COVID-19: Controlo de assiduidade biométricos desaconselhados

18 Comentários

Os sistemas de controlo de assiduidade biométricos são muito usados nas empresas portuguesas. No entanto, face à epidemia do Covid-19 é desaconselhado (temporariamente) o uso deste tipo de sistemas, que permitem a picagem, por toque de dedo, e assim controlar os funcionários.

Algumas empresas estão a substituir este tipo de sistemas por medidas alternativas.

COVID-19: Controlo de assiduidade biométricos desaconselhados


COVID-19 “obriga” a sistemas de registo de assiduidade alternativos…

A Ordem dos Médicos recomenda a todas as instituições de saúde do setor público, privado ou social que encontrem medidas alternativas ao registo biométrico. O sistema é utilizado para controlo de assiduidade e pontualidade dos médicos e outros funcionários das unidades de saúde.

A entidade refere ainda que, dadas as caraterísticas dos hospitais e centros de saúde, é essencial abolir-se o registo por reconhecimento de impressão digital nesses locais.

COVID-19: Controlo de assiduidade biométricos desaconselhados

Esta medida foi contemplada no Plano de Contingência da Assembleia da República para os funcionários parlamentares. Neste caso, o registo biométrico de assiduidade e pontualidade deixa temporariamente de ser feito através do reconhecimento de impressão digital. Por sua vez, passa a efetuar-se através do reconhecimento de cartão personalizado de cada funcionário.

Em suma, a Biometria tem vindo a ser uma das soluções mais eficazes para a identificação e controlo de acessos. Atualmente existem vários tipos de sistemas, dos quais se destacam os que fazem reconhecimento facial, que analisam a geometria da mão, que fazem a identificação da íris, identificação da retina, reconhecimento da voz, impressão digital, entre outros.

Leia também…

Na China, a partir de hoje terá de se submeter a um scan facial para ter serviço de telefone

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de hfc
    hfc

    na AR, mesmo os faltosos, e alguns que ficarao de quarentena, vao picar o ponto!!!

    1. Avatar de rui
      rui

      na AR existem funcionários (esses que utilizam estes sistemas) os ditos “faltosos” dos deputados registam no computador

  2. Avatar de Rui Capucho
    Rui Capucho

    Nos hospitais e centros de saúde continuam a obrigar os profissionais a usar…

  3. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Na AR foi abolida e no sitio de maior risco (instituições de saude) não?!
    De qualquer das maneiras, penso que se anula o risco se se providenciar solução alcoolica junto dos mesmos.

  4. Avatar de RjSampaio
    RjSampaio

    Impressão digital touchless vai começar a vender bem.

  5. Avatar de Pedro Gregorio
    Pedro Gregorio

    eu já fui picar hoje. passei as maos cuidadosamente pelo alcool. agora vou tomar o pequeno almoço. abolir este sistema não me parece justo.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      que acontece se eventualmente o gel ..por qualquer motivo falhar? é justo?

  6. Avatar de RR
    RR

    que palhaçada…

  7. Avatar de Alves Diogo
    Alves Diogo

    Vergonha os hospitais continuarem a ser obrigados a usar controlo biometrico, aquelas pessoas que estão a salvar vidas e a tentar combater o coronavirus, Não existe respeito pela vida.
    Estes governantes só pensam na sua economia. VERGONHA

    1. Avatar de RjSampaio
      RjSampaio

      Não sejas parvo.

      Existem áreas de acesso restrito que só tens controlo.
      Basta por desinfectante ao lado dos readers como precaução, simples e eficaz.

      Eu priocupavame mais com os hand dryers a ar.

      1. Avatar de hfc
        hfc

        e desenfectar antes e deppois de passar o dedo!!!

        em 5 segundos la vai o fasco da solucao….

  8. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Realmente nada como ter nos hospitais uma solução de biometria como esta para espalhar vírus e bactérias ahah
    A sério que ninguém se lembrou disto antes? Só agora é que surgiu um vírus? Ou é por este ser um vírus da moda? É que os vírus da gripe também matam há décadas (sem falar em todos os outros vírus e bactérias!), provavelmente mais, e nem por isso tal cuidado foi levado em conta? Quem são os idiotas que escolhem estes sistemas? Um sistema de cartão de identificação com leitor de impressões digitais integrado é que faria sentido, nos locais de saúde e em todos os outros.

    Já agora nos terminais de multibanco/ terminais de pagamento… não é necessário também desinfectar as mãos? Alguns até à vista desarmada se vê que estão nojentos.

    1. Avatar de O Silva
      O Silva

      Na perspectiva de que desenvolve/comercializa, este sistema seria impecável, desde que exista quem compre e esteja disposto a pagar o valor de 1 cartão por colaborador!
      Hoje os sistemas de assiduidade faciais estão muito acessíveis, simples e rápidos, e remove-se o custo do cartão com leitor biométrico integrado que custaria uma “pequena fortuna”.

      E já agora, quando o colaborador se esquece do cartão, com biometria ou não, intencionalmente ou não, qual deveria ser o método a utilizar?

  9. Avatar de paulo rodrigues
    paulo rodrigues

    Os cartões são a melhor opção se usados pelo próprio… é aqui que reside o “problema”.

  10. Avatar de O Silva
    O Silva

    Muitos dos colaboradores dos serviços públicos só la “vão fazer horas” (salvo muitas excepções de Excelentes Profissionais!).
    Se não houvesse controlo biométrico seria o descalabro, e mesmo assim é o que é.
    Já assisti no passado pessoal de chinelo de praia e calções a ir “picar” o ponto e a sair…

  11. Avatar de Nuno Monteiro
    Nuno Monteiro

    Caso tenham interesse existem terminais faciais, na empresa onde trabalho compraram a 2 semanas atrás 3 terminais faciais a uma empresa com o nome mmconnect. Até que dão jeito.

  12. Avatar de nop90
    nop90

    É vender terminais de reconhecimento facial, mais rápidos, mais práticos e sem artimanhas para os enganar (os bons claro)

  13. Avatar de Daniel
    Daniel

    O ponto biométrico na assembleia deve ser marcado pelo camarada de partido, com a passe facultada indevidamente. é vergonhoso saber-se que deputados andam a comer ajudas de custo de vários sítios ao mesmo tempo. e todos os altos responsáveis deste país vergonhosamente fingem terem-se esquecido.