ANACOM: Fatura de comunicações da MEO, NOS e Vodafone tem aumentado

48 Comentários

Acha que paga mais na fatura de comunicações do que o que pagava há uns anos? É verdade, os dados revelam isso mesmo. Apesar da concorrência, da massificação das tecnologias, os preços em Portugal têm disparado.

Sabia que em Portugal o preço das comunicações aumentaram 7,6%, enquanto que na União Europeia diminuíram 9,9%?

ANACOM: Fatura de comunicações da MEO, NOS e Vodafone tem subido!


Fatura dos Portugueses mais pesada que de muitos europeus…

Entre 2009 e 2019, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 7,6%, enquanto que na União Europeia diminuíram 9,9%. A diferença estreitou-se em 2019 devido à entrada em vigor do Regulamento Europeu que reduziu os preços das chamadas intra-UE (Regulamento U.E. 2018/1971).

ANACOM: Fatura de comunicações da MEO, NOS e Vodafone tem subido!

De acordo com os estudos de comparações internacionais de preços de telecomunicações promovidos por instituições independentes (Comissão Europeia, OCDE, UIT), oa fatura  dos serviços móveis, dos serviços individualizados de Internet e de pacotes de serviços para níveis de utilização mais reduzidos encontram-se acima da média dos países considerados.

Variação do IHPC das telecomunicações na U.E. entre dezembro de 2009 e dezembro de 2019

ANACOM: Fatura de comunicações da MEO, NOS e Vodafone tem subido!

Por exemplo, de acordo com os estudos de comparações de preços mais recentes promovidos pela Comissão Europeia em 2018 e 2019:

  • A fatura do pacote Internet + telefone fixo + televisão eram superiores à média da UE28 entre 2% e 12,7%. A exceção eram as ofertas de 1Gbps que apresentavam preços inferiores à média da UE28 (-22,3%), mas que, no total, apenas representam 1,6% dos acessos;
  • No caso do pacote Internet + telefone fixo os preços praticados em Portugal eram superiores à média da UE28 entre 1,3% e 19,3%. A exceção era as ofertas com velocidades de 1 Gbps (1,6% dos acessos no total), cujos preços em Portugal eram 20% mais baixos que a média da UE28;
  • Quanto às ofertas em pacote double play com Internet e televisão, o preço das ofertas mais baratas em Portugal era entre 22,8% e 3,5% superior à média da UE28 nos intervalos 12Mbps-200Mbps, e inferior à média nos restantes casos;
  • Os preços das ofertas single play de banda larga fixa em Portugal eram entre 9,3% e 28,7%, superiores à média da UE28, com exceção das velocidades acima de 1 Gbps, onde os preços em Portugal se encontravam 16,9% abaixo da média mas que, no total, apenas representam 1,6% dos acessos;
  • No que diz respeito aos pacotes de voz móvel e Internet no telemóvel, Portugal apresentava preços entre 19% e 98% superiores à média da UE28. Mais de três quartos dos países europeus apresentam preços inferiores aos praticados em Portugal;
  • No caso das ofertas single play de banda larga móvel para PC/Tablet, os preços praticados em Portugal são entre 25% e 110% superiores à média da UE28, para todos os perfis de utilização, com exceção das ofertas de maior volume de tráfego (50 GB) onde a diferença é de -36%. Os preços praticados em Portugal encontram-se sempre na segunda metade do ranking dos preços mais baratos na UE28, ocupando mesmo os últimos lugares (27.º e 28.º), no caso dos perfis de utilização mais baixos.

O estudo revela ainda que os principais prestadores de comunicações eletrónicas (MEO, NOS e Vodafone) aumentaram as mensalidades e outros elementos tarifários dos serviços de telecomunicações residenciais em Portugal entre 2009 e 2016, normalmente no início de cada ano. Neste período os preços das telecomunicações cresceram 12,4%.

A partir de 2017, os “ajustamentos de preços” passaram a ser implementados apenas por alguns prestadores e afetaram apenas os contratos celebrados em anos anteriores, não implicando alterações significativas dos preços publicitados para novos clientes. No ano de 2020, a MEO e a NOS anunciaram novo “ajustamento de preços” no valor de 1%, valor superior à inflação do ano anterior (0,3%).

ANACOM

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de A. L C.
    A. L C.

    Deixei de ler na 4° linha:
    “… Apesar da concorrência…”

  2. Avatar de Rafael Encarnação Cardoso
    Rafael Encarnação Cardoso

    Novidades?
    aqui não há concorrência, há é amigos que conversam para fazerem todos os mesmo preços.

  3. Avatar de Palves
    Palves

    Isto é apenas Portugal no seu melhor! Só isso..

  4. Avatar de Gajo
    Gajo

    Por vezes e’ preciso sair do pais para se perceber a realidade.
    Na polonia pago 6e mes por um cartao pre-pago que me oferece chamadas ilimitadas e 40gb dados moveis (que se nao gastar acumulam).
    Chega a ser criminoso os precos que se praticam em portugal por telecomunicacoes.

    1. Avatar de GM
      GM

      E que não acumula o saldo não gasto. Criminoso.
      É o mesmo que dizer: estava na mesa, não comeste porque não quiseste. Mas pagas na mesma.

  5. Avatar de alguém
    alguém

    Quando me pedem quase mais 40€ para refidelizar com a vodafone, exactamente pelo MESMO pacote de serviços, só me parece surreal. Parece que em 2 anos não evoluimos, regredimos!! Pago cerca de 90€ pelo serviço de 1Gb, TV, telefone e 4 telemóveis. Ligarem-me quase 2 anos depois do primeiro contrato a quererem que eu pague mais para refidelizar, só me parece de doidos…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Bem, há 5 anos que a minha mensalidade não sobe um único cêntimo na Vodafone. 29,90€.
      Ainda há umas semanas ligou uma comercial devido ao contrato estar a terminar. Falava em pacotes de 30 e tal…40 e tal € ao que eu disse “mas eu não tenho box…pagava 29.90€ antes”. E pronto…voltou a ficar tudo na mesma.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Peço desculpas pois era suposto ser apenas um comentário e não resposta a ninguém 😛

      2. Avatar de Padre Amaro
        Padre Amaro

        isso é o preço normal sem box…

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Exacto. Há 5 anos. Nem mais um cêntimo.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isso sucede porque as pessoas dão-lhes força, eles atiram valores altos e as pessoas pagam. E eles vão aumentando. Se toda a gente ficasse com pacotes básicos, até eles miavam.

  6. Avatar de PGomes
    PGomes

    Se a ANACOM fizesse melhor o seu trabalho, provavelmente não teriamos as empresas de telecomunicações a trabalhar como se fosse num cartel.

    1. Avatar de RM
      RM

      Preços combinados ?

      1. Avatar de mlopes
        mlopes

        às vezes para que se verifique cartelização não é necessário que haja combinação de preços. basta que as entidades se abstenham de tomar medidas concorrênciais concretas e possíveis, quer ao nível do preço quer do serviço

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      E depois quem dá bons lugares aos senhores ?!

  7. Avatar de RM
    RM

    Os portugueses são ricos!

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      São mesmo ! Mais de oitecentos milhoes de euros em telemoveis em 2018, diz a IDC, sendo a Apple a crescer no nosso mercado ao contrario de outros sendo a media de cada equipamento na ordem dos oitecentos euros ! E depois queixam-se de uns miseros euros !!! paguem !

      1. Avatar de mlopes
        mlopes

        o salário médio bruto também subiu dos 900 e qualquer coisa euros para os 1200 e tal 😉

      2. Avatar de Woot!
        Woot!

        Eu ainda esotu a pensar se vou contribuir para a estatistica de 2020. 1500€ por um telemóvel parece demasiado.

      3. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Basicamente são pobres a querer fazer vida de ricos, é diferente.

  8. Avatar de António Júlio Samorinha
    António Júlio Samorinha

    Não percebo. Eu já alguns anos que pago o mesmo no MEO, porém em 2019 aumentaram-me a velocidade da internet de 100 Mbs para 500 Mbs (apesar de nem sempre a ter) e atribuiram-me 5Gbs para cada telemóvel. Como é que podem avaliar se subiu?

    1. Avatar de Hugo Teixeira
      Hugo Teixeira

      Devem usar o número de subscritores por tipo de pacote assinado, depois devem aplicar preços médios aos pacotes, ignorando os casos como o seu em que oferecem algumas “benesses” (mesmo que fictícias por vezes), depois é um somatório.

    2. Avatar de Costa
      Costa

      Em 2017 tinha um tarifário na MEO 24,90€ NET+VOZ+TV, existia também noutras operadoras como a VDF, qual é o tarifário mais barato agora? 29,90€, por isso só usando o tarifário mais barato como exemplo, consegues ver que os preços em 3 anos subiram no minimo 5€

  9. Avatar de Dc
    Dc

    Que concorrência?
    Uma lança um tarifário/produto/whatever, as outras fazem exactamente a mesma coisa. A dita “concorrência” é quase inexistente.

  10. Avatar de Crow-
    Crow-

    Depende…
    No meu caso, nos últimos 8 anos o custo que tenho tem diminuído e o serviço tem melhorado.
    Cheguei a pagar 72€ na NOS, depois baixei para 63€ e neste momento estou na MEO a pagar 55€. O “segredo” é ir renegociando ou mudar de operador quando a fidelização acaba e não ficar acomodado.

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Eu ha 5 anos que pago o mesmo 34,99€. Ontem finalmente instalaram-me um novo pacote e subiu para 36€.

  11. Avatar de mlopes
    mlopes

    a questão é que a concorrência é meramente aparente. neste, como noutros setores, a cartelização pararece-me mais do que evidente.
    portugal é um paraíso de carteis disfarçados, alguns nada subtis.

  12. Avatar de João M.
    João M.

    é interessante observar que os paises com a subida de preços mais elevada são os mais ricos e prósperos.. Ooops, li mais o gráfico ..
    Andamos sempre em contraponto e depois, como a malta anda de pala nos olhos, vota nos mesmos e faz sempre as mesmas coisas. As coisas só mudam quando se deixar de inclinar para o lado errado.
    Telecomunicações, Energia, transportes, etc… sofrem da falta de fiscalização que as entidades reguladoras deveriam realizar MAS como eles saltam do privado para a regulação e para o governo, nada muda. É como o Centeno mudar para o BAnco de Portugal (regulador da banca) .. é um claro conflito de interesses MAS ninguém liga. O que interessa é distrair a malta..

  13. Avatar de tito portugal
    tito portugal

    concorrência? onde?
    Se houvesse concorrência, teríamos mais escolhas e preços. E pelo que eu vejo são todas iguais.

  14. Avatar de Luis
    Luis

    Depois admiram-se que haja muita procura de IPTV pirata e esse tipo de serviços.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      O que acabas de dizer não faz sentido absolutamente nenhum. Existem bons argumentos a favor da pirataria, mas dizer que os serviços são caros equivale ao teu patrão/clientes chegarem ao pé de ti e dizerem: Vamos-te pagar menos, porque não precisas de tanto para viver”.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Faz sentido sim, quem recorre a serviços ilegais de certeza que a principal razão é porque são mais baratos do que o que as operadoras oficiais oferecem.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Errado. Não há certeza nenhuma se quem recorre a pirataria contrataria o serviço caso fosse mais barato.
          Aliás… a grande maioria dos utilizadores, caso tivesse de pagar, seria mais selectivo no que consome.
          Conclusão: o conteúdo “sacado” é exponenciado pelo facto de ser totalmente gratuito. Se for preciso as pessoas sacam e nem nunca chegam a ouvir, ver ou jogar.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Isto tudo ignorando o argumento principal que é comparar um produto com o próprio produto “roubado”.

        2. Avatar de Crow-
          Crow-

          Desculpa, mas isso é a mesma coisa que comprar um telemóvel ou um carro roubado porque não queres pagar o preço dele novo.
          Ter a SportTV, ElevenSports, BenficaTV e companhia não é um bem de primeira necessidade que justifique aderir a um serviço ilegal.

  15. Avatar de Miguel Xavier
    Miguel Xavier

    O mais grave é que além de pagarmos, não nos dão o que está contratado.!!!!!

    1. Avatar de Crow-
      Crow-

      Se não dão rescinde o contrato e muda de operador. Eu tenho exatamente aquilo que pago.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Isso é fácil de falar, mas é hiper difícil de conseguir em alguns casos, se não for impossível… do ponto de vista do pobre, claro! Se tiver dinheiro ou paga a indemnização ou mete os advogados se existir alguma artimanha legal… mas terá quase sempre de pagar de uma maneira ou de outra… que as operadoras não estão numa de facilitar desistências mesmo quando reconhecem que a pessoa tem razão!

  16. Avatar de Zé da quinta
    Zé da quinta

    Então devemos dar os parabéns à ANACOM e à Autoridade da Concorrência pelos excelentes serviços prestados aos portugueses…

    1. Avatar de Crow-
      Crow-

      A ANACOM é provavelmente o organismo mais inútil em Portugal.

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Só com denúncias explícitas e alguém a dar a cara, gravações/ documentos… de preferência que vá para a comunicação social para não se perder nas gavetas, de resto boa sorte para que algo aconteça.
      A única esperança é intervenção directa e activa do parlamento e do governo em simultâneo e de forma musculada… não existe descontentamento generalizado e expresso por toda a comunicação social, por isso nada vai acontecer.

  17. Avatar de Someonesome
    Someonesome

    Façam como eu:
    Internet – Nos Wifi Fon com credenciais de um familiar
    TV – Não vejo (arranjas na net)
    Telemóvel – Norteshopping, WTF 3 meses por 10 euros (se tens mais da idade limite pede a um familiar)

  18. Avatar de Joselito
    Joselito

    Onde está a internet open-source?, tudo de graça!

  19. Avatar de Rafael Sousa
    Rafael Sousa

    É perfeitamente normal. Tem de dar os milhoes aos clubes de futebol. É o cancro de Portugal…

  20. Avatar de Maria De Fátima Macieira Monteiro
    Maria De Fátima Macieira Monteiro

    São todos uns chulos só pensão no bolso deles.
    O Zé Povinho que se lixe.

    1. Avatar de Crow-
      Crow-

      O Zé povinho nem sabe a diferença entre “pensão” e “pensam”, claro que depois é comido pelas grandes empresas.

  21. Avatar de J
    J

    Depois contratasse ex-governantes, como o ex-Ministro Pedro Mota Soares, para lançar notícias a dizer o contrário (fake news com carimbo político). Brevemente, haverá notícias a refutar tudo. Esquece-se é que há a realidade: Há 4 anos, com o MEO, antes pagava 29€, e hoje pago 35€ (fibra com 3 serviços e box). E não, não consegui preço mais baixo.

  22. Avatar de Bms
    Bms

    Infelizmente onde moro não há opções é só ADSL não há mais nada melhor, temos o 4G neste caso da NOS que é a que tem melhor Cobertura mas a partir das 18h passa de 30Mb para 10 ou menos porque algumas pessoas tentaram ir para 4G por causa da velocidade mas como só há 1 antena e tem pouca velocidade nela ficou logo sobcarregada, isto porque não há concorrência que seja superior à ADSL só interesses