Deixou de comprar online produtos da China devido ao Coronavírus?

40 Comentários

O surto do Coronavírus iniciou-se em Wuhan, na China e, consequentemente, teve impacto um pouco por toda a parte. Exemplo disso foram as empresas e fábricas que fecharam portas, cidades que foram isoladas, grandes eventos tecnológicos que foram cancelados, entre outros.

Assim, neste sentido, queremos saber se deixou de comprar online produtos da China devido ao Coronavírus.

Coronavírus afetou várias áreas por todo o Mundo

O surto do Coronavírus, que levou à doença Covid-19, já é responsável pela morte de 1775 pessoas e infeção de 71.334, sendo a maioria na zona de Hubei, em Wuhan, na China.

Mais concretamente no mundo da tecnologia salientamos, por exemplo, o encerramento da gigafactory da Tesla, das lojas da Xiaomi e das lojas e escritórios da Apple, o que, consequentemente, pôs em causa a produção do iPhone 9 e do iPhone 12.

Recentemente o surto levou também ao cancelamento do Mobile World Congress deste ano, em Barcelona. No entanto este cancelamento já seria de esperar dada a quantidade de marcas que começaram a suspender a sua presença.

Em suma, e como muitas pessoas ficaram receosas de comprar produtos vindos da China, desconhecendo se era ou não seguro, hoje queremos saber a opinião dos nossos leitores.

Deixou de comprar online produtos da China devido ao Coronavírus?

  • Não. (62%)
  • Sim. (38%)

Total Votos: 6.652

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!


Leia também:

Coronavírus (Covid-19): É seguro encomendar produtos da China?


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson Farroba
    Nelson Farroba

    Ainda tenho duas encomendas ao qual nem sequer foram colocadas para expedição, já faz mais de duas semanas. Provavelmente irá terminar o prazo e vou reaver o valor da mesma.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu deixei de comprar não por medo do virus, mas sim porque está tudo parado na china qualquer encomenda vai levar meses a chegar.
    Ja tenho encomendas do principio de janeiro que ainda não chegaram por isso até esta situação melhorar deixei de comprar na china.

    1. Avatar de JS
      JS

      Tenho inclusive encomendas desde Dezembro à espera de serem expedidas. Acredito que enquanto não estiver controlado o surto não teremos muita sorte com encomendas vindas dos armazéns chineses.

    2. Avatar de Jorge Costa
      Jorge Costa

      Ainda hoje recebi a minha encomenda comprada a meio de Janeiro.

    3. Avatar de Vítor Marques
      Vítor Marques

      Não sei onde fazes as tuas compras online da china mas ainda a 2 semanas fiz umas compras de la e ja chegaram…

    4. Avatar de leonald
      leonald

      tambem parei de comprar por isso. uma encomenda que fiz em 09/01 chegou somente dia 18/02.

      e normalmente leva menos de 15 dias, comprado pela gearbest.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    eu enquanto nao estiver resolvido nao compro, não vá vir o virus dentro do saco

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      @Rui, o Covid19 – Coronavírus – necessita de condições para “sobreviver”. Uma viagem prolongada fora do corpo humano mata o vírus.

    2. Avatar de RPG
      RPG

      Maior vírus de todos é a desinformação que existe hoje em dia, com tanta informação fácil de obter.

  4. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Dentro do saco não acredito que venha,pode é vir dentro da caixa.

  5. Avatar de Jn
    Jn

    Deixei de fazer encomendas, o carteiro é chinês

    1. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Gostei. Boa disposição.

  6. Avatar de jobias12
    jobias12

    Melhor altura para encomendar. se passar o prazo de entrega recebes o dinheiro de volta e qq dia chega a encomenda.

  7. Avatar de Miguel Fonseca
    Miguel Fonseca

    O problema aqui é que há vendedores que não estão a expedir as encomendas… tenho duas encomendas que foram compradas à 3 semanas e ainda não foram sequer expedidas… Há outros vendedores que enviam e não há este stress… é um tiro no escuro basicamente 🙂

  8. Avatar de Nuno Cruz
    Nuno Cruz

    ainda há cerca de 15 dias encomendei 1 berbequim sem fios e ontem já estava nas minhas mãos. Por. outro lado tenho lá mais 2 encomendas, segundo o número de rastreamento já estão no aeroporto mas vai-se lá saber. É um risco mas a vida é assim mesmo se não arriscarmos podemos errar, mas se não arriscarmos também. Não deixarei de comprar mesmo nesta fase.

  9. Avatar de Vasco
    Vasco

    Tenho feito encomendas tal como fazia, sem sequer pensar nisso. Com o ano novo as encomendas atrasam, sempre atrasaram. Com o vírus há zonas que não estão a trabalhar mas é uma questão de tempo. Mais 2 ou 3 semanas e desconfio que voltam ao activo.
    Em termos profissionais já tenho fornecedores a protelar em entregas 1 a 2 meses porque têm materiais a vir da China também. O problema de atraso não é só para o mercado particular.

  10. Avatar de Teixas
    Teixas

    Tenho uma encomenda desde inicio de Janeiro que ainda não chegou. Não era urgente, optei por transporte gratuito para poupar mais uns cobres mas já deveria ter chegado. Contactei o fornecedor e eles admitiram tremendos atrasos por parte das transportadoras. Ainda assim dizem que estará para breve (?!) o envio e que me compensarão de alguma forma… Veremos!

  11. Avatar de Jota
    Jota

    Estou à espera de uma encomenda que ainda não foi expedida.A desinformação é enorme.

  12. Avatar de Nuno Godinho
    Nuno Godinho

    A China deu uma grande lição aos EUA, construiu 2 hospitais em 10 dias, conseguiu conter o contágio, e pasmem-se já conseguiu uma vacina com a ajuda dos Russos e principalmente dos Cubanos (paises todos amigos do EUA), e agora acham que há algum perigo nas encomendas vindas da China? já o havia antes e não foi detectado nenhum contágio, em plena guerra comercial acho muita coincidência o aparecimento deste virus na China, bem como muitos artigos de opinião que tem como objectivo manter o medo, será que o próximo virus vai surgir nos EUA? será que vai ter direito ao mesmo histerismo mediatico ou vão manter tudo em segredo como é seu apanágio?

    1. Avatar de José
    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      “conseguiu conter o contágio”…

  13. Avatar de José Antunes
    José Antunes

    Vou deixar de comprar na wish,porque no catálogo está um preço ,mas quando vais fazer a compra é muito mais caro,e além disso levam por o transporte de um cartão de memória 4,00€

    1. Avatar de Luís Pacheco
      Luís Pacheco

      Wish?? Mas alguém compra na wish? Para alem dos canais YouTube sobre isso pensei que mais ninguém ia na conversa. Tipo Samsung S3 frontier por 30 €…

  14. Avatar de LuisG
    LuisG

    ATENÇÃO: Não existe problema em receber as encomendas desde que não se ponham a rebentar as bolhas do plástico de protecção e fiquem expostos às particulas de ar proveniente da China!

  15. Avatar de informado
    informado

    O vírus pode ficar 9 dias numa superfície e infectar. EU não compro nada da China . Não arrisco a minha saúde

    1. Avatar de Erghon
      Erghon

      É preciso é ter sorte para que a encomenda chegue em nove dias, isso sim

      1. Avatar de Joatan Gomes
        Joatan Gomes

        Ou azar, neste caso.

  16. Avatar de Joana
    Joana

    Encomendei diversas encomendas na ALIEXPRESS que liquidei antecipadamente, no acto da encomenda, e que NUNCA CHEGARAM. FUI BURLADA EM 100€. Joana Sória. Obrigada. NÃO ENCOMENDEM NADA À ALIEXPRESS. É UMA EMPRESA FRAUDULENTA.

    1. Avatar de Luís Pacheco
      Luís Pacheco

      Joana isso é um bocado off-topic e eu encomendei um sem número e nunca tive problemas. Se calhar umas regras básicas como o número de Vendas feitas e a opinião das pessoas que compraram…

  17. Avatar de Luís Pacheco
    Luís Pacheco

    A opinião?? Nós queremos é saber se há perigo ou não.

  18. Avatar de ze
    ze

    fiz uma encomenda de um telemóvel na gearbest e já saiu de Hong Kong demora 15 a 25 dias a chegar e eu queria saber se existe perigo em contagio por o que já li o virus não consegue aguentar muito tempo em objectos como madeira plástico e cartão que no máximo de tempo que aguentão são 5 dias será que mesmo assim é seguro

  19. Avatar de joselito fagundes
    joselito fagundes

    já tive 4 encomendas feitas em janeiro que chegaram em fevereiro, mas quando cá chegaram lavei com alcool! , o virus fica inactivado! lololol

  20. Avatar de Luisa
    Luisa

    Tenho comprado imensa coisa na AliExpress e nunca tive razão de queixa, apenas demoram muito, e quando o artigo não chega eles devolvem o dinheiro. Os chineses a nível de comércio não brincam..

  21. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Só invetam.. Comprei vários produtos da china .. demorou 1mes e meio… pouco mais que o habitual….

  22. Avatar de Constantino
    Constantino

    Eu sempre como meus produtos na chinas e nunca tive nenhum problema, mas desta vez, fiz compras em Dezembro no dia 24, e até agora não recebi, mas graças á deus devolveram o valor.

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      Fóóóóónix! Olha se tu não tivesses as tuas orações em dia!

      1. Avatar de netdroid
        netdroid

        Muito bom. ;D

  23. Avatar de netdroid
    netdroid

    Todos os meses eu compro no ebay e observei as duas situações. Por um lado, encomendas que deveriam ter chegado à mais de um mês e não chegaram. Por outro, recebi uma passados 14 dias. E veio com a embalagem impecável, pois até a caixa de cartão não estava amassada como é costume.