Microsoft: 150 milhões de utilizadores já fazem login sem usar passwords

10 Comentários

Ontem celebrou-se o Dia Mundial da Password e a Microsoft aproveitou para anunciar uma informação muito interessante. De acordo com a gigante tecnológica, pelo menos 150 milhões dos seus utilizadores já fazem login sem usar passwords.

Cada vez mais há soluções e alternativas diferentes para todo o género de tecnologias. E, no caso das palavras-passe, há também diferentes estratégicas que, mantendo ou incrementando a segurança, nos libertam de memorizar estes conteúdos.




O Dia Mundial da Password, data criada pela Intel, celebra-se com o intuito de dar importância àqueles poucos caracteres que dão acesso a informações valiosas sobre a nossa vida pessoal, social e profissional.

Cada vez se torna mais importante consciencializar as pessoas para criarem passwords fortes que não comprometam a sua segurança informática. Mas ainda há quem facilite e julgue que “12345” ou o nome dos filhos são barreiras poderosas contra os intrusos.

Por outro lado, para quem tem ‘memória curta’ ou não se sente criativo na hora de definir uma palavra-passe eficaz, há diversos gestores de passwords que podem fazer esse trabalho por si.

Atualmente, com as alternativas existentes, a utilização de passwords já não é vista como um método muito seguro para dar acesso a serviços e equipamentos. O motivo é que são as vias mais utilizadas pelos hackers que contam com a sua experiência e com o facilitismo dos utilizadores. Desta forma, há que encontrar alternativas mais eficazes.

Microsoft diz que 150 milhões de utilizadores já fazem login sem password

Várias empresas têm procurado oferecer formas diferentes e mais seguras de proteger os dados dos seus clientes. E a Microsoft pretende que o Dia Mundial da Password passe a ser o Dia Mundial sem Password. Isto, porque a empresa celebra agora o facto de já ter 150 milhões de utilizadores que fazem login sem recurso a password.

A alternativa é aceder às contas através dos sistemas de acesso sem códigos. E já há algum tempo que a empresa de Redmond investia nessa simplificação.

De acordo com a Microsoft, estes utilizadores acederam sem passwords a vários serviços online da empresa, como, por exemplo, o Azure, GitHub, Office e Xbox.

Os recursos mais utilizados são o Windows Hello, cujas credenciais são feitas através de impressão digital e reconhecimento facial, para o Azure ID. E também a app oficial Microsoft Authenticator, bem como chaves de segurança física baseadas em FIDO2.

Um dos objetivos da empresa é promover a utilização de sistemas de autenticação multifatorial (MFA), ou de login sem password, para melhor proteger as suas contas. Segundo dados da tecnológica, em 2019 o sistema MFA bloqueou 99,9% de todos os ataques a contas.

90% dos funcionários da Microsoft já não utilizam passwords

O exemplo, obviamente, tem de vir da própria empresa.

De acordo com Joy Chik, vice-presidente corporativo da  Microsoft Identity, a equipa de TI mudou para autenticação sem palavra-passe. Assim, 90% dos funcionários da empresa já não utilizam passwords para aceder aos seus serviços.

Esta realidade resultou numa diminuição de 87% dos custos fixos e flexíveis de suporte a passwords.

Leia também:

Estas são 10 as passwords mais usadas pelos hackers numa invasão

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redin
    Redin

    Isso parece-me um pouco falacioso visto que o MFA é um complemento ao uso de outro método de autenticação, seja ele por password, PIN, etc.
    A impressão digital, o reconhecimento facial ou quaisquer dados biométricos (espero não estar a conspirar) poderão servir para serem enviados ou explorados no equipamento da vitima.
    No meu caso já uso o MFA à muito tempo e permite-me sentir mais seguro.
    Pelo que eu entendo, a password vai continuar a ser necessária.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      “Isso parece-me um pouco falacioso visto que o MFA é um complemento ao uso de outro método de autenticação, seja ele por password, PIN, etc.”
      Acho que eles falam do sistema que a MS usa em que introduzes o email e recebes uma notificação no telefone associado para autorizar, é assim que eu faço login na minha conta MS, nunca mais usei password. Esta autorização vai pela app “Microsoft Authenticator” que também funciona como MFA caso exista algum problema com a autorização.

      1. Avatar de PauloT
        PauloT

        … e se não tiveres bateria no telemóvel, ou não tiveres rede no telemóvel, como fazes?

  2. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Acredito que a MS deveria implementar o Windows Hello aos computadores de forma a permitir o uso com o Microsoft Authenticator. Para acessar meu e-mail, apenas confirmo uma notificação em meu telemóvel, mas para acessar o Windows preciso digitar pin/senha (meu dispositivo não comporta as opções do Hello atualmente disponíveis: câmera/biometria).

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      O Windows Hello já ha muito que está implementado.
      Mas por segurança requer métodos de autenticação biometricos, para tal uma camera web não funciona.
      Um exemplo simples é alguns androids que desbloqueiam por FaceID o que é mentira desbloqueiam por um reconhecimento facial mas não biometrico dai poder ser enganado por fotografias, já o da Apple e alguns Androids de gamas superiores têm o FaceID que requer muito mais para ser enganados.
      Para o Windows Hello estar disponível requer uma camera infravermelhos tal como já usava no Lumia 950 o que permite uma autenticação mais segura ou então um leitor de impressão digital como se vê nos Smartphones, MacBooks e alguns portáteis não Apple também o possuem.

      Uma simples pesquisa no Google levaria a este link da MS
      https://support.microsoft.com/pt-pt/help/4028017/windows-learn-about-windows-hello-and-set-it-up
      Também pode ver no fundo da página o ponto 3 que menciona o que eu disse acima
      https://www.microsoft.com/pt-pt/windows/windows-hello

      1. Avatar de Guilherme
        Guilherme

        Sim, mas eu quis dizer que o Hello não funciona no Windows, estou dizendo que ele poderia funcionar associado ao Microsoft Authenticator para poder desbloquear o Windows por meio do celular (se esse tiver um hardware que garanta segurança suficiente). Por exemplo, tanto em meu iPhone, quanto no iPad utilizo o FaceID para tudo, inclusive associado ao Microsoft Authenticator para confirmar login em contas Microsoft

        1. Avatar de Guilherme
          Guilherme

          Onde se lê: Sim, mas eu quis dizer que o Hello não funciona no Windows, estou

          Leia-se: Sim, mas eu não quis dizer que o Hello não funciona no Windows, estou

  3. Avatar de Luís Henrique Silva
    Luís Henrique Silva

    Eu por enquanto passwords, facial não gosto, o que ainda gosto de usar é biométrico, uso no meu redmi note 5, mas como já deu um trambulhãozito ou outro, penso ser a causa de estar a falhar um pouco o sensor…..nos últimos tempos…….

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Que não gostes de usar FaceID (o que designaste como facial) não discuto, mas o verdadeiro FaceID usado nos iPhones e alguns Androids, ênfase em alguns, também é considerado biometrico. Outros androids de facto usam reconhecimento facial mas não biometrico, esses conseguem ser enganados com fotos pois usam apenas uma camera normal.

  4. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    O que no passado quando nos sentíamos ou parecíamos estar seguros anos depois foi o que se vê hoje atualmente privacidade exposta. Mas muitos não tiveram consciência, outros nunca estavam a contar que isto pudesse acontecer. E eram coisas insignificantes que eram banais na altura agora são uma dor de cabeça, assim como estas novas tecnologias que são implementadas para ajudar mais o utilizador das quais eu sempre tenho as minhas dúvidas. Contudo quando temos internet sempre algo em troca terá de existir, isto por mais insignificante que para muitos possam parecer. É verdade que temos sempre que nos resguardar por cada nova tecnologia que apareça. Como tudo na vida, coisas boas e coisas más a tecnologia traz, mas quando é incutido o bom senso e tudo o que nos rodeia é mais fácil as ser usadas. Resumindo por mais coisas novas em autenticação existirão outras que podem ser mais eficazes.