Juno da NASA capta imagens impressionantes da atmosfera agitada de Júpiter

14 Comentários

Júpiter, o gigante composto principalmente de hidrogénio que tem tempestades violentíssimas conforme demonstra a sua atmosfera rica em eventos astronómicos. A testemunhar alguns destes acontecimentos está Juno, a sonda da NASA que órbita Júpiter desde 2016 e nos fornece imagens de uma forma íntima do maior planeta do nosso sistema solar. Contudo, quatro anos depois, a sonda continua a lançar luz sobre o grande planeta de gás.

Duas novas fotos tiradas pela JunoCam mostram a atmosfera iridescente e conturbada de Júpiter em detalhes impressionantes. Tais imagens estão a levantar novas questões sobre a composição do planeta.

Imagem da atmosfera de Júpiter tirada pela sonda Juno da NASA


Júpiter é um turbilhão de cores e eventos

Conforme nos dá a conhecer o site Space.com, a primeira imagem, captada no dia 17 de fevereiro de 2020, mostra faixas de partículas de neblina que se estendem acima do nível principal das nuvens de Júpiter.

Os cientistas da NASA não sabem ao certo o que estas bandas podem ser, mas levantou-se uma teoria de que elas são o subproduto das bandas de corrente de jato que se sabe formar no mesmo local.

Imagem da atmosfera de Júpiter tirada pela sonda Juno da NASA

Na segunda foto, tirada a 10 de abril, a atmosfera superior de Júpiter é mostrada numa definição ainda mais clara. Diferentes tipos de nuvens podem ser escolhidos para fora da cena abstrata; as nuvens menores e mais brilhantes que parecem surgir das bordas dos padrões do turbilhão são chamadas nuvens “pop-up”.

Nuvens do gigante Júpiter

Juno realizou mais de 25 voos próximos de Júpiter. Graças aos dados que a sonda recolheu, agora sabemos que os polos do planeta estão cobertos por ciclones de amónia do tamanho da Península Ibérica e que o seu interior é muito diferente do que se acreditava anteriormente.

 

Leia também:

NASA captou imagens impressionantes de umas faixas na superfície de Júpiter

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André R.
    André R.

    Andam grandes artistas a fazer wallpapers para os nossos computadores e no entanto já temos este “artista” á milhões de anos e mais alguns… muito bonitas as imagens. Fenomenal

  2. Avatar de Manoel Ferreira De Carvalho Neto
    Manoel Ferreira De Carvalho Neto

    O pior é que tem gente que acredita nisso.

    1. Avatar de Artur Peralta
      Artur Peralta

      Pensei no mesmo… onde estão as estrelas?!!!

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Isso e fotos da Lua.
        Vamos ver supostas fotos da Lua cheia e… onde estão as estrelas?!!!

        1. Avatar de qqq
          qqq

          terra plana confirmada?

          1. Avatar de Artur Peralta
            Artur Peralta

            Não, apenas que estas imagens são feitas e não fotos. Tudo o resto é extrapolação.

            No entanto o teu comentário é ridículo na totalidade.

          2. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Estas imagens foram feitas sim senhor, pelo sensor de uma camara.

      2. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Quando for lua cheia, pega no telemóvel, máquina fotográfica,… tira uma foto a esta e faz a mesma pergunta. Será que ausência de estrelas na tua foto significa que esta é falsa?

      3. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Um bocadinho de cultura cientifica não faz mal a ninguém…

        https://www.planetary.org/blogs/emily-lakdawalla/2019/why-are-there-no-stars.html

  3. Avatar de Quem ?
    Quem ?

    Queres estrelas ? longa exposição … longa exposição. Querem foto à lua ? Click normal o ou rápido .. e esqueçam as estrelas. Talvez quem esteja perguntar onde estão as estrelas se possa comparar às crianças que perguntam onde está o Pai Natal. Um dia quando crescerem saberão como funciona xD

  4. Avatar de Quem ?
    Quem ?

    Eu sei que esta matéria não pertence aqui mas pode ajudar . A primeira fez que consegui captar estrelas numa foto , tive de meter 30s de exposição e o ISO acima de 6400 usando uma lente com abertura f/1.8 e não ficou perfeito. Agora a sonda em movimentação e um planeta em movimentação com a aproximação que têm… não sei se corria bem a longa exposição.

    1. Avatar de Miguel Porto
      Miguel Porto

      Não estragues a magia do Natal