COVID-19: Sendo trabalhador, vai fazer teletrabalho?

18 Comentários

O Governo declarou Estado de Alerta face ao surto do COVID-19. Dessa forma é pedido que as pessoas se previnam, tenham mais cuidados de higiene, que restrinjam os seus contactos físicos próximos, entre outros. Para os trabalhadores, quem tiver oportunidade pode realizar as suas funções através do teletrabalho.

Assim, na nossa questão desta semana, pretendemos saber se vai optar por este regime de trabalho, sendo trabalhador.




O Governo tomou medidas mais restritivas na passada quinta-feira, devido ao COVID-19. A que mais destaque teve foi o encerramento de todos os estabelecimento de ensino, creches e ATLs, a partir desta segunda-feira.

Para além disso, outras medidas de prevenção implementadas também já a partir do dia 16 de março são:

  • Encerramento de discotecas e espaços similares
  • Reduzir em 1/3 a lotação máxima dos restaurantes para alargar o espaço entre clientes
  • As filas para os serviços públicos devem ser feitas no exterior
  • Centros Comerciais e outros serviços públicos terão um limite de pessoas
  • Limitação de visitas a lares de idosos
  • Proibição de desembarque dos navios de cruzeiro, podendo continuar a aportar para efeitos de reabastecimento mas não para desembarque de passageiros, exceto os residentes em Portugal
  • Estão ainda a ser preparadas medidas de apoio para os trabalhadores independentes.

Desta forma, e como a palavra mais sonante é ‘quarentena’, muitas empresas têm agora a responsabilidade de tomar decisões face aos seus trabalhadores. Uma das medidas passa por realizar as funções em regime de teletrabalho, ou seja, a partir de casa.

Para facilitar a vida aos empregados e empregadores, já aqui deixámos as melhores ferramentas de videoconferência.

Outras notícias que podem interessar são a oferta, das operadoras nacionais, de 10GB e ainda a possibilidade de ‘picar o ponto’ de assiduidade, mas online.


Participe na nossa questão desta semana

COVID-19: Sendo trabalhador, vai fazer teletrabalho?

  • Sim. (65%)
  • Não. (35%)

Total Votos: 2.447

Loading ... Loading …

 

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze
    Ze

    Trabalho remotamente desde 2013. Que bom ver que é preciso uma pandemia para as empresas começarem a perceber que afinal, querendo, é possível trabalhar remotamente em muitos tipos de trabalho. (Há claro empregos onde não é possível)

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      fazes o que?

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Eng. informática. Desenvolvimento de software

      2. Avatar de Jota
        Jota

        Deve ser levantamento de copos! 🙂

        1. Avatar de Ze
  2. Avatar de S
    S

    Eu querer queria mas como a decisão da empresa onde trabalho é ter me de apresentar no local e não a trabalhar em casa, onde 90% do meu trabalho é atrás do computador e eu mesmo conseguia arranjar maneira de trabalhar a partir de casa…

    Infelizmente as leis protejem os empresários e não os trabalhadores.

    1. Avatar de Matthew B.
      Matthew B.

      Se conseguires realizar o teu trabalho remotamente (e não pertences ao grupo de pessoas com funções essenciais), é uma decisão tua ir ou não:

      ‘1 – Durante a vigência do presente decreto-lei, o regime de prestação subordinada de teletrabalho pode ser determinado unilateralmente pelo empregador ou requerida pelo trabalhador, sem necessidade de acordo das partes, desde que compatível com as funções exercidas.’

      https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/130243053/details/maximized?fbclid=IwAR0L9f88sQdXyXc90F935Kp9CrSAnkXyzrrdPCASYZ0h7TQaqtw9oIoK6Cs

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O meu trabalho não é possível de todo ser feito a partir de casa, aliás, se a empresa fecha porta, deixo de ter trabalho, porque o mesmo só existe se a mesma estiver a funcionar normalmente.

  4. Avatar de GM
    GM

    Já não é novidade para mim, pois cerca de 90% do meu trabalho desenvolvo-o em casa (pc). Dos restantes 10%, parte deles implica trabalho de campo (2%) complementado com restante em casa (pc). Mas a maior fatia é feito exclusivamente em casa / pc. Isto, desde inícios de 2012.
    Mas é uma situação particular, uma grande parte das profissões não pode ser desenvolvida com tele-trabalho.
    Uma reflexão: foi decretado que a maioria da população deveria ficar em casa, por prevenção. Saídas, apenas para aquisição de víveres / farmácia / eventualmente trabalho, para as profissões que sejam imprescindíveis serem desempenhadas nas empresas. Mas, para aquisição de víveres, é preciso que sejam produzidos, processados, transportados e disponibilizados nos pontos de venda. Com tantas restrições, será que as quantidades necessárias para manutenção da população continuarão a chegar?

  5. Avatar de Fabio
    Fabio

    Alguém sabe se mesmo trabalhando em casa, o subsídio de alimentação e afins são pagos ?

  6. Avatar de Vasco
    Vasco

    Faço-o desde os finais de 90 no tempo do Windows NT, e na altura usava Norton, vnc, etc. Actualmente tenho mesmo de ir a empresa, mas o café na rua acabou durante as próximas semanas.

  7. Avatar de Crow-
    Crow-

    Já estou full remote assim como toda a minha empresa desde a semana passada por precaução.
    Trabalho na área de desenvolvimento de software por isso conseguimos fazer o mesmo a partir de casa.

  8. Avatar de golo
    golo

    o meu trabalho não pode ser realizado remotamente, só fisicamente no local, pois não consigo fazer instalações eléctricas apartir de casa ainda.

  9. Avatar de pois
    pois

    Eu não consigo. No meu tipo de trabalho é impossível.

    Dou assistência técnica a equipamentos de uma marca portuguesa que atua na área da restauração. Tenho de estar 95% das vezes presente para efetuar o meu trabalho e, infelizmente, posso vir a ser um foco de contagio, pois “salto” todos os dias de cliente em cliente e, normalmente são sempre clientes diferentes de dia para dia, em diferentes cidades do norte do país.

    I know… I’m f#ck€d…

  10. Avatar de Carlos Pereira
    Carlos Pereira

    Felizmente tenho possibilidade de teletrabalho, mas mesmo que não pudesse, ficaria mais descansado pelo simples facto de existirem menos pessoas a circular.

  11. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Boas,sou motorista de pesados de passageiros,estou á espera que a empresa onde trabalho compre um autocarro da Tesla,assim já posso optar por trabalho remoto…

  12. Avatar de Sandra Silva
    Sandra Silva

    Boa tarde. Alguém me sabe informar como funciona a nível de salários com os trabalhadores de clinicas dentarias, (foram fechadas por Despacho n.º 3301-A/2020).