Fatura do combustível vai mudar! Conheça quais os novos dados

14 Comentários

Abastecer o carro com combustível é algo que se faz com alguma regularidade. O condutor recebe normalmente um talão onde consta o valor a pagar, o número de litros, o tipo de combusível e informações sobre descontos.

No entanto, a partir de agosto deste ano a fatura do combustível vai ter mais informação.

Fatura do combustível vai mudar! Conheça quais os novos dados


Faturas de combustível com muito mais detalhe…

As faturas fornecidas nos postos de combustível vão passar a incluir mais detalhe. A informação consta já do regulamento relativo ao regime de cumprimento do dever de informação do comercializador de combustíveis derivados do petróleo e de GPL ao consumidor e pode ser consultado aqui.

De acordo com o regulamento…

Os comercializadores devem informar os consumidores de forma completa, clara e adequada sobre as condições em que o serviço de comercialização de combustíveis derivados do petróleo e de GPL é prestado, nos termos e relativamente às matérias previstas no presente regulamento.

As novas faturas, que começarão a ser passadas a partir de 19 de agosto, vão apresentar uma identificação discriminada relativamente ao…

Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), incluindo, designadamente, o adicional ao ISP, o adicionamento sobre as emissões de CO(índice 2) (Taxa de Carbono) e a contribuição de serviço rodoviário (CSR), o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), e outros que se venham a aplicar, com a respetiva valorização em termos unitários, sempre que aplicável

Os comercializadores devem informar os seus clientes da desagregação dos valores faturados, evidenciando, nomeadamente:

  • a) A discriminação do combustível, para as gasolinas, gasóleos e GPL Auto, de acordo com a nomenclatura legal aplicável, designadamente a NP EN 16942:2017 – Combustíveis. Identificação de compatibilidade de veículos. Representação gráfica para informação ao consumidor;
  • b) O preço unitário expresso em EUR/litro no caso das gasolinas, dos gasóleos e do GPL Auto, e em EUR/garrafa no caso do GPL engarrafado;
  • c) A quantidade fornecida, expressa em litros no caso das gasolinas, dos gasóleos e do GPL Auto e em número de garrafas no caso do GPL engarrafado;
  • d) As taxas e os impostos devidos, expressos em EUR/litro no caso das gasolinas, dos gasóleos e do GPL Auto, e em EUR/garrafa no caso do GPL engarrafado;
  • e) O valor de descontos aplicáveis;
  • f) A quantidade e o sobrecusto da incorporação de biocombustíveis, expressos em percentagem e em EUR/litro, respetivamente.

Regulamento

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LuisAlfa
    LuisAlfa

    Claro assim ficamos a saber melhor como continuamente somos roubados, roubados na porcaria da qualidade do combustível que tem cada vez mais merd…. de óleos e lixo que lixa os motores tudo em nome do ambiente como falam os trafulhas dos nossos políticos e depois pagamos como se fosse ouro.
    Este País esta a precisar de um 26 de abril.

  2. Avatar de Artemus
    Artemus

    26 de abril???!

    1. Avatar de Ninguém
      Ninguém

      Sim. Fizeram o 25 de abril mas esqueceram se do 26, 27, 28, assim por diante. Na verdade só mudou a percepção que nós temos de liberdade e os principezinhos no comando. Portugal continua a ser um país de cultura retrógrada.

      Abraço a todos

    2. Avatar de Alex
      Alex

      O 25 de Abril é a data de uma revolução. Outra na mesma data, não seria muito lógico e seria uma falta de originalidade, não acha?? Além disso, se pode ter-se outro feriado noutro dia, porque é que se haveria de usar o mesmo dia para comemorar 2 eventos? Já bastam os feriados ao fim de semana, que nao servem para nada! ahahahahahah…… Mas pronto, calendário é calendário.

      1. Avatar de PA
        PA

        E perceber metáforas?

        1. Avatar de Artemus
          Artemus

          @PA E que tal perceber que um 26 de abril seria um caos para a economia nacional. Há pessoal que deve viver no país das utopias.
          Já agora, quase de certeza que percebo mais de recursos expressivos que o amiga PA.

          1. Avatar de Mendez
            Mendez

            Que ninguém duvide este Pais está tão corrompido é um polvo já não consigo ver outra saída para Portugal.
            Os lobys, os esquemas a justiça dominada pela classe politica, os trafulhas que não são presos e processos que se arrastam anos e anos para escaparem, os impostos cada vez mais altos , não dá isto está tão podre se só mudando tudo as leis feitas com esquemas , mas ninguém fez a lei.etc,etc,etc.

  3. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    Estes impostos tem nomes que induzem o objecto onde eles seriam aplicados, mas na realidade vai tudo para o orçamentos de estado. Não faz sentido.

  4. Avatar de Louro
    Louro

    Deveria de ser assim em tudo, todos os valores correspondentes a taxas, taxinhas e impostos virem descriminados para que o consumidor saiba na verdade quanto é que o governo mete ao bolso.

  5. Avatar de André Lopes
    André Lopes

    Ou seja… Gastar mais papel!

    Aplausos.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Deverão ser iguais aqueles que as vezes nos dão nas grandes superficies 😀

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Prefiro que gastem mais papel para me informar do que o estado nos usurpa nos combustíveis do que aquela publicidade de 1 metro de papel no KFC…

  6. Avatar de Armando Moreira
    Armando Moreira

    Com uma informação detalhada sabemos onde o “roubo/rombo” é maior… Muda a forma permanece o pesado/pesadelo do conteúdo- 🙂