Windows Package Manager: Instalar apps no Windows 10 será muito simples

26 Comentários

Com a Build 2020 a decorrer, a Microsoft tem preparadas algumas novidades importantes para o Windows 10 e para o seu ecossistema. Estas querem trazer mais a este sistema operativo e torná-lo ainda melhor para que todos possam usar.

A mais recente novidade está numa área em que muitos pediam mudanças. Em breve, irá ser muito mais simples instalar apps, tudo diretamente da linha de comando e com repositórios oficiais para dar confiança aos utilizadores.

Windows 10 Package Manager instalar apps Microsoft

Uma novidade importante da Microsoft

Apesar de ainda não ter a importância que a Microsoft queria, a sua loja de apps é já um ponto importante para os utilizadores do Windows 10. Muitos programadores optam já por ter aqui as suas propostas, facilitando a sua divulgação e confiança.

Todos os que tiveram já de reinstalar máquinas sabem do trabalho que existe ao instalar app a app. Esse cenário pode em breve ser completamente alterado com o Windows Package Manager. Com uma simples linha tudo é tratado de forma automática.

Windows 10 Package Manager instalar apps Microsoft

Simples instalar apps com um comando no Terminal

Bastará uma janela de Terminal e uma lista de apps bem definida para que a instalação seja rápida e, principalmente, simples e automatizada. Com o winget tudo será facilitado para quem gere a máquina.

A lista de apps é já muito completa, mas depende sempre da sua existência na loja de apps da Microsoft ou de outras fontes que a Microsoft controla. Há muitas essenciais ao Windows 10 em falta, mas também a lista parece compor-se com presenças fortes já disponíveis.

Windows 10 Package Manager instalar apps Microsoft

O Windows Package Manager fará toda a diferença

Será então apenas necessário dar o comando winget install 7zip zoom Firefox (por exemplo) para que o 7zip, o Zoom e o Firefox sejam instalados rapidamente no PC onde está a correr. Provavelmente surgirá a interface gráfica de cada app, para ajudar.

Claro que pode ser feita uma pesquisa no repositório de apps e assim encontrar as pretendidas. Será também possível saber dados sobre cada uma das apps presentes nos repositórios e assim ficar mais informado.

Windows 10 Package Manager instalar apps Microsoft

Ajuda essencial para o Windows 10 no futuro

Por agora, o Windows Package Manager e o winget estão ainda em testes com utilizadores selecionados. Bastará estar registado no Programa Insider ou descarregar e instalar diretamente do GitHub da Microsoft.

Quem usa o Linux conseguirá ver semelhanças óbvias entre o yum ou o apt-get, mas aqui sem ser possível atualizar, algo que fica a cargo da app. É uma melhoria importante da Microsoft e que vai acelerar o processo de instalação de apps no Windows 10.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eu2
    eu2

    Ui vai virar linux o windows

    1. Avatar de whatever
      whatever

      Vai ficar melhor que Linux kkk

      1. Avatar de Diogo M.
        Diogo M.

        Melhor para quem?

  2. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    Isto é o cúmulo da “linuxização” do Windows! 🙂 ahah

    A Microsoft está, com estes repetidos actos, a reconhecer a superioridade do GNU/Linux – e, com este tipo de atitudes, só faz as pessoas prestar (ainda) mais atenção à sua “concorrência” de código-fonte aberto.

    Obrigado, Microsoft.

    1. Avatar de ze
      ze

      Lol.. Não percebes mesmo a jogada da microsoft e o que isso significa para o opensource.

  3. Avatar de luisnuxx
  4. Avatar de miguelito
    miguelito

    Goodbye choco

  5. Avatar de EU
    EU

    Onde andam todos os que criticavam o Linux e a dizer que uma linha de comandos era antiquado e que GUI é que era?
    Assim de momento não estou a vê-los… devem ter metido a cabeça na areia

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      pst! a linha de comandos nunca desapareceu do Windows 🙂
      e mesmo com o PowerShell ela continua a existir com todas as capacidades que o DOS tem (e não são assim tão poucas 🙂 )

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    Chocolatey!

  7. Avatar de Louro
    Louro

    Esta malta, ao invés de ver o copo meio cheio continuam a insistir em ver o copo meio vazio.

    Epah, estao a trazer coisas que gostavamos do Linux, ao invés de criticarem fiquem contentes por isso.

  8. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    A Microsoft sempre a copiar o Linux também sempre copiou exceto no Windows 8.

  9. Avatar de wayne rooney
    wayne rooney

    o Linux tem um problema muito grande que nunca vai conseguir fazer frente o windows sao os jogos a partir desse problema nunca vao sair de ser um sistema ALTERNATIVO

    1. Avatar de Unknown
      Unknown

      se fosse só os jogos já não era mau, o problema é que tudo o resto a situação matem-se inalterado desenvolvimento para windows e linux desenrasquem-se. e o problema é sempre o mesmo, windows é só um e as suas evoluções, o linux existem n distros diferentes logo ninguém quer perder tempo a desenvolver programas para uma plataforma desfragmentada.

      linux tinha mais sucesso se convergisse numa única distro e concentra-se todo o seu desenvolvimento nela, ai sim podia-se tornar um concorrente à Microsoft e Apple.

      1. Avatar de Diogo M.
        Diogo M.

        Windows é só um porque é de código fechado, propriedade da Microsoft.

      2. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        Olha que não são assim tantos se os compreenderes, tens debian (e variantes) Ubuntu (e variantes) Arch (e variantes) Slakcware ( e variantes) Red Hat e Suse( e variantes). depois tens uma liberdade de instalar o windows manager que te serve…..e…julgo que não à mais nada. Ps: as variantes são pequenas escolhas de programas e scripts que já vem instalados.

        1. Avatar de I use arch btw
          I use arch btw

          Antes de começar a usar “linux”, nem imaginava o potencial que este tinha. Após 3 anos a usar como sistema principal cada vez mais sinto que este é o sistema certo para mim. Comecei em mint, e agora estou em arch.

          “linux existem n distros diferentes logo ninguém quer perder tempo a desenvolver programas para uma plataforma desfragmentada.” as coisas já nao sao como eram antigamente, hoje em dia temos snaps e flats que tornam a instalação de um programa “universal” para todas as diferentes distros, e apesar disso é sempre foi possivel compilar do source code tal como o famoso AUR do arch.

          I use arch btw.

  10. Avatar de iSheepNot
    iSheepNot

    Ando a pedir um mspm (Microsoft Package Manager) no Windows desde que entrei no Linux, mais precisamente, Ubuntu. Lembro-me de propor isso a eles. Nunca me responderam. Pelos vistos já responderam.

    Nunca me fez sentido levar horas (ou dias), a fazer coisas no Windows que no Ubuntu fazia em alguns minutos (ou horas). Criava um .sh script com as minhas apps e configurações, e, sempre que instalasse uma nova versão do OS de raiz era só correr o .sh. Done!

    Poupava-me imensos clicks e restarts. Pelos vistos a Microsoft finalmente acordou

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Agora sim! Um grande comentário!
      Estou contigo! Para quem tem de fazer configurações de máquinas bastará a imagem base e um script PowerShell.
      Mas notem que já conseguimos fazer isso atualmente com os pacotes MSI

  11. Avatar de andy
    andy

    Fixe era haver algo como macapps.link para gerar a linha de comando para o winget

    1. Avatar de andy
      andy

      Entretanto descobri se só escrevemos winget install ele devolve a lista de todos os programas disponíveis para ser instalado, na source prédefinida

  12. Avatar de Thiago
    Thiago

    Em ambiente empresarial existe o Microsoft Endpoint Manager (SoftwareCenter – SCCM). Muito fácil de gerir e replicar nas máquinas da rede dentro de um domínio.

  13. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    e alterar o window manager, isso é que era

  14. Avatar de Vic
    Vic

    Não tarda temos uma nova distro chamada WinLux

  15. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Deixem de ver como imitação, mas sim como um reconhecimento de que os outros so’s têm também boas features. E melhor que isso, é ouvir o utilizador. Já existe algo parecido no Windows chamado chocolatey, mas não me parece que seja muito utilizado sem ser no contexto de malta que desenvolve software, ou seja mais para tools específicas.

  16. Avatar de Pedro Miguel Pina Contente
    Pedro Miguel Pina Contente

    Não dá para instalar várias aplicações ao mesmo tempo, nem vem especificado na página do winget install, em https://docs.microsoft.com/en-us/windows/package-manager/winget/install. Pode-se scriptar essa instalação múltipla, mas não é nativo, pelo menos para já, do winget.