Firefox 75: Chegou a versão que vai revolucionar a barra de endereço do browser

30 Comentários

Com toda a indústria a abrandar o seu ritmo, por razões óbvias, esperava-se que a Mozilla tivesse a mesma atitude com o Firefox. A versão 74 tem pouco tempo de lançamento e até teve direito a uma atualização de segurança.

Ainda assim, e no meio de toda esta incerteza e confusão, surge agora uma novidade importante. O Firefox 75 surgiu e traz uma alteração importante. A sua barra de endereço tornou-se ainda mais útil.

Firefox Mozilla barra endereço browser

Um novo Firefox com muitas novidades

A Mozilla tem apostado forte no seu browser e no que este pode dar aos utilizadores. As melhorias são constantes e o seu ritmo novidades não abranda, independentemente das situações ou do que a forte concorrência coloca no mercado e na Internet.

Para esta nova versão, a Mozilla criou algumas novidades importantes e que podem ser já testadas por todos. A mais importante está na barra de endereço, que é agora o centro deste browser, com todas as suas capacidades de pesquisa e focada nos sites mais visitados.

Firefox Mozilla barra endereço browser

A barra de endereço está mais útil

O que a criadora do Firefox fez foi dar um destaque único à barra de endereço do seu browser. Este passa a ter um comportamento mais adaptado ao que se espera de um browser, com os sites mais visitados presentes e sempre disponíveis para o utilizador usar.

Porque é um ponto central, tem também agora uma forma mais visível de destacar os separadores abertos. Isto significa que sempre que escreverem ou escolherem um endereço que já estejam a visitar, este terá uma imagem mais destacada, perfeitamente identificável.

Firefox Mozilla barra endereço browser

Browser da Mozilla chega mais rápido

O compromisso da Mozilla para com os seus utilizadores foi mantido e o ritmo das novas versões do Firefox deverá agora acelerar. Esperam-se novidades a cada 4 semanas, com a empresa a querer manter os planos definidos para 2020.

Esta nova versão é a primeira a cumprir essa janela de tempo e por isso podem atualizar já para o novo Firefox. Rapidamente vão explorar todas as novidades da barra de endereço e o que ela agora oferece no browser da Mozilla

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tó Zé
    Tó Zé

    Para quem não gosta da nova barra e quer de volta a barra anterior têm que ir ao about:config e alterar os seguintes parâmetros para “false”:

    browser.urlbar.openViewOnFocus – false
    browser.urlbar.update1 – false
    browser.urlbar.update1.interventions – false
    browser.urlbar.update1.searchTips – false

    1. Avatar de JacareDTR
      JacareDTR

      o post que realmente interessa

    2. Avatar de Diogo
    3. Avatar de CA
      CA

      Como remover a informação dos urls que aparecem junto à barra de tarefas do windows?

  2. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Melhorou um bocadito a barra de endereços.

    1. Avatar de Rizzo
  3. Avatar de Luís Agostinho
    Luís Agostinho

    Já há imenso tempo que mudei do Firefox para o Chrome, acho que eles perderam a corrida e muito dificilmente algum dia vão recuperar a liderança, mas o Firefox é aquela base que podemos sempre contar.

  4. Avatar de PGomes
    PGomes

    Por enquanto até estou a gostar.

  5. Avatar de justme
    justme

    Já desativei. Não gosto nada no pc

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    A grande novidade é no linux, em wayland já é possível aceleração vídeo pelo hardware utilizando vaapi. Por agora apenas em h264 para os outros codecs pensa-se que será a partir do firefox 76

  7. Avatar de inbrazil
    inbrazil

    Opera humilha qualquer outro, e a muito tempo.

    1. Avatar de José
      José

      É pena ser Chinês…

    2. Avatar de AJMS
      AJMS

      Conheces o Vivaldi Browser? este sim está a ser desenvolvido pelo antigo criador do Opera e não tem mão chinesa, e quanto a mim melhor que o Opera.

  8. Avatar de Raposao
    Raposao

    Essa barra está uma bela duma bost*.

    Ninguém pediu por isso, essa merd*é incoveniente, é forçada. Se eu quisesse ver esse monte de sugestão na minha cara, eu teria habilitado antes.

    Agora essa merd*não dá pra desabilitar normalmente, precisa ir nas configurações escondidas.

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      uma sugestão: ou deixas de usar ou passas para a versão ESR que não terá essa bost* ou merd*
      outra sugestão será enviares uma reclamação para o desenvolvimento da Mozilla

      1. Avatar de Raposao
        Raposao

        Não se deixa de usar um software importante de um dia para o outro, mas já estou migrando para outro browser sim. É questão de tempo a ESR receber essa bost*.

        Sobre enviar sugestão, não só eu mas como várias outras pessoas enviaram.

        1. Avatar de qqq
          qqq

          eu não só enviei como estou a caminho do escritório deles para fazer uma reclamação pessoalmente

          1. Avatar de SANDOKAN 1513
            SANDOKAN 1513

            Ah,ah,ah,este “qqq”. 😀 😀 😀

    2. Avatar de Zeca
      Zeca

      Não gostas, não usas, nem te preocupes.

    3. Avatar de PGomes
      PGomes

      Podes tentar desligar as sugestões.
      about:preferences#search

      E depois desligas as sugestões e busca.

  9. Avatar de TomazTurbando
    TomazTurbando

    Ainda Prefiro o Opera, que é o melhor navegador que ninguém usa.

    1. Avatar de Caoa Koi
      Caoa Koi

      Os chineses gostam mesmo de ti <3

    2. Avatar de Zeca
      Zeca

      Ninguém usa ? lol
      Eu uso:
      1 – Firefox
      2 – Opera
      3 – Epic Privacy Browser
      4 – Tor Browser

    3. Avatar de AJMS
      AJMS

      Para isso usa antes o verdadeiro “Opera” que é o Vivaldi Browser criado pelo antigo criador do Opera que na minha opinião supera já o Opera em muitas particularidades.

    4. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Eu usei até ao 12.18. Depois disso já não foi mais Opera.

  10. Avatar de Soldier
    Soldier

    Daqui a uns dias vai sair uma notícia relativamente a uma falha de segurança grave que foi descoberta e o update 75.0.1

    1. Avatar de Zeca
      Zeca

      Isso é normal em todo o software, não achas ?
      Se assim não fosse ainda vivíamos nas cavernas.
      Sempre a evoluir e a corrigir… é o destino da humanidade.
      Perfeição ? Não a deves encontrar no planeta Terra.

    2. Avatar de Marcelo
      Marcelo

      Já prestou atenção nas muitas atualizações de segurança do Windows, do Linux, de todos os softwares? É que a imprensa faz questão de noticiar só as do Firefox!

      1. Avatar de Marcelo
        Marcelo

        Peço desculpas à @pplWare por ter generalizado a imprensa no comentário acima. Vocês não seguem essa tendência de falar mal do Firefox.
        Um fato que facilita tal comportamento é a transparência da Mozilla ao não ocultar suas falhas, como fazem outros, mas ao contrário, divulgar abertamente para o benefício de seus usuários.