Google Chrome vai bloquear anúncios pesados para melhorar o desempenho

18 Comentários

O Google Chrome é um dos browsers mais populares em todo o Mundo, sendo conhecido como simples, rápido e seguro. Mas muitos utilizadores queixam-se de alguns pormenores, como por exemplo, o excessivo consumo de RAM e bateria.

Na tentativa de diminuir este problema, a Google anunciou que vai bloquear anúncios que sejam demasiado pesados, para assim melhorar o desempenho do browser.




Apesar de ser um dos browsers com mais utilizadores, várias pessoas apontam algumas falhas e necessidade de melhoramentos para que o Google Chrome se torne ainda mais perfeito.

De acordo com a Google, o Chrome foi desenvolvido para ser rápido e responsivo, não trazendo experiências prejudiciais ou aborrecidas para os utilizadores. Por esse motivo, a empresa decidiu limar algumas arestas.

Google Chrome vai bloquear anúncios pesados e apostar no desempenho

Através de um comunicado deixado no Chromium blog, a Google anunciou a aplicação de medidas para resolver o problema de alguns anúncios que as pessoas consideram inaceitáveis.

De acordo com a gigante tecnológica, 1% dos anúncios consome uma parcela desproporcional de recursos do dispositivo, sem que o utilizador se aperceba. A bateria e os dados da rede são exemplos de recursos que ficam afetados. Ou seja, os anúncios mais pesados podem prejudicar a vida da bateria, sobrecarregar a rede e ainda custar dinheiro. 

Muitos desses anúncios estão mal programados, não são otimizados ou podem estar relacionados, por exemplo, com a mineração de criptomoedas.

Assim, o Google Chrome vai limitar os recursos que um anúncio gráfico está habilitado a usar, antes que o utilizador interaja com esse mesmo anúncio. Desta forma, quando um determinado anúncio atinge o seu limite, será encaminhado para uma página de erro. Ou seja, o utilizador é informado de que aquele anúncio utilizou demasiados recursos.

Na imagem seguinte pode ver um exemplo do que acontece quando o anúncio atinge o seu limite.

A Google vai analisar grande parte dos anúncios e o alvo serão aqueles que usam mais CPU ou largura de banda do que 99,9% de todos os anúncios detetados. O Google Chrome definiu como limite 4MB de dados ou 15 segundos de uso da CPU, em intervalos de 30 ou 60 segundos da utilização uso total de processamento do dispositivo.

Em suma, a Google estima que os utilizadores poupem cerca de 28% da capacidade do CPU e 27% dos dados. Esta é então a estratégia da empresa para economizar a bateria e os dados dos utilizadores do seu browser.

Para já o recurso será testado nos próximos meses e espera-se que a versão final possa ser lançada, com uma atualização do Chrome, já no final de agosto deste ano.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Raposa
    Raposa

    Vai no bom caminho, mas ainda falta um pedaço para chegar aos calcanhares do Firefox.

    1. Avatar de Unknown
      Unknown

      acho que é mais ao contrario tomara o firefox chegar aos calcanhares do chrome…

      1. Avatar de whatever
        whatever

        No que toca a eficiência, o Firefox bate o Chrome.

        1. Avatar de Unknown
          Unknown

          isso querias tu o firefox ainda tem muito que andar para chegar ao nível do chrome…

          1. Avatar de Spoky
            Spoky

            Discordo totalmente.

            O Firefox esta muito acima do Chrome, o Chrome só tem a fama que tem, por ser do Google caso contrário seria mais outro por ai, as rabanadas do vento.

          2. Avatar de fak
            fak

            quando o chrome tiver uma página about:config como o firefox aí acho que já se pode comparar o chrome ao firefox.

            é certo que o firefox, stock, é mais lento que o chrome, mas lá está, about:config OP, meia duzia de modificações e voilá, firefox super rápido com tempos de resposta super rápidos e a consumir quase metade da ram que consumia antes de modificar.

  2. Avatar de Vitor
    Vitor

    Claro que posso estar enganado…mas só agora a Google começa a prestar atenção ao que os utilizadores já “reclamam” à anos! Penso que a “sombra” do novo Edge começa a “tapar o sol” que a Google pensava ser um exclusivo seu…

    1. Avatar de Unknown
      Unknown

      sendo ambos a mesma base não vai ser por ai, visto que o chrome tem uma imensidão de ferramentas disponíveis para os mais diversos usos que a maioria do browsers não tem…

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Olha-me este a usar o meu nickname! Spoky em força, não esperava hahaha!

        1. Avatar de qqq
          qqq

          adoro monólogos

          1. Avatar de Unknown
            Unknown

            adoro andar aqui a responder aos outros e a mim mesmo, ehehe

      2. Avatar de Vitor
        Vitor

        O utilizarem a mesma base (chromium) não quer dizer que sejam EXATAMENTE iguais! O Edge está otimizado a um nível superior em relação ao Chrome e quais as “ferramentas” que este tem que não possam existir ou ser instaladas no Edge? O Edge de base trouxe a simplicidade e a “leveza” que o Chrome tinha quando foi lançado…os utilizadores serão responsáveis pela “artilharia” que lhe quiserem acrescentar! Simples assim…

  3. Avatar de Spoky
    Spoky

    Deviam era começar a bloquear o Nónio, isso é que era uma valente batatada! (Eu sei que existem extensões anti-nonio)

    Seria agradável de ver.

    1. Avatar de dfdf@ffd.lk
    2. Avatar de Vítor Silva
    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Até instalava o chrome

      1. Avatar de Urtencio
        Urtencio

        ahahah xD oh nonio!

  4. Avatar de O Monstro Precisa de Amigos
    O Monstro Precisa de Amigos

    “Mas muitos utilizadores queixam-se de alguns pormenores, como por exemplo, o excessivo consumo de RAM e bateria.”

    Sim, sim, é só um pormenorzito insignificante.