Projeto Loon da Google poderá estar prestes a morrer

7 Comentários

A Google um dia sonhou com um projeto especial. Chamava-se Loon e na sua génese tinha balões no céu, bem altos colocados na estratosfera, a cerca de 20 km de altitude, para fornecer Internet. Com vários, queria criar redes sem fios para transmitir sinal a qualquer parte do planeta, principalmente a áreas rurais e remotas. Contudo, o sonho parece estar a acabar.

Apesar de o projeto ser possível e ter interessados, o CEO da Google deu já o alerta, se os investidores não avançarem, o projeto morre.

Imagem Google Projecto Loon, balões que distribuem internet


Projeto Loon da Google queria levar internet a qualquer parte do mundo

Existem interessados, mas poucos, no projeto. Algumas empresas já mostraram querer fazer parte e recentemente o investidor japonês SoftBank, associou-se. Além disso, várias empresas de telecomunicações de todo o mundo também se interessaram pelo conceito.

Na verdade, existem outras entidade, mas não há muita informação ao público. O facto de haver poucas notícias espetaculares sobre o projeto nos últimos meses deve-se principalmente à situação atual. No momento, as partes envolvidas estão a fazer um lobby pouco empolgante, conforme reportado pela revista ITNews.

Há uma urgência em ter os investidores que foram recentemente associados a trabalhar com mais afinco. Há pouco empenho, está a demorar muito tempo entre o dizer que se faz… e o fazer.

Nesse sentido, o próprio CEO da Google, Sundar Pichai? referiu recentemente que os projetos que não têm um bom progresso e apenas consomem dinheiro são encerrados a curto prazo. Foi dado como exemplo o projeto Makani, que consistia em ter no ar uns planadores com pequenas eólicas a gerar energia constantemente. A Google encerrou o projeto.

Parceiros de primeira classe

São necessários investidores e ao que parece eles até existem. Os mais recentes interessados no Projeto Loon, que desejam colocar equipamentos de rádio móvel em balões e cobrir regiões difíceis, incluem grandes empresas como China Telecom, Deutsche Telekom, Telefonica e Bharti Airtel.

Além destas, também estão envolvidos os fornecedores de equipamentos de rede, como a Nokia e Ericsson, bem como o grupo de aviação Airbus.

Imagem Projeto Loon da Google para distribuir Internet

Nesse sentido, todas estas empresas esperam que o objetivo comum no momento seja conseguido: obter aprovações das entidades reguladoras para o uso da tecnologia em diferentes regiões.

Entre outras coisas, é necessário um certo grau de padronização, com o qual as autoridades responsáveis ​​podem garantir que o equipamento irá mover-se sempre dentro de uma certa estrutura devidamente especificada. Tudo isso depende das empresas envolvidas. Mas o mercado dos satélites está a crescer!

Imagem projeto Loon da Google

 

A Google já vê vantagens no Loon face aos satélites

Basicamente, há um grande interesse no conceito. Já foram assinados acordos de cooperação com operadoras móveis locais no Quénia e no Peru. Acima de tudo, eles contam com as possibilidades que o Project Loon oferece para cobertura de banda larga.

A tecnologia tem vantagens sobre as ligações de satélite, dado que as latências são muito menores. Isto porque os balões de rádio operam a uma altura de cerca de 20 quilómetros, enquanto os satélites de comunicação clássicos ocupam órbitas com mais de mil quilómetros de altitude.

Portanto, daqui em adiante a questão poderá ter a ver com quem está para investir e em que mercado quer apostar. Será nos balões ou nos satélites?

 

Google vai usar os balões do projeto Loon para ajudar Porto Rico

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Radamel
    Radamel

    Com a concorrencia dos satelites da tesla isto não é redundante?

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois aqui poderá haver uma colisão de tecnologias.

  2. Avatar de João Neves
    João Neves

    Ha muitos sobre o Brazil e Peru (https://www.flightradar24.com/-5.78,-63.66/5) não conseguem é estar quietos num só sitio 🙂

  3. Avatar de joao
    joao

    Problema, continua a ser centralizado. E deixa de andar no PTCHAN.

  4. Avatar de gui
    gui

    Os balões-télites são usados desde a segunda guerra. Aliás são os únicos “satélites” que realmente existem. Aquí no Brasil já cairam vários que logo são substituídos.

  5. Avatar de nelson mota
    nelson mota

    pena parecia uma boa ideia , mas pensando melhor tinha tudo para não resultar