China: Linux pode substituir o Windows dentro de 3 a 10 anos

69 Comentários

De acordo com as informações mais recentes, o sistema operativo Linux tem crescido, apesar de ser a um ritmo lento. Por outro lado o popular sistema da Microsoft ainda continua a ser a plataforma mais usada em todo o Mundo, mas nalguns países começa a ser substituído pelo open-source.

Na China, por exemplo, os sistemas operativos baseados em Linux começam a ganhar uma parte importante do terreno. A estimativa é que, no país asiático, as distribuições Linux possam substituir o Windows dentro de 3 a 10 anos.




De acordo com o dados mais recentes publicados pela NetMarketShare, o sistema operativo Windows tem perdido alguns clientes para outros sistemas, como macOS e distribuições Linux.

No período entre março de 2020 e abril de 2020, todas as versões do sistema da Microsoft tiveram uma quebra de 2% na quota de mercado dos desktops. Por sua vez, neste segmento as distribuições Linux aumentaram a sua participação em 1,51%. Já o macOS da Apple também incrementou a sua quota em 0,81%.

Linux poderá substituir o Windows na China dentro de 3 a 10 anos

Os sistemas operativos open-source são considerados como a melhor alternativa para substituir o popular Windows no mercado chinês.

O país asiático tem uma distribuição própria baseada em Linux, o UOS (Unity Operating System) que é desenvolvido pela Union Tech, a mesma equipa do Deepin. Assim, será o UOS a alternativa mais viável ao Windows na China e que levará os utilizadores a mudar de sistema operativo.

UOS – Distribuição Linux da China

Mas de acordo com Liu Wenhuan, Diretor Geral da Union Tech, o desenvolvimento de uma alternativa Linux ao Windows pode levar até 10 anos. Wenhuan diz que:

Levará pelo menos 3, 5 ou até 10 anos para que consigamos competir com sistemas operativos estrangeiros.

Embora o progresso seja mais lento do que o desejado, a Union Tech já se encontra em negociações com empresas locais de forma a tornar os próximos dispositivos já compatíveis com o sistema operativo UOS, baseado em Linux. Para além disso, as autoridades chinesas esperam que o Windows seja substituído em pelo menos 30% dos equipamentos usados pelo governo.

Para já, de acordo com os números mais recentes da StatCounter, 86,67% dos computadores na China usam Windows e 9,94% trabalham em macOS. Já o sistema Linux está presente apenas em 0,9% máquinas.

Está, assim, definido na China um plano e um caminho para alcançar o objetivo de derrotar a liderança do sistema operativo da Microsoft, e tornar as distribuições Linux como as plataformas principais nos computadores do país asiático.

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de whatever
    whatever

    This sounds familiar…

  2. Avatar de Zakarum
    Zakarum

    Apenas não percebo porque é que a UE e Portugal por sua vez, não seguem o mesmo caminho.
    Para quê pagar licenças do Office e Windows, e pior, usar Windows em serviços como as finanças e segurança social, dando os dados de milhares de portugueses a empresas como a MS, quando temos uma solução gratuita e livre para fazermos o que queremos e como queremos sem termos de depender de terceiros, nomeadamente corporações como a MS, Google, Amazon, etc.

    Honestamente não percebo o porquê de andarem a gastar o dinheiro dos contribuintes ao invés de investirem em Linux para termos alguma independência no que toca às TI deste país…

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Talvez pela mesma razão que, muitos dos Países ou concelhos que decidem atirar-se de cabeça para 100% , depois voltam para trás.

      Não confundir servidores e onde os serviços correm, com um OS que vem com a máquina.
      Tudo tem um custo. Ou o pagas logo de inicio, ou vês o custo real de algo que é gratuito, mas o utilizador base desconhece por completo.

      Um decisão dessas tem de ser bem estudada. Só ser open source, não quer dizer que no final fica mais económico.

      1. Avatar de Rogério
        Rogério

        > Talvez pela mesma razão que, muitos dos Países ou concelhos que decidem atirar-se de cabeça para 100% , depois voltam para trás.

        Voltam atrás pela mesma razão que quando muitos concelhos mudam de partido, metade das coisas construidas pela administração anterior é destruída e re-edificada.

      2. Avatar de Zakarum
        Zakarum

        Então não é?
        Não deves ser tu que pagas as cals de user para o servidor Windows por certo, e toda a restante cangalhada associada ao mesmo… O único benefício da MS é terem empresas a fazerem software que só corre lá. Porque se funcionasse em Linux, nem nos hosts nem nos servidores metia Windows a correr.

    2. Avatar de Rui Leal
      Rui Leal

      Já outros países tentaram fazer (Alemanha, por exemplo) e depois reverteram. Em alguns casos porque tiverem problemas inesperados, mas na esmagadora maioria dos casos parece ter sido devido a pressões. Num país em que a Microsoft tem uma boa presença (como em Portugal), há pouco interesse político em tomar decisões contrárias às expectativas da Microsoft…

      É preciso não esquecer que quando o OpenDocument (standard para documentos) foi criado, houve relatos de pagamentos “por debaixo da mesa” da Microsoft a pessoas com poder de decisão desse standard e aconteceu algo inédito e caricato, que o foi o passarmos a ter dois standards, o OpenDocument e os formatos proprietários da Microsoft, que passaram a “open-source”, mas com especificações ambíguas de mais de 3000 páginas que tornam muito complicado a outras empresas implementarem o formato nas suas aplicações, o que permite a continuação da dependência da solução Microsoft Office.

      Uso Linux (Ubuntu) em casa e trabalho há vários anos, em ambiente desktop e servidor e a diferença de desempenho e downtime devido a problemas inesperados, updates longos e problemáticos e experiência na óptica do utilizador, não têm comparação possível, com uma forte vantagem para o Linux. Por algum motivo a Microsoft está apresentar uma distribuição server em Linux… é o futuro, não lhes compensa manter o Windows, especialmente a versão servidor.

    3. Avatar de Woot!
      Woot!

      Como se o office e o windows fossem as licenças mais caras das empresas. Além disso claramente estás away da realidade. Uma grande percentagem dos programas utilizados só funcionam em windows. Migrar para linux não é apenas um SO, é uma panóplia de programas, integrações e desenvolvimentos à medida. Em cima disso tens os utilizadores dos sitemas que têm de se adaptar ao novo SO.

    4. Avatar de Woot!
      Woot!

      Como se o office e o windows fossem as licenças mais caras das empresas. Além disso claramente estás away da realidade. Uma grande percentagem dos programas utilizados só funcionam em windows. Migrar para linux não é apenas um SO, é uma panóplia de programas, integrações e desenvolvimentos à medida. Em cima disso tens os utilizadores dos sitemas que têm de se adaptar ao novo SO.

      1. Avatar de Sonecas
        Sonecas

        Uma grande percentagem só funciona em cima de Windows? Software legacy, e mesmo esse…
        Se uma empresa decide ter a maioria do seu software desenvolvido em C#, é normal que só corra em Windows, mas se optar por outras linguagens, a transição não é muito complicada.
        No sector bancário em pt chega a ser parvo a dependência do Windows, até tenho vergonha de dizer que ainda hoje se usa VB, por exemplo…

  3. Avatar de TT
    TT

    …. ahahahhahahahah! Ai, ai, outra vez este filme! =) Ahahahah!

  4. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Lá vai baixar a percentagem da utilização do Windows e aumentar a do Linux. Mais um país a livrar-se da espionagem por parte do EUA. Eu já me livrei.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Pelo menos no portátil que é o único PC que tenho.

    2. Avatar de Alisson
      Alisson

      Se livrar da “espionagem” dos Estados Unidos pra se tornar um escravo de um país comunista?
      Obrigado, mas prefiro ser “espionado” pelos EUA.
      E outra, é China meu amigo, vc acha mesmo que trocar o Windows pelo Linux é uma opção? Na China vc não tem liberdade a nada.

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        se utilizares um sistema opensource, sim tens mais liberdade. Googla FOSS

      2. Avatar de Avlis
        Avlis

        +1, fartam-se de criticar os produtos Ocidentais, feitos em países democráticos, são uma cambada de hipócritas, mas enaltecem um país que é uma ditadura, reprime o seu povo, os vizinhos e não permite a liberdade de opinião. É engraçado, nesse pais, Facebook, youtube, Instagram, etc, são proibidos, mas os embaixadores da China, para criticarem as opiniões que alguns países, (Austrália, EUA, Japão, Brasil, etc) tomam contra a China fartam-se de utilizar essas redes, proibidas na China.

        1. Avatar de Rogério
          Rogério

          O Linux é agnóstico e apartidário.

          No entanto, o Linux que distribuirem lá não é boa ideia usar.

          Tanto o GNU/Linux como o BSD não têm backdoors pre-instaladas, e daí a China entre muitos outros (https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Linux_adopters), escolheram promovê-lo.

          As distribuições é que podem colocar, como deve ser o caso da distribuição que o CCP recomendar.

          Se se escolher por uma base confiável (p.ex. o Debian, OpenSUSE, Fedora, ou Slack), é certo que isso só conectam às páginas/ servidores a que o utilizador tem intenção de conectar.

        2. Avatar de Felipe Cardoso
          Felipe Cardoso

          +1

      3. Avatar de VaGNaroK
        VaGNaroK

        Mesmo que o cara more na china, pelo menos no sistema operacional ele tem liberdade, pois pode muito bem instalar uma distro que não seja chinesa, e isso existe aos montes. O governo não vai prender um civil por ele instalar uma distro diferente no computador pessoal, que ele mesmo comprou com o próprio dinheiro.

        1. Avatar de Zé Duarte
          Zé Duarte

          Não vai? Não tens noção p o que se passa na China. Eles FORÇAM pessoas a instalar apps nos smartphones para serem espiados. Achas que o governo chinês vai deixar usar qualquer linux?
          Se a polícia te apanha na rua com um portátil eles podem obrigar-te a mostrar que SO usas e ainda levas multa de não for o deles

          1. Avatar de Felipe Cardoso
            Felipe Cardoso

            +1

  5. Avatar de Rui Miguel Martins da Palma
    Rui Miguel Martins da Palma

    O Windows só é a plataforma mais usada do mundo em computadors pessoais, a nível geral esse título pertence ao Linux. Quando estamos na internet estamos a usar o Linux no qual a grande maioria dos sites e de toda a infraestrutura da rede corre. Quando usamos um telemóvel Android estamos a usar Linux. Fora uma miríade de aparelhos inteligentes com kernel Linux que as pessoas usam.

  6. Avatar de Joselito
    Joselito

    Open-Source mais uma vez ajudando genocida! Parabéns Linus, esse é o legado da sua vida!

    1. Avatar de Ricardo Ribeiro
      Ricardo Ribeiro

      LOL, que falta de sentido.

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      QUE FALTA DE SENTIDO E CONHECIMENTO!!

    3. Avatar de David Silva
      David Silva

      Que comentário tão ignorante e tão básico! Percebe-se bem que não sabes nada sobre open-source! Vai estudar mas é e evita comentários ignorantes!

    4. Avatar de VaGNaroK
      VaGNaroK

      Um comentário de uma pessoa ignorante ou desprovida de conhecimento (ou os dois)

    5. Avatar de Rogério
      Rogério

      > Open-Source mais uma vez ajudando genocida!

      Pois. Pelos visto a Microsoft só ajuda até 2021. Depois disso é a vez de o Open-source chegar-se à frente.

    6. Avatar de Pedro
      Pedro

      >Meus deus que estupidez!

  7. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    Falou pouco, mas deveria ter ficado quieto.

  8. Avatar de Milhais
    Milhais

    Mas o que isso tem haver?? Então ate agora por usarem Microsoft estava tudo bem? E com cada personagem…

  9. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    Quando conseguirem uniformidade no suporte de drivers (ou passe tudo a ser feito offsite, como os periféricos), talvez seja possível. Até lá, não passa de uma utopia.
    Além disso, notem que não é dito que o UOS será gratuito…

  10. Avatar de José António Ventura da Silva
    José António Ventura da Silva

    Gosto muito do Linux. Mas esta é mais uma noticia igual ha que dizia Harmony OS que substituia o Windows ou o Android, só bluff

    1. Avatar de Zakarum
      Zakarum

      Honestamente espero que o harmony falhe e a China acabe por optar pelo Linux. Um kernel híbrido como o Linux bate kernels monolíticos como o do Windows e os micro kernels como o caso do harmony. Além disso, é sempre mais desenvolvimento e poder para a comunidade Linux

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        Mas olha que a Microsoft, já tem muito kernel linux embutido.

        1. Avatar de Rogério
          Rogério

          O que não faz diferença.
          Se o teu Windows tiver um vírus é confiável? Não.
          Da mesma forma que um kernel Linux com o restante stack ‘de código fechado’ do Windows não o é.

          Ter Linux, e emular Linux não é o mesmo que ‘ser o Linux’

      2. Avatar de Rogério
        Rogério

        > é sempre mais desenvolvimento e poder para a comunidade Linux

        Nem sempre mais é melhor. Lembra-te que a Microsoft pertence à Open-Source Foundation e é difícil dizer que a sua influência tem sido positiva.

        Pensa no exemplo do Ubuntu que integrou buscas na Amazon (entre outras) no Unity, o que fazia com que cada vez que seja iniciado um programa ou seja procurado um ficheiro no computador.

        Pensa em como a maioria dos browsers verifica se um site é malware enviando o URL do site para os servidores da Google ou Microsoft, em vez de o fazer através de listas instaladas localmente.

        Agora mete a China a influênciar esse tipo de serviços online ‘convenientes para o utilizador’ em parte dos projetos em que participa.

        1. Avatar de Pérolas
          Pérolas

          E o facto de um certo SO não livre ter um keylogger embutido de fábrica é algo bem melhor….

  11. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Falta o M$ Office para Linux. Já vi a M$ mais longe disso.

    1. Avatar de Zakarum
      Zakarum

      Nunca precisei. Libre Office chega e sobra. Tenho 30 máquinas no meu local de trabalho, todas a correr Linux e com o Libre Office e no active directory dum servidor Windows (apenas porque temos software específico que necessita de tal), fora isso, tudo Linux

    2. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Na china eles tem o WPS, muito próximo do MS Office

  12. Avatar de Fiu
    Fiu

    Sabem lá o que é que vai acontecer daqui a 10 anos…Muito gosta esta gente de fazer previsões de décadas para encher chouriços…

  13. Avatar de Bob
    Bob

    Em 16 comentários, parece que todos estão a falhar em perceber uma coisa muito simples.

    A China, que já gosta de controlar todos os acessos de qualquer dispositivo dentro do País à WAN, com a sua “great firewall of China”, obviamente que também quer um sistema operativo para os PC’s, no qual sabem todo o source code e também o controlam.

    Este já é um caminho começado à algum tempo, e só vai servir para ter mais censura dentro do País.
    O interesse aqui não é mudanças de custo, mas sim controle.

    1. Avatar de Hugo Monteiro
      Hugo Monteiro

      Muito bem Bob. Para mim acertaste no ponto fulcral.

      1. Avatar de Tó

        Julgo que é um ponto válido, mas não é o único. A China já tinha proibido o Windows 8 (e subsequentes) em todos os computadores estatais devido à excessiva componente online (e as críticas de ser um SO spyware, ressonadas inconsequentemente nos restantes países).

        Ter as comunicações de um país a serem potencialmente usurpadas por um sistema operativo que não controlam, é um risco estratégico a evitar.

        Essa questão de prudência serve tanto para a China como para os restantes países, tanto em relação ao Windows (por um lado), como em relação à ZTE e Huawei (por outro).

    2. Avatar de Jorge Costa
      Jorge Costa

      Obviamente…. O problema não está na qualidade dos sistemas mas sim por questões políticas.

    3. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Acho que falhas tes no ponto central, pois a China não gosta de controlar, ela já controla. Julgo que o ponto central é não ficarem dependentes de um programa que não controlam. Com um sistema linux, criado ou adptado por eles, como está indicado no post, podem controlar ainda mais. Assim como eles todos os outros países pretendem controlar o que os cidadãos fazem, vejam a www não universal, mas desfragmentada.

    4. Avatar de Avlis
      Avlis

      Em cheio. Eu sou da opinião que se a China não deixa os consumidores ter livremente as redes que querem, como em qualquer pais democrático, deviam sair todos da China, eles que criassem os seus produtos e se desenrascassem. Apesar de não gostar de muitas das atitudes do Trump, ele foi o único que fez frente à China nos últimos anos e tomou medidas para a conter. Vejam o que eles pretendem fazer no Mar do Sul da China,

  14. Avatar de Rui
    Rui

    Enquanto o MS Office e o Gaming em geral não for 100% compatível com Linux, qualquer transição é uma utopia, infelizemente. É “apenas” por isso que a quota, e mesmo o grande investimento corporativo em Linux não aumenta.

    1. Avatar de Tó

      Nesta geração, os pré-adolescentes já não são quem percebe de computadores numa casa. Por isso mesmo as coisas tendem a mudar.

  15. Avatar de wayne rooney
    wayne rooney

    os jogos no linux a maior pedra no sapato sem eles rodarem bem nesse sistema fico por o windows ponto fina

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      deixa aumentar o nº de jogos para a plataforma android

    2. Avatar de LarilasOS
      LarilasOS

      Eles vão só usar Linux que o governo obriga mas quem quiser jogar compra uma consola…XBox, Sony Playstation, Nintendo Switch…
      Que coisa esta gente só pensa em computador pra jogar…
      No meu tempo (sou muito antiiiigo) jogar no PC era uma treta…o Windows da altura (Windows XP ou então Windows Vista que era o melhor do mundo….melhor que o CR7) bloqueava-se todo nos jogos e sei lá mais o quê…e aí o melhor seria a Playstation 3 e o PC para trabalho…ou então em alternativa os Mac’s (que na altura já estavam a mudar para o x86 da Intel)

  16. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    O que me deixa longe do Linux (Ubuntu) é a Adobe Creative Cloud. Se ela for para o mundo Linux ai acaba de vez a hegemonia do Windows.

  17. Avatar de Miguel
    Miguel

    Quais as reais vantagens do linux? Eu uso windows e linux, e sinceramente não encontro vantagens reais no linux.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Para mim pessoalmente é a estabilidade do sistema, a capacidade de personalização do mesmo e os baixos recursos que consome, embora que neste ultimo ponto possa haver diferenças grandes mediante o ambiente gráfico que se utilize (Gnome, KDE, XFCE etc). Podia também juntar o facto de ter acesso ao código fonte de 90% das aplicações que existem para Linux, da rapidez na correção de vulnerabilidades do sistema e, principalmente da entreajuda que existe na comunidade Open Source em geral e no Linux em particular.

  18. Avatar de Fulano
    Fulano

    Daqui a 3, 5 ou 10 anos lembrem-me de que o Windows continuará em mais de 80% dos computadores.

  19. Avatar de jorge
    jorge

    Sera que os EU nao controlam também o Linux, pois o seu fundador vive nos EU, e tem cidadania americana.

    1. Avatar de Ramirez Cavirez
      Ramirez Cavirez

      LOL o que é que isso tem haver? Edward Snowden tambem é e olha…

      1. Avatar de José António Ventura da Silva
        José António Ventura da Silva

        O Edward Snowden é um mercenario, tratou mal o prato onde comeu durante anos, se fosse na china provavelmente estava morto

  20. Avatar de Leitor
    Leitor

    Só espero que eles não comecem a fazer contribuições para o kernel…

  21. Avatar de Sardinha enlatada
    Sardinha enlatada

    Se eu fosse programador iria fazer todos os esforcos para criar softwares especificos e que atendessem a maioria do tecido empresarial para linux. E claro que isto e complexo de reverter , uma vez que sao os patroes que decidem o rumo se querem dar ou nao suporte a determinados softwares. Uma vez vi uma discussao de pessoal que estava a argumentar por um lado para o pessoal da adobe fazer uma versao do photoshop para linux, e do outro lado argumentavam que nao valia a pena porque nao havia pessoas a usa-lo. E alguem respondeu e com razao. Nao usam porque nao existe. A questao dos softwares vai ser sempre uma luta, e quem esta a ganhar e o windows infelizmente. Devido ao comodismo das empresas e tambem por nao fazerem esforcos para se dedicar ao linux. Mas agora fica uma pergunta no ar. Sera que governos (com tomates) nao poderiam criar um decretro e “obrigar” essas tais empresas a dar suporte a determinados softwares que atingem um publico alvo ?

    1. Avatar de Rogério
      Rogério

      Concordo que existe um grande mercado para software para Linux. O problema principal é que para evitar a perda de propriedade intelectual muitas empresas fazem software de código fechado e com gestão via DRMs.

      O Linux é um sistema desenha a favor do utilizador e não do programador. Parte das proteção de segurança e privacidade impedem o funcionamento correto dos sistemas DRM de que os modelos de comercialização de software fechado dependem.

      A única forma de um estado “obrigar” é financiando a produção de software para Linux. Para isso bastava reunir-se recursos de países que perdem dinheiro com licenças de software (como é exemplo Portugal) e financiarem uma empresa que produza o programa pretendido em código aberta.

      Mesmo que não fosse bem sucedido inicialmente poderia ser sempre continuado mais tarde, e facava como património para todos usarem livremente. O melhor exemplo deste modelo é o LibreOffice.

  22. Avatar de Raphael
    Raphael

    Creio que isto acontecerá, pois eu fui um dos que fizeram a troca… Estou muito satisfeito com o Mint.

    1. Avatar de José António Ventura da Silva
      José António Ventura da Silva

      O problema é que o governo chinês querer controlar tudo sem a liberdade do utilizador

  23. Avatar de João Rainha
    João Rainha

    A questão não é se vai, é dar tempo, porque vai ser, 1 ano 10 anos, vai ser, as empresas tecnologicas, microsoft e companhia, não querem, e isso e que impede, pkp

  24. Avatar de Zé Ninguém
    Zé Ninguém

    Governo Chinês sabe tudo o que seus cidadãos fazem na internet , e isso implica nos seus créditos socias , e isso logo chegará ao ocidente . Então você se pergunta como pode um País comunista inimigo dos U.S.A permitir que a microsoft atue em seu territorio ? Simples a Microsoft trabalhou com universidade militar chinesa para reconhecimento facial , o sistema operacional da China é todo modificado pelo ESTADO não á liberdade alguma nisso . O futuro será totalitário

  25. Avatar de Paulo Almas
    Paulo Almas

    Os municípios e outros usam software que não corre em Windows, mas com as mudanças para a cloud em breve será mais fácil …