COVID-19: WhatsApp restringe funcionalidade “Reencaminhar”

14 Comentários

O WhatsApp é uma das mais populares plataformas de comunicação do mundo. Com o aparecimento do novo coronavírus, que obriga a estarmos em isolamento social, este tipo de plataformas tornam-se ainda mais importantes! No entanto, sendo uma forma fácil de passar informação, estes canais tornam-se também um veículo para as mensagens falsas (fake news).

Para ajudar no combate a notícias falsas, o WhatsApp restringiu a funcionalidade de reencaminhar.

COVID-19: WhatsApp restringe funcionalidade de "reencaminhar"


Em plena pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), a grande maioria das pessoas não se podem encontrar pessoalmente com os seus amigos ou familiares. Por essa razão, o WhatsApp e outras plataformas digitais ganharam ainda mais importância na comunicação entre pessoas.

Mudanças no serviço WhatsApp

Para tornar o WhatsApp ainda mais pessoal, foi criado o conceito de mensagens encaminhadas muitas vezes e adicionada uma etiqueta de setas duplas para indicar que essas mensagens não foram criadas pelo contacto que as enviou. Geralmente, as mensagens encaminhadas muitas vezes podem conter informações falsas. A partir de agora existe também um limite de encaminhamento para que essas mensagens só possam ser encaminhadas para uma conversa por vez.

Segundo a empresa, o WhatsApp é um serviço de mensagens privadas e nesse sentido toda a privacidade é importante. No ano passado, numa estratégia de conter a disseminação de notícias falsas, o WhatsApp conseguiu diminuir em 25% o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo.

A COVID-19 tem levado a que as tradicionais fontes de informação sejam abandonadas. Cada vez mais se procuram informações na Internet, nem sempre de fontes fidedignas, seguras e validadas. Esta plataforma já tinha já canais dedicados à COVID-19, em parceria com a OMS. Agora, estes estão em português e podem ser consultados por todos.

Leia também…

Dúvidas sobre a COVID-19? Já pode falar em Português com a OMS pelo WhatsApp

 

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Barrote
    Barrote

    Pois, desde que começou a quarentena já tive de bloquear muita gente (principalmente os mais velhos) à quantidade de msgs correntes, fake news e msgs de m*rda que recebo diariamente

  2. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    “Oficial” e “convincente” parece não estar a convencer.

  3. Avatar de TwoEyez
    TwoEyez

    Vai combater as fake news mas tambem vai combater as noticias verdadeiras. Portanto nem vai fazer bem nem mal.

    1. Avatar de Ana Pinheiro
      Ana Pinheiro

      Esta censura toda e a martial law aplicada por todos os paises (algo nunca antes visto na historia desta planeta) so vai criar mais teorias de conspiração (e com razão)

  4. Avatar de none
    none

    Sinceramente, o Whatsapp anda insuportável. Chego a receber a mesma piada em vários grupos e por pessoas diferentes.

    Estou a dias de desinstalar aquilo. Ultimamente é uma ferramenta de encaminhamento de memes (alguns muito engraçados) mas a verdade é que consome atenção demais.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Podes sempre desativar as notificações, não recebes nenhuma até abrires o Whatsapp.

      Tens o Telegram, muitos dos teus contactos já devem usar, ou pelo menos ter conta. Muito melhor e até podes pesquisar por grupos com temas do teu interesse / gostos.

      1. Avatar de none
        none

        Conheco o Telegram e uso.

        A função de desactivar não me serve porque fica lá o indicador visual a dizer que há mensagens novas.. acabo pr ir ver e perder o tempo na mesma a vasculhar entre as mensagens de piadas e sem conteúdo real a ver se há de facto alguma coisa concreta para mim ou que mereça a minha atenção.

        Só tenho o grupo de WhatsApp sobretudo por causa de um grupo específico do curso da minha turma de Mestrado. 95% das mensagens são trampa, mas há 5% muito importantes.

        Os grupos estão completamente atulhados de poluição destas, de piadas e videozinhos de 30 segundos. Os gifs então nem comento.

        As pessoas parece que sentem compulsão em encaminhar toda e qualquer porcaria que recebem. Para o mais velhos vão recordar-se que era o mesmo quando o email esta uma novidade… era receber emails com videos a toda a hora. Rebentava com as caixas todas…

        O problema é que não há etiqueta nenhuma com as comunicações. É sempre a chutar para todos. 🙁

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          Quando é assim muda-se para outra plataforma como Signal, Telegram onde os utilizadores são menores e o risco de spam também.

          Alem de que grupos de universidade devido a trabalhos e dados sensíveis é sempre uma boa escusa e convencer alguem a utilizar um serviço com mais privacidade.

          Voila, Telegram ou Signal. 😉

  5. Avatar de Spoky
    Spoky

    Sinceramente a mim deixa-me perplexo como podem dizer que são “Fake news” sem qualquer tipo de prova, uma teoria que é uma teoria, é uma fake news. Porque não há provas.

    E há alguma prova irrefutável de que essa Fake news é errada ou não verdade? É isto que me deixa perplexo, agora tudo o que vier ai, é fake news! Haja paciência.

    Assim como não há provas de que as teorias estão todas corretas, não existe também provas 100% incontestáveis que as mesmas estão erradas!

    Uma coisa é “bombeiro, foi apanhado a regar as plantas em sua casa, enquanto devia estar a combater o fogo ” e dentro dessa noticia não ter imagem, provas!

    Telegram e Signal a ganhar mais terreno!

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Faz 3 semanas que recebi algo no whatsapp a dizer que já morreram 400 mil portugueses devido ao vírus e andam todos a esconder isso, há alguma prova irrefutável de que essa Fake news é errada ou não verdade?
      Maioria das coisas são partilhadas, mesmo sem provas e o pessoal come a palha e ainda pede mais.

      Acusar ou criar historias sem provas ou fundamento é aceitável, dizer que essas acusações são mentira, ai e ofensivo.

  6. Avatar de Ana Paula Hanriques Antunes
    Ana Paula Hanriques Antunes

    Eu gostaria de solicitar o envio do produto wasp

  7. Avatar de Cortano
    Cortano

    Então e agora como reencaminho a “pornoxaxada”?!?

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Dizer que é fake news é a nova forma de censura. Quem afirma que é? A autoridade? Como se fosse idónea e não manipulável… Há poucos exemplos ao longo da história!
    A questão é que até pode ser fake, mas isso sempre houve.
    investigue-se, contudo proibir a difusão seja do que for é o princípio da ditadura, sempre será.
    Aqui segue um exemplo curioso: https://www.youtube.com/watch?v=h2NmuQW8cjE

  9. Avatar de Ronaldo
    Ronaldo

    Está péssima esta mudança…. Coíbe fake news, mas também notícias verdadeiras… Com isto o aplicativo perde totalmente a funcionalidade de interação social, pois nem mesmo o compartilhamento de conteúdo recreativo entre amigos, permite… Tudo indica ser o momento de procurar outros aplicativos “mais inteligentes”….