COVID-19: Já se podem pedir os dados anonimizados de casos

3 Comentários

Depois de muita controvérsia sobre a disponibilização dos números da COVID-19 para investigação, a ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou hoje que estes já podem ser solicitados.  A Direção-Geral da Saúde (DGS) passou a disponibilizar um formulário online.

Os dados estão disponíveis para a comunidade científica e tecnológica em geral.

COVID-19: Já se podem pedir os dados anonimizados de casos


A DGS disponibiliza os dados de vigilância epidemiológica no âmbito do surto de COVID-19 em Portugal. Os dados são anonimizados e correspondem aos casos confirmados de COVID-19 notificados através do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE), componente médica. Os dados são atualizados retrospetivamente com uma periodicidade semanal.

Como solicitar dados anonimizados da COVID-19?

Se é investigador e gostaria de solicitar dados, só tem de preencher o formulário que se encontra aqui. Quem solicita pode escolher quais os tipos de dados que pretende. Neste documento pode ver os tipos de variáveis disponíveis e respetiva descrição.

COVID-19: Já se podem pedir os dados anonimizados de casos

Os dados que a DGS possui provêm do SINAVE e que a “informação a disponibilizar está limitada aos campos de preenchimento dos formulários de notificação e inquérito epidemiológico, excluindo informação biográfica dos casos”, como o nome, a morada ou o contacto telefónico. Até agora, uma pequena parte dos dados tinha sido disponibilizada para modelação estatística a um grupo selecionado de académicos, revela o Público.

Leia também…

COVID-19 Crossroads: Site espetacular com números do vírus

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nightingale
    Nightingale

    E no mesmo sentido proíbem as câmaras municipais de divulgarem o número de mortes confirmadas por coronavírus (totalmente diferentes do que é divulgado pela DGS, mesmo após vários dias…). Já para não falar que Portugal se está a portar demasiado bem, quando comparado com outros países. No mínimo: isto é estranho…
    Atualizado semanalmente? Percebo a questão de quererem anonimizar, mas no máximo os dados deviam ter 3 dias… uma semana é demasiado tempo quando comparado com a história natural desta doença…

    1. Avatar de Dark Sky
      Dark Sky

      Para o caso de não saberes, entre países não há uniformidade.
      Veja-se o número de mortos:
      – Nuns é só nos hospitais – noutros é nos hospitais e fora
      – Nuns é só os que fizeram testes e deu positivo – noutros é os que fizeram testes e mais os que apresentavam sintomas.

      Quanto aos Presidentes de Câmara, com todo o respeito por eles, alguns fazem bem o seu papel, exagerando: “Acudam-nos senão moremos todos aqui. Imponham o cerco sanitário ao meu concelho, não entra nem sai ninguém” (para não dizer, os sac*anas dos munícipes não cumprem as ordens para não sair de casa)”.

      Basta uns darem os casos à meia noite outros ao meio dia do dia seguinte já não bate certo. As contagens com várias fontes de informação já deu m*erda no caso do Porto. Co ntaram duas vezes e deu o dobro dos casos. Por isso, o método de cálculo da DGS é igual para todos os municípios.

      Vir um “c*aga na saquinha” como tu a armar confusão não interessa. Se estamos melhor que Itália e Espanha ainda bem … levámos um cagaço tal com o que lá se passava que tivemos mais juízo.

  2. Avatar de jomendes
    jomendes

    Porque não acesso a todos? Uns são mais iguais que outros…