NOS: COVID-19 traz prejuízos na ordem dos 10,4 milhões

50 Comentários

Além da saúde, a COVID-19 está a ter também um forte impacto na economia. O lay-off tem vindo a ajudar algumas empresas, mas os prejuízos são já avultados em algumas que podem mesmo vir a encerrar portas.

A NOS revelou recentemente os seus dados financeiros trimestrais e já se nota bem o impacto da COVID-19.

NOS: COVID-19 traz prejuízos na ordem dos 10,4 milhões


A NOS anunciou que teve um prejuízo de 10,4 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano. De referir que os lucros do grupo foram de 42,5 milhões no primeiro trimestre de 2019. Num comunicado enviado ao Pplware, é referido que “os resultados da NOS foram amplamente afetados pela pandemia COVID-19”.

Canais Premium e cinemas afetaram receitas da NOS

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a operadora refere que “a atividade operacional da NOS reflete as restrições impostas pela pandemia covid-19, nomeadamente as restrições à circulação e à atividade económica sentida desde o final de fevereiro”.

NOS: COVID-19 traz prejuízos na ordem dos 10,4 milhões

De acordo com as informações, ao nível das telecomunicações o impacto foi na receita nos canais premium (Sport TV, BTV e Eleven Sports). De relembrar que, face à pandemia, as operadoras passaram a disponibilizar gratuitamente este tipo de serviço. Relativamente ao segmento empresarial também houve algum impacto uma vez que algumas empresas reduziram significativamente custos. No que diz respeito aos cinemas o retorno foi muito baixo, uma vez que março foi o mês em que a pandemia teve impacto em Portugal.

Contas feitas, as receitas de telecomunicações baixaram 2,2% para 332,9 milhões de euros. As receitas de exploração recuaram 3% para 345,4 milhões de euros nos primeiros três meses do ano. As receitas de cinema caíram 16,8% e as de audiovisuais 19,3%. Por causa dos canais premium, o segmento consumo  teve uma quebra de 1,8%.

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) caiu 4,6% para 152,7 milhões de euros.

 

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Juntando a isso tudo o péssimo serviço deles em cobertura móvel, serviço de Internet fixa e trafulhices feitas ao telefone por operadores de telemarketing.

    1. Avatar de Ferreira
      Ferreira

      David, mais um comentário típico de quem está mal com tudo o que o rodeia. Não gostas vais para outro lado.

      Tenho NOS e quanto à minha experiência de utilizador, estou satisfeito (Rede Móvel e Serviço Fixo). E uma coisa te garanto, em TV não há nenhum operador que supere a NOS em oferta e qualidade. Em relação à Rede Móvel é leres a sondagem que a 4GNews há umas semanas. Se podem melhorar, claro.

      Mas que eles têm crescido em qualidade nos últimos 2 anos tem devido à aposta em novos equipamentos para os seus serviços.

      – Se achas que o telemarketing é fraudulento, deslocaste a uma loja oficial, seja qual for a operadora e expões as tuas dúvidas ou reclamações. Farto de ler comentários como o teu.

      – Quanto às contas, para mim, tanto me faz. Só tenho pena de colaboradores (e respetivas familias) que eles (e outros) despedem para justificarem quebras.

      1. Avatar de João Pinho
        João Pinho

        Concordo com tudo o que disse, menos que a NOS é a melhor ao nível da TV. Em TV, cobertura, serviços e equipamentos na minha opinião, não há como a Vodafone.

        1. Avatar de Sérgio
          Sérgio

          Nop , é a MEO de longe .

          1. Avatar de MGO46195
            MGO46195

            É fixe ver cada um dos funcionários a defender a sua empresa, parabéns aos três

      2. Avatar de xoninhas
        xoninhas

        Prefiro a Nos, de longe. Meo para mim morreu para sempre depois de me tratarem muito mal.

  2. Avatar de Carlos B.
    Carlos B.

    Um prejuizo de 10M no primeiro trimestre… sendo que funcionaram em pleno durante Janeiro e Fevereiro, e parte de Março ?

    Alguma coisa está muito mal explicada.

    1. Avatar de Peace
      Peace

      Estou contigo, alguma coisa não bate certo.

      1. Avatar de rikardo pereira
        rikardo pereira

        facil. tiveram que pagar aos clubes da bola..

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Gastaram foi uma pipa de massa com a publicidade que passa na TV até à exaustão!!!

  3. Avatar de Fulano
    Fulano

    Tadinhos… Já nem vou dormir a pensar que “só” ganharam 152,7 milhões de euros de LUCRO.

    1. Avatar de João Pinho
      João Pinho

      Que terão ganho muito dinheiro, certamente terão. Mas informe-se primeiro o que é o EBITDA, que por acaso até está mais ou menos descrito na notícia.

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Finalmente alguém percebeu que eles nao tiveram prejuizo.

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Canais Premium e cinemas afetaram receitas da NOS” Quanto aos cinemas nada a dizer pois está tudo parado e a NOS com a sua vasta rede de cinemas por todo o país não ganhou um tostão desde o início da pandemia e só tem tido prejuízos.Quanto aos canais premium não é novidade pois muita gente,infelizmente,prefere gastar esse dinheiro para Netflix’s,Prime Video’s e afins.E há muita gente que desistiu de assinar os canais TV Cine.Por ironia do destino vão para as redes sociais das operadoras para pedir esses canais de graça !! Só faltava agora essa !! Já agora era tudo dado,não ?? Ganhem mas é juízo !! 😐

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    Mas… eles não deixaram de pagar aos clubes ??

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Deixar deixaram,mas pelo contrário adiantaram-lhes muito dinheiro antes disto,a todos eles.Principalmente ao Futebol Clube do Porto e ao Sporting.É vergonhoso,e eu que sou adepto portista. 😐

      1. Avatar de Certo
        Certo

        NOS patrocina o SLB e o SCP… a ALTICE patrocina o FCP… sendo portista.. penso conseguias ver que nas camisolas aparece la isso.. não?

        1. Avatar de SANDOKAN 1513
          SANDOKAN 1513

          Quando o “Jorge” me pergunta por “eles” eu referi-me a quem os patrocina,sei lá se é a NOS ou se é a MEO.Como não há fome que dê em fartura todos eles já estão esganados,se me faço compreender.

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    Creio que deixaram de pagar a avença mensal , mas posso estar enganado !

    1. Avatar de Alvega
      Alvega

      Boa, já não perdia tempo com este blog de “peseteiros” há muito tempo, mas a tua frase levou-me a teclar. Parabéns. +1

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Estás certo, agora só voltam a pagar qd a bola rolar.

  7. Avatar de paulo
    paulo

    É a pala destas empresas que Portugal esta no fundo na empresa onde trabalho tiveram lucros e agora entram e lay-off só para resgatar esses fundos!
    e os administradores que são portuguesa pensão que estão a fazer um excelente trabalho construído um futuro para os seus filhos!

  8. Avatar de Jorge
    Jorge

    Gostava de saber o valor que não pagaram das “avenças” mensais aos clubes!

  9. Avatar de José
    José

    Com uma qualidade péssima de Internet, só tem o que merecem, a minha assim que terminar o contrato vai logo abaixo. Paga-se bem por um serviço de 40Mg e só chega a casa 1Mg e quando tal.

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Pudera, as vezes que a musica da Mariza já passou…. era mesmo para desistirem…

  11. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Se muita gente que vejo aqui a escrever se fosse patrão… já nao tinhamos empresas, tava tudo na falência… oh my god 😀

  12. Avatar de Jorge
    Jorge

    É assim… tantos milhões e com um mês já não há dinheiro nos bolsos? andam todos a pedir “apoios”?

    Daqui a uns meses vês contratações milionárias , mas afinal…Já há?

    Temos 6 canais , acho, de programas com comentadores de futebol a fazerem
    Directos durante horas ! Eles estão la de borla ? Quanto custa um programa desses?

    A diferença é que antes batias a nota, agora a “nota” é outra!

    Por ex como podes ter empresas de viagens/ hoteis a dizerem que está mal … o turismo
    Em Portugal começou a crescer em janeiro não foi ?

    De 2014!

    Imagina as imobiliária a começarem a pedir apoios …

  13. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    É pena é que a NOS não desapareça de vez de tal forma que eles e toda a rede deles vá com os cães.

    1. Avatar de Ferreira
      Ferreira

      É pena que não haja proibição de comentários como o teu. Aposto que não elogias a tua operadora sequer. Se sim, espero que eles te paguem uma boa %.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Lol Ferreira a ti é que te devem pagar bem. Mas esse dinheiro seria melhor investido nos clientes e em infraestrutura que em marketing.
        Podem dizer o que quiserem da Vodafone, Meo e Nowo. Mas a NOS está num patamar abaixo. Eles nem tem FFTH.
        Podem dizer o que quiserem. Mas senão lá trabalharam mais vale estarem calados. A infraestrutura da NOS é uma treta.
        Podem ter um BOX toda pipi, mas isso não compensa a infraestrutura e rede da NOS.

        1. Avatar de Ferreira
          Ferreira

          Mais um comentário que revela que pouco percebes do assunto.
          A NOS tem FTTHNOS, FTTHVOD, (Partilha de Rede Fibra da Vodafone) HFC e Satélite.

          Eu tenho HFC em casa (não vou explicar termos técnicos quais as diferenças.) e não honestamente, não tenho diferenças para o meu vizinho que é MEO. Aliás, tenho melhor qualidade em tudo fora velocidades de Upload.
          Uma dica sobre localidades que podes ter FTTH:
          – Ericeira, Mafra, Venda do Pinheiro, Fanhões, Ovar, Arruda dos Vinhos, Santarém…

          Se calhar tens Vodafone e utilizas a infraestrutura da NOS e nem sabes. Ou vice-versa.

          Mas podemos comparar serviços. Agora há zonas que precisam de melhoria, sem dúvida.

          Em relação a qualidade: É uma questão de compararmos, com factos, os serviços um do outro.
          É uma pena não conseguir colocar print screen aqui.

          Mas como vês não preciso de falar mal de outra operadora para mostrar o meu argumento.

  14. Avatar de Henrique Joanne Manuel Pinto
    Henrique Joanne Manuel Pinto

    Boas penso que os valores deviam era de meter o sr da nos de biquinho calado tanto que querem mostram riquezas obtidas obviamente de esforço mas como refiro acho que devia era TAR fora do grupo e ser empurrado pra rua porta a porta para parar de falar como se fosse um dono. Se fosses mais inteligente calavastes e nem pio só de tok mas como veste sapato é calça fina fala demais até,….. Ires pra rua angariar clientes és mesmo burro se tem prejuízo é da conta da sua própria desempenho devias era trabalhar e não falar de mais todas tiveram a MEO igual tem de mostrar tudo nas redes ou Google sociais és mesmo muito burro pratica bom futebol e vês se és melhor do que Cristiano Ronaldo seu Bur…

    1. Avatar de LR
      LR

      Boa! Muito bem dito! E agora tenta em Português…

  15. Avatar de Eu
    Eu

    O tipo de respostas e comentários que se veem aqui é de uma qualidade… pplware vocês querem mesmo que a zona de comentários seja um local para os fracos de espírito verterem raiva?

  16. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Ora biba 🙂 eu, que tenho sempre a mania de criticar tudo e todos, desde que haja críticas a fazer, vou dar a minha experiência com a NOS.
    Sou cliente há anos, muitos…
    Estou satisfeito com o serviço, mesmo muito satisfeito.
    Antes de ser da NOS tinha TMN ( na altura ) e em casa só tinha rede na casa de banho e numa posição em particular LOL, isto é a serio mesmo…
    A NOS instalou os serviços lá na rua e decidi ser cliente.
    Deixei logo de apenas poder falar na casa de banho, para o poder fazer na casa toda.
    Os canais, a velocidade de internet fixa, só posso dizer bem.
    Não conheço as outras operadoras mas os serviços que a NOS me fornece satisfazem-me.
    Estava o contrato de fidelização a terminar e eles ligaram-me a oferecer condições que eu tive mesmo que aceitar, tão boas que não podia recusar… Baixa de preço, aumento REAL da velocidade da internet, plafond móvel dos 1.5 para 7 GB mês por cartão, hostspot Kanguru com 7 GB gratuito e baixa da mensalidade… não pude dizer que não…LOL
    Se podem melhorar? claro que podem, e devem, mas tudo é gradual, vai com o tempo…
    Há pessoal que fala mal só por falar. Querem dado e arregaçado…

  17. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    Acho que fazia muito mais sentido escrever que os lucros baixaram em 10 milhões do que prejuizo de 10 milhões.

  18. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    Não deixa de ser curioso que para uma empresa multimedia tenham este resultado. Veja-se o caso da Netflix que no primeiro trimestre, aparentemente devido ao Covid19, teve um aumento de 15.8 milhões de subscritores. Por isso das duas uma, ou os conteudos da NOS não prestam ou os gestores não prestam …

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Ui,não diga isso que ainda o vexam por aqui. 🙂

  19. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Em termos consolidados, o Resultado Líquido no período foi de 10,4 milhões de euros negativos.A queda nos resultados explica-se pelos efeitos da pandemia COVID-19, pelo aumento de custos não recorrentes, nomeadamente o aumento de provisões para fazer face ao aumento de dívidas incobráveis, entre outros. O contributo das empresas associadas deteriorou-se de forma significativa, registando perdas de 8,8 milhões de euros, com uma contribuição negativa da SportTV e da ZAP, devido ao registode imparidades e provisões.

  20. Avatar de Tiago Granadeiro
    Tiago Granadeiro

    Seja qual for a operadora de telecomunicações, não venham com tangas.
    Não há dinheiro dos contribuintes para vocês. É que nem a EDP fez desconto ou revogou as facturas neste período de pandemia.
    Peçam à outra senhora que andava a lavar dinheiro para o injectar de novo na empresa.

  21. Avatar de Antonio
    Antonio

    A Rede Móvel da NOS é uma vergonha! Já li comentários… “se não tás bem muda-te…”, “eu estou feliz com a NOS” etc. Digam o que disserem…em regra Geral no que respeita a serviço da rede móvel, a operadora NOS é uma nódoa.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Não é a melhor a nível geral mas também não é a pior! E, para ser honesto, a rede tem melhorado no distrito de Lisboa. Contudo, cada um escolhe o que acha ser melhor.

      Em termos práticos, na freguesia onde moro, a NOS, neste momento é a melhor e muito equivalente à Vodafone. São factos.

      Para além, do mais, e fica a dica: em muitas zonas a Vodafone e a NOS já partilham rede móvel.

      Para fazer essa análise tem de ter dados gerais Sr. António. Para falar sobre algo tem de ser utilizador atual.

      Abraço

  22. Avatar de David
    David

    Espantoso… estão com prejuizos mas dão 3 e 4 anuncios de minutos a cada intervalos nos canais de TV, sabem quanto custa cada segundo de anuncio no intervalo do telejornal??? Já não posso ouvir a musicazinha deles!!!

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      O dinheiro é para gastar.
      Vão guardar para quê?
      Para depois ir todo na mesma via impostos?
      Assim fazem publicidade e metem nas despesas…

  23. Avatar de Eu
    Eu

    Tenho uma pena deles!
    Se desaparecerem não se perde nada. Pior operador a prestar serviço em Portugal.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Só ressabiados! Nem têm NOS e vêm para aqui lançar postas pescada. Que tristes!

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Amigo, sê inteligente e lê a notícia. Eles ganharam menos 10M. Não tiveram prejuízo de 10M como diz o título. Só ignorantes.

    3. Avatar de abdu
      abdu

      Perde-se e muito.
      Quanto menos concorrência pior para todos.
      Se não gostas do serviço tens alternativa. Assim como pessoal que não está satisfeito na Vodafone e na Meo.

  24. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Olhem,eu no dia que não puder pagar este tipo de serviços meto-me na TDT e já está.Nem me chateio mais.Fico só com o serviço de telemóvel e acabou. 🙂

  25. Avatar de Coloho 5429
    Coloho 5429

    Quando é que a senhora de Angola foi trazida à justiça?