26 Terabits/s – Novo record para transmissão de dados

58 Comentários

Nova tecnologia permite a transferência de 700 DVDs em aproximadamente 1 segundo!

Enquanto navegava pelo site da BBC, reparei numa notícia que anunciava um novo record relativamente à transferência de dados através de fibra óptica. A nova tecnologia foi desenvolvida por investigadores da Universidade de Karlsrushe, na Alemanha, conseguindo assim atingir uma marca notável de 26 terabits/s, usando apenas um único feixe de luz num cabo de fibra óptica.

fiber_00

Segundo informações, o “truque” para conseguir tais velocidades de transmissão deve-se à aplicação de transformadas (rápidas) de Fourier (muito usadas para processamento de sinais), que permitem dividir um único feixe de luz em mais de 325 cores diferentes. A informação é codificada recorrendo a técnica de Multiplexagem por Divisão de Frequência Ortogonal (OFDM) permitindo assim cada cor transportar a sua própria informação.

ofdm_00

Lembramos que o record anterior pertencia ao mesmo grupo de investigadores, liderado pelo professor Jürg Leuthold, que no ano passado tinham conseguido atingir a marca dos 10 terabits/s (ver aqui).

Segundo o professor Jürg Leuthold, “com um 26 terabits por segundo é possível por exemplo transmitir até 400 milhões de ligações telefónicas num segundo”. Para atingir tal marca, foram produzidos processadores ópticos que têm a capacidade de ler e descodificar com sucesso toda a informação.

Segundo os responsáveis por este projecto, este é sem duvida mais um passo para se conseguir atingir a denominada “Internet Terabit”, onde a transmissão de dados é realizada a velocidades “supersónicas”. BBC

Partilhar:
Tags:

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    eu quero essa velocidade na minha net.

    1. Avatar de Wilson Santos
      Wilson Santos

      Quem não queria…

      1. Avatar de Hugo Cura

        Eu!
        Com 12Mbit já ficava satisfeito… Até parece que não vivo no país mais desenvolvido a nível de redes de fibra óptica 😉

        1. Avatar de fran
          fran

          eu tenho 2Mb de velocidade em casa… moro mesmo no cu do mundo só pode…

          1. Avatar de vhfs
            vhfs

            Amigo não estas só, tambem acho que moro no cu do mundo com 2Mb de velocidade e tem o nome de speedy.

        2. Avatar de Hugo Pires

          Eu com 12Mbps também ficava satisfeito, mas aqui só tenho um 1Mbps…
          Fibra? Aqui só dos cereais.

        3. Avatar de Filipe Chaves

          eu ca tenho 128 kbps e o maximo em Angola é 2mb

          1. Avatar de Yuy
            Yuy

            Eu cá tenho 15 Mbps… e também estou insatisfeito… devia ter pelo menos os 20 Mbps que já cheguei a ter… enfim… até chegar a fibra-óptica… que provavelmente nunca chegará.

            Para quem tem pouca velocidade, telefone/ e-mail para o operador a reclamar, já não era a primeira vez que se enganavam e metiam velocidade inferior ao máximo possível… em alguns casos eles dizem que é o máximo que a linha dá… mas “esquecem-se” de dizer que se a linha estivesse a funcionar em boas condições, a velocidade podia ser muito superior… só reclamando à Anacom e mostrando que tentaram resolver com o operador mas que este não resolveu o problema de forma satisfatória podem resolver… a Anacom fará uma inspecção completa à linha da central até vós e se não estiver em boas condições (altamente provável!) obriga o operador responsável pela manutenção a substituir os troços que não respeitam os parâmetros de qualidade, e ainda aplica uma multa ao operador por não manter os padrões de qualidade a que se obrigou.

    2. Avatar de Luiz
      Luiz

      Daqui por 20 anos ninguém aceitará menos que a mediocre velocidade de 26 Tbps. :p
      Tendo em conta que há 20 anos atrás brincava-se com 1kbps~2kbps… por aí. 🙂

    3. Avatar de lmx
      lmx

      Boas…
      jorge, ter estas velocidades em casa não seria nada bom, pois irias pagar milhoes, e nunca puderias usufruir delas, pois não terias computador para lidar com uma “torneira destas” 🙂

      cmps

      1. Avatar de Luna Wolf
        Luna Wolf

        De facto, nem mesmo a transferir directamente para a memória RAM era possível, que só aguenta cerca de 2GB/s. Seria necessário um monte de SDD’s ligados em RAID para conseguir guardar algo a essa velocidade, e também seria preciso encontrar a raridade de servidor que conseguisse servir a tal besta de velocidade =P Em velocidades como as que estamos habituadas a ver nas trasnferências no computador, seria 3.328 TB/s ou 3407 GB/s. Um dos SSD’s mais rápidos que há atingue 550MB/s. Ora 3407/(550/1024)= 6343. Seriam necessários 6343 discos SSD do mais rápido para guardar dados a esta velocidade, para não falar de um processador ao nível de um supercomputador.

  2. Avatar de Gil
    Gil

    Correcao: 26 terabits = 3.25 terabytes/s e nao 700 MB’s

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim sim Gil. Aquilo que eu indico no texto é apenas para se ter uma ideia, não é o cálculo matemático.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Caro Pedro,

        Nos artigos que li sobre este assunto, falavam em enviar 700 DVD’s num segundo e não um 🙂 Acho que o título deste artigo induz em erro.

        Abraço

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Boas Ricardo, obrigado pelo alerta. sim é DVDs em vez de MB…onde é que eu andava com a cabeça !!!!

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Agora é que vai haver pessoal a passar-se! 😀

      2. Avatar de Gil
        Gil

        Obrigado por corrigires o texto Pedro. Eu so queria era evitar confusoes em leitores menos “nerds” ;P

        1. Avatar de Pedro Pinto

          eh eh eh…. Sempre as ordens Gil. Este espaço é de todos nós. Quando escreveste o comentário fiquei a pensar no que estavas a falar pois não tinha visto que tinha trocado MBs por DVDs. Agora já entendo o teu comentário.

          Costuma-se dizer..”Quem anda a chuva…molha-se” 🙂

          Abraço

  3. Avatar de Pedro Heliodoro
    Pedro Heliodoro

    O meu cérebro “congela” quanto penso no número de downloads que faria enquanto tomo um duche! eheheheheheheh

  4. Avatar de ´claudio duarte
    ´claudio duarte

    o vosso site tem um bug com o IE9. quando clico em qualquer coisa fica com um fundo preto transparente, clico novamente e volta ao normal mas vai para o topo ou para o fundo do site.

    just saying 🙂

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      O Site em um bug? ou o IE9 que tem um bug nalgumas funcoes? Acredito mais no IE9 ter um bug, basta ser da microsoft.

      1. Avatar de ´claudio duarte
        ´claudio duarte

        lol. acredito que seja mesmo algum elemento do site que tá a fazer conflito com qualquer coisa poruqe não acontece com mais nenhum site que visito, de todo.

    2. Avatar de gerardo
      gerardo

      Também acontece comigo. É estilo apagar as luzes para ver um filme. Mas como não uso o IE9…

    3. Avatar de Bruno Silva
      Bruno Silva

      O problema é mesmo do pplware.

      Digam o que quizerem, mas podem clicar em modo de compactibilidade!

      PPLWARE: falta:

      Mais info: http://blogs.msdn.com/b/ie/archive/2011/03/18/preparing-your-site-for-ie9.aspx

      1. Avatar de Vítor M.

        Caríssimo, dicas para melhorar o serviço são sempre bem vindas. 😉

      2. Avatar de Celso Azevedo

        Não era o IE que devia de estar preparado para os sites?

        1. Avatar de lmx
          lmx

          com certeza que sim, mas é a chamada “verdade inconveniente para muitos…”

          cmps

    4. Avatar de STP
      STP

      IE9, o que é isso?!

  5. Avatar de Ruthless
    Ruthless

    Nem era preciso tanto ….

    1. Avatar de Fábio Rocha

      Ainda me lembro de ter um disco de 8gb e pensar que iria ser mais que suficiente para o resto da vida! É assim a evolução 🙂

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Fábio,

        Estás a comparar coisas diferentes. Quando falas em disco, deves referir-te como GBytes (espaço em disco), aqui estamos a falar em velocidades de transmissão (deve ser em bits).

      2. Avatar de Hugo Cura

        Hehe… a 26Tbit/s enchias esse disco em 2,4ms 😀 isto claro, se o disco conseguisse essa velocidade.

    2. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Não era? Se calhar para a tua casa não, mas para trazer Internet a uma dúzia de apartamentos se calhar era bem bom! 🙂

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        I meant “uma dúzia de blocos de apartamentos”.

  6. Avatar de Sight
    Sight

    uhm, aproximadamente um segundo?

    700MB / 26Tbps = 205 Microseconds

    portanto, 1/4 de um milisegundo.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Sight, sim matematicamente 🙂 Na prática há sempre os timmings associados a sincronismos, latência da rede (apesar de neste caso se calhar nem podemos considerar latência), resposta por parte dos equipamentos…e mais uma série de factores.

      26 Terabits equivale a cerca de 3,5 Terabytes/s o que é sem dúvida uma comunicação mais que supersónica !!!!

      1. Avatar de Luiz
        Luiz

        Haja muito processamento paralelo e muitos discos em raid e um bom ficheiro pra conseguir isso.

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      Não sei se teve em conta nos cálculos que 700MBytes = 5600Mbits

  7. Avatar de Arq e Tec

    Agora só faltam SSDs que consigam gravar a informação com essa velocidade 😀

  8. Avatar de D!
    D!

    eu ainda nem consigo sacar a 1mb/s como é que já existe disto? xD

  9. Avatar de DoContra
    DoContra

    Vendo modem 56kbps baratinho. Ou troco por um 64kbps com oferta de uma disquete dupla densidade (nova!). 😉

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Ooops! Esqueci-me de referir que a disquete é de 5,25″ 😛

  10. Avatar de Rogério
    Rogério

    É só uma piada… 😛
    E junto à piada uma constatação real.

    Que nunca saia estas velocidades para o mundo, se os hackers já fazem estragos muito grandes com 100Mb’s / 1Gb’s, então com 3,5 Tb’s, seriam os reis.

    ——————————
    Agora falando sem piada.
    É um facto de que, estas velocidades vão proporcionar grandes avanços na comunicação electrónica / digital do mundo, mas a internet tem duas faces, a Boa e a Má, tanto irão proporcionar grandes avanços tecnológicos, como irão proporcionar para aumentar o cibercrime para níveis inimagináveis.

  11. Avatar de Marco Magalhães
    Marco Magalhães

    Errar é humano. Talvez todos nós não percebamos nada de informática nem de outras coisas. Mas talvez o Joel seja o nosso salvador.

    Ironias à parte, eu diria que não é preciso tanta “agressividade” para um erro um tanto quanto simples, não é isso que fará o nosso amigo Pedro menos conhecedor seja de inglês seja de informática.

    Obrigado pela informação, fico impressionado com tais velocidades. Daqui a uns anos ainda nos vamos queixar da lentidão dos 26Tb/s. 😛
    Mas venham de lá os discos rígidos super-sónicos. 😀

    1. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      Bem, parece que o comentário foi removido. Esqueçam a minha primeira parte. 😛

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, eu próprio removi o comentário. Quando o pessoal não tem humildade e vem dar o ar da sua graça….este não é o local correcto.

        Erro técnico trocar DVD por MB? Sim…não têm conversão possível! Considero um lapso, no meio de umas milhares linhas de artigos que se calhar esse senhor Joel vem cá “absorver” para aprender algumas coisa para a vida….enfim!

        Ainda bem que os nossos leitores são o oposto desse “senhor” 🙂

        1. Avatar de Marco Magalhães
          Marco Magalhães

          Pois, nem mais. Há um pouco de tudo aqui pelo pplware, mas até é bom que assim seja (claro, também há limites). 🙂

  12. Avatar de vuvuzela
    vuvuzela

    Quando e que sao comercializadas velocidades decentes e que nao perturbem muito o pessoal. As vezes preciso de uma velocidade contante para determinados projectos que tenho pessoalmente e vai dai o pessoal chega a casa la na minha rua e acabam-me logo com a minha produtividade. 26 terabits… sim isso seria um sonho mas so daqui a uns bons tempos o veremos comercialmente. Pelo menos para certos sites e servicos de ftp ia ser uma maravilha passar informacao.. pelo menos de upload.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      esquece …essas velocidades poderãs no futuro estar disponiveis, mas para ISP’s e nunca consumidor final…o que vais fazer com issoo????
      dizer a malta toda que consegues…so se for isso, pois tirando isso não serve para nada, além de que se tivesses essas velocidades, nuna tirarias partido de 1 decimo dela , quanto mais a totalidade 🙂

      cmps

  13. Avatar de kindoor
    kindoor

    Bem posso ficar contente que consigo sacar 1Mb/s xD

    MEO 16Mb 😀

    quando tal o disco nao consegue e gravar a essa velocidade xD

  14. Avatar de Tiago

    Continuo a dizer que isso é cenas muito à frente para nossa cabeça. Como é que conseguimos enviar informaçao por cores………é cena d ET’s 🙂 ET GO HOME 🙂 (Talvez nos estejam a mandar informaçao na luz branca e nos ainda nao colocamos um “tradutor” para ver isso )
    ahahahaha

  15. Avatar de Daniel

    Ainda não temos tecnologia para dar proveito a esta velocidade. Ou então desconheço qual o equipamento que permite escrever essa tamanha informação a essa velocidade, num disco para posterior utilização.
    Por isso, por mais rápida que seja a ligação há sempre o limite de escrita imposta pelos discos rígidos. Até mesmo os SSD ainda não acompanham isto.

    Ou ando mal informado, o que era melhor.

  16. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Eu estou é à espera do grafeno. Aí sim a net vai valer a pena lol

    http://www.tecmundo.com.br/9996-moduladores-de-grafeno-permitem-conexoes-com-velocidade-que-ultrapassa-os-100-terabits.htm (esta não é a melhor fonte, já que está cheia de incongruencias, mas dá para terem uma ideia)

    1. Avatar de Rogério
      Rogério

      100 Terabits?
      Acho muito absurdo essa ideia.
      Acontece como a ZON 1Gb, nem a metade da velocidade chegavam.

      A fibra óptica ainda está muito vaga quanto à sua capacidade verdadeira de velocidades.

      Até ao momento, ainda só foi provado que a fibra suporta velocidades de 26 Terabits/s.
      Ainda não se conhece todas as características possíveis da fibra, uma delas é qual a velocidade máxima suportada.

      Se já para 26 Terabits/s não existem discos que escrevam a esta velocidade, quanto mais para 100 Terabits/s.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        sabes que os materias, vão sendo outros a medida que se vão conjugando diversos factores.
        Que ninguém pense que a luz que passa na fibra optica vai a velocidade da luz!!!!muito longe disso, a velocidade da luz, so acontece no vacuo, qualquer meio que não este, a velocidade reduz sempre nuns mais , noutros menos, a ideia é procurar os “plasticos” onde é possível viajar a velocidades mais altas.
        Além disso é muito bom reduzir o diametro da mesma,para reduzir a dispersão, e aumentar a diferença entre os dois dielectricos bainha/nucleo, de forma a que a refração aconteça com um indice mais elevado, evitando perdas nas colisões da luz com o limite do nucleo/bainha.
        com isto já consegues ter maiores velocidades.
        Obviamente que os emissores/receptores também terão que ser melhorados, para tirar proveitos.A dificuldade deve estar em arranjar estes materiais/melhoria nos equipamentos, mas temos assistido nos ultimos 100 anos descubertas brutais.

        cmps

  17. Avatar de Ghost Rider
    Ghost Rider

    Fico feliz com 8Mbps… e estou com 4Mbps (para ser mais exacto, cerca de 3,6Mbps)
    E estes tipos arranjam 26Tbps? Xiça!

  18. Avatar de Vzteen
    Vzteen

    Quando chegar a fibra nos Açores, S.Miguel para clientes digam me sff ;D porque isto aqui vai demorar uns bons séculos (exagero) porque parece que ainda vão por para empresas e câmaras municipais e só depois para clientes por isso vai ser um tempao bem longo ate que chega a minha casa 😛