Coronavírus: Desinfete o seu Smartphone, Tablet e Smartwatch

49 Comentários

Os nossos equipamentos de uso pessoal (ou profissional) que possuem ecrãs táteis necessitam de ser higienizados com regularidade, uma vez que a contaminação de superfícies é uma das formas de transmissão da Covid-19.

O coronavírus não sobrevive muito tempo nas superfícies, contudo vale sempre a pena seguir algumas etapas simples para remover a possibilidade de transmissão do vírus e infeção.


De acordo com os especialistas de saúde, médicos e microbiologistas com quem fomos conversar, a solução para evitar a contaminação do Coronavírus está, sobretudo, naquilo que fazemos logo após o manuseio dos dispositivos, por isso, manter as mãos bem lavadas e, de preferência, passar um gel de álcool para as mãos, com regularidade, é muito conveniente.

É importante relembrar que nos dispositivos que possuem ecrãs táteis a parte do aparelho que está mais sujeita à sujidade e, consequentemente, à contaminação por vírus ou bactérias é o display.

É nele que colocamos os nossos dedos centenas de vezes ao dia. Ao fazê-lo, deixamos, inevitavelmente, o óleo natural do nosso corpo, gordura, restos de comida, e tudo o que de anti-higiénico tivermos capacidade de imaginar (sim, tudo… até coliformes fecais).

Por esta razão, os profissionais de saúde aconselham a que se evite tocar no rosto ao manusear os dispositivos. Este é um conselho generalista, mas sabemos que tal se pode tornar bastante complicado quando se trata, por exemplo, do telemóvel que temos de colocar, normalmente, junto ao ouvido.

A opção pela realização de chamadas em alta-voz e a utilização dos assistentes como a Siri ou o Google Assistant podem ser uma boa escolha para este período de contingência.

Podemos receber e realizar chamadas sem ter de tocar nos aparelhos, contudo a forma mais eficaz de prevenir é apenas uma: manter os equipamentos bem limpos!

Como limpar os ecrãs dos dispositivos táteis para prevenir do Coronavírus?

  • 1. Desligue o ecrã;
  • 2. Aplique uma solução de limpeza à base de álcool isopropílico diretamente no ecrã tátil, com uma distância de cerca de 15 cm;
  • 3. Passe uma camurça de microfibra sobre o ecrã de forma firme, mas sem apertar demais, em movimentos circulares, até que a sujidade seja completamente eliminada;
  • 4. Nunca utilize materiais como água, detergente, sabão em pó, álcool etílico, limpa-vidros, acetona, desinfetante ou outros produtos de limpeza;
  • 5. Deixe o aparelho a apanhar ar por alguns minutos antes de o reutilizar;

Estas instruções também são válidas para películas protetoras e para complementar a limpeza do ecrã pode ainda utilizar um cotonete para retirar resíduos nas ligações USB e de áudio, além dos microfones e saídas de som.

Qual a regularidade com que devemos limpar os ecrãs táteis?

Aqui temos um ponto muito importante!

Atualmente, os ecrãs dos nossos smartphones, tablets e smartwatchs possuem uma finíssima camada oleofóbica.

Esta camada existe sobretudo para impedir que a maior parte da gordura dos nossos dedos se fixe de imediato nos display, evitando que os mesmos fiquem totalmente cobertos com marcas de dedo após cada utilização. Embora o álcool isopropílico das soluções de limpeza não elimine essa camada oleofóbica, isso está diretamente relacionado com o número de vezes que realizamos uma limpeza em profundidade. Esta camada oleofóbica desgasta-se naturalmente através do uso e com o passar dos anos ela deixará de ter eficácia.

Por esta razão, para prevenir a contaminação do coronavírus aconselhamos a que se realize a limpeza com a solução de álcool isopropílico uma vez por dia e, para manter o aparelho sempre limpo, deve-se passar um pano de microfibra, seco e limpo, para retirar a sujidade natural, após cada utilização.

O Pplware foi perceber ao mercado que soluções existem. Após contacto com a iServices, tivemos a informação que é vendida uma solução de limpeza que inclui um spray com essência de limão e é revestida por uma camurça com microfibras. Esta solução evita o estrago de componentes eletrónicos.

O kit da iServices, em formato compacto, é muito fácil de transportar, é anti-estático, não risca e utilizado corretamente ajuda a manter os ecrãs perfeitamente limpos. Em simultâneo, como é recarregável pode ser reutilizado e recarregado com outro tipo de produto à base de álcool ou mesmo um gel desinfetante para as mãos, por exemplo!

Leia também…

Coronavírus: Não se esqueça de limpar o seu smartphone

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tim
    Tim

    O coronavirus não sobrevive muito tempo nas superficies?? Mas voces não andam atentos???

    Sobrevive 9 dias!!!!!! 9 dias!!!!!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Aquilo que foi referido recentemente é que pode sobreviver 30 minutos no ar e contagiar alguém a 4,5 metros,

        1. Avatar de Vítor M.

          Nesse estudo diz também que em diversos materiais o tempo é menos, muito menor. https://news.trust.org/item/20200228215640-n07fz Depois há outros estudos que dizem que o tempo de sobrevivência do vírus depende de fatores como a temperatura: por exemplo, a cerca de 37 graus Celsius, o vírus pode sobreviver entre dois e três dias em materiais como vidro, tecido, metal, plástico ou papel. Abaixo ou acima, o tempo diminuiu drasticamente.

          1. Avatar de David Pereira
            David Pereira

            Sim, a superfície do material conta mas não são decididamente os 30 minutos que andam a circular em certas redes sociais. O fator temperatura é o que é e não está nas nossas mãos alterá-lo.

          2. Avatar de Vítor M.

            A informação tem sido muito e vaga. Mas sobre a temperatura, o calor ajuda a conter a propagação? Uns “entendidos” dizem que sim e mostram que no hemisfério sul (mesmo com toda a África incluída) não há tamanha propagação, outros dizem que não, que o calor não para o contágio nem a sobrevivência do vírus. Então em que ficamos? Os dados no mapa de informação de contágio mostra bem onde existe a maior propagação.

    2. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      Estas a falar daquela mensagem falsa da unicef que andou a circular??

  2. Avatar de João Silva
    João Silva

    Como assim não sobrevive por muito tempo? Estão alienados?

    1. Avatar de Vítor M.

      O tempo que o vírus dura depende de fatores como a temperatura: por exemplo, a cerca de 37 graus Celsius, o vírus pode sobreviver entre dois e três dias em materiais como vidro, tecido, metal, plástico ou papel. Há estudos que dizem que em certas condições (excelentes) pode durar mais dias, 9 até. Mas tem muito a ver com a temperatura, que tem estado bem mais baixa que os 37 graus e com os materiais (que nem sempre são os excelentes). Portanto, durar muito… até minutos pode ser muito. Por exemplo, dizem agora que o vírus sobrevive no ar pelo menos 30 minutos e espalha-se até 4,5 metros. Tudo num altura que é declarada pandemia pela Organização Mundial de Saúde… é muito tempo!

  3. Avatar de Nelito
    Nelito

    Ainda bem que só falam ecras touch ……..teclados das ATM e teclados de terminais pagamento MB, são da maior imundice de contaminação viral/bacteriana, para não falar de interruptores e puxadores de portas …………….

    1. Avatar de F Gomes
      F Gomes

      … e quando essas coisas forem utilizadas, é utilizar luvas descartáveis… simples, n’é?

      1. Avatar de GM
        GM

        Ou, mais simples ainda (caso ainda consigas encontrar no mercado), gel desinfectante com pelo menos 60% álcool.

    2. Avatar de Iur
      Iur

      Daí teres que lavar as mãos. Haja paciência para tanta ignorância…

    3. Avatar de Eu
      Eu

      Os meus parabens por descobrir o porquê (digital $$)!
      As notas e moedas já existem há muito e não foi por isso que deixou de existir.
      Nem se preocupam com a bica, cerveja, garfo que vai birus directo á boca ou mangeiras das bombas gasolinas, etc, etc

  4. Avatar de eu
    eu

    eu não partilho o meu smartphone com ninguém, logo se eu o infetar e ele me infetar… não me fez nada porque eu já estava infetado

    1. Avatar de Tu
      Tu

      Boa. Parabéns.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Isso so é verdade se as tuas maõs também só tocarem em coisas que só tu tocas. Porque basta tocar numa coisa que mais uma pessoa toca, que depois seguras no telemóvel e fica lá.

    3. Avatar de Iur
      Iur

      So deixar aqui um caso que deixa este comentário extremamente “inteligente” por terra.

      Abres uma porta contaminada com a mão, de seguida pegas no telemóvel contaminando o telemóvel. Depois chegas a casa e lavas as mãos, descontinuado as mãos. Sentas-te e pegas no telemóvel contaminado…

      Por isso sim, limpar o telemóvel faz sentido, apesar de seres extremamente inteligentes te possam dizer que não.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Ele tem a sua razão naquilo que diz.
        Porque essa teoria aplica-se a qualquer coisa que esteja nos espaços públicos, seja roupa, um saco ou mochila, todas as compras que se faca, carteira, e até mesmo carro.

  5. Avatar de Antonio Pereira
    Antonio Pereira

    E porque é que não se deve usar alcoól ? há anos que o faço, desde que vi um tecnico a faze-lo

    Até hoje zerio problemas

    Mas gostaria de saber o porque não

    1. Avatar de Visco
      Visco

      Nao há qualquer problema em usar um pano humedecido com alcool etilico. Obviamente não se pode é despejar o frasco em cima do smartphone ou usar um pano ensopado, por razões óbvias…
      Mas a malta do PPLWare que me corrija se estou errado 🙂

      1. Avatar de Vítor M.

        😀 não mergulhem o smartphone em álcool. Calma pessoal. 😀

      2. Avatar de carlitos
        carlitos

        Eu uso uma solução de 50% alcool isopropilico + 50% água, para limpar equipamentos eletrónicos. Spray no pano e não no equipamento. Alcool isopropilico existe á venda no AKI, Leroy Merlin,…

        1. Avatar de Sofia
          Sofia

          Obrigada, carlitos.

          Um homem porreiro, que deu indicações úteis, que é o que importa a todos.

          Sugiro que continuem a desinfetar o telemóvel e as mãos. Se comem com o telemovel ao lado do prato da comida, ainda mais importante é, por que depois as mãos vão ao pão, ao guardanapo, à fruta.

          Muita saúde e vamos todos ajudar a baixar um zero nos casos ativos em Portugal.

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Se vamos pensar nisso não se faz nada, as portas, o carro, o multibanco, a mesa do café, a porta do café tudo.
    se vamos desinfetar tudo não fazemos mais nada e temos arranjar um circulo de 5 metros mas fechado, um preservativo gigante.

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Bora não fazer nada então. Bora continuar a ver os casos a aumentar. Bora ser como Itália!

      1. Avatar de jorge pinto
        jorge pinto

        sapos não são infectados

    2. Avatar de Iur
      Iur

      Quantas vezes vais ao multibanco por dia? Quantas vezes pegas no telemóvel?

      É por causa de gajos como tu que é preciso lembrar à sociedade que se deve lavar as mãos.

    3. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      E é tão difícil assim manter a higiene dessas coisas? Algumas coisas como uma mesa de bar será difícil de se descontaminar, vale a indicação de lavar as mãos com frequência, outras como o próprio telemóvel não é difícil de se descontaminar, então por que não fazê-lo?
      E o artigo é bastante oportuno porque o telemóvel é algo com que andamos permanentemente em contato e em relação a que não nos lembramos de tomar medidas profiláticas, então eu acho o alerta muito válido.

  7. Avatar de Zé Manel
    Zé Manel

    “De acordo com os especialistas de saúde, médicos e microbiologistas com quem fomos conversar”

    Podem confirmar quem foram os especialistas com quem foram conversa?

    1. Avatar de Fiu
      Fiu

      Agora não temos tempo para isso. Temos que ir às compras

  8. Avatar de JP
    JP

    Uma solução com vinagre de álcool diluído em água, também serve o propósito

    1. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Mas tem que ser vinagre de limpeza. O vinagre vendido para uso culinário não serve.

  9. Avatar de Mr. Smith
    Mr. Smith

    Isto do coronavirus é uma oportunidade tambem para os dispositivos que não necessitam de toque… Deve ter sido discutido numa reunião amigável à porta fechada entre a Cortana, Google Assistant, Alexa e Siri. Provavelmente foi esta a razão de criar o virus. As AI’s a tomar conta do mundo eliminando os humanos.. Assim começa o totalitarismo da Sky Net.

  10. Avatar de cereal killer
    cereal killer

    e a apple já deixa….

  11. Avatar de jorge pinto
    jorge pinto

    Se o alcool desinfecta, bora lá começar a beber alcool.. destilado claro. temos no mercado uma variedade muito vasta. ups

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Posso utilizar um desinfetante no meu produto Apple?
      Ao utilizar toalhitas desinfetantes Clorox ou toalhetes com 70 por cento de álcool isopropílico, poderá limpar suavemente as superfícies duras e não porosas do produto Apple como o monitor, teclado ou outras superfícies exteriores. Não utilize lixívia. Evite a humidade nas aberturas e não introduza o produto Apple em qualquer agente de limpeza. Não utilize em superfícies de tecido ou pele.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Posso utilizar um desinfetante no meu produto Apple?
      Ao utilizar toalhitas desinfetantes Clorox ou toalhetes com 70 por cento de álcool isopropílico, poderá limpar suavemente as superfícies duras e não porosas do produto Apple como o monitor, teclado ou outras superfícies exteriores. Não utilize lixívia. Evite a humidade nas aberturas e não introduza o produto Apple em qualquer agente de limpeza. Não utilize em superfícies de tecido ou pele.

  12. Avatar de Infinity
    Infinity

    Mergulhar o smartphone em bagaço deve ser suficiente

  13. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Clorito de sódio.

  14. Avatar de Oliveira e Costa
    Oliveira e Costa

    Eu troco de telemóvel todos os dias…
    Problemas mundanos não me assistem 🙂

  15. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Peço desculpa pela minha ignorância mas onde se pode comprar essa tal solução de limpeza à base de álcool isopropílico e as respectivas camurças de microfibra ?? Onde se compra isso,alguém me pode ajudar ?? É para limpar o ecrã do meu smartphone . 😐

    1. Avatar de Márcio Sousa
      Márcio Sousa

      O álcool isopropílico encontras salvo erro em farmácias pelo menos à uns valentes anos atrás comprei numa farmácia o senhor fez me um pequeno questionário para que eu queria o álcool e depois lá me vendeu, o pano não parece que seja difícil achar em qualquer superfície comercial na zona de limpeza

    2. Avatar de RCT
      RCT

      O álcool isopropílico encontras num Aki ou Leroy Merlin, vendem garrafas de litro (+/-5€).

  16. Avatar de Zem
    Zem

    Eu desinfecto o meu smartphone com aguardente de medronho. 😀

  17. Avatar de Daniel
    Daniel

    Não querem ser infectados? Suicidem-se… Porra, que não se fala em mais nada…

  18. Avatar de VB
    VB

    Isto realmente…

    Lavar as mãos, ok! Mas antes de lavarmos as mãos, tocamos no quê?

    Tocamos por exemplo, no rosto, nas roupas, carro, maçaneta das portas, objectos pessoais…por último ao chegar à torneira, contaminamos também o manípulo que faz abrir a válvula para correr a água.

    Então quem não tiver torneiras com “manete” (que neste caso pode usar o método de lavagem de mãos como os cirurgiões, utilizando os cotovelos para a abertura da mesma) em vez do vulgar manípulo que roda…tem de desinfectar a torneira antes de a utilizar!

    Então “o melhor método” pelo menos antes de entrarmos nas nossas habitações era, passarmos por “um chuveiro” com um sensor de proximidade, o qual deitava uma solução de limpeza para que entrássemos desinfectados nas nossas casas! Tipo militares a serem desinfectados, após estarem em contacto numa atmosfera/zona contaminada.

    Agora fora de “invenções”. Claro que há necessidade de existir métodos de precaução e que todo o cuidado a ter é pouco. Mas todos (penso eu), temos a noção que é difícil conseguirmos pelo menos, não falhar num dos pontos de higiene…um mínimo descuido e só passado alguns dias sabemos o que temos…até lá, passámos por onde, tocámos onde…? Até ao ponto de ser descoberto em nós, já outros foram infectados.

  19. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Lembrem-se… o vírus transmite-se mesmo com o simples respirar.

    A menos que usem máscaras de protecção completas que obriguem o ar a passar pelo filtro antes de chegar ou depois de sair da boca ou nariz… o meio principal de transmissão não está a ser controlado. As máscaras devem ser adequadas à filtragem de vírus.

    O desinfectar o corpo e objectos já deveria ser feito há muito, este é só mais um motivo para o continuarem a fazer como deve de ser. O uso de máscaras faz sentido em especial quando existe as gripes por exemplo.

    Aparentemente não fumar, ter o corpo em boa forma, ter os níveis de vitaminas e similares em bom estado, beber muita água 2 litros ou mais por dia, e dormir bem, parece ajudar senão a evitar pelo menos a recuperar de muitos problemas incluindo este.

  20. Avatar de abdu
    abdu

    A utilização de álcool isopropílico frequentemente no ecrã do smartphone acaba por destruír o tratamento quimico a que foram sujeitos e removendo assim algumas propriedades como o anti-dedadas, etc …
    Além disso a má utilização pode acabar por danificar o smartphone.