COVID-19: Onde andaram os portugueses na Páscoa? Há uma app que diz

15 Comentários

A tecnologia tem sido uma importante arma no combate à COVID-19. Desde que o surto começou a ganhar escala têm sido criadas muitas soluções com os mais diversos propósitos. Uma das questões que se faz por estes dias é onde andaram os portugueses na Páscoa. Será que arriscaram sair de casa?

Há uma app que mostra o nível de isolamento dos portugueses nesse período e fora dele. Conheçam os resultados.

COVID-19: Onde andaram os portugueses na Páscoa? Há uma app que diz


A consultora PSE mede a mobilidade dos portugueses, em contínuo. Tendo como base uma app instalada nos telemóveis dos participantes foi possível monitorizar a deslocação real da população, em cada hora do dia. Este estudo é realizado 24 horas por dia, desde 2019.

De acordo com os resultados, o confinamento geral da população atingiu o record no domingo de Páscoa, onde 79% ficou em casa. Durante esta pandemia, o #fiqueemcasa tem evoluído da seguinte forma:

COVID-19: Onde andaram os portugueses na Páscoa? Há uma app que diz

Avaliando o nível de confinamento em casa, desde o início de março, os portugueses aderiram massivamente às orientações das autoridades, mas com algumas variações. Antes da declaração do Estado de Emergência e do fecho das escolas, o confinamento em casa “natural” situava-se entre os 20 e os 30%, nos dias úteis, sendo cerca de 40% aos domingos.

Nível de isolamento em Casa (Na Páscoa)

Muitos consideram que o período da Páscoa pode influenciar negativamente os números nos próximos dias. No entanto, na verdade, as medidas tomadas e o comportamento dos portugueses resultaram em elevados níveis de confinamento. O valor mínimo (durante o estado de emergência) foi obtido no 8 de abril, mas ainda assim contanto 54% em casa. A titulo de curiosidade (mas que nada tem a ver) foi também neste dia que se realizaram mais testes em Portugal (mais de 10 mil).

Após os constrangimentos instaurados, que entraram em vigor no dia 9, quinta-feira, os portugueses acataram globalmente as orientações das autoridades. O período da Páscoa veio reforçar o “ficar em casa” atingindo o valor máximo no domingo de Páscoa, com 79% em casa.

Enquanto em 2019, apenas 30% a 36% permanecia em casa, esse valor oscilou, em 2020, entre 54% e 79%. Ou seja, a saída de casa, caiu para metade, em 3 dos 7 dias analisados. Em toda a Semana Santa a queda média foi de -31 pp.

COVID-19: Onde andaram os portugueses na Páscoa? Há uma app que diz

Segundo o estudo, no domingo de Páscoa, cerca de 93% da População Portuguesa esteve em confinamento em casa ou nas proximidades da sua residência. Este estudo é o painel de mobilidade da PSE, com recolha de dados contínua através de monitorização de localização e meios de deslocação via aplicação móvel de um painel de indivíduos representativos do Universo com mais de 15 anos, residente nas regiões do Grande Porto, Grande Lisboa, Litoral Norte, Litoral Centro e Distrito de Faro. Para um universo de 6.996.113 indivíduos residentes nas regiões estudadas (81% da população com 15 e mais anos de Portugal Continental), a margem de erro imputável ao estudo é de 1.62% para um intervalo de confiança de 95%.

COVID-19

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rikardo pereira
    rikardo pereira

    por acaso nao fiquem em casa, estive a maior parte do tempo fora de casa, tem a possibilidade poder andar á vontade la por fora, pois vivo num aldeia e ha muito monte para poder andar sozinho…

  2. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Não digo, privacidade em 2 lugar

  3. Avatar de miguel
    miguel

    Esta pandemia vai servir de desculpa para dar machadadas na nossa privacidade, estejam atentos e não se deixem assustar.

    1. Avatar de De Quarentena
      De Quarentena

      Concordo.

    2. Avatar de david
      david

      *vai servir?

      A sério? o unico erro, é o verbo…. Está a servir para amedrontar as pessoas e democraticamente as pessoas decidirem legalmente dar acessos para que se saiba o resto que todos já sabemos… Embora já o façam via as redes sociais… mas daqui em diante será pior…

      *Não se deixem assustar? já estão! há muito… já foram… e todos os gráficos que aqui são apresentados vieram de alguma forma… eu não lhes disse que saí ou não sai de casa, nem via carta, nem me vieram questionar…. por isso…

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Eles querem controlar e a desculpa é a saúde publica ou particular.

      1. Avatar de Diogo Rodrigues
        Diogo Rodrigues

        O Governo Chinês é que tem esse hábito de controlar as pessoas, espero que aqui também não aconteça!

  4. Avatar de De Quarentena
    De Quarentena

    “Tendo como base uma app instalada nos telemóveis dos participantes foi possível monitorizar a deslocação real da população, em cada hora do dia. Este estudo é realizado 24 horas por dia, desde 2019.”
    Sendo assim, os dados são baseados apenas nas pessoas que pretenderam participar nessa recolha de dados.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Essa aplicação é o android

      1. Avatar de UserXXX
        UserXXX

        Não meu caro, essa App é em qualquer SO desde que instales alguma app que te permita isso. Por exemplo no Google que dá para qualquer SO tens uma opcao que vem por default que se nao desativares, tens lá os teus dados todos, por onde andaste etc!

        1. Avatar de david
          david

          Só não entendo… eu tinha um equipamento móvel… sem wifi, e sem dados ligados, sem cartão GSM… manda… apenas um bloco com acesso wifi em casa… e um certo dia sai… e cheguei a casa e o Google sabia onde eu tinha estado…via GPS? e os restantes sensores? facto é que eles sabem…só lhes falta implementarem um chip no corpo… para saberem todos os teus passos…

  5. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    Andaram a beijar a cruz aqui em Barcelos.

  6. Avatar de Dark Sky
    Dark Sky

    DN: “Kits de auto-teste, apps de geolocalização. O plano de Bruxelas para sair disto”

    “Telemóveis
    No conjunto de ações está, por exemplo, o recurso a “aplicações de telemóvel”, para fazer a geo-localização e mapeamento detalhado dos casos de coronavírus. A Comissão Europeia defende que estes dados “são particularmente relevantes” na fase de levantamento das restrições de circulação.

    Estas aplicações poderiam emitir alertas aos utilizadores que se encontrem “na proximidade” de um doente ou portador do novo coronavírus. A Comissão salienta que os dados devem ser tratados de uma forma anónima e como um recurso “voluntário”, que deve ser inactivado e destruído uma vez ultrapassada a pandemia.

    Os especialistas da Comissão Europeia acreditam que esta tecnologia pode “ajudar a interromper as cadeias de infeção com mais rapidez e eficiência, do que as medidas gerais de contenção e reduzir o risco de disseminação”, e, por essa razão “deve ser um elemento importante na estratégia de saída, complementando outras medidas, como o aumento da capacidade de teste”.
    https://www.dn.pt/mundo/kits-de-auto-teste-apps-de-geolocalizacao-o-plano-de-bruxelas-para-sair-disto-12071965.html

    O que foi dito na reunião no INFARMED sobre as apps de geolocalização no combate ao Coronavírus:
    https://www.publico.pt/2020/04/15/politica/noticia/costa-marcelo-afastam-geolocalizacao-obrigatoria-infectados-1912538

    Eu cá concordo com o que diz a Comissão Europeia. Tenho esperança que a app (ou APIs para apps) prometidas pela Apple+Google para Maio, para smartphones Android e e Phones constitua um contributo importante.

    A app do post, tem graça, mas não adianta nada.

  7. Avatar de #eutrabalhonaoficoemcasa
    #eutrabalhonaoficoemcasa

    Terão deixado os telemoveis em casa?

  8. Avatar de Infinity
    Infinity

    Só instala quem quer ter a privacidade comprometida