Microsoft Anuncia Windows Phone 7 Mango

34 Comentários

Com o nome de código “Mango”, o novo Windows Phone trará novas funcionalidades e estará disponível em Português, com idioma e serviços localizados.

O novo Windows Phone vem melhorar as três áreas que mais interessam aos utilizadores de smartphones da actualidade: comunicações, apps e internet. O objectivo da experiência dos utilizadores com o novo Windows Phone “Mango” é que tudo o que se pode fazer no telefone seja mais fácil, mais rápido e sem esforço.

A Microsoft anunciou hoje, em antestreia mundial, a próxima versão do Windows Phone, ainda com o nome de código, “Mango”. Concebida para oferecer ao utilizador uma alternativa ao “status quo” do smartphone actual, a versão “Mango” disponibilizará mais de 500 novas funcionalidades no sentido de expandir os limites da experiência de utilização do smartphone nos três domínios mais importantes: comunicações, aplicações e internet. A Microsoft apostou em melhorias substanciais de modo a tornar mais fácil, mais rápida executar cada tarefa ao menor esforço, princípio este que norteia o Windows Phone desde a primeira versão e que foi mantido e levado ainda mais longe na próxima versão “Mango”.

A nova versão estará disponível para todos os equipamentos Windows Phone existentes como uma actualização gratuita e será integrada nos novos telefones a partir do próximo Outono, em data exacta a anunciar futuramente. No mesmo período de tempo, o Windows Phone irá ampliar o suporte de idiomas adicionais, expandir o acesso a aplicações através do lançamento do Marketplace em novos países e associar-se a novos fabricantes no sentido de possibilitar a expansão para novos mercados.

Comunicações: Ligação e partilha mais fáceis

A utilização do smartphone tornou-se mais complexa devido a inúmeras aplicações e contas desconexas, numa tentativa de se manter a par de todas as diferentes formas de as pessoas comunicarem – desde chamadas telefónicas a actualizações de estado, tweets, registos, marcação e publicação de fotografias, passando por mensagens de texto, mensagens de correio electrónico e mensagens instantâneas. Para permitir que as pessoas acompanhem essa crescente complexidade, a versão “Mango” organiza essas informações em torno da pessoa ou do grupo com quem pretende interagir e não da aplicação que pretende utilizar.

  • Tópicos (“Threads”). Está facilitada a alteração entre mensagens de texto, serviço de conversação do Facebook e Windows Live Messenger, dentro do mesmo tema de conversação.
  • Grupos. Passam a poder agrupar-se contactos em Live Tiles personalizados para ver as últimas actualizações de estado e enviar rapidamente uma mensagem de texto, mensagem de correio electrónico ou mensagem instantânea a todo o grupo, directamente a partir do ecrã inicial.
  • Maior integração de redes sociais. Os feeds do Twitter e do Linked In estão agora integrados em cartões de contacto, registos do Facebook incorporados e há um novo software de detecção de rostos que facilita a marcação rápida de fotografias e a publicação das mesmas na Web.
  • Caixa de correio ligada (“Linked Inbox”). Está ainda mais facilitada a consulta das várias contas de correio electrónico numa única caixa de correio ligada. As conversações são organizadas para que seja mais fácil manter o correio actualizado.
  • Serviço de mensagens mãos livres. Suporte incorporado de conversão de áudio em texto e texto em áudio, que permite a conversação ou o envio de mensagens de texto em sistema mãos livres.

Uma abordagem mais inteligente às aplicações

O Windows Phone vai mudar a forma como pensamos as aplicações. Hoje em dia, a utilidade de uma aplicação é determinada pelo que esta permite fazer. Porém, a promessa das aplicações reside na forma como podem ser integradas directamente nas experiências fulcrais de um telefone. Além de facilitar a recepção de notificações atempadas e actualizações de aplicações directamente a partir do ecrã inicial, a versão Mango irá também incluir as aplicações nos resultados da procura e nos chamados Windows Phone Hubs. Como resultado, será mais fácil localizar uma aplicação útil sempre que necessitar.

  • App Connect. Ao associar aplicações a resultados da procura e ao aprofundar a integração das mesmas nos Windows Phone “Hubs”, incluindo Imagens, Música e Vídeo, as aplicações surgirão quando e onde for relevante. O App Connect funciona com o Marketplace, de modo a que os resultados incluam as aplicações já existentes no telefone, bem como sugestões de novas aplicações para transferência.
  • Live Tiles melhorados. Passa a ser mais fácil obter informações em tempo real de aplicações sem ser necessário abrir as mesmas. Os Live Tiles podem agora ser maiores, mais dinâmicos e conter mais informações.
  • Multi-tarefa. Passa a poder alternar-se rapidamente entre aplicações em utilização e permita a execução de aplicações em segundo plano, preservando o desempenho e a autonomia da bateria

Levar a Web além da esfera do browser

Além de ter o Internet Explorer, o browser mais popular do mundo incorporado, a versão “Mango” irá associar o poder da Web às capacidades únicas do telefone, como identificação da localização, câmara e acesso a aplicações, para apresentar uma nova forma de visualização da Web mais localizada, relevante e geradora de acção.

  • Internet Explorer 9. O poder de um browser de PC aliado ao suporte de HTLM5 e gráficos com aceleração por hardware.
  • Local Scout (*). Fornece resultados da procura hiperlocal e recomenda restaurantes, lojas e actividades nas proximidades, num guia de fácil utilização.
  • Bing no Windows Phone. Mais formas de efectuar procuras na Web, incluindo Bing Vision, Bing Audio e voz, para que seja mais fácil descobrir e decidir.
  • Quick Cards (*). Ao procurar um produto, filme, evento ou local, consulte um resumo rápido de informações relevantes, incluindo aplicações relacionadas.

(*) Estes serviços não vão estar inicialmente disponíveis em Portugal com a versão “Mango”

 

Reforçar o Ecossistema

O Windows Phone tem crescido de forma constante desde o primeiro lançamento internacional em Outubro de 2010, contando com mais de 17,000 aplicações actualmente disponíveis no Marketplace, aparelhos Windows Phone disponíveis em nas ofertas de diversos fabricantes e uma parceria recentemente anunciada com a Nokia.

Importante aqui referir a já significativa expressão de aplicações desenvolvidas em Portugal e disponíveis no Marketplace, 56, tendo algumas inclusivamente atingido o top 3 das mais descarregadas como foi o caso do jogo “Kill the Duck” desenvolvido por Andreas Vilela da Universidade de Trás-os-Montes.

A versão “Mango” irá expandir e reforçar ainda mais o ecossistema Windows Phone, acrescentando às parcerias existentes com a Dell, HTC, LG e Samsung novas parcerias com a Acer, a Fujitsu Lda. e a ZTE Corp, que anunciaram hoje planos para fornecer novos dispositivos Windows Phone em diversos mercados à escala global.
Além disso, a Microsoft anunciou o suporte de idiomas adicionais, incluindo Checo, Chinês simplificado e tradicional, Coreano, Dinamarquês, Finlandês, Grego, Holandês, Húngaro, Japonês, Norueguês, Polaco, Português, Português do Brasil, Russo e Sueco, e irá aumentar significativamente a lista de países onde os consumidores têm acesso a aplicações através do Windows Phone Marketplace.

Por último, uma versão Beta das Ferramentas de Programação do Windows Phone gratuitas, que serão utilizadas para criar a próxima geração de jogos e aplicações “Mango”, será publicada para transferência pública no Web site da Microsoft, 24 horas após a data desta publicação.

Mais informações sobre a versão “Mango” para os programadores, as ferramentas e uma ligação para a página de transferência pública, disponíveis aqui.

Windows Phone “Mango” em Português

Coincidindo com o lançamento da nova versão do Windows Phone, a Microsoft amplia também leque de idiomas suportados – nos quais se inclui agora o Português (de Portugal) e a disponibilidade de novos serviços, como o Marketplace, o Bing e o Xbox-Live, a um conjunto de novos países, incluindo Portugal.

Estes serviços localizados e o sistema operativo em português estarão disponíveis a partir do Outono e serão objecto de um anúncio público específico, à imprensa e ao mercado português, a decorrer em breve.

Mais informações:

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Maxim

    Excelente! A velocidade do IE impressiona, mas é mesmo no nos smartphones 🙂

  2. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    Boa tarde Vitor.

    Mais uma vez o pplware na vanguarda. Minutos após a confirmação do update e já encontro a informação aqui.

    Pelo que tenho lido só há uma duvida que persiste. Este update é compatível com todos os telefones? Mesmo os primeiros que foram lançados?

    Obrigado e continuação de bom trabalho.

    1. Avatar de Tiago Dias

      Caro João,

      Citando a própria PR: “A nova versão estará disponível para todos os equipamentos Windows Phone existentes como uma actualização gratuita e será integrada nos novos telefones a partir do próximo Outono…”

      Portanto, eles dizem que sim 🙂

      Cumps

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Com os Samsung, quem sabe?…

      Com os outros (HTC, LG e Dell), sim.

      1. Avatar de Scheldon
        Scheldon

        Independe da samsung, as fabricantes só disponibilizam os drives, quem faz as atualizaçoes é a propria M$(se bem que a samsung tentou contornar isso dando uma zuada nos drives)

      2. Avatar de Manuel Costa
        Manuel Costa

        A Samsung lançou há uns dias atrás um patch que corrige o problema existente nos Omnia 7 que impedia a actualização do Windows Phone. Pena que não tenha sido divulgado neste site de referência nacional que, apesar de ser imparcial no que diz respeito a marcas, tem dado bastante atenção ao universo Apple.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          onde posso arranjar esse patch? tenho omnia 7 e no update pelo zune ele para no passo 6, faz restart mas não volta a ligar no passo 6….fica indefinidamente com o logo do omnia e não sai dali…

    3. Avatar de Pedro Duarte
      Pedro Duarte

      Claro que será.
      engloba todos, aliás não fazia sentido assim não ser.

      tenho um omnia 7, e espero ansiosamente… wow 😉

  3. Avatar de João Ramiro
    João Ramiro

    Agora só falta a Nokia anunciar os smartphones 🙂

    1. Avatar de TelmoB
      TelmoB

      Isso sim! Também quero ver no que essa aliança deu afinal.

      O WindowsPhone está a melhorar e penso que suporte não lhe vai faltar, resta saber se vai conseguir superar a concorrência.. numa altura em que a Apple domina em questões de marketing e o Android está a evoluir bastante bem, ainda mais com as últimas noticias das versões 3.1(tablets) e 2.4(smartphones).

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boa Tarde,

    Peço desculpa por perguntar, mas existe a possibilidade de instalar este Windows Phone 7 num optimus boston??

    Eu actualmente tenho android 2.1.

    Cumprimentos,
    Tiago Moutinho

    1. Avatar de K
      K

      Sem hipótese.
      Windows phone é completamente diferente de android.

      Mas já tens muitas versões completamente estáveis 2.2 de roms personalizadas, construídas por pessoal português. Aconselho vivamente, o boston parece outro telefone. Se tens a 2.1 suponho que seja a da optimus, e é horrível em comparação.

      Até tens a cyanogen com a versão 2.3, mas nem sei como está agora para o boston.

      Sorry pelo offtopic.

      Grandes noticias por parte da M$. Não sou grande adepto (prefiro android), mas reconheço que é um excelente trabalho por parte deles.

    2. Avatar de TelmoB
      TelmoB

      Se fosse num HTC HD2 dava 😀
      Penso que não existe grandes modificações nesse sentido, só mesmo a do HTC que referi. Normalmente querem é mudar de um qualquer software para Android e não ao contrário..

    3. Avatar de Hélder Ferreira

      Viva Tiago,

      A microsoft coloca grandes restrições a nível de hardware para que o sistema seja executado de forma estável, logo a instalação deste sistema noutros dispositivos não é viável.
      Mesmo que já existam “ports” do mesmo para alguns modelos , como é o caso do HD2, perdes a vantagem que os programadores têm em não ter que se preocuparem com vários “hardwares” diferentes ao desenvolver para este SO.

  5. Avatar de Berto
    Berto

    Boas,

    Vitor, desculpa a pergunta mas a ler fiquei ser perceber, o marketplace em portugal vai estar disponivel quando for lançado o Mango ou já está disponivel?

    Obrigado.

    1. Avatar de pedro duarte
      pedro duarte

      Tenho andado a seguir tds os passos deste SO, atraves de varios foruns.
      Uma das funcionalidades do mango e aumentar a nivel global a linguagem e o marketplace, e para nos portugal, so com o mango.
      Para ja a unica coisa que podes fazer em portugal e instalar e aceder a apps no marketplace. Nao as podes comprar 🙁 e ha muitas muito uteis, a musica tb…

      Espero ter sido util

      1. Avatar de Berto
        Berto

        @pedro duarte
        Sim, quer dizer que tenho de esperar pelo Mango 😉

        Obrigado! 😉

    2. Avatar de Hélder Ferreira

      Viva Berto,

      Infelizmente o marketplace ainda não esta disponível em Portugal, o mesmo acontece com o Zune por exemplo, e sim com o “Mango” passa a estar disponível por terras lusitanas.
      De qualquer forma podes sempre aceder ao Marketplace e efectuar compras caso o teu LiveID esteja baseado num dos países onde o MarketPlace já esteja disponível.

    3. Avatar de Necro
      Necro

      Podes aceder ao marketplace e comprar apps perfeitamente! Para acederes basta colocares uma conta Live (Hotmail, etc) de Espanha, UK, Italia, França, Alemanha ou USA. Se não tiveres é só criar que é grátis.

      Para comprares usas o teu cartão VISA ou se não der usas MBNet que é ainda mais seguro e eficaz

  6. Avatar de JD

    Dear Micro$oft,
    You were so left behind with WM 6.5 that I was forced to move to Android.
    I found a cheaper phone, and an OS much more advanced than WM6.1.
    There’s no way I’ll go back to WM (not even 7)and pay hundreds of euros!!! when I can a cheaper phone with a state of the art OS….
    Sorry, but you lost the lead! Bumer!

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Porque continuam a tratar a Microsoft por Micro$oft ou M$? Tanto quanto foi dado a conhecer a Apple tem tido muito mais lucros e políticas bastante mais monopolizadoras que a própria Microsoft nos últimos tempos.
      Não sou um fanboy, mas acho algo injusto criticar de forma tão dura uma empresa que tanto deu ao universo tecnológico.

      1. Avatar de Scheldon
        Scheldon

        Cara, relaxa, é só uma brincadeira

        1. Avatar de dajosova
          dajosova

          Por causa do percur$o que a M$ teve/tem tido ao longo dos anos… só isso 😉

    2. Avatar de Necro
      Necro

      Well, LG Maximo 7 E900 (or Optimus 7) is way cheaper than any other Android with the same hardware… Its costs 200€ with 1GHz CPU, 3.8″ TFT, 16GB internal memory, 5Mpx with LED and 720p video recording, etc

      Where can you get an Android with those high specs for this price? You can’t…

      WM is part of the past: WP is the future! And with the Mango update there would be no excuse for missing features, and then what? Have you at least checked the features Mango will have? Have you played with any WP7? No you haven’t…

      1. Avatar de Bruno Silva
        Bruno Silva

        X2 🙂

  7. Avatar de RD
    RD

    Será que já permite pôr um ficheiro de musica como toque ou alarme? LOL

  8. Avatar de Carlos Rodrigues

    Bem.. Estão a abrir a API.
    Até sockets vai permitir agora.. Já vamos poder desenvolver apps de chat como deve ser.

  9. Avatar de Nuno Lemos
    Nuno Lemos

    Tenho o HTC Mozart nº série 75 e estou arrependido por ter optado pelo WP7. Já coloquei a hipótese de fazer o downgrade para o WP6 para, pelo menos ter uma forma eficaz e prática de fazer a sincronização dos meus contactos do outlook. O OC que apareceu é de rir (por cada alteração “é simples” basta fazer o drag n drop…); tenho dezenas por dia para fazer! A evolução pode estar muito interessante na direcção do entretenimento (facebook, xbox, twitter…ainda assim ainda não consigo usar o Zune para transferir músicas para o meu equipamento…); mas e para as utilizações profissionais ? Onde está uma ferramenta para copiar uma string? Ou ainda a básica marcação de um número telefónico que se ouve e regista durante uma chamada?
    Ok vamos fazer aplicações para os tempos livre, mas não se esqueçam de manter o que de bom fizeram para auxiliar a nossa vida profissional.

    1. Avatar de pedro duarte
      pedro duarte

      Estas a tocar num assunto mais que debatido em todo o lado…
      Espera pelo update, e um SO completamente novo, e normal que na primeira fase ainda exista falhas, como tambem no inicio do iphone.

      Mango e aquilo porque todos esperam… Eu tenho o omnia 7 e quando o comprei sabia dessas falhas, mas vai compensar em muito com o novo update.

      CUmprimentos

  10. Avatar de Octávio
    Octávio

    Eu tenho um HD2 actualmente a correr Android e à poucas semanas experimentei uma rom WP7.

    Bem, não há duvidas que a experiência é muito boa mas a falta de determinadas funcionalidades fez-me regressar ao Android passadas poucas horas.
    Acho inacreditável que a Microsoft não tenha implementado o smart dialing no wp7, e ainda dizem que o acesso rápido a informação norteia a Microsoft??? Enfim.

    De resto não li nada sobre isto no Mango, será que mais uma vez a Microsoft não ouve as pessoas??

  11. Avatar de Luísa Santos
    Luísa Santos

    Boa Tarde a Todos,

    Adquiri recentemente um LG Maximo7, E900, estou mto satisfeita com o comportamento deste smartphone, sempre fui utilizadora de windows phone, confesso que a evolução para o W7 foi um passo enorme da Microsoft face a Apple e a Android. No entanto aguardo com grande expectativa a evolução para o Windows Mango, coloco as seguintes questões para a possibilidade de haver um update para o w7 ou só estará previsto com o Mango as seguintes funcionalidades:

    Transferência de ficheiros por Bluetooth (actualmente não é possível com o W7)

    Está prevista uma versão de Windows Explorer

    Está previsto parametrizar toques de contactos/grupos em mp3

    Está previsto um gestor de tarefas que permita visualizar app em execução e geri-las

    Obrigada.

  12. Avatar de Hugo V
    Hugo V

    Boa Tarde,

    Alguém sabe a data prevista para o lançamento deste tão esperado Update?

    Cumprs

  13. Avatar de Bruno
    Bruno

    O mango ja esta disponivel para quem ja tem um smartphone com wp7?

  14. Avatar de rui jorge
    rui jorge

    Já tenho a versão “mango” no meu htc trophy,e embora o so esteja bastante bom e rapido, continua a faltar o so realmente todo em português, a personalização dos toques, alarmes, etc, alguem tem conhecimento para quando o resto das actualizações?