Coronavírus está a desaparecer “demasiado rápido”? Oxford diz que sim…

49 Comentários

É verdade que os números do novo coronavírus, em alguns países, mostram que tem havido um abrandamento ao nível de contágios. Exemplo disso é Portugal, mas os números revelam também que estamos ainda longe de estar bem. Para superar tal situação é necessária uma vacina ou então a tão falada imunidade de grupo.

De acordo com informações da Universidade de Oxford, o novo coronavírus está a desaparecer demasiado rápido para se conseguir vacina.

Coronavírus está a desaparecer "demasiado rápido"? Oxford diz que sim...


Novo coronavírus está a ir embora?

As afirmações são surpreendentes tendo em conta os números à escala mundial. No entanto, as investigações da Universidade de Oxford só tem 50% de probabilidade de sucesso na criação de vacina. Surpreendido? Voltando um pouco atrás no tempo, era nesta vacina, que foi mesmo testada em humanos, que estava depositada muita confiança para a solução contra a COVID-19.

De acordo com o líder pelo investigação,  Adrian Hill, é uma “situação bizarra, pois o vírus está a desaparecer demasiado rápido”.

Coronavírus está a desaparecer "demasiado rápido"? Oxford diz que sim...

As revelações de Adrian Hill foram feitas ao The Telegraph como um alerta para as expectativas elevadas e exageradas.

Há 50% de probabilidades de termos sucesso e 50% de probabilidades de que não obtenhamos nenhum resultado

Adrian Hill, responsável pelas investigações no Reino Unido

 

Ainda segundo o investigador, o número de novos casos de infetados no Reino Unido está a cair demasiado rápido. Adrian Hill revela ainda que a equipa de investigadores está a correr contra o tempo e uma “corrida contra o desaparecimento do vírus”. O problema é que, a manter-se este ritmo de contágio cada vez menor, isso poderá fazer com que a dada altura não existam pessoas suficientes para se poder testar a vacina chamada ChAdOx1nCov-19 (lê-se Chaddox One), revela o Observador.

De relembrar que esta equipa de investigação referiu que havia uma probabilidade de 80% de produzir uma vacina eficaz até setembro deste ano. No entanto, o vírus está a desaparecer o que dificulta as investigações, pois “Se não houver uma circulação do vírus suficientemente prevalente, será difícil comprovar a eficácia da vacina”.

Leia também…

Sabia que “existe um odor específico nas pessoas infetadas com COVID-19”?

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de leoni
    leoni

    o site está demasiadamente lento ou é impressão minha.

    1. Avatar de IDroid
      IDroid

      Não,o covid-19 é que está a desaparecer demasiado rápido…

  2. Avatar de Dark Sky
    Dark Sky

    “O problema é que, a manter-se este ritmo de contágio cada vez menor, isso poderá fazer com que a dada altura não existam pessoas suficientes para se poder testar a vacina”

    – Não se trata de falta de pessoas para dar a vacina experimental, isso depende do número de voluntários.
    – O problema é testar se essas pessoas vacinadas, comparativamente a outras de grupos de controlo (desde logo a população em geral) não foram infetadas, ou foram menos infetadas ou a doença foi menos grave.
    – O problema de testar vacinas para a Covid-19 – que não tem tratamento – é que não se pode infetar com o vírus as pessoas vacinadas para ver se a vacina resulta. É diferente da autorização temporária para testar medicamentos em humanos em ambiente médico controlado – o doente já tem Covid-19, trata-se de tentar encontrar o tratamento
    – Dar a vacina e a seguir infetar faz-se com os macacos, mas os resultados obtidos nos macacos não quer dizer que sejam os mesmo em humanos.
    – Sem se poder, por razões éticas, infetar os vacinados com o vírus, os resultados em humanos são acompanhados comparando os anticorpos desenvolvidos pela vacina com os anticorpos desenvolvidos naturalmente por quem esteve infetado com Covid-19, mas também não é conclusivo.

    Agora considerem esta situação limite – encontra-se a vacina, vacinam-se umas centenas de pessoas, mas o vírus desaparece. Como é que compara os resultados da vacina, em que nenhum ficou infetado, com os grupos de controlo, em que também ninguém ficou infetado?

    É disto que fala o investigador. Não havendo termo de comparação suficiente – os testes, que demoram meses/anos não são conclusivos quanto à eficácia da vacina. Não é impossível que se descubra uma vacina e que não possa ser aprovada por não haver testes conclusivos.

    “Mas isso é bom, o numero de infetados reduz-se naturalmente!” Não é a mesma coisa – por falta de vacina continuarão a morrer pessoas e outras a ter graves problemas de saúde e sequelas por causa da Covid-19.

    1. Avatar de Rute
      Rute

      > ” Não é a mesma coisa – por falta de vacina continuarão a morrer pessoas e outras a ter graves problemas de saúde e sequelas por causa da Covid-19.

      Onde se tira esse curso de “spin doctor”. É que demora algum tempo a perceber se realmente acreditas no que dizes. É admirável.

      Por mais longos que sejam esses comentários, não há como convencer do que não é. Até podias escrever 10x mais. A notícia diz tudo o que há a dizer.

      1. Avatar de Rute
        Rute

        Isto é:
        “Coronavírus está a desaparecer “demasiado rápido”? Oxford diz que sim…”

        Excelente notícias. Abra-se uma champanhe e acabe-se com as desculpa para fascismos.

        1. Avatar de Flipzoid
          Flipzoid

          Sabes lá o que é fascismo!…

          1. Avatar de Rute
            Rute

            https://pt.wikipedia.org/wiki/Fascismo
            Copiando o que se aplica:
            «
            Fascismo é uma ideologia política […] e autoritária caracterizada por poder ditatorial, repressão da oposição por via da força e forte arregimentação da sociedade e da economia.[5]
            […] movimentos fascistas apresentem divergências significativas entre si, […] desprezo pela democracia eleitoral [estado de emergência e de calamidade] e pela liberdade política e económica [fecho seletivo de negócios e medidas que os inviabilizam], crença numa hierarquia social natural [funcionários essenciais] e no domínio das elites [tecnocracia] e o desejo de criar uma comunidade do povo em que os interesses individuais sejam subordinados aos interesses da nação.[achatar a curva, toda a desculpa para o lockdown]
            […]
            Os fascistas opunham-se simultaneamente ao socialismo internacionalista e ao capitalismo de livre mercado, alegando que as suas ideias correspondiam a uma terceira posição.[94] Os regimes fascistas favoreciam o corporativismo e a colaboração de classes. Ao contrário dos socialistas, os fascistas acreditavam que a existência de desigualdade e hierarquia social era benéfica[95] e, ao contrário dos capitalistas liberais, acreditavam que cabia ao estado mediar as relações entre classes.[diferença entre grandes empresas e negócios de subsistência, negócios online vs retalhistas]
            […] O fascismo defendia uma economia controlada pelo estado que aceitava uma mistura de propriedade privada e pública dos meios de produção. […]
            »
            Seria fácil incluir muitas mais analogias, mas isto deve bastar.

          2. Avatar de Dark Sky
            Dark Sky

            Onde tu te enganas é em tudo:
            – Desprezo pela democracia eleitoral [estado de emergência e de calamidade] – houve uma larguíssima maioria e consenso das forças políticas representada na AR e o PR, que tem legitimidade eleitoral própria a favor. As instituições democraticamente eleitas funcionaram sem restrições.
            – Liberdade política e económica [fecho seletivo de negócios e medidas que os inviabilizam] – além das liberdades política acima e o funcionamento pleno das instituições democráticas, também as entidades patronais e sindicais viram a necessidade das medidas que foram tomadas. Querem um regresso mais rápido à normalidade? – também eu gostava.
            – Os outros aspetos – enfim, não vale a pena gastar tempo.

          3. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Tu claramente não sabes. Nem com ele à frente o identificas.

          4. Avatar de eu
            eu

            @Dark Sky
            > – Desprezo pela democracia eleitoral [estado de emergência e de calamidade] – houve uma larguíssima maioria e consenso das forças políticas representada na AR e o PR, que tem legitimidade eleitoral própria a favor. As instituições democraticamente eleitas funcionaram sem restrições.

            https://www.publico.pt/2019/10/06/politica/noticia/resultados-noite-eleicoes-legislativas-2019-1889049
            https://www.jn.pt/nacional/canal/legislativas-2019/costa-promete-nova-geringonca-mas-com-um-ps-mais-forte-11378708.html
            Abstenção 43%
            Do restante
            PS 36% + BE 9.5% + CDU6.3%,

            Ou seja: 30% do total representativo da população controla o Governo (PS+BE+CDU)*(1-Abtenção).

            > além das liberdades política acima e o funcionamento pleno das instituições democráticas, também as entidades patronais e sindicais viram a necessidade das medidas que foram tomadas.

            https://tvi24.iol.pt/videos/sociedade/investigacao-ana-leal-medicos-sem-sintomas-obrigados-a-trabalhar-apos-contacto-com-infetados/5e77b6fa0cf2d5f7c67b6dd9
            https://www.dnoticias.pt/pais/marcelo-alarga-suspensao-do-direito-a-greve-e-requisicao-de-trabalhadores-pelo-estado-KB6030084
            https://rr.sapo.pt/2020/04/15/politica/oficial-parlamento-vai-comemorar-o-25-de-abril-apesar-da-pandemia/noticia/189381/
            https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/20190207_1542_como-funciona-a-requisicao-civil

            > Seria fácil incluir muitas mais analogias, mas isto deve bastar.
            Não dá sequer para uma tentativa de rebate que singre como soundbyte. Melhor ficares calado, não é?

        2. Avatar de Dark Sky
          Dark Sky

          Infelizmente a notícia não é que o “Coronavírus está a desaparecer demasiado rápido” . É:
          “Cerca de 0,25% da população está atualmente infetada e esse valor tenderá a diminuir se as medidas de isolamento continuarem a funcionar.
          Por outras palavras, tornar-se-à difícil para os voluntários serem infetados pelo novo coronavírus, o que significa que os cientistas não conseguirão provar se a vacina faz de facto alguma diferença. “

          1. Avatar de Tony
            Tony

            Word!

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Exceto que as pessoas isolarem-se reduz apenas o contágio temporário, não o absoluto. No mínimo é igual e no máximo é pior.

        3. Avatar de Tó

          Já foste doutrinada, confessa… lol
          As escolas deviam ser instituições para fomentar o conhecimento e liberdade de pensamento, e não para doutrinar.

    2. Avatar de Fiu
      Fiu

      Eu acho que tens de escrever mais. Que é para que todos leiam. Tal como eu. A primeira falavra apenas.

  3. Avatar de Rikardo SP
    Rikardo SP

    Mas há ou não há vacina? Há ou não há uma cura? É que começa a ser preocupante tanta incerteza. Os montes de cientistas e pseudo-contistas que falam nos telejornais, nas lives das redes sociais e entrevistas para os jornais já mete nojo. Dizem todos as mesmas cantigas da cartilha “a vacina vai demorar pelo menos um ano a um ano e meio”, vem outro e diz “não há provas científicas que os medicamentos xpto funcionem”, o outro diz “temos de conviver com o vírus, ele não irá desaparecer da sociedade”. Aparece o americano e diz “o vírus está a perder força”, os israelitas “encontramos um anticorpo que funciona a 100%”. Os Chinese dizem ter a vacina com excelente resultados, mas continuam a morrer aos camiões e eles a esconder, agora o que apareceu noutra parte da China não é da mesma raça do que apareceu em Whan. Fds afinal não sabem um carvalho, dizem as mesmas mer#as que copiam uns pelos outros mas não fazem puto de ideia. Cambada de idiotas. Assumam que não fazem a p da mínima ideia.

    Até o Costa já está a preparar o portugueses “vêm aí 2 anos duríssimos” como quem diz, vocês que não são função pública nem ricos estão fddos.

    1. Avatar de Dark Sky
      Dark Sky

      O “vem aí dois anos duríssimos” não será por causa da economia? Hoje ouvi o presidente da Reserva Federal dos EUA dizer o mesmo, embora vá animando dizendo que no segundo semestre começa a recuperação.

      (Os EUA têm contrapesos nos sistema de poderes o que permite ter como Presidente dos EUA um palhaço. Um deles é o presidente da Reserva Federal. Enquanto estiver em funções o Presidente dos EUA não o pode demitir nem dar-lhe ordens, cabendo-lhe tomar, independentemente, importantes decisões em matéria monetária e financeira ).

    2. Avatar de Jorge Tomaz
      Jorge Tomaz

      Criar uma vacina demora anos, no mínimo 1 ano e meio. Preciso saber se tem efeitos secundários, étc. Na economia, nos EUA, em 2 meses mais de 30 milhões de pessoas foram para o desemprego. Em Espanha mais 2 de milhões. Até na China tem agora entre 80 a 100 milhões de desempregados. Além desses tem 300 milhões de migrantes que vem do campo para cidade. Muitos milhões voltaram para o campo. Se houver um novo confinamento, no Inverno, situação económica pode piorar ainda mais. Com o desemprego alto, menos pessoas consomem, empresas despedem mais empregados. Pode ser uma crise de 1 ano,. Se União Europeia, der apoio aos países , EUA, China voltarem a crescer , ou durar vários anos. Portugal depende muito do turismo é 15 a 20% do PIB, e vai demorar até existir confiança, para viajar. Pessoas também preferem poupar em vez de comprar carro, viajar, etc. Pelo menos este ano vai ser complicado, quase toda gente do privado, ou perdeu salário ou perdeu o emprego. Quem sabe se encontrarem uma vacina, ou algum remédio que controle o vírus, haja uma retoma mais rápida da economia.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Correção, criar uma vacina leva anos, no mínimo 10 na melhor das hipóteses, coisa que é raríssimo acontecer.

    3. Avatar de Fiu
      Fiu

      É por isso que ver TV é um despedício de tempo. Estupidificação para as massas. O Costa sabe que está novamente na altura para subir os impostos. Ou pensavam que agora as coisas estavam melhores e iam ter boa vida? Os ciclos repetem-se. Daqui a uns anos quando pensarem que está tudo bem novamente, iremos levar com outra pior.

    4. Avatar de eu2
      eu2

      Qual foi a parte de “novo coronavírus” que não percebeste?

    5. Avatar de Tó

      Com o ultimo paragrafo disses-te tudo.
      “vocês que não são função pública nem ricos estão fddos.”

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Queira Deus que desapareça de vez da face da terra e não torne !! Por causa deste vírus a vida das pessoas deu uma volta de 360 graus,mas completamente. 😐

    1. Avatar de Tuaregue
      Tuaregue

      então ficou tudo igual.

      1. Avatar de Tó

        Se não se pode andar de bicicleta, faz-se spinning.

      2. Avatar de eu2
        eu2

        mas ficou tonto

    2. Avatar de Dark Sky
      Dark Sky

      O comentário em que me perguntas: “O post é igual ao CM e daí?”. – ainda vai que não vai. Facto é que os comentários fecharam.
      Agora – “deu uma volta de 360º – fica na mesma direção! 🙂

    3. Avatar de Pedro Amílcar
      Pedro Amílcar

      Deus não manda. Se tivesse algum poder impedia o vírus de existir, se pelo contrário tem plenos poderes foi ele que o criou ou permitiu, por isso podes agradecer-lhe! Se a tua vida deu uma volta de 360º então voltou ao mesmo ponto onde iniciou e a tua vidinha está exatamente igual.

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Deus, das religiões, está de quarentena. Agora a tecnologia mostra-o em nos meios de comunicação para as massas. Início de telejornais e capas de jornais e notícias.

    4. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Pandemias como peste negra, bubonica, gripe “espanhola” desapareceram sem existir vacina.

      1. Avatar de Dark Sky
        Dark Sky

        E se lesses qualquer coisa:
        – Gripe espanhola – muitas dezenas de milhões de mortos, há quem fale em 100 milhões
        – Peste bubónica/ negra – muitas dezenas de milhões de mortos, há quem fale em mais de 100 milhões.
        Disseste o quê sobre vacinas?

        1. Avatar de Rute
          Rute

          As condições de higiene e os vetores de transmissão foram resolvidos.
          Ambas tiveram a mortalidade que tiveram devido à fraca higiene da época, e condições de crise.

          A este bubónica (Yersinia pestis) continua a existir, mas não mata tanto. Não convivemos com ratos e pulgas assim tanto. Desapareceu sem vacinas
          https://pt.wikipedia.org/wiki/Peste_bub%C3%B4nica
          Da wikipedia:
          «As vacinas não têm demonstrado utilidade na prevenção da doença.[1] »
          https://web.archive.org/web/20150424065540/http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs267/en/

          Em relação à gripe espanhola, as vacinas não explicam o fim da transmissão e a históra tem contornos que prefiro não repetir. Vejam por vocês mesmos e tirem as conclusões que quiserem:
          https://www.historyofvaccines.org/content/blog/spanish-influenza-pandemic-and-vaccines

          1. Avatar de Dark Sky
            Dark Sky

            E?
            – A gripes espanhola (vírus) a peste bubónica/ negra (bactéria) mostram que os humanos conseguem sobreviver sem vacinas, apesar de muitos milhões de mortos?
            – Porque não se conseguiu desenvolver vacinas eficazes contra certas doenças – a vacina contra o vírus do Covid-19 já não é necessária? Mais milhão, menos milhão de mortos a espécie humana não está ameaçada?

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Acrescentando a isso Rute, factor de extrema importância na época da Gripe chamada de Espanhola, foi a utilização de imunosupressores.

            Eram considerados a droga maravilha da época.

            Quem os usou tinha uma mortalidade na ordem dos 90%. Quem não, tinha recuperados na ordem dos 80%.

    5. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Em 2020 ainda acreditam em “Deus”….

      1. Avatar de wayne rooney
        wayne rooney

        e a algum problema ateu

      2. Avatar de Tó

        Se fosses inteligente, tinhas respeito pela crença das pessoas.
        Respeitar e ser respeitado.
        Deves ser do BE… nós é que sabemos o certo e o errado.
        Perdem uns pais uma noite de sono…

      3. Avatar de Nuno Casanova
        Nuno Casanova

        +1

    6. Avatar de Tó

      O futuro da humanidade está seriamente posto em causa, mas não por causa do Covid 19.

    7. Avatar de PTO
      PTO

      Se fosse 360 graus nunca teria existido vírus nenhum LOL

  5. Avatar de saldoso
    saldoso

    Acho que seria importante que o título fosse um pouco mais informativo para as pessoas não ficarem com a ideia que o virus está a desaparecer – o assunto merece – para perceberem que se trata do caso do Reino Unido.. .
    Bem sabemos que muita gente lê na diagonal e não apanha tudo o que é relevante.

    1. Avatar de Dark Sky
      Dark Sky

      O Reino Unido está alinhado com vários países europeus – o número de infetados e de mortos é igual ao de há dois meses atrás (março). Não quer dizer que os números sejam bons, apenas que o pico já ficou para trás.

      A minha fonte de informação: https://www.worldometers.info/coronavirus/

      Portugal tem vindo a ser “ultrapassado” por muitos países não europeus. Na Europa, comparando com os países que que correu pior, Portugal aguentou-se – mas é o 9º, há outros em que correu melhor.

      Convém olhar para os números por milhão de habitantes, designadamente testes realizados e óbitos.
      Quanto aos mortos, nem todos os países contam da mesma maneira.
      – Uns, como em Portugal contam os óbitos com Covid-19 – fez-se o teste tinha Covid-19, mesmo que e causa principal do óbito seja outra, quer tenha falecido no hospital ou fora
      – Outros (caso de França) só contam os óbitos nos hospitais, quando foram em maior número nos lares
      – A Bélgica, que é caso único, conta os óbitos, dentro e fora dos hospitais, com teste ms também com suspeitas de ter Covid-19
      – A Russia conta os óbitos em que a causa direta é a Covid-19, morrendo muita gente de pneumonia (ou seja não é devido à Covid 19) ou por causa desconhecida por falta de testes.

      1. Avatar de saldoso
        saldoso

        não entendo o porquê desse testamento.
        Conseguiu-se conter o virus nalguns países europeus, é algo diferente da ideia descontextualizada de que ele está rapidamente a desaparecer. Ele vai continuar por cá e por muitos outros sítios, até porque a ideia é gerir o surto, dada a enorme dificuldade que seria para fazer desaparecer!

        1. Avatar de eu2
          eu2

          Pois é, é só ver os gráficos de casos ativos de Espanha e do Irão. 2ª subida!

          1. Avatar de Dark Sky
            Dark Sky

            NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA:

            Cumpram as regras em vigor. Se o fizerem a: “OMS considera “cada vez mais” improvável segunda grande vaga do novo coronavírus”
            https://expresso.pt/coronavirus/2020-05-25-OMS-considera-cada-vez-mais-improvavel-segunda-grande-vaga-do-novo-coronavirus

  6. Avatar de PeterOak
    PeterOak

    Rikardo SP, excelente o teu texto. Adorei!
    SANDOKAN 1513, é uma volta de 180 graus.

    1. Avatar de João Golos
      João Golos

      Portanto, deu meia volta.

  7. Avatar de PTO
    PTO

    Então e não podem ir testar a vacina a outro país onde a taxa de infecção ainda esteja alta ou até ainda em crescendo?

    Há várias regiões do mundo onde a taxa de infecção ainda nem perto está do pico, a pandemia tem-se espalhado a ritmos e tempos diferentes pelo planeta.