Ainda usa o telefone fixo? Chamadas caem 15% (722 milhões de minutos)

10 Comentários

Vivemos numa era quase 100% mobile e de mobilidade. A evolução e baixa dos tarifários móveis vieram ajudar na massificação dos dispositivos móveis, e o telefone fixo passou para segundo plano.

O volume de tráfego em minutos originado na rede telefónica fixa caiu 15% face a 2018, o equivalente a 722 milhões de minutos.

Ainda usa o telefone fixo? Chamadas caem 15% (722 milhões de minutos)


De acordo com a ANACOM, esta evolução (negativa) está associada à crescente utilização de comunicações móveis e de comunicações através da Internet (serviços OTT – over-the-top). Os dados relativos ao tráfego telefónico fixo evidenciam que foram consumidos, em média por mês, 67 minutos por acesso, dos quais 48 minutos em chamadas fixo-fixo, 8 minutos em chamadas fixo-móvel e 4 minutos em chamadas internacionais.

A Autoridade das Comunicações refere ainda que…

O serviço telefónico fixo atingiu 5,1 milhões de acessos no final de 2019, mais 1,1% do que no ano anterior (correspondente a 55 mil novos acessos), aumento devido sobretudo aos acessos suportados em redes de fibra ótica e de TV por cabo (+327 mil acessos), que mais do que compensaram a diminuição dos acessos analógicos (-210 mil acessos), dos acessos RDIS (-45 mil acessos) e dos acessos fixos suportados em redes móveis (-17 mil acessos).

No final de 2019, os acessos suportados em redes alternativas à rede tradicional (acessos analógicos e RDIS) representavam 76,4% dos acessos telefónicos principais.

Ainda usa o telefone fixo? Chamadas caem 15% (722 milhões de minutos)
imagem: freepik

MEO é quem tem maior número de clientes com telefone fixo…

No final do período em análise, e no que respeita aos três maiores operadores, a MEO atingiu uma quota de 42,1% dos clientes de acesso direto, o Grupo NOS de 36% e a Vodafone de 18,1%. Face ao final de 2018, as quotas de clientes de acesso direto da MEO e da NOS diminuíram 0,2 e 0,7 pontos percentuais, respetivamente, tendo a quota da Vodafone aumentado 1,1 pontos percentuais.

No que respeita ao tráfego, a MEO tinha uma quota de 40,4%, seguida do grupo NOS, com 33,8%, ambas a registarem uma subida de 0,2 pontos; e a Vodafone tinha 16,7%, mais 1,5 pontos percentuais do que no período homólogo.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de O Burro sou eu...
    O Burro sou eu…

    Sou obrigado a adquirir um servico com telefone que nunca utilizei, enfim…

    1. Avatar de João
      João

      yap… o meu ta guardado no armario

  2. Avatar de Empresas vs Particulares
    Empresas vs Particulares

    Às vezes penso que vivo num mundo à parte… No meu mundo as pessoas passam horas e horas nos fixos. É que nas empresas as comunições telefónicas são feitas maioritarimante por fixos. Conhecem aqueles sistemas em que o cliente liga e no telefone e PC em simultâneo temos todo o histórico do cliente? E isto não se passa apenas nos grandes centros de atendimento. Qualquer empresa decente tem uma central para fazer isto.

    Portanto, acredito que nas comunicações pessoais exista decréscimo dos fixos (analógicos), mas no empresarial a coisa é bem diferente.

    1. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Na empresa em que trabalho toda a telefonia já foi substituída por VOIP (voz sobre IP). Trata-se de uma grande empresa com mais de 90 mil empregados.

  3. Avatar de danny
    danny

    E que continuem os fixos! São estes casos que nao podem simplesmente acabar. Pena é que muitos fixos usam a internet e claro, ficamos sempre dependente do router ligado, caso contrario nao ha chamadas para ninguem,

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    A minha mãe usa e muito

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      E a minha. 🙂

  5. Avatar de João Pereira Rosa
    João Pereira Rosa

    É pena porque só a baixa latência da rede digital comutada de circuitos RDIS/ISDN permite controlar maquinas por exemplos robôs por um preço acessível

    https://www.youtube.com/channel/UCAmLlT2YKjnTc8Lbkuw6jcg

  6. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Clientes da Vodafone aqui por casa e o telefone é essencial,sem dúvida. 🙂

  7. Avatar de Woot!
    Woot!

    Não uso fixo há mais de 5 anos e nem na minha empresa se usa telefones fixos. Ou é VOIP ou móvel.
    Infelizmente sou obrigado a adiquirir o serviço de telefone fixo quando não uso…chulice de todo o tamanho das operadoras portuguesas.