Ubuntu 20.04: Queixas da sua loja crescem depois da atualização para esta versão

27 Comentários

A Canonical tem mantido o Ubuntu sempre ativo e muitas inovações. Este é um dos sistemas operativos mais usados do mercado, em especial no que toca ao Linux, dominado completamente a sua área e agradando aos utilizadores.

Na sua mais recente atualização as novidades foram muitas e prometiam um sistema quase novo e com suporte por vários anos. No entanto, e agora que está lançado, as queixas começam a crescer. O problema parece estar na sua loja de apps.

Ubuntu Canonical Linux loja problemas

Problemas parecem ter chegado com o Ubuntu 20.04

Foi há algumas semanas que a Canonical deu a conhecer a versão final do Ubuntu 20.04. Depois de 6 meses de desenvolvimentos, surgiu na sua forma definitiva e trouxe um conjunto alargado de novidades, em várias áreas.

Agora, ao fim destas semanas, as queixas dos utilizadores não param de crescer e de se acumular. No Reddit, um dos pontos de eleição para estes temas, um tópico tem sido o ponto para ser exposto o desagrado e os problemas.

[BUG] Inconsistent store behaviour in 20.04
byu/DStellati inUbuntu

Loja de apps deste Linux não está a funcionar bem

Em concreto, o problema está na loja do Ubuntu e na forma como esta se comporta na instalação de novas snaps. Está a ter um desempenho que vai contra o que é normal e que os utilizadores estavam a esperar que fosse visto.

As apps, após ser iniciado o processo de instalação, não apresentam nenhum indicador de progresso. Assim, os utilizadores não sabem se este está a decorrer. Ao tentarem de novo a instalação, recebem uma mensagem de erro a indicar que este ainda decorre.

Ubuntu Canonical Linux loja problemas

Canonical deve resolver esta solução em breve

Vários utilizadores relatam que estão a usar o comando snap changes para acompanhar o progresso da instalação. No entanto, muitos simplesmente optaram por remover a loja de apps (sudo snap remove snap-store) por esta não estar a ter o comportamento esperado.

Nada parece ser uma solução para este problema, mesmo reinstalar o Ubuntu, conforme é referido. No entanto, é esperado que a Canonical resolva esta questão em breve, dado que esta versão do Linux tem tão boa aceitação.

Aprenda a instalar já o novo Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa)

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lourenço pinto nuvunga
    lourenço pinto nuvunga

    andei a bater com a cabeça esta semana para conseguir por as aplicações a funcionarem.

  2. Avatar de O pirata
    O pirata

    Não dá para instalar pelo terminal?
    Eu instalei pelo terminal e não tive problema nas aplicações que eu utilizo.

  3. Avatar de Diogo M.
    Diogo M.

    A loja do elementary é muito superior à do Gnome/Ubuntu. É a loja que o PopOS usa também.

  4. Avatar de indignado
    indignado

    Ainda gostava que me explicassem a vantagem de ter na loja de app aplicações que funcionam nativamente no sistema … a loja de apps não e mais que uma tentativa de acompanhar as loja de apps da microsoft no windows ou a loja de apps do mac ou a loja de apps do android. sinceramente fora do âmbito dos dispositivos moveis nunca percebi o conceito, a instalação de uma aplicação nativa é sempre menos problemática e mais certa que qualquer loja de apps.

    1. Avatar de nimboos
      nimboos

      No caso do linux, estas “lojas de apps” servem para instalar o software nativo.

    2. Avatar de Ricardo S.
      Ricardo S.

      Esse comentário não faz qualquer sentido. O Ubuntu foi o primeiro sistema operativo a ter uma loja de aplicações, muito antes de existir Android e iOS, muito antes do sistema de lojas ter sido implementado no MacOS e Windows.

      Não foi o Ubuntu que “tentou acompanhar outras lojas de apps.”

      1. Avatar de David
        David

        Ricardo S ia dizer o mesmo, este pessoal nem se dá ao trabalho de pesquisar antes de comentar. Imagino quando descobrirem que a maior parte dos eletrodomésticos que usam é Linux kkkk

    3. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      um utilizador com poucos ou nenhuns conhecimentos chega ao ubuntu e foge porque nem aplicações sabe instalar, a loja sempre dá uma ajuda

    4. Avatar de Diogo M.
      Diogo M.

      As distribuições Linux adotaram as lojas de software muito antes do Windows ter lançado a sua store no sistema.
      No Windows os utilizadores estão habituados a ir ao browser para fazer o download das suas aplicações, para instalar o vlc vão ao site e transferem o instalador, abrem o instalador e dão next, next next. No caso do Linux basta abrir a loja pesquisar pelo programa que se pretende e instalar.

      1. Avatar de Richard Fraccaroli
        Richard Fraccaroli

        Corretíssimo, Diogo!!! Concordo com você.

      2. Avatar de DOUGLAS PEREIRA LEAL SANTANA
        DOUGLAS PEREIRA LEAL SANTANA

        no seu mundo perfeito ne ! maior lixo que existe e essa loja
        nao da pra instalar um mero balenaetche, um weousb, e por ai vai uma infinidade de coisas que o ubunto tem que melhorar muito … no windows o simples fato de baixar e clicar instalar , sim ,sim e pronto .. tudo perfeito ! eu sou iniciante no ubunto e vai por mim perdi a conta de o quanto e uma merda intalar programas nesse sistema

    5. Avatar de Sonecas
      Sonecas

      É apenas um nome da moda para chamar o que já existe ha anos e anos, no caso, repositório de software, assim como cloud é nome fino para servidor em rede.
      Mas aqui não é um problema de nomes, mas de implementação.

  5. Avatar de miguel
    miguel

    Prefiro o CentOS 8, ubuntu só me deu chatices.

    1. Avatar de David
      David

      Eu uso o Ubuntu desde sempre, desde que comecei a usar Linux, ou seja, a uns 10 anos pelo menos, e nunca tive problemas. Em quê concretamente vc se queixa? Eu quero tentar perceber porque até agora não senti necessidade de migrar…

  6. Avatar de Richard Fraccaroli
    Richard Fraccaroli

    Não acho legal tirarmos conclusões precipitadas. Toda mudança requer um tempo de adaptação pra ficar melhor. Acho que os caras estão no caminho certo.

  7. Avatar de Maomao
    Maomao

    Ubuntu e PopOS (ultimas versões / 20.04) nao sei porque, mas sempre que faço um reboot, simplesmente nao arranca…
    Mas como diz o ditado: “ha males que vem por bem”
    Instalei o Solus OS 4.1 (5 estrelas) e julgo que o meu distro hoping acabou.

    1. Avatar de David S.
      David S.

      Vais ver que essa tua felicidade vai durar muito pouco tempo xD

    2. Avatar de fak
      fak

      Já usei o SolusOS, também achei 5 estrelas, mas o problema do Solus OS (no meu caso pelo menos foi), é que o Solus é independente e na altura não havia informação para instalar ou modificar o que quer que seja, tinha poucos programas… depois todos os programas demoravam muito a sair, tipo, saía uma atualização de um programa no Ubuntu por exemplo, só depois de várias semanas é que chegava ao Solus e nem vou falar de quando contactavas os devs a pedir para portarem um programa para o solus, eram tipo 2 meses à espera…

      troquei pelo Fedora (spin KDE Plasma) e acabou-se o meu distro hopping, para mim fedora é o derradeiro 5 estrelas.

      1. Avatar de David S.
        David S.

        “fak” O problema do Solus OS não é só falta de alguns pacotes e a demora para ter actualizações. O sistema em si é muito instável para quem gosta de jogar os seus jogos na steam e tinha um problema quando se usava o Discord…
        Não sou grande fã de Fedora, gosto muito de Debian mas nos últimos anos uso Arch

      2. Avatar de Maomao
        Maomao

        Os programas que nao existem nos repositórios do solus OS, podem ser instalados pelo Flathub ou pela Snap store.
        Fedora Silverblue tb corre aqui mas em portátil de “testes”

  8. Avatar de José
    José

    Desinstalei algumas as aplicações. Fiz a actualização e re-instalei novamente as aplicações que queria. Ficou perfeito.

  9. Avatar de tipicoazeireiro
    tipicoazeireiro

    😀 nunca vi tal problema na Windows Store

    1. Avatar de David
      David

      O Windows é um software proprietário, pago, e que tem uma organização completamente comercial. Eu instalei o Windows 10 à dias para tê-lo em dual boot no meu portátil, posso vir a precisar para softwares específicos como máquina de diagnósticos etc, e devo dizer que já me tinha esquecido da bruxaria do Windows. Primeiro não me deixava mudar para o FireFox, dizia que o edge é mais seguro e se eu tinha mesmo a certeza. Depois tentei instalar na app deles o DropBox, ainda não consegui… instalei o LibreOffice e ele parece mais lento que no Ubuntu, não me admira que comece a dar erros… o WIndows é um produto comercial, eles têm os produtos deles para serem usados com o sistema operativo e usam-se de tudo para que os usuários instalem só softwares deles… Eu sou da opinião contrária à maioria que usa o LibreOffice, eu acho o layout do Office muito mais bonita, mais bem organizada, ainda não me convenceram do contrário. Isto acontece, uma vez mais, por eles terem equipas multidisciplinares pagas que fazem estudos de mercado, são profissionais renomeados que sabem o que o usuário quer. Qualquer projeto colaborativo terá sempre um passo atrás em muitas coisas, é natural que assim seja. Temos de ser mais humildes, agora é aguardar que a Canonical tem todo o interesse de resolver este problema.

  10. Avatar de karoz
    karoz

    estou tentando abrir a snap store, mas não abre pra nada. ja fiz muita tentaiva………..

  11. Avatar de JOSE
    JOSE

    usar linux para tarefas domesticas é masoquismo

    1. Avatar de David
      David

      Eu não sou muito bom a usar o PC, desenrasco-me, mas acredite em mim, qualquer usuário que use Linux faz as coisas mais rápido que quem usa WIndows. Se vc procurar na net há muitas comparações de tarefas usando os dois sistemas e o Linux Ubuntu ganha em todas. Não digo isto por ser utilizador à mais de 10 anos e nunca mais ter sentido necessidade do Windows, digo por ser a verdade, pesquise por si próprio e surpreenda-se 😉

  12. Avatar de Fabiano MUniz
    Fabiano MUniz

    Não sei realmente o que houve, pois fiz as instalações do VSCode, Postman e MySql e depois não abria mais o Ubuntu Software só conseguir voltar ao normal com esse comando sudo chmod -R 0755 /var/lib/snapd