Dica: Como conseguir capturas de ecrãs no Android em apps que não o permitem

20 Comentários

A segurança do Android está decerto presente em várias áreas deste sistema operativo. São elementos que são essenciais e que protegem os utilizadores e os seus dados, garantindo que apenas o que é suposto ser visto está presente.

Uma falha recente veio tornar possível algo que se pensava estar protegido. Falamos da captura de ecrã em ambientes protegidos, como, por exemplo, o modo anónimo do browser. Assim, veja como conseguir capturas de ecrãs no Android em apps que não o permitem.

Android imagens apps Google capturas

Capturas em ecrãs protegidos no Android

Desde cedo a Google limitou a captura de ecrã em algumas apps. Falamos de ambientes controlados e onde estão presentes dados sensíveis dos utilizadores, que devem estar protegidos. Assim, a mensagem do sistema é clara.

Claro que em muitos casos os utilizadores querem obter esses dados e vêm-se assim limitados. Uma falha recente veio mostrar uma forma sobretudo simples de obter essas imagens. Para isso só precisam de usar o Assistente da Google.

Imagens onde não é possível

Para usar este truque devem fazer a normal captura de imagens no Android. A mensagem de erro e proteção vai surgir e de forma lógica, devendo ser ignorada. Precisam de seguida lançar diretamente o Assistente Google, nessa mesma janela.

Para continuar devem pesquisar por voz por “O que está no meu ecrã“. Deverá também indicar que não existe nada no ecrã, mas surgirá uma opção para partilhar a captura de ecrã. É aqui que então devem carregar para continuar.

A Google dá-lhe estas imagens

De seguida devem então escolher qual a app a ser usada para a partilha e dar continuidade. Todo o processo aqui é idêntico ao que fazem noutras partilhas normais, sendo sobretudo simples de usar e rápido de conseguir, seja para a cloud ou outro serviço.

Se precisam desta informação privada, aproveitem agora este método que está disponível e pode ser usada por todos. A Google deverá (certamente) resolver esta aparente falha e limitar as capturas de ecrãs no Android em apps que não o permitem.

Dica: Copiar texto de um objeto para o PC com a app Lente no smartphone

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    No meu Xiaomi Redmi Note 5 consigo capturar toda e qualquer captura de ecrã.Não me lembro de nunca ter acontecido.Basta juntar os 3 dedinhos e de baixo para cima deslizar no ecrã.Basta somente isso em qualquer circunstância.Agora noutros smartphones de outras marcas não tenho conhecimento,como é óbvio.Falo apenas do meu caso,como é evidente.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Numa aplicação de um banco normalmente nunca permite fazer. Já tentaste?

      1. Avatar de Eu mesmo
        Eu mesmo

        A da CGD permite, até com o SS normal

    2. Avatar de Crow-
      Crow-

      O camarada não percebeu que a limitação em questão não tem a ver com hardware ou o fabricante do device, mas sim uma restrição da própria app?
      E normalmente essa restrição, que não é comum, acontece por questões de privacidade do próprio utilizador ou para prevenir pirataria a dos conteúdo da própria app.

      1. Avatar de jonasfreitas
        jonasfreitas

        o que tu nao percebeste é que o fabricante do device, pode na boa sobrepor o seu codigo a qualquer app. se a xiaomi kizer tirar screenshots a qualquer ecra, independentemente que a app nao deixe, consegue. A app esta na camada mais externa do processo. A que tem menos previlegios e acessos.

        1. Avatar de SANDOKAN 1513
          SANDOKAN 1513

          Eu penso que o “jonasfreitas” está correcto.A Xiaomi permite tirar printscreens a qualquer aplicação.

          1. Avatar de dfdf@ffd.lk
            dfdf@ffd.lk

            Até permitem enviá-los para o Governo Chinês subrepticiamente…

          2. Avatar de Gabriel
            Gabriel

            Eu tenho Redmi Note 8 e nao consigo tirar SS de aplicativos protegidos

        2. Avatar de Crow-
          Crow-

          Acho que te esqueceste que as apps não corre em cima do hardware da Xiaomi mas sim de uma coisa chamada sistema operativo, neste caso Android.

          1. Avatar de Joao
            Joao

            Acho que te esqueceste que o Android é alterado pelo fabricante a seu belo prazer….se não sabes mais fica calado. Dei sistemas operativos há 20 anos sei um coto mais que tu na matéria. Não estou a dizer ke os telemóveis Xiaomi dão para fazer. O que estou a dizer é ke se kizerem ke de conseguem. Nenhuma APP se pode sobrepor ao ke está por baixo…ao SO. O SO sendo costumizado pelos fabricantes isto é 100% possível. Se não percebes o básico funcionamento de sistema operativos e apps não sei pq mandas bitaites.

  2. Avatar de miguel
    miguel

    Nada que uma foto nao resolva 🙂

    1. Avatar de eu2
      eu2

      só com a câmara de sélfie e 1 espelho. E depois é preciso inverter

  3. Avatar de Rrrrrr
    Rrrrrr

    se algumas apps nao permitem captura de ecran é para propria seguranca e privacidade do utilisador.
    Serve tambem para prevenir que apps de 3os o consigam fazer.
    Se ha maneira de contornar isto, entao aqui está mais uma falha a nivel de seguranca.

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Exactamente!
      Quem consegue fazer cópia de ecrã de aplicações bancárias não deveria ficar feliz, mas sim preocupado.

      1. Avatar de eu2
        eu2

        Por acaso acho que é bom eu conseguir fazer, mas mau apps de terceiros conseguirem.

    2. Avatar de AqueleAmigo
    3. Avatar de eu2
      eu2

      “Uma falha recente veio tornar possível algo que se pensava estar protegido.”

  4. Avatar de Algo
    Algo

    Seria bom recomendarem uma APP lock que oculta o conteúdo da aplicação quando posta em segundo plano, assim como as dos bancos. Se alguém souber eu agradeço.

  5. Avatar de jonasfreitas
    jonasfreitas

    no pixel 4 com android 11 nao consigo lançar o assistente da google dentro da app do activo bank, por isso este problema nao o tenho. tentei tambem meter em modo janela “semi fechada” que tem la opcao para tirar screenshot..mas o ecra fica branco..ou seja tira screen mas nao aparece nada. ainda nao esgotei as formas diferentes de tentar aceder ao assistente pq no pixel ha bastantes…mas ate agora sem sucesso a replicar este problema.

  6. Avatar de Fulano
    Fulano

    Swipe to the right… Done!