Será desta vez? Microsoft vai acabar com o Painel de Controlo no Windows 10

34 Comentários

A Microsoft tem aplicado no Windows 10 uma verdadeira revolução. Tem estado a reorganizar as suas ferramentas e as suas funcionalidades, para estarem mais acessíveis e agrupadas de acordo com as suas utilidades.

Uma das zonas onde é mais visível esta mudança é no Painel de Controlo, que tem vindo a perder funcionalidades para a nova área de Definições. Esta mudança parece em breve ganhar um novo rumo, de acordo com informações agora descobertas.

Windows 10 Painel Controlo Definições Microsoft

O fim do Painel de Controlo chegou

O Painel de Controlo foi durante muitos anos o centro de configurações e de opções do Windows. Este agrupava em si todas as funcionalidades que o utilizador necessitava para poder gerir o seu sistema, sem ter de andar a alternar entre aplicações.

Com o Windows 10 esse ponto iniciou um processo de migração, onde foi substituído pelo já conhecida área de Definições. Aqui encontramos já muitas das opções que antes nos habituámos a ver noutros sítios.

https://twitter.com/WithinRafael/status/1240703585588899840

Grandes mudanças no Windows 10

Com o que agora foi descoberto, e publicado no Twitter, esta mudança poderá estar muito mais perto do que se poderia imaginar. Existe código na mais recente versão do Windows 10 que mostra que a Microsoft poderá estar prestes a fazer a transição.

Claro que não existe uma data precisa para a mudança, mas tudo aponta para que aconteça numa das próximas grandes atualizações do Windows 10. A próxima chegará já em abril, com um conjunto alargado de novidades muito interessantes para os utilizadores da Microsoft.

Windows 10 Painel Controlo Definições Microsoft

Microsoft optou pelas Definições

Na verdade, esta migração está já a decorrer há algum tempo. Não se limita às opções principais, mas vai mais longe e abrange as páginas internas e opções menos visíveis. Deixa assim de haver mistura entre o layout mais recente e o mais antigo.

Este passo vai terminar, finalmente, um processo que foi iniciado com a chegada do Windows 10. Os utilizadores têm assim todo o controlo do seu sistema num único ponto, como sempre se esperou.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de gonçalo correia
    gonçalo correia

    Esperemos que se isso realmente acontecer que tenham TUDO nas definições, pois utilizo bastante o painel de controlo ainda..

    1. Avatar de fenixcload
      fenixcload

      também uso bastante mas ter dois painéis de configuração nao estava correto
      tem que criar uma entrada para a tela de ferramentas administrativas se nao nao ficara ok

  2. Avatar de lumia
    lumia

    Continuo a usar e gosto mais do clássico menu “painel de controlo”

    1. Avatar de Marcelo Costa
      Marcelo Costa

      Eu tb. Toda hora fazem alterações inúteis neste SO.

      1. Avatar de bruno
        bruno

        A mudança do clássico menu “iniciar” também causou muita estranheza nos utilizadores, no entanto penso que a Microsoft conseguiu sair por cima, não podemos viver sempre do passado. As mudanças são necessárias se for para melhor. Evolução!

        1. Avatar de EC
          EC

          concordo que as coisas têm que evoluir, mas neste assunto do control panel tem sido uma regressão.

        2. Avatar de Fak
          Fak

          O problema que eu vejo é que não há nenhum problema com o painel de controlo.
          É organizado, fácil de mexer e objetivo, já as definições nem por isso…

          O painel de controlo é velho e tem uma interface digamos, desactualizada, mas praticamente, o painel de controlo não tem nenhum problema.

          1. Avatar de Kalu
            Kalu

            É isto que eu acho também

        3. Avatar de Asdrubal
          Asdrubal

          Por isso é que o menu iniciar voltou.
          Tanto o pessoal protestou com a falta no Windows 8, que acabou por voltar o menu iniciar no Windows 10. Evolução!

        4. Avatar de Pedrocas
          Pedrocas

          Estranheza e nao so, muitos utilisadores tiveram de fazer restauraçao do systema por causa da merda do menu start que estava bugado.
          E acredito que ainda hoje ha casos.
          O classico nunca apresentou problemas destes.
          Se se mudar so depois de se ter testado a 100% tudo bem…agora mudar e esperar que o utilisador testem e deam feedback isso é outra coisa.
          Hoje em dia os utilisador é que sao os beta testers.

  3. Avatar de Fulano
    Fulano

    Um dos muitos pontos fortes do Windows é exatamente o “painel de controlo” que permite aos utilizadores mais experientes alterar e resolver problemas.
    Mas como o texto explica (mas muito mal) o velhinho Painel de controle vai continuar no Windows 10, embora esteja “escondido” dos olhos menos experientes.
    Já tinha notado esta alteração há algumas semanas, mas para evitar stress e não perder tempo adicionei um atalho para mesmo.

    1. Avatar de Marcelo Costa
      Marcelo Costa

      Sem contar que, o “antigo” Painel de Controlo é muito mais simples, rápido e prático de se usar.

      1. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        Isso é uma quetão de “gen’s”.
        Se meteres um jovem de 17/18 anos com um Control Panel a frente, ele é capaz de dizer que os Settings é muito melhor e mais simples e tudo o que ele quer está a uma Search Bar de distância.

    2. Avatar de José
      José

      Também fiz o mesmo. O “velhinho” “Painel de controlo” em certas situações continua a ser útil e a fazer muito sentido.

    3. Avatar de ze
      ze

      Utilizadores mais experientes usam cmd ou powershell, painel de controlo só mesmo os pseudo experientes.

      1. Avatar de AJ
        AJ

        Podes ser especialista a administrar sistemas operativos mas és um zero a construir um. Cada macaco no seu galho… sem ofensas…

    4. Avatar de Fak
      Fak

      Eu já notei isso à bastante tempo, já não há atalho em lado nenhum para entrar no painel de controlo, agora é preciso procurar por ele na search box.

      Eu cá acho que eles livrarem-se totalmente do painel de controlo não conseguem, tem muitas coisas extremamente avançadas por lá. O que eu acho é que a MS vai migrar as opções mais básicas ou mais utilizadas e vai redesenhar o painel de controlo como uma área das definições mais avançadas para aquelas coisas como mexer com o Page file, permissões, mudar as configurações das contas dos utilizadores, etc.

  4. Avatar de Abílio Portas
    Abílio Portas

    O painel vai existir sempre, porém, pode mudar de nome / design.

  5. Avatar de Rfas
    Rfas

    Eu também prefiro o clássico Control Panel. Podiam esconder, mas a podiam deixar um truquezito para a malta da velha guarda lá chegar à mesma!

    1. Avatar de Fak
      Fak

      A ms, gostando de lixo como gosta, certamente que vai dizer que o painel de controlo já não existe.
      No entanto, passados 15 dias vem o pplware postar uma notícia a dizer que encontraram maneira de abrir o painel de controlo e que bastará ir à pasta System no Windows , porque para a MS ser MS, tem de lá deixar o material legacy.

      1. Avatar de Vítor M.

        Repara, a ser possível abrir o Painel de Controlo de outra forma, é porque a Microsoft assim deixa, pensa nisso 😉

  6. Avatar de João M.
    João M.

    É tudo uma questão de hábito. Há coisas que mais facilmente lá chego pelo painel de controlo do que pelas Definições. Como o ser humano é averso a mudanças.. para uns vai custar mais mudar do que para outros. Depois temos o fator “nostalgia”: em que há sempre aqueles que dizem que “antigamente é que era bom” 😀

  7. Avatar de Francisco Santos
    Francisco Santos

    Desinstalar pelo Iniciar ainda me enviou para o Painel de Controlo 😉

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu uso o Godmode

    Cria-se uma pasta no Ambiente de Trabalho e muda-se o nome da pasta para GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}

    God Mode Enabled 🙂

  9. Avatar de Jorge
    Jorge

    Acabar com o Painel de Controlo??? O Painel de Controlo do windows é das melhores coisas que o windows tem, porque é que haviam de acabar com ele?

    1. Avatar de Fak
      Fak

      Porque estamos a falar da MS, a MS tem este hábito demoníaco de mexer no que está bem.
      Corrigir os bugs existentes está quieto…

      Parece que a MS gosta de bugs, nunca vi um OS com tantos bugs na minha vida, arranjam um e aparecem 5…

      Sinceramente, a este nível atualmente, até acho que o W8 foi melhor.

  10. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Até hoje nunca consegui encontrar forma de alterar o nome de uma conta local pelo painel de definições. No Painel de Controlo é fácil.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      É deliberado… a MS quer acabar com as contas locais.

      1. Avatar de Fak
        Fak

        Claro que quer, Windows 10 passou a ser denominado por serviço e qual é a característica de todos os serviços?
        Tens uma conta do serviço…
        O guest mode deverá continuar a existir mas sinceramente acho que as locais vão-se embora e que a MS vai criar é tipo aliases da tua conta Microsoft para distribuíres pela família para que estes possam usar o computador… Ou se calhar nem isto vai ter, embora para mim, para efeitos de um serviço, acho que é o que faz mais sentido.
        Tipo, ias à tua conta Microsoft, carregava em adicionar utilizador e aquilo dava-te um login (ou seja, estilo alias) para dares à outra pessoa que vai usar o PC.

  11. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Espero bem que não,fonix.É das coisas que mais utilizo no Windows. 😐

  12. Avatar de Paulo correia
    Paulo correia

    Quando não se consegue simplificar mais pode se sempre complicar.
    Em vez de criar funções melhores inventam porcarias para baralhar e tornar a dar.
    Por mim já tinham desaparecido há muito tempo.
    Para navegar na internet e usar uma máquina de escrever qualquer sistema serve

  13. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Esta é a parte em que toda a gente começa a berrar, e a Microsoft anuncia que volta atrás na ideia.

    Já aconteceu dezenas de vezes com o Windows 10

  14. Avatar de Alex
    Alex

    Utilizo bastante o painel de controlo, em configuração de dispositivos e impressoras, principalmente em rede para mim é essencial, pelas definições há N menus que não consigo controlar/ac der que fazem falta. Mas isto sou eu que como dizem, posso ser old school ou desactualizado.

  15. Avatar de Alex
    Alex

    Utilizo bastante o painel de controlo, em configuração de dispositivos e impressoras, principalmente em rede para mim é essencial, pelas definições há N menus que não consigo controlar/ac der que fazem falta. Mas isto sou eu que como dizem, posso ser old school ou desactualizado.