assim a necessidade da afixação de elemento adicional com esta última informação para efeitos de circulação fora do território nacional”.

Relativamente às chapas atuais, se os condutores necessitarem de trocar podem optar pelo modelo antigo ou pelo formato atual.

Comentários

83

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sem nome
    Sem nome

    Considero que este tipo de regulamentação deveria ser completamente abolido da ordem de trabalhos da assembleia da república. O que afectava os riscos entre letras ? O que afectava o símbolo de P ou União Europeia ? Enfim … basicamente pessoal que Não tem mais que fazer e fazem destas coisas. Deixem estar o que já está. Siga. Mudem o que efetivamente teme que ser mudado. Reformas estruturais nas áreas que interessam, como saúde, justiça, educação. Isso sim ….. ahh espera. Mas para isso precisam de alguma inteligência. 😉

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Os riscos não sei, mas o P afeta muitíssimo se quiseres levar o carro ou mota para fora de Portugal. Ter de andar à procura de quem venda o P oval branco é um trabalho completamente desnecessário para além que essa chapa ou autocolante suplementar é bastante inestético e por vezes bastante impossível de arranjar sítio para colocar

      1. Avatar de nitrofurano
        nitrofurano

        certeza que o P é oval? não será eliptico?

    2. Avatar de rikardo pereira
      rikardo pereira

      basta ver que nao ha espaço para colocar pontos. para isso tinham que reduzir o tamanho das letras.

      1. Avatar de nitrofurano
        nitrofurano

        mas há imenso espaço dos lados quando a matrícula é tipo II11II! 😀

  2. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Acho que tirar os traços tirou legibilidade

    Ainda vão aparecer um tuneiros nerds a usar a o número da matrícula como código de cor RGB para o carro.

    1. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      Já agora as matriculas andarão nos próximos anos entre o rosa e o verde claro lol

    2. Avatar de Paulo R
      Paulo R

      Hexadecimal queres tu dizer

  3. Avatar de Mina
    Mina

    Tirar o mês e ano é uma medida que já devia ter sido adotada á muito tempo. Ninguém a tem.
    Só serve para alimentar egos.

    Vou já trocar para a nova matrícula. Que passos tenho de dar?

    1. Avatar de ajuda
      ajuda

      comprar uma nova chapa e colocar.

    2. Avatar de André R.
      André R.

      Pegar nas dimensões que indicam aqui e fazer igual, num chinês perto de si…

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Tirar o mês|ano da matrícula é que aumentou o ego do pessoal
      Agora é só carros de 1999 com matrícula nova lol

      1. Avatar de Gepeto
        Gepeto

        Oh sim. Agora é só donos de BMW’s, Mercedes e Audis importados a esconderem o mês e ano, para cagarem do alto 😀

        1. Avatar de Vitolas
          Vitolas

          Curiosamente é mesmo em carros importados que tenho visto mais malta a mudar as matriculas lol

          1. Avatar de Jakim
            Jakim

            Porque esse sao obrigados ó inteligente.

        2. Avatar de Ricardo Campos
          Ricardo Campos

          Finalmente um comentário decente

    4. Avatar de Luis Pedro Oliveira
      Luis Pedro Oliveira

      Nada como deitar dinheiro fora… O carro já não tem matriculas?!

  4. Avatar de Abreu
    Abreu

    Vai dar nomes na matrícula.. algumas!

  5. Avatar de Abreu
    Abreu

    Ex para quem gosta de acelarar.. PR35SA

  6. Avatar de Abreu
    Abreu

    CROOMO… Etc vai ter muitas kkkkk

    1. Avatar de tiago
      tiago

      Todas as que possam conter ofensa, neste caso palavrões foram retiradas.

  7. Avatar de LA
    LA

    O problema das matriculas novas é que a largura das letras e dos números, não é a mesma (o A por exemplo, é mais largo que o B, ou que o X), o que faz com que haja letras mais largas e outras menos largas, causado uniformidade entre as mesmas e consequentemente problemas de leitura, à distancia.

    1. Avatar de LA
      LA

      Já para não falar no I.
      Basta fazer o seguinte teste:
      AA 08 AM
      AA 08 IA
      AA 08 WM

      1. Avatar de Gepeto
        Gepeto

        Isso não é nada, LA. Ainda melhores vão ser as:
        II 11 II
        II II 11
        11 II II

        1. Avatar de int21h
          int21h

          Da maneira que estão a fazer os espaçamentos, essas vão ficar horríveis.

          1. Avatar de nitrofurano
            nitrofurano

            deveriam utilizar tipos monoespaceados, como usam no reino unido, frança, andorra, etc. – aí não haveria erro algum, é tudo igual, todos os caracteres com a mesma largura

          2. Avatar de nitrofurano
            nitrofurano

            esqueci que alemanha também usa caracteres monoespacejados (e dzem que foram desenhados de forma optimizada para cameras de vdeo nas autoestradas)

    2. Avatar de Gepeto
      Gepeto

      E sim. 1 e 2 cm são indistinguíveis ao longe. O ideal era a distância entre os conjuntos de caracteres ser de 4 ou 5 cm.
      O ideal em termos de design era mesmo os caracteres serem espalhados por toda a chapa como dantes, em vez de centrar. Mas já que quiserem centrar, que ao menos dessem mais espaço aos conjuntos de caracteres

      1. Avatar de R
        R

        +1
        As que tenho visto não são nada fáceis de ler

      2. Avatar de rikardo pereira
        rikardo pereira

        nao podes colocar 4 ou 5 CM porque nem sempre dá para colocar esses espaçamento, o maximo que para dê igual para todas é como está.

    3. Avatar de iFernando
      iFernando

      Ainda não percebi o significado de 6/7h na largura das letras.

      Já vi muitas matriculas mal impressas.

      1. Avatar de JC
        JC

        h = altura da chapa, 6/7h = 6/7 da altura

        1. Avatar de iFernando
          iFernando

          Obrigado.
          A altura da chapa é fixo 110mm.
          A altura da letra varia entre 75 e 80mm.
          Teria mais lógica o high de 6/7 ser relativamente a um intervalo de valor.
          No caso das matriculas quadradas da retaguarda a altura da chapa são 220mm.

        2. Avatar de mike
          mike

          h quer dizer valor exacto !

  8. Avatar de Bruce
    Bruce

    O problema das atuais é a falta de simplicidade e disign, compra-se um carro bonito e depois temos uma matricula horrivel a condizer.

    Nunca percebi o porque do ano e mes de produção, os traços separadores, enfim.
    Estas novas são bem mais apresentáveis e simples como se quer.

    1. Avatar de rikardo pereira
      rikardo pereira

      porque horrivel ? mais limpa apenas branco e e o azul ( sem o ovo estrelado do amarelo la ) e é horrivel ? horrivel eram elas

      1. Avatar de Bruce
        Bruce

        Foi o que disse, as antigas são horriveis e não as novas!

        1. Avatar de rikardo pereira
          rikardo pereira

          Sim tens razao.. erro meu. li mal..

        2. Avatar de nitrofurano
          nitrofurano

          as novas é que são horríveis (só comparem com as francesas e alemãs, é mesmo muito simples…) – tudo centrado com enorme espaço branco dos lados, faz algum jeito aquilo? e são dificílimas de ler quando comparadas com as antigas, estou a imagnar muita gente a começar a ter problemas com elas, principalmente quando começarem a sair pela europa afora – não demora muito e isso tudo cai aos olhos de instituições europeias que não vão gostar nada dessa bandalheira, de certeza

    2. Avatar de Tonequeaindaesperapelabetfair
      Tonequeaindaesperapelabetfair

      E já reparas-te que as matrículas antigas são muito mais bonitas

      1. Avatar de nitrofurano
        nitrofurano

        fico a imaginar como ficariam as matrículas na combinação nova a usar os materiais e cores das usadas até aos anos 80, aquelas com fundo branco e caracteres brancos em relevo, essas sim que tem ali algo de especial! 🙂

  9. Avatar de Vivas
    Vivas

    Eu não perssebo o título do artigo… por que razão eu me deichari-a einganar? Uma coisa e excre ver mal, outra é cer ajeno. Não me ofendão

  10. Avatar de pedro
    pedro

    até que enfim !!! só peca por ser tarde …..

  11. Avatar de albino negro
    albino negro

    Daqui a uns tempos vai haver imensa malta a queixar-se que se esqueceu de levar o carro a inspecção…
    Quer se goste ou nao o mes e ano de matricula dava sempre jeito.
    E ja estou a imaginar a quantidade de parvos que vai ser enganado ao comprar carros usados pensando estar a comprar carros bem mais velhos do que pensam que sao.
    Se mesmo com o ano e mes de matricula sao enganados imagino sem esses dados na matricula.

    1. Avatar de Bruce
      Bruce

      Existe uma coisa chamada “documento unico automovel”.
      Só é engado quem anda muito distraido.

    2. Avatar de Gepeto
      Gepeto

      Corrige-me se alguma coisa estiver a passar-me ao lado, mas quem for comprar carros usados só será enganado se quiser. É uma questão de pedir para ver o Documento Único Automóvel. Se o carro tiver matrícula, logo tem de ter o DUA.

      1. Avatar de albino negro
        albino negro

        Bem verdade isso que dizem mas provavelmente nunca compraram carros usados.
        Na grande maioria das vezes os compradores dos carros NUNCA veem o DUA.
        Fazem contratos credito com reserva a favor dos bancos e os documentos tem que ir para fazer a legalização e o comprador só ve o DUA quando ele chega ja em seu nome.
        Deviam ter mais cuidado? Sim Claro… Mas a maioria do tuga come tudo que lhe poem na mao…

        1. Avatar de Gepeto
          Gepeto

          Tens razão. Nunca comprei carros usados, e novos ainda menos. No entanto, o carro que sempre tive é usado. Foi comprado a um velhote por familiares, mas não houveram cá créditos nenhuns.
          Mas a menos que me esteja a escapar algum pormenor, o que é que o fazer contratos crédito para comprar um carro usado tem a ver com o ir previamente ver o carro pessoalmente e pedir para verificar o respectivo DUA? Ou será que primeiro faz-se os contratos crédito e só depois é que se vai ver o carro que se está a comprar?

          1. Avatar de albino negro
            albino negro

            Um dia quando comprares um carro usado vais certamente lembrar-te desta conversa… é dos mais espertos que os vendedores auto mais gostam de enganar…

        2. Avatar de Gepeto
          Gepeto

          Albino negro, estás já a partir do princípio de que se alguma vez eu precisar de comprar um carro usado vou a um stand…

    3. Avatar de VP
      VP

      Nada a ver uma coisa com a outra. O meu carro anterior tinha na matricula o mês de Abril mas no entanto tinha de ir à inspecção em Fevereiro. Portanto se me fosse guiar pela matricula estava tramado.

    4. Avatar de nitrofurano
      nitrofurano

      estou a imaginar a quantidade de aldrabões a surgir com essa situação! 😀

  12. Avatar de A franco
    A franco

    É tudo uma questão de hábito

  13. Avatar de ZE
    ZE

    É so ricaços em Portugal. Outros perderam o emprego, e a passar fome….

    1. Avatar de Gepeto
      Gepeto

      Ricaços não diria que são assim tantos. Mas caloteiros, isso sim, é o que não falta. Por isso é que essa gente ao fim de uns tempos lá tem de entregar os carros porque não os conseguem pagar.
      Que outra explicação há para que sejam vendidos milhares e milhares de automóveis todos os meses? E mesmo em relação a carros usados, que outra explicação há para que existam tantos carros usados à venda com 2 ou 3 anos, ou ainda mais novos?

  14. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Sinceramente acho essas matriculas horríveis… não é o caso de ter o “P” ou não ter o ano e o mês…é toda ela… as letras e números sem os pontinhos… são feias…

    Mas ainda bem que vejo esta notícia porque já vi por aí muitos com essas matriculas com os números e letras quase praticamente uns em cima dos outros que quase não se percebe e também sem o “P” … eu quero ver quando começar a haver multas por causa dessas matriculas…vai ser só rir…

  15. Avatar de Victor Santos
    Victor Santos

    Lol juro q nao entendo este fenomeno das matriculas novas … E so um raio de uma chapa que quando temos um acidente frontal ou uma batida de traseira nem reparamos que ela se foi… E agora veem para aqui se queixarem que “ai a faixa amarela ficava tao mal uiuiuiui parecia um ovo estrelado” acordem para a vida e em vez de gastarem 20 ou 30 euros nisso comprem brinquedos para os vossos filhos

  16. Avatar de jorge
    jorge

    vejo tanta gente preocupado com o facto de terem dificuldade em ler mas matriculas com o novo formato.. as matriculas vão ser lidas por software de reconhecimento. seja por camaras de rua, que por camaras moveis das autoridades.
    alem disso ano e mês da viatura só serve para o negocio de compra e venda e o IMT não tem de ter participação activa nesse negocio.

    1. Avatar de Gepeto
      Gepeto

      Então e se um artista mandar uma passa ao teu carro e fugir? Ou se te atropelar e fugir? Tirando os teus olhos, quais são os ditos softwares de reconhecimento que tens disponíveis se não tiveres a sorte de uma situação dessas acontecer onde hajam as tais câmaras de rua ou onde as autoridades por acaso estejam por lá?
      E já agora, onde posso ler a notícia sobre esses tais softwares de reconhecimento de matrículas? Estou curioso

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        achas que é um chinês pequenino sentado dentro dos pórticos de portagem que lê as matrículas?

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Se fosse para ser lido digitalmente não havia sequer matrícula, era um chip que nem se via… E já agora vai dizer ao IMT que não é tido nem a gado quando se compra um carro para eu não ter de ir lá oficializar o registo e pagar 65€

      1. Avatar de Gepeto
        Gepeto

        Bem visto, Filipe.

  17. Avatar de iFernando
    iFernando

    A matricula da foto é ilegal.
    Não tem 10mm de intervalo entre as letras (AA) e não tem 20mm de intervalo entre os grupos de letras e algarismos(AA 00).

  18. Avatar de Jorge
    Jorge

    Como é que se chama o Secretário de Estado que tem uma empresa que fabrica matriculas?

  19. Avatar de Tuaregue
    Tuaregue

    Vão começar a chover multas, é o que é, anda por ai muita matricula sem o espaçamento estar como o documentado e sem “A disposição dos grupos deve ser centrada vertical e horizontalmente “, como diz no texto.

  20. Avatar de Luis
    Luis

    As antigas compostas por 00-00-AA também podem-se mudar?

    1. Avatar de Gepeto
      Gepeto

      Até as AA-00-00 podem mudar.
      Moral da história: Um carro só não pode usar um modelo de matrícula anterior àquele que estava em vigor à data que esse mesmo carro foi fabricado. Por exemplo, um carro até 1991 pode usar qualquer modelo de chapas de matrícula; um carro de 1992 (que foi quando as matrículas deixaram de ser pretas) só não pode usar matrículas das pretas; e por aí adiante

  21. Avatar de Jaime Guerreiro Pedro
    Jaime Guerreiro Pedro

    Já contabizaram os milhares de euros de IVA? Piores que o outro António, a meter a mão ao bolso, do contribuinte.

  22. Avatar de Joel Paiva
    Joel Paiva

    Quem criou estas matrículas deve ser um grande deficiente mental. O pior é que existe um deficiente mental ainda maior que as aprovou.
    As novas matrículas são mais difíceis de ler.
    Estão optimas para os GUNAS que agora mandaram trocar as antigas pelas novas para dar um ar de carro acabadinho de comprar. Mesmo que seja de 19 e troca o passo… E assim já podem andar ai a roubar e a fugir à polícia pois só de binóculos é que se consegue ler.
    ESTE PAIS ESTÁ CARREGADO DE BESTAS!!!!

  23. Avatar de Telmo Barros
    Telmo Barros

    Se fosse uma obrigatoriedade legal, todos reclamavam e mais não sei o quê, mas como não é, ai estão elas em força…enfim

  24. Avatar de RF
    RF

    Se fosse eu a mandar as novas matrículas seriam só e apenas para os carros novos não faz sentido mudar a matrícula por questões estéticas

  25. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    É só azeiteiros na estrada com essas matriculas mal feitas, se fosse obrigatário por lei andam todos a reclamar.

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      *andavam

  26. Avatar de Paulo
    Paulo

    Boas mas já é para mudar já vou com meu carro em dezembro à espencão é preciso mundar

    1. Avatar de Daddycator69
      Daddycator69

      Apenas se o teu carro tiver matricula a partir de Janeiro ou Fevereiro deste ano, não sei precisar o mês ao certo

  27. Avatar de Daddycator69
    Daddycator69

    Mais uma maneira do nosso bom estado arrecadar uns milhõeszitos…

  28. Avatar de Daddycator69
    Daddycator69

    EE 10 TA

  29. Avatar de mike
    mike

    h quer dizer valor exacto de uma medida ! alem disso e em mm nao em centímetros como alguns carpinteiros que andam por aqui !

  30. Avatar de Luis Claro
    Luis Claro

    Boa tarde, alguém me pode tirar uma dúvida? Tenho um carro novo comprado em Dezembro de 2020 com matrícula nova…como sei quando terei de fazer a primeira inspecção? Os meus melhores cumprimentos e obrigado