Coronavírus: China persegue utilizadores que partilham informações nas redes sociais

11 Comentários

O governo da China está a vigiar e a controlar as informações que são publicadas pelos utilizadores nas redes sociais sobre o Coronavírus. Segundo informações, as mensagens relacionadas com o vírus em plataformas como WeChat e Twitter poderão ter uma ação de punição contra o utilizador.

Várias ações provam que há tentativas do governo para censurar informação negativa relacionada com o COVID-19.

Imagem ilustração censura governo da China contra informação sobre Coronavírus


Governo da China vigia a informação partilhada sobre o Coronavírus

O governo da China está a identificar pessoas nas plataformas das redes sociais como WeChat e Twitter, que estão a espalhar qualquer informação negativa relacionada ao coronavírus. Conforme foi noticiado, a prática de protesto e desacordo entre o povo chinês em relação ao governo não é nova.

Os protestos online relacionados ao Coronavírus aumentaram em grande escala na China logo após a morte de Li Wenliang, o médico que foi o denunciante do Coronavírus. Após a sua morte, as pessoas começaram a usar a hashtag “Eu quero a liberdade de expressão” na rede social chinesa Weibo.

Em pouco tempo, cerca de 2 milhões de publicações foram criadas contendo esta hashtag. No entanto, pouco tempo depois foram removidas da plataforma pelo governo.

Imagem cidadãos da China podem ser perseguidos por partilhar informações sobre vírus coronavírus

 

Governo usa plataforma para identificar voz dos utilizadores visados

Um relatório publicado pela Vice revela que o governo chinês também está a visar indivíduos que partilham informações sobre a epidemia sem que estes tenham qualquer intenção de protesto contra o regime.

Um chinês disse que tentou partilhar informações relacionadas ao Coronavírus no WeChat com a sua família que vivia na China como se estivesse na Califórnia. O governo chinês indagou sobre a sua localização na Califórnia. Houve coação a amigos próximos
e o homem também recebeu uma mensagem de aviso, que alertava para uma tentativa de acesso à sua conta no WeChat em Xangai.

Outro chinês disse que alguns oficiais do governo visitaram a sua casa, situada em Dongguan, depois de monitorizarem a sua resposta a um tweet sensível.

O tweet estava relacionado com as medidas do governo chinês para lidar com o surto do Coronavírus. Assim, tal situação levou os oficiais a acusar o homem de usar o tweet para atacar o governo chinês. Como tal, o seu telefone foi apreendido, e os oficiais fizeram-no assinar uma declaração a dizer que não o repetiria.

Conforme as últimas estatísticas em tempo real, já morreram mais de 2700 pessoas e o número de infetados subiu para os 80 300 casos.

 

Coronavírus (Covid-19): É seguro encomendar produtos da China?

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mestre em direito
    Mestre em direito

    No entanto ainda há pessoas aqui a defender com unhas e dentes o país, a maneira (desleal) de fazerem negócios e tudo porque… é baratinho.

    1. Avatar de netdroid
      netdroid

      A realidade é mesmo assim. Se podemos pagar p.e. 5€ por um artigo, lógico que não vamos comprá-lo por 20€… ou mais!
      Quem tem muito dinheiro, seguramente não se importa de pagar mais caro, mas a maioria dos portugueses não tem muito dinheiro, tem pouco.
      E mais a mais, falar é fácil, fazer é que é difícil.

      1. Avatar de RPG
        RPG

        Isso aplica-se a ricos e a pobres. Basta olhar para empresas poderosas como a Apple que fazem negócios com a China diariamente e que praticam censura nos seus próprios serviços na China também, em troca de dinheiro, porque o governo assim o exige caso queiram lá fazer negócios. Já a google por exemplo não compactua com este tipo de censura e controlo, e consequentemente não pode operar por lá.. são opções.

      2. Avatar de José
        José

        E, vamos vendar a alma ao diabo, por causa de uma porcaria qualquer! Nada tenho contra a China e o seu povo, que me merecem o maior respeito, mas tenho tudo contra o seu regime político desumano e aberrante!

      3. Avatar de Cisco
        Cisco

        Sempre me disseram que não tem dinheiro não tem vícios!

  2. Avatar de panadoscompao
    panadoscompao

    Era bem feita o governo de lá ficar infectado.

  3. Avatar de Fábio
    Fábio

    Agora imaginem o que sabemos sobre os mortos e infetados das informações partilhadas pelas autoridades da China. Agora pensem.

    1. Avatar de Filipe F.
      Filipe F.

      Pensa antes como somos tão passivos e se calhar, com tanto turista vindo da china desde Dezembro, ou mais recentemente de Itália, e nós sem fazer qualquer controlo, quantas pessoas com o Corona não estarão a circular no nosso país sem qualquer controlo e a infetar outras tantas. E no dia que descobrirmos o primeiro caso a sério, vamos perceber que essa pessoa ja estava infetada ha semanas e passou em dezenas de locais.
      Não me importa muito se a china oculta ou não o número real de infetados e mortos, mas pelo menos, tentam minimizar a propagação, com as quarentenas severas e tudo mais. Já por cá em Portugal e na Europa, deixamos andar tudo a circular livremente. Estará perto se calhar o dia em que aparece um caso, depois 10, depois 100… Em itália já começou e aqui, chegam avioes de Itália todos os dias, sem qualquer controlo. Não podemos criticar os outros quando somos piores

      1. Avatar de RPG
        RPG

        Até hoje não vi nenhum país tomar decisões desse tipo que defendes, sem primeiro haver pelo menos um caso confirmado. O que tu propões então seria bloquear todos os voos com origem de itália e China? Bloquear quem esteve na china no último mês? Fechar a frontreira com a Espanha e controlar a mesma em todos os pontos.. mais alguma coisa? haha
        Não me parece de todo inteligente, e teria mais impacto negativo que o próprio risco que este vírus apresenta.

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          Se esse risco se espalhar para as Ilhas ai sim o caso muda de figura 😉 Sabes o que é ter um virus destes numa Ilha de Portugal Continental?

          Não seria apenas um virus, nem apenas algo ocasional. Seria o caos! O Apocalipse.

      2. Avatar de Astérix
        Astérix

        Calma, que a ministra da pouca saúde já disse que estamos preparados, ou seja, deixa morrer.
        Se as pessoas morrem à espera de serem vistas pelo médico nas urgências, agora imaginem um surto deste vírus aqui, é o salve-se quem puder.
        Mas atenção. só se vai fazer alguma coisa quando algum membro de uma minoria ficar infectado.
        Enquanto forem brancos, deixa estar que está bom.