COVID-19: Poluição com uma redução enorme em Portugal

37 Comentários

A COVID-19 está a ter um enorme impacto negativo no mundo. Milhares de pessoas infetados, muitos mortos, hospitais em conseguirem dar resposta… e a economia quase parada! No entanto, ao nível do ambiente, têm aparecido vários estudos que mostram que há menos poluição.

Depois de revelamos que a Europa tinha menos poluição, agora há dados que focam o nosso país!

COVID-19: Poluição com uma redução enorme em Portugal


A concentração de dióxido de azoto na atmosfera é cada vez menor. A culpa é da COVID-19 que levou ao fecho de fábricas, à redução significação da circulação de veículos, etc. No que diz respeito a Portugal, desde o dia 10 de março que a poluição tem diminuído. Tal verifica-se especialmente em Lisboa e no Porto.

Poluição em Portugal com quebra significativa

Segundo dados do Observatório da Terra do AIR Centre, sediado nos Açores, houve uma redução de 80% das emissões de dióxido de nitrogénio (NO2) para a atmosfera na cidade de Lisboa. No que diz respeito ao Porto, a redução ronda os 60%.

Esta redução é uma ótima notícia para pessoas que têm problemas respiratórios.

COVID-19: Poluição com uma redução enorme em Portugal

Pedro Silva, responsável pelo laboratório do AIR Centre, referiu à Renascença que…

De certa forma, pode também vir a ajudar a mitigar o impacto deste surto. Sabe-se que o dióxido de nitrogénio está relacionado com o aumento da probabilidade de problemas respiratórios

COVID-19: Poluição com uma redução enorme em Portugal

Em comunicado, o observatório explica que “os principais efeitos da inalação do NO2 estão relacionados ao aumento da probabilidade de problemas respiratórios, uma vez que em altas doses poderia inflamar o revestimento dos pulmões e reduzir a imunidade a infeções pulmonares, causando problemas como tosse, constipações e bronquite”.

O dióxido de nitrogénio é gerado por veículos, indústrias pesadas e centrais de produção de energia. A redução destas emissões explica-se pela paragem da atividade industrial um pouco por todo o país, desde que a pandemia chegou a Portugal, no início de março.

 

Leia também…

Coronavírus: Poluição na Europa baixa drasticamente (incluindo Portugal)

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rizzo
    Rizzo

    E no meio de tanto azar isto sim e algo fantastico. Eu tenho a certeza que se trata dum evento biblico como no livro do genesis. Jesus Cristo decidiu limpar o planeta da maldade e poluicao que nos pecadores fazemos sem pensar nas consequencias. E Triste mas pode ser que o mundo aprenda e mude o seu comportamento. Lembrem se de Gomorra!

    1. Avatar de Frize
      Frize

      Isto não se compara nada a um Apocalipse religioso. Daqui a um ano a poluição vai estar igual ao normal ou pior – visto as fábricas terem de compensar estes meses perdidos.
      O fim da Humanidade será por mão própria. Não vão cair meteoritos nem a Terra vai congelar/derreter.

      1. Avatar de ItsMeMickey
        ItsMeMickey

        Não discordo com o teu comentário, mas.
        O actual problema que estamos a enfrentar é pelas mão de quem?
        Do espirito santo?

        1. Avatar de The Crow
          The Crow

          Quem crê realmente em Deus sabe que não estamos imunes a pandemias ou outros problemas. Mas sabe que, acima disso tudo, está Deus e que é por sua permissão que tudo acontece e que estará com todos aqueles que crêem nele,aconteça o que acontecer!

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Adoro estes crentes. Caro amigo isso é esquizofrenia. Pois se tal “deus” ou o raio do nome que queres chamar dependendo a alucinação de cada um, existe esse SER é um granda FDP, pois se olhares à tua volta e para o mundo inteiro sempre que há algum problema, seja ele terramotos, cheia, desastre, diluvios, sismos, quem sobre são sempre os mesmos, os mais desprotegidos.

          2. Avatar de Frize
            Frize

            Mantenhamos as conversas sérias. Há enfermeiros a morrer enquanto salvam muita gente e, por muito que rezem, morrem de pneumonia como os outros – que é uma morte muito dolorosa.

          3. Avatar de Rizzo
            Rizzo

            Estamos perante um castigo divino, como no genesis Deus castigou os egicipios, arrasou sodona e gomorra e fez chover 40 dias para Noe reconstruir o mundo. Rezem todos juntos pois so assim havera salvacao

          4. Avatar de asdf
            asdf

            ” tudo acontece e que estará com todos aqueles que crêem nele,aconteça o que acontecer! ” ? – Já morreram tantos velhinhos d ecovid-19 que iam todas as semanas à missa.
            Se esse Deus existisse, viviamos num paraiso, sem doenças, corrupção e maldade. Ou é o defensor que andamos aqui a ser testados para ele decidir no purgatorio se vamos para o ceu ou inferno? E aquelas crianças que já nascem em cenário de guerra e miséria? como são testadas? A relegião tem vindo a adaptar-se ao “modernismo” porque se ainda seguicemos o antigo testamento já não havia fiei. Não sei se já leu a biblia assim como relioso que é, mas eu como descendente de familias ligadas á relegião catolica mas nao católico, sigo diverssos temas relegiosos , de dirssas relegioes assim é que se consegue tirar e interpretar a estupidez nas palavras escritas sem qualquer sentido. O ultimo capitulo da biblia, O apocalipse, não vem incluido pandemias…

          5. Avatar de The Crow
            The Crow

            Nuno, tens tanto direito de duvidares como eu de crer. Agora não sejas herege, não gozes com quem é crente e nem sejas um ignorante mal-educado. Se o achas tão mau como o apelidas, esqueces que tanto chove para ti como para mim. O problema é que só os bens materiais e o bem-estar é que interessam… Mas quando aparecem os problemas perguntam “Onde está Deus?” Ou “Como é que ele permite estas coisas?”. Pois bem, ele está onde o colocámos e faz aquilo que deve fazer! Se O pões de lado, não te queixes se ele não vier em teu auxílio! Mas como achas que é paranóia, estás na boa! Respeitem,acreditem ou não, mas não me insultem ir crer!!!

          6. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            A verdade é que todos que acreditam em religião, definem a religião assim :
            tem que fazer como vos é dito, nao podem questionar, tem que idollaterar, não podem ter vontade própria, etc. Ou fazem tudo como vós é dito ou são castigados.
            Nada contra que acreditem nisso, mas estão a descrever exactamente uma ditadura.

          7. Avatar de Frederico Almeida
            Frederico Almeida

            Aqui encontra todas as respostas:

            https://www.youtube.com/watch?v=fsPAtLQV2ik

        2. Avatar de Frize
          Frize

          Não sei se aqui pudemos dizer isto (censura?) mas se quiseres podes dizer que o Espírito Santo é Xi Jinping.

          1. Avatar de Rizzo
            Rizzo

            Caro amigo nao ha nada que possamos fazer a não ser arrependermo-nos dos nossos pecados e pedir a Deus que este castigo passe depressa. Isto e uma limpeza divina, aprendam algo e libertem a alma para encontrar a paz

    2. Avatar de Frederico Almeida
      Frederico Almeida

      Acreditar em algo que nao se ve, que nao se pode provar, que nao existe, que se afirma pelo mal, que na forma original era aterrador e vingativo, que diz que te ama e ao mesmo tempo te castiga, que exige riqueza a quem o segue, etc…

      Proponho que veja este video:
      ht tps : / /w ww.yout ube.c om/wat ch?v=fsPAtL QV2ik

  2. Avatar de Fiu
    Fiu

    Outra vez estas “notícias” sobre como o vírus é bom para a poluição. Não têm mesmo mais nada que publicar. Aposto que já está pronto o artigo em como voltam as pessoas as trabalhar volta a poluição. Uma grande novidade. lol…lixo.

  3. Avatar de Roberto K. M.
    Roberto K. M.

    Redução de poluição e de empregos também. Por que não aproveitar essas férias forçadas e investir em livros e vídeos de desenvolvimento pessoal? Tem muito material de qualidade na Internet e no YouTube. É só procurar e largar um pouco os jogos e vídeos que não levam a nada, a não ser perder tempo. Muitos empregos já estão desaparecendo rapidamente. Seja seu próprio chefe e não culpe mais os outros pelo seu próprio fracasso. Ainda há tempo.

    1. Avatar de Rizzo
      Rizzo

      Redução de empregos? Neste momento recrutam para supermercados e ajuda a doentes com o estado a pagar mesmo a desempregados 600 euros para ajudar. Estamos perante o acontecimento mais importante desde a descida da virgem maria a Fatima. Isto é a manifestação da ira de Jesus Cristo

      1. Avatar de Roberto K. M.
        Roberto K. M.

        Empregos que não exigem qualificação podem aumentar um pouco, como repor mercadorias em supermercados, empilhar e enterrar mortos também. Mas os empregos mais qualificados, mais técnicos estão diminuindo.

  4. Avatar de Francisco Santos
    Francisco Santos

    Não encontro medidas OnLine das concentrações na atmosfera, queria comparar com o registo histórico feito na Islândia -> https://twitter.com/metsul/status/1159851439910522880

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Outra vez arroz? E aqueles que perderam o emprego? E as empresas a fechar? E a economia a cair? E uma possível crise a chegar? Nada disso importa. Por essa lógica temos de voltar à época das cavernas. Recordo-me agora da notícia dos golfinhos em Veneza, que dia depois foi desmentida, tratando-se de imagens de outro local. Já agora, por essa lógica, o aspecto positivo da 2a guerra mundial e da morte de milhões de pessoas, foi o progresso da ciência e da medicina. Temos de ver sempre as coisas pelo lado positivo.

  6. Avatar de rikardo pereira
    rikardo pereira

    outravez uma noticia sobre a poluição ? que baixou ? mas estavam à espera que aumentasse era ??
    o problema da poluição nao vai ficar resolvido, aliás pode ser bem pior depois … tanta gente que ficar desemprega e muitos talvez sem comer e anda tudo com o tesao que a poluição baixou.. lol

    depois vai aumentar e la vem as noticias que a polição aumentou.. porra

  7. Avatar de rikardo pereira
    rikardo pereira

    é so noticias para encher o site ?? menos um artigo ( inútil ) logo contribuíam para menos poluição..

  8. Avatar de Zezinho
    Zezinho

    ora bem, claro que se nota uma diferença abismal , pratico canoagem no rio Vizela, que por sua vez as fabricas deitam residuos (dizem eles ja tratados) para o rio, a cor da agua as vezes é baça, e estes dias a passar por la, notasse a agua cristalina esverdeada como devia ser sempre, com as fabricas fechadas nao ha poluição.

    1. Avatar de rikardo pereira
      rikardo pereira

      entao o melhor é deixar as fabricas sempre fechadas… e assim se resolve o problema da poluição.. depois vamos almoçar e jantar AR puro e isto com luz das velas….

      claro que as aguas sao tratadas.. mas nao esperem que va limpinha … esses problemas tem k ser resolvidos com mao pesada.. nao com virus que param tudo…

      1. Avatar de Mario Alturas
        Mario Alturas

        “entao o melhor é deixar as fabricas sempre fechadas… e assim se resolve o problema da poluição.. depois vamos almoçar e jantar AR puro e isto com luz das velas…. ”

        Ao passo que, se houver fábricas de carros , já podemos jantar MERCEDEZ BENZ por exemplo. E ao fim de meia duzia de anos, quando já estivermos fartos de comer sempre a mesma coisa, trocamos por um AUDI novo para variar a alimentação.

  9. Avatar de Diogo
    Diogo

    Nao deixa de ser ironico quando se fala em carros eletricos ha sempre os espertinhos que perguntam de onde vem a eletricidade mesmo sabendo que mais de 60% vem de energias renovaveis, mas agr que estamos todos em casa gastamos muito mais eletrecidade e a poluiçao diminui estranho nao é

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Menos carros elétricos nas estradas menos poluição isso é normal. Quando o pessoal começar a conduzir mais vai existir mais carros electricos e aumento de poluição

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        sim que os carros eletricos hj em dia sao a maioria, quando o pessoal começar a conduzir mais eletricos vao deixar de existir os outros ou seja menos poluiçao, o pessoal agr esta todo em casa a gastar mais eletrecidade e o que vejo é meno poluiçao pq sera?

  10. Avatar de DB
    DB

    Disseram nos que estávamos quase no ponto sem retorno, mas bastou um mês para provar que o ponto sem retorno não existe. Basta parar de poluir e a natureza regenera-se rapidamente.

    1. Avatar de JáFumega
      JáFumega

      Basta parar a economia.

  11. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Gostaria que lessem o seguinte artigo:

    https: //observador.pt/especiais/nao-a-pandemia-nao-e-boa-para-o-ambiente-mas-pode-deixar-pistas-para-um-futuro-sustentavel/

  12. Avatar de JáFumega
    JáFumega

    Finalmente cheira a Lisboa!
    Até consigo sentir o cheiro da fumaça do carro que passa ao meu lado.

  13. Avatar de luis borges
    luis borges

    Ja nao ha moderacao nos comentarios?
    Agora discutem-se materias teologicas?

  14. Avatar de JáFumega
    JáFumega

    Cá por mim, a única explicação é a dos chineses comerem toda a bicharada, viverem na imundice, andarem aos magotes encostados uns aos outros e viverem em cidades tão tóxicas que nem se consegue ver nunca o sol. A ciência já estudou estes fenómenos e já tinha alertado para isto.

  15. Avatar de JL
    JL

    Então mas ………………… afinal eram as vacas que faziam poluição!?!?!??!?!?!?! ah e também as centrais termo-eléctricas !??!|?!”?!?!?!? então mas…… as vacas continuam cá e as centrais não pararam….. pois….