Redes: É hora de aprender alguns conceitos! TCP, DHCP, STP…

18 Comentários

Na área das redes o que não faltam são conceitos e protocolos. O Pplware tem elaborado, ao longo dos últimos anos vários artigos nesta área com o objetivo de desmistificar alguns cenários e configurações.

Hoje elaboramos um pequeno artigo com alguns conceitos e protocolos importantes na área das redes.

Redes: É hora de aprender alguns conceitos! TCP, DHCP, STP...

#1 – Modelo de referência OSI

O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) da ISO (International Organization for Standardization) é um modelo conceptual. Apesar de, na prática não ser usado, este é um modelo importante, pois define um conjunto de camadas e funções para a comunicação, em rede, de sistemas abertos – Saber mais aqui.

Redes: É hora de aprender alguns conceitos! TCP, DHCP, STP...

#2 – Arquitetura TCP/IP

Tal como o modelo de referência OSI, a arquitetura protocolar TCP/IP é também representada por camadas só que é composta por apenas quatro níveis ou camadas, em vez das sete camadas preconizadas pelo modelo OSI da ISO.

As camadas definidas pela arquitetura protocolar TCP/IP são: Camada de Acesso à RedeCamada de RedeCamada de Transporte e Camada de Aplicação. Saber mais aqui.

Redes: É hora de aprender alguns conceitos! TCP, DHCP, STP...

 

#3 – DHCP

O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que distribui automaticamente configurações de rede aos terminais, que se liguem na rede.

Para além de um endereço de rede (IP), este servidor oferece também a máscara de rede, Default Gateway, servidor(es) de DNS, domínio a que as máquinas pertencem, etc. Saber mais aqui.

Redes: É hora de aprender alguns conceitos! TCP, DHCP, STP...

#4 – VLANs

Devido ao crescimento e complexidade das redes informáticas, é muito comum atualmente que a rede física seja “dividida” em vários segmentos lógicos, denominadas de VLANs.

Uma VLAN é basicamente uma rede lógica onde podemos agrupar várias máquinas de acordo com vários critérios (ex. grupos de utilizadores, por departamentos, tipo de tráfego, etc) – Saber mais aqui.

#5 – Spanning Tree Protocol (STP)

STP, definido pelo padrão IEEE 802.1d, é um protocolo que funciona ao nível da camada 2 do modelo OSI e tem como como principal objetivo controlar ligações redundantes, garantindo o desempenho de uma rede.

Como já referimos, os switches não filtram broadcasts e tal situação faz com que todos os broadcast recebidos numa interface de um switch sejam enviados pelas outras interfaces, exceto pela interface que foi recebida (flooding), podendo assim ser criados broadcast storms. Saber mais aqui.

E são estes os artigos que destacamos para hoje. Gostaríamos que partilhassem connosco que outros temas desta área gostariam de ver abordados. Teremos todo o gosto em produzir.

 

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Gostaria de ver abordado o Protocolo Bonding entre routers, para que serve, e em que cenários se deve aplicar, seria interessante.

    1. Avatar de Nine
      Nine

      Bonding? Link/Port aggregation?

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Sim, é o mesmo.

        1. Avatar de ze
          ze

          LACP? TRUNK?…
          WTF is bonding?

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Parabéns. Seria interessante aprofundar cada um deles num artigo.
    STP, o protocolo mais complicado é complexo de sempre… é não estou a gozar.

    1. Avatar de ze
      ze

      Oi? É dos mais básicos, não tem nada que saber, é tudo staithforward.
      Protocolos de routing dinamico é que pode dar panos para mangas.

      1. Avatar de joao
        joao

        Oi? Protocolos de routing sao dificeis? Sao sempre em linha recta!

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Mais uma vez depende da complexidade que quiserermos ter. Redistribuições entre protocolos não é assim tão trivial. Numa rede de MPLS com várias VRF com leaking entre si, routing base, routing Internet, otimização do mesmo, uso de communities, etc, já tem um nível elevado de complexidade. Um erro e lá se vai parte da rede 🙂

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Depende do ponto de vista. O STP “normal” é simples. Agora se quisermos integrar Cisco com RPVSTP, com VSTP da Juniper e MSTP genérico, não é nada simples. Factores como o Ethertype, endereços de MAC usados para os BPDUs, uso de QinQ em que queres passar os BPDUs da VLAN interna e controlar os da externa de outra forma, tem mais do que se lhe diga. O facto do STP ter poucos mecanismos de controlo co contrário dos protocolos de routing é o que os torna complicados.

  3. Avatar de Henrique Mota
    Henrique Mota

    Parabéns!! está simples e direto. Falta apenas um link num “aqui” para o “stp”

  4. Avatar de Manuel Santos
    Manuel Santos

    Não aparece o link em “Saber mais aqui.”
    no tópico #5 – Spanning Tree Protocol (STP)

    1. Avatar de Tecnical
      Tecnical

      Podes clicar no título

  5. Avatar de sakura
  6. Avatar de Luis
    Luis

    Bom post. Gostaria de ver um artigo completo sobre redes e servidores VPNs caseiras e empresariais para intermediários aqui no pplware. Seria de grande interesse.

  7. Avatar de Tecnical
    Tecnical

    Um artigo sobre redes MESH também é interessante.

  8. Avatar de Sérgio Monteiro
    Sérgio Monteiro

    Artigos sobre segurança redes e cloud. Parabéns pelos artigos.