COVID-19: Fim do Estado de Emergência faz diminuir tráfego de dados

6 Comentários

O que aconteceu às comunicações após Estado de Emergência? Numa situação nunca antes vista, esta Pandemia está a ser analisada através de várias variáveis. No que diz respeito ao confinamento e desconfinamento, é interessante analisar qual o tráfego gerado pelas comunicações de voz e dados.

De acordo com a ANACOM, o fim do estado de emergência fez subir chamadas telefónicas, dados móveis e encomendas, enquanto tráfego de dados fixos diminui.

COVID-19: Fim do Estado de Emergência faz diminuir tráfego de dados


O que aconteceu após Estado de Emergência nas comunicações?

Na semana após o desconfinamento, ou seja, de 04/05 a 10/05/2020, o tráfego de voz aumentou 6% face à semana anterior, enquanto que o tráfego de dados diminuiu 5%.

COVID-19: Fim do Estado de Emergência faz diminuir tráfego de dados

A descida ocorrida no tráfego de dados, deveu-se à queda de 5% verificada no tráfego fixo, visto que o tráfego de dados móveis aumentou 3%. No caso do tráfego de voz, tanto o tráfego de voz fixa, como o tráfego de voz móvel aumentaram 6%.

COVID-19: Fim do Estado de Emergência faz diminuir tráfego de dados

Testes à velocidade da Internet diminuiriam

Na semana de 04/05 a 10/05, além de se ter registado uma descida do tráfego de dados, também se verificou uma redução ligeira do número de testes à velocidade da internet realizados diariamente com o NET.mede, apesar de continuarem muito acima daquilo que se registava na fase pré-COVID19.

No caso dos acessos fixos residenciais, foram feitos 4120 testes nesta semana, ligeiramente abaixo dos 4216 registados na semana anterior, mas ainda assim mais do dobro dos testes que eram feitos antes da pandemia (cerca de 2 000 testes/dia).

Como está a sua Internet hoje? Saiba já com o NET.mede

Nos acessos móveis, o número médio diário de testes (cerca de 1 200) quase triplicou comparando com o período antes da pandemia – na semana de 4 a 10 de maio abrandou ligeiramente para 1 076 testes por dia.

As encomendas postais cresceram pela terceira semana consecutiva. O tráfego de encomendas postais manteve a tendência de crescimento, encontrando-se acima do contabilizado no período pré-COVID19.

Leia também…

Qual o operador com mais reclamações no Estado de Emergência?

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CaptianObvious
    CaptianObvious

    É de mim, ou aquele gráfico é um conjunto de rectas desenhadas? 😀 .

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    Os meus 500MB em casa continuam a parecer 10MB….MEO já podem abrir a torneira ou ainda não?

  3. Avatar de rikardo pereira
    rikardo pereira

    não percebo estas noticias.. lógico que baixou …

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Então a notícia tem lógica e tu não percebes? Agora fiquei baralhado.

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Ainda bem !! É da maneira que se descongestiona o tráfego em termos fixos.Quem dera que o pessoal vá todo trabalhar,nunca mais é dia !!