Zoom: Atenção, apareceram 500.000 contas de alunos e profissionais à venda na Internet

59 Comentários

O Zoom é uma plataforma de videoconferências que se tornou imensamente popular com a pandemia da COVID-19. Na verdade, o seu CEO tornou-se num dos homens mais ricos do mundo quando este software passou de cerca de 10 milhões de utilizadores para 200 milhões, no início deste mês. Contudo, a estrutura do Zoom não estava preparada para oferecer privacidade e segurança aos utilizadores e os casos começam a abalar a plataforma.

Depois do roubo de dados dos utilizadores, episódios de invasão das conversas e vídeos espalhados na Internet com gravações das reuniões, apareceram agora 500 mil contas à venda. O caso é muito grave!

Ilustração Zomm com indicação de perigo. Atacado por hackers


Contas Zoom dos utilizadores à venda na Dark Web

Nas últimas semanas, o Zoom tem sido o epicentro das questões de segurança, com especialistas a revelarem falhas na aplicação de dois em dois dias. No entanto, os responsáveis pela plataforma tentaram descansar os utilizadores, afirmando que estavam a trabalhar no reforço da segurança.

Quando se pensou que a tempestade tinha passado, apareceu mais um ciberataque. Conforme relata a publicação Bleeping Computer, cerca de 500.000 contas Zoom estão a ser vendidas na Dark Web e noutros fóruns de hackers.

As contas estão a ser vendidas por menos de um cêntimo cada uma. As credenciais incluem o email ID da vítima, palavra-passe, o endereço da reunião, e a sua chave de acesso. Assim, qualquer hacker pode usar esta informação para bombardear o Zoom e atacar as vítimas com atividades maliciosas.

Imagem do CEO do Zoom
Eric S. Yuan, o multimilionário criador e líder do Zoom.

 

Endereços de email e palavras-passe vendidas por $0.0020

De acordo com o relatório, as credenciais destas contas foram recolhidas através de ataques de preenchimento de credenciais. Neste tipo de ataque, os hackers usam credenciais de utilizadores comprometidas de violações anteriores e tentam passar pelos métodos de autenticação, reutilizando o mesmo nome de utilizador e palavra-passe. Posteriormente, as contas são vendidas em diferentes fóruns de hackers.

Segundo a Cyble, uma empresa de inteligência cibernética de segurança, foram também descobertas, pela primeira vez, várias contas Zoom gratuitas publicadas num fórum de hackers. As contas foram partilhadas através de um site de partilha de texto e foram listadas com endereços de correio eletrónico e combinações de palavras-passe.

Google proíbe o Zoom nos computadores de trabalho dos seus funcionários

Para avisar os utilizadores, a Cyble comprou mais de 530.000 credenciais do serviço a um vendedor, cada uma por $0,0020. Muitas contas eram de pessoas pertencentes a empresas e instituições de ensino proeminentes.

O Zoom ainda não informou os utilizadores afetados pelo roubo dos dados. Assim, recomendamos que todos os utilizadores que abriram contas no Zoom, alterem a palavra-passe de entrada no Zoom com urgência. Isto porque se usam esta mesma palavra-passe e email noutros serviços, poderão estar a comprometer mais dados privados.

O site Have I Been Pwned é um respeitável serviço que lhe diz se o seu endereço de e-mail alguma vez foi violado.

Esta não é a primeira vez que os dados dos utilizadores do Zoom são divulgados. Recentemente, milhares de Zoom Meeting Recordings foram carregados na Internet. Portanto, esta é uma plataforma não recomendada nesta altura. Há várias alternativas que devem urgentemente procurar.

 

Leia também:

Zoom: Escolas começam a banir a plataforma de videoconferências

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francis
    Francis

    Como resolver isto já que todas tem problemas

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Tens a https://jitsi.is é encriptado, muito mais seguro que a Zoom e sim podes meter em português no icon ferramenta no canto superior direito da página para idioma Português.

      Experimenta, é uma alternativa ao Zoom e Skype e sem necessidade de instalar nada.

      1. Avatar de Vítor M.

        Por acaso é o que uso mais, embora que há outros, como o Teams, que também é bom. Mas a facilidade de usar o jitsi leva-me a usar mais vezes.

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          Vitor alem de que este Jitsi.is em especifico esta alojado em servidores de qualidade, tendo como firewall e anti-ddos a Voxility, que é uma das maiores empresas reconhecida por filtragem de ataques de negação de serviço.

          O serviço em questão é fornecido pela flokinet.is totalmente grátis nos seus servidores, dai eu divulgar isto. E espero que te tenha sido util 😉

          1. Avatar de Vítor M.

            Já o usava há algum tempo e até já o havíamos refenciados. Atualmente, pela sua facilidade e qualidade, temos usado em vários grupos. Tenho dado esta plataforma como exemplo para quando as pessoas precisam de estabelecer contacto visual com os seus familiares, pessoas até que muitas vezes nem dominam muito as tecnologias, via browser, fazem uma sala em segundos. Há melhores, é verdade que sim, mas para o efeito, todas as ferramentas que disponibiliza e “de borla” é TOP.

            O que acrescentaste, não sabia, obrigado pela info.

          2. Avatar de Gekko
            Gekko

            Também há esta lista de instâncias de Jitsi:

            https://github.com/jitsi/jitsi-meet/wiki/Jitsi-Meet-Instances

            Cresceu uma beca em tempos de pandemia

            Vantagem de ser Software Livre, qualquer pessoal com conhecimentos pode instalar uma cópia do software

      2. Avatar de Alvaro Campos
        Alvaro Campos

        Não se esqueçam e de colocar uma password na conferencia!
        Isso deveria estar predefinido mas não está, é opção

      3. Avatar de A
        A

        +1
        É o melhor que existe. As salas são descartaveis, existe criptografia, e tem a opção de levantar a mão para falar.
        É um app/site mt porreiro.

    2. Avatar de Artur Peralta
      Artur Peralta

      Podes utilizar o jitsi. É gratuito e não precisas de conta, podes proteger a “sala” por password e no fim da conferencia a “sala” “desaparce”.

      Se tiveres conhecimento e/ou necessidade, podes instalar um servidor para o jitsi num servidor à tua escolha.

      Entre muitas outras vantagens!

  2. Avatar de ACS
    ACS

    Na verdade, o seu CEO tornou-se num dos homens mais ricos do mundo quando este software passou de cerca de 10 milhões de utilizadores para 200 milhões, no início deste mês.

    Isto é falso! Até parece que o homem pode comprar uma ilha só porque ganhou utilizadores. Valor artificial não é dinheiro.

    1. Avatar de Vítor M.

      Utilizadores? Pois, muito dinheiro, como refere a Forbes. Ora vai lá ler 😉 Aliás, ele entrou mesmo para a lista dos mais ricos do mundo, segundo essa publicação. E o produto que comercializa é esse.

    2. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Se houver alguém interessado em comprar, esse será o valor do produto dele e como tal tem um valor bem real.

  3. Avatar de Spoky
    Spoky

    Alternativa encriptada e grátis para conferencias online (podem alterar a linguagem no icon da ferramenta para Português)

    https://jitsi.is

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Havendo o “milenar” Skype, não percebo pq se metem nestas aventuras.

    1. Avatar de Bruno Santos
      Bruno Santos

      Porque o Skype está limitado ao numero de utilizadores por chamada, enquanto no Zoom, podes estar com 2000 pessoas a conversar

      1. Avatar de ze
        ze

        Skype for Business ou Teams, não têm essas limitações.
        Mania de compararem produtos de consumo a produtos corporate.

        1. Avatar de bruno
          bruno

          dois produtos das gigantes americanas e segurança deles é a mesma de outros produtos dessas empresas

          1. Avatar de Rrrrrr
            Rrrrrr

            nao me parece que a seguranca seja a mesma…

          2. Avatar de Pérolas
            Pérolas

            … e quanto à privacidade nem se fala…

  5. Avatar de Artur Peralta
    Artur Peralta

    Podes utilizar o jitsi. É gratuito e não precisas de conta, podes proteger a “sala” por password e no fim da conferencia a “sala” “desaparce”.

    Se tiveres conhecimento e/ou necessidade, podes instalar um servidor para o jitsi num servidor à tua escolha.

    Entre muitas outras vantagens!

  6. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    Só admiro isto aparecer agora que estamos quase todos em casa, o Zoom há anos que é usado para reuniões e nunca ninguém se queixou, cheira-me a mais uma trafulhice das gigantes americanas (Google e Microsoft).

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      O Zoom nunca foi pensado para a dimensão que está a ter e esse é o principal dos problemas.
      A equipa de programação deverá ser tão pequena que ele pararam o desenvolvimento de novas funcionalidades por 90 dias para corrigir falhas (foi notícia aqui). Ou então as falhas são mais que muitas…

      1. Avatar de Bruno Santos
        Bruno Santos

        há anos que foi pensado para ser uma solução empresarial e há diversas empresas a usar, agora repara bem, ninguém aqui falou numa noticia dada pelo próprio pplware em que diz que a problema não é só da plataforma

        1. Avatar de Alvaro Campos
          Alvaro Campos

          🙂 se foi pensado para ser uma plataforma empresarial e de uso massivo e intensivo, então que repensem pois quase todos os dias as notícias (aqui e noutros sites) vão aparecendo.
          Se calhar, tal como a Intel e os processadores mais recentes (e menos recentes…), focaram-se na performance e não na segurança.
          Não há soluções 100% seguras mas há umas mais seguras que outras e o Zoom tem-se destacado por estar no lado das “outras” e não será só marketing malicioso….

          1. Avatar de bruno
            bruno

            É engrado em muitas noticias que aparecem sobre o Zoom é que os utilizadores usavam windows 10 na ultima versão a mesma tem andado a dar problemas de segurança, as versões Android/Mac/ios e Linux quase passaram as despercebidas, roubam acesso de 500.000 contas para as vender cada uma a 0,10€, a maioria eram de Universidades Americanas, com cursos informáticos e logo no dia a seguir o numero de usuários do Teams subiu mais de 200%

      1. Avatar de Bruno Santos
        Bruno Santos

        e porque? Não é pela falta de segurança existem outras coisas como interesse por detrás de tudo isso.

        1. Avatar de GM
          GM

          Onde há fumo, há fogo.

    2. Avatar de eu2
      eu2

      Quando uma coisa dessas se torna tão popular, torna-se um alvo atraente para hackers, além de se tornar mais visível.

    3. Avatar de Gekko
      Gekko

      O “azar” do Zoom foi que com a fama (passar de 10 milhões pa 200 milhões num mês) passou a ter mais pessoal a olhar para segurança da plataforma.

      Só isso.

  7. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    Não se compara o Jitsi, com o Zoom, fui utilizador do Jitsi e um dos problemas que detectei era a câmara de selfie do telemóvel estar sempre a crackar e muitas das vezes desligava-se sozinho ou congelava a imagem

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Seria erro da plataforma ou da aplicação do telemóvel?

      1. Avatar de bruno
        bruno

        o problema foi detectado na plataforma windows do Zoom

        1. Avatar de Alvaro Campos
          Alvaro Campos

          Zoom para Windows Mobile?
          Desconhecia a sua existência…

  8. Avatar de FutureTech
    FutureTech

    Usam sempre o teams, slack, skype ou jitsi e esqueçam essa app do Zoom por enquanto porque o Zoom só traz perigo e grandes problemas de segurança.

    1. Avatar de Bruno Santos
      Bruno Santos

      como que essas também fossem muito seguras, são iguais ou piores que o Zoom

      1. Avatar de FutureTech
        FutureTech

        essas apps (teams, slack, skype ou jitsi) são melhores que o Zoom, pesquisam info sobre essas apps que eu disse e ponto final.

        1. Avatar de João R.
          João R.

          “e ponto final”
          Que sabedoria!

          1. Avatar de Quintin
            Quintin

            João, nem mais. Engraçado esgrimir argumentos com base no que aparece pela “net”. Ainda hoje me enviaram um “paper” duma conceituada empresa de “cibersegurança” com o maior chorrilho de disparates sobre o Zoom, baseados nos mesmos argumentos (citações da “net”). Evidências ténicas… népia. O Zoom tem muitas responsabilidades no que lhe está a acontecer (não solucionem o problema da encriptação end-to-end e vão ver), mas é óbvio que há interesses incomodados com a fatia de mercado que um CEO de ascendência chinesa ganhou quase do dia para a noite. Ainda para mais um importante ex-funcionário duma gigante multinacional norte-americana. Fosse a Zoom da Microsoft e ninguém estaria aqui a discutir estes problemas (hello Teams?). A realidade é que na web nada é seguro e compete aos utilizadores proverem-se de conhecimentos básicos e de muita discrição na forma como se usam aplicações web. O Jitsu, bem usado, ok, agora o Teams… o Teams … deixa cá ver… só pode ser anedota!

          2. Avatar de Mimi
            Mimi

            .O tom pareceu-me ‘ditatorial’ …

        2. Avatar de Bruno Santos
          Bruno Santos

          todas essas apps só dão para no máximo 50 pessoas e quando tens reuniões e/ou formações com mais de 2000 pessoas que app usas?

          1. Avatar de FutureTech
            FutureTech

            slack e teams.

    2. Avatar de JM
      JM

      Tais como ó caro expert?

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Hum, campanha de caça ao zoom!
    O Jitsi funciona…. para telemóveis (apple ou android)…..

    1. Avatar de Gekko
      Gekko

      Sim há uma app para Android, pa iOS não faço ideia.

  10. Avatar de Ruben
    Ruben

    Infelizmente o Have I Been Pwned ainda não tem nenhuma base de dados Zoom (se é que irá ter). Por isso fica a duvida…

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Se esta a venda… esperas o quê!? Primeiro lucro depois la irá aparecer. 😉

      1. Avatar de bruno
        bruno

        Lucras 10€ com o roubo que foi feito, só alguém estupido é que vendia cada conta/acesso a 0,10€

  11. Avatar de PC
    PC

    é chocante o ministério da educação recomendar o uso do zoom no ensino à distância depois de saber dos seus perigos !!!

  12. Avatar de CarlosC
    CarlosC

    Utilizo frequentemente Skype, Zoom, Teams, GotoMeeting, Webinarjam,Webex, etc. Não é de agora, uso o Zoom desde 2017, e outros (ex. Webex, Skype) ainda há mais tempo.
    Em termos de webinars/webmeetings o Zoom é o que tem melhor qualidade (em termos de imagem e som).
    O maior problema de segurança do Zoom advém da sua facilidade: vi cartões de visita, páginas web, assinaturas de email com os IDs pessoais… e fazerem reuniões sem senha usando esses mesmos IDs.
    É exactamente a mesma coisa que terem um maluco qualquer a ligar para o v/ nº de telefone às 3 da manhã – vão dizer que o problema é do operador que tem uma infraestrutura sem segurança?
    (E porque é fácil, cómodo, entrar numa reunião sem senha apenas com um nº, existem mais produtos onde também é possível fazer isto – e por defeito!).
    Se usarem senhas, se tiverem o cuidado de os novos participantes terem de ser aprovados, minimizam esses problemas.

  13. Avatar de JJ_
    JJ_

    Esta frase do artigo diz tudo: “Neste tipo de ataque, os hackers usam credenciais de utilizadores comprometidas de violações anteriores e tentam passar pelos métodos de autenticação, reutilizando o mesmo nome de utilizador e palavra-passe.”

    Basicamente, isto é a primeira forma de ataque dos hackers, quando querem roubar dados de uma plataforma. Peguem em listas de emails/pass e toca a tentar fazer logins… desta feita conseguiram aceder a 500 000 mil contas.

    Sendo contas de empregados, alegadamente de grandes empresas, chega-se a conclusão, que apesar de todos os alertas em não se usar a mesma pass em vários serviços (principalmente em plataformas de trabalho…), boa parte do problema é culpa dos utilizadores.

    Alem disso, este tipo de ataque, até o PayPal e eBay sofreram a uns anos atras… não foi por causa disso que perderam credibilidade ou foram apelidadas de falta de segurança.

    O Zoom simplesmente teve azar… aqueles 10 milhões de clientes que tinha, eram na sua maioria clientes empresárias que faziam uma utilização responsável da plataforma… os 200 milhões que entraram, simplesmente não tiveram atitudes responsáveis , criando este alarido todo.

    Claro que Zoom devia ter tomado mais medidas de segurança, mas olhando para as situações que tem sido reportadas, boa parte delas é pela irresponsabilidade de milhões de utilizadores.

    Agora… um hacker a vender este tipo de informação, por apenas 1000€!? Hummm…. barato de mais… até porque ao ser posta a venda, a probabilidade daquela informação deixar de ser útil para outros hackers é muito grande… Ou não, as pessoas são burras e continuam a clicar em todo o link que aparece no email, e a usar a mesma pass para tudo e mais alguma coisa…

  14. Avatar de Daniel
    Daniel

    ..bolas!!… Logo agora que ia vender a.minha

  15. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Continuo achar que é mais campanha para mandar abaixo o Zoom das Grandes empresas como por exemplo da Microsoft devido a Teams, se houve roubo de credenciais como já aconteceu com outras plataformas a mensagem era se tem conta na plataforma x mude já a password , agora com o ZOOM isso não acontece !!!!! Porque ?????!!!!! Eu da minha parte e a FCCN manter o ZOOM continuo a usar!!!!!

  16. Avatar de Louis
    Louis

    Cisco Webex Meetings é muito melhor

  17. Avatar de Botelho
    Botelho

    Simplesmente e moda e como foi a mais cresceu, e alvo de campanha de desacreditação.

    Desta forma a concorrencia, pode facturar na proxima mensalidade.

    Ter algo de forma explicita na Dark, geralmente e sinal de “fora de prazo”.

    Muitos dos erros continuam a ser por falta de conhecimentos do anfitrião e dos utilizadores. Não da plataforma.

    Outras soluções são viaveis, claro. Mas sera que não teem falhas ou ainda não foram exploradas/publicadas.

  18. Avatar de NC
    NC

    Gosto bastante do pplware e sigo-o com atenção, mas, francamente, nesta matéria, considero o seguinte artigo da “concorrência” bastante mais informativo: https ://www.dinheirovivo.pt/buzz/quao-segura-e-a-app-mais-valiosa-do-mundo-zoom-e-devo-ou-nao-usa-la/

    1. Avatar de Vítor M.

      O meu caro, obrigado pela sua opinião, mas esse artigo é uma mão cheia de nada e eu explico a razão. Desde que esse artigo foi feito, o Zoom já foi alvo de muitos ataques. Para ter uma ideia, foi descoberto que a aplicação para iOS envia, sem autorização do utilizador, vários dados ao Facebook. Sabe porque faz isso? Porque o Facebook pagava à empresa Zoom por esses dados. Depois foi descoberto um buraco na segurança que permitia roubar o nome de utilizador (o email) e a palavra-passe do Zoom no Windows. Depois foi detetado uma vulnerabilidade no Zoom para Mac que permitia a pessoas mal intencionadas de ter acesso a permissões privilegiadas do MAC, e com isso tinham acesso à câmara e ao microfone, até sem o utilizador dar conta, veja lá.

      Além disso, estão ainda a acontecer os chamados zoombombing, que injetam pornografia no meio das videoconferências. Olha aqui: https://bit.ly/2RFzihQ 😉

  19. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    Para os pérolas que aqui andam e que defendiam o Teams, afinal bastava uma simples imagem para o sistema de segurança do Teams ir ao ar, obrigando a Microsoft a corrigir a falha, já agora e falando nas 2 aplicações da moda da Google, Classroom e Meet, a primeira já não é a primeira vez que os alunos a estão a usar e do nada bloqueia, perdendo algumas das vezes o trabalho que lá está a funcionar, já o Meet, numa reunião com 24 pais, nem metade consegue aceder à reunião e os que estão presentes não tem uma imagem limpa, ou seja está quase sempre a congelar