Android 10 chega ao Samsung Galaxy SII… 9 anos depois!

42 Comentários

Foi quase há 9 anos que a Samsung apresentou ao mundo o Samsung Galaxy SII, um smartphone de topo, que hoje em dia pode ser considerado praticamente uma peça de museu. Contudo, passado todo este tempo, ainda é aparentemente possível instalar neste equipamento a última versão do seu sistema operativo, o Android 10.

A instalação é feita de forma não oficial, graças ao suporte incansável da comunidade Android, que ao longo dos anos foi mantendo o Galaxy SII vivo e atualizado.

Samsung Galaxy SII


Galaxy SII: a primeira grande bomba da Samsung

Quem acompanhou o início da era dos smartphones lembrar-se-á, certamente, do Galaxy SII da Samsung. Sendo apenas o segundo flagship da marca, e num momento em que a evolução dos smartphones estava o rubro, o Galaxy SII foi um equipamento importante, impulsionando este mercado e trazendo concorrência ao, até então líder isolado, iPhone.

Samsung Galaxy S II – A nova Bomba da Samsung

A evolução natural da tecnologia encarregou-se de deixar para trás este smartphone, já há muito desatualizado e sem suporte oficial. No entanto, a fantástica comunidade de programadores foi mantendo as atualizações, não oficiais, do Galaxy SII, desde 2011 até agora.

 

O smartphone com mais longo suporte não oficial

A notícia é transmitida num post no reddit, que anuncia a chegada não oficial do Android 10 ao Samsung Galaxy SII. Este torna-se, assim, o smartphone com o mais longo suporte não oficial de sempre, contando com 8 anos de atualizações trazidas pela comunidade android.

Samsung Galaxy SII - detalhe ecrã

O Samsung Galaxy SII vinha, em 2011, com o Android 2.3.3 (Gingerbread), e estava equipado com 1 GB de memória RAM e um processador dual-core @ 1,2 GHz. Comparando com as características mínimas dos smartphones atuais, é incrível que seja possível ainda conseguir algum tipo de suporte até aos dias de hoje.

 

Android 10: uma nova vida para um smartphone obsoleto

O feito é conseguido através da instalação da ROM LineageOS, que permite a instalação da versão 10 do Android no Galaxy SII. Esta proeza foi alcançada pelo programador rINanDO, que partilhou o seu trabalho no conhecido fórum xda-developers, casa habitual da comunidade Android e dos suportes não oficiais aos equipamentos.

Samsung Galaxy SII - ecrã na horizontal

No tópico dedicado à ROM LineageOS 17.1 pode ser encontrada toda a informação, bem como os passos a seguir para a instalação do Android 10. Como é natural, esta operação é da inteira responsabilidade do utilizador.

A instalação do Android 10 num equipamento tão antigo não fará deste um equipamento à altura de máquinas mais recentes. Ainda assim é muito interessante que um smartphone com quase 9 anos ainda consiga suportar, com muito trabalho da comunidade de programadores, uma versão atual do sistema operativo Android.

Análise: Samsung Galaxy S II

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís
    Luís

    E enquanto isso telefones bem mais recentes (modelo com menos de 2 anos) ficam-se pelo 8.1… com a ROM da marca

    1. Avatar de qwerty
      qwerty

      é o quê? eu tenho um telemóvel samsung com ‘quase 2 anos’ e tem o android 10 oficial!!!! COMO É POSSIVEL UM TELEMÓVEL COM MENOS DE 2 ANOS FOCAR PELO 8.1??????

      1. Avatar de Luís
        Luís

        basta…não ser samsung… é um wiko…
        recebe updates mensais de “definições” e “já não é cheta”

        1. Avatar de Luís
          Luís

          modelo de 02/18

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          Tenho Nokia, já vai fazer 3 anos e até agora tem levado sempre update e é dos primeiros a lançar…

          1. Avatar de Zhan Manel
            Zhan Manel

            Ao contrário dos anos passados, a Samsung desde Novembro que está a lançar updates mais cedo que os proprios Nokia’s e Google Pixel’s. Recebi o Android 10 no S10+ e Note10+ em inícios de Dezembro, sendo que a previsão era Janeiro. Recebi o Patch de segurança de Janeiro por volta de dia 10, e o Patch de segurança de Fevereiro no ontem dia 4.

        3. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          lol é que Samsung é conhecida por actualizar a maioria dos dispositivos..

          o S7 ficou onde? o S8 terá Android 10?

          1. Avatar de Luís
            Luís

            isso todas as marcas fazem com as ROMs oficiais (o telm até pode funcionar bem com versões superiores) mas a “obsolescência programada” é tramada… infelizmente a forma de contornar isso não é fácil

          2. Avatar de João
            João

            Confirmado… O S8 receberá o Android 10

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Como é possível mas é ainda não teres percebido o padrão de atualizações de 2 anos que se mantém desde o início dos smartphones e que as próprias empresas admitem.

        Aliás, tiveram de assinar acordos para garantir os dois anos porque nem isso muitas vezes garantem. E mesmo assim continuam a não assegurar.

        Pior cego é o que não quer ver.

    2. Avatar de just saying
      just saying

      mas voces querem comprar um smartphone o mais barato possível e ainda queriam updates durante anos? Desenvolver software é caro…

      1. Avatar de Luís
        Luís

        o meu até nem é dos mais baratos… mas tb aqui estamos a falar de uma rom NÃO OFICIAL. pões uma ROM oficial num telefone destes e fica em q versão?

  2. Avatar de Francisco Cruz
    Francisco Cruz

    O meu ainda está impecável… graças ao suporte não oficial

  3. Avatar de jedi
    jedi

    AInda tenho o meu a funcionar.

    E que me lembre o meu s2 ja vinha com android 3.3, depois para atualizado 3.4 e atualmente com a versao 41.2 oficial. 😉

    1. Avatar de IDroid
      IDroid

      42.1 oficial… muito à frente! 😉

    2. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      A versão 3.xx do Android não foi lançada em smartphones. 😉

  4. Avatar de Renato Nismo
    Renato Nismo

    “android não dura nem 2 anos”
    diziam os génios que usam uns dispositivos que no seu tempo sofriam de obsolescência programada após 2 3 ou 4 anos.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      O que isso tem a ver? um utilizador normal não consegue nem tem que saber como se faz isto.
      enquanto que na marca de obsolescência programada conseguem ter durante 5 anos sem se preocupar..

      isto é tudo muito bonito para fazer umas brincadeiras, de resto…

      1. Avatar de William
        William

        Se sabe ir no google procurar hoaxs e porno, sabe muito bem flashear uma rom

        Abs

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Que lógica de m… se sabemos ir ao Google procurar porn devemos saber flashar roms…

          E no resto também é igual? Barbeiro?Médicos mecânicos, escola!? Podia ser tanta coisa.. afinal de contas o Google tem resposta para tudo…

          Querem comparar os milhares de milhões que não sabem nem têm de saber nem querem perder tempo com isso!?

      2. Avatar de Renato Nismo
        Renato Nismo

        é sempre a mesma desculpa,
        as pessoas não sabem como se faz, então isto é irrelevante.

        e para quem sabe ? são bem servidos
        são milhões que flasham e ainda mantém oneplus dos primeiros, antigos xiaomis com snapdragon, lg g2 e por aí adiante……….

        mas de qualquer maneira uso o meu que vai fazer 5 anos, android 5.0 e patch de 2016
        também funciona sem ter que me preocupar, porém aborrecido por não lhe meter nada de jeito por ser da merdiatek.

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          É tudo muito bonito para quem gosta de brincar com roms, porque, tal como dizem os devs, não são responsáveis por 1 brick nem que o teu despertador não tocou e não foste trabalhar

          1. Avatar de Renato Nismo
            Renato Nismo

            vá lá.. tu és mais esperto que o teu comentário

            usei sapo a5 com android 2.2 que era um arrastão e coloquei cyanogenmod 2.3 e era outro telemóvel

            lg l5 com stock 4.1 passei para custom 4.4, outra vez nova vida
            https://www.youtube.com/watch?v=9OE3jg47cPE

            e y300 4.4 too

            eram stable, não alphas para brincar, e de longe melhores que stock.

            não falta aí xda e youtube e as pessoas relatam que está estável para uso diário telemóveis de mais de 5 anos com android recente,

            a mim não dá porque o meu redmi note 2 tem o lixo da mediatek, mas é seguro dizer que o meu próximo xiaomi com snapdragon vai durar mais que este, suporte oficial e comunidade, tal como nos comentários do youtube falaram de um vídeo de um samsung note na era dos dinossauros a correr android recente: “community ends when world ends” 😀

      3. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Isto são só falácias de raciocínio.

        A maioria das pessoas não tem de saber fazer falcatruas com os seus dispositivos e quem está a justificar isso está louco.
        Imaginem ter de fazer todos esses truques com uma máquina de lavar ou um carro. Não é realista e nem vocês estão a ser se ignoram a quantidade de tempo, chatices, e erros que ocorrem dum processo desses.

        1. Avatar de Renato Nismo
          Renato Nismo

          a maioria das pessoas não precisam, não desenvolvem a inteligência e depois não sabem porque apanham malware.

          truques desses só me leva uma noite e está pronto para anos, uma vez que apliquei xiaomi.eu que tem mais funções, melhorado e optimizado no meu redmi note 2 com quase 5 anos, em vez de miui global que é pior.

          já foram os tempos em que era fixe meter jailbreak nos iphones para poder fazer mais truques ou melhorar desempenho.

          1. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Mas eu nunca disse o contrário, eu se 1 voltar a Android, uso uma custom rom, mas isso sou eu, sei que é muito melhor e se houver problemas resolvo, mas estás dependente de alguém que o faça de boa vontade, e problemas são normais, basta uma build com problemas e estoura, repito para mim não era problema..
            E as custom já foram melhor do que são, havia grandes equipas e boas roms, com o tempo isso vai ser apenas nostalgia e tal como disse para quem gosta de brincar..
            Apesar de tudo estou grato pois ainda uso um tablet com 8 anos gracas ao trabalho de um indivíduo

          2. Avatar de Renato Nismo
            Renato Nismo

            é verdade que já foram melhores e havia mais indivíduos, até os piores da samsung, ace e gio, tinham custom

            hoje já nem acontece, telemóveis comuns que vemos na worten quase nenhum deles têm qualquer custom decente

            agora os devs estão mais virados para xiaomis e oneplus, porque são estas marcas que oferecem bootloader desbloqueado e sources, outras marcas nem se interessam a isso
            para isso devemos escolher telemóveis mais populares/mais vendidos que o suporte da comunidade vai ser longa, por exemplo toda a gama redmi note snapdragon is going strong

          3. Avatar de Luís
            Luís

            Galaxy Gio, o responsável pelo meu “trauma” com androids… era mesmo uma valente treta… assim q pude mudei (para Windows Mobile – na altura 8.1, nos últimos tempos já no 10) para voltar agora e surpreendido pela positiva, apesar da fragmentação nas versões ainda continuar na mesa…
            verdade se diga, do 2.3 para o 8.1 o Android tinha q melhorar alguma coisinha xD

  5. Avatar de Luis
    Luis

    Os comentários do post de apresentação do SII são um mimo!
    Por exemplo:
    “Sérgio 27 de Maio de 2011 às 00:20
    4.3, um tijolo. Para mim não dava. 3.6 o tamanho ideal. 4.0 é aceitável.
    Quanto à maquina em si, nada a apontar a não ser um wow!”
    Ahahah!

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Daqui a uns 9 anos vamos rir-nos também dos comentários de agora 🙂

  6. Avatar de RP
    RP

    O meu ainda funciona. Sem dúvida que foi uma grande máquina. Um dia destes ainda me aventuro a meter-lhe esta rom.

  7. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Pena não haver para o Asus ZF2…!

  8. Avatar de Quem diz a verdade não merece castigo
    Quem diz a verdade não merece castigo

    Esta é precisamente a razão pela qual detesto a Samsung e Androids em geral.

    A sua falta de suporte para o S2 e o S3 (entre muitos outros) foi qualquer coisa de outro mundo. Segundo a “gigante” Coreana, o S2 não era capaz de correr o Android KitKat, o que torna esta notícia irónica. O S3 ficou também pelo caminho 2/3 anos depois de ter sido lançado no mercado.

    O mais triste é que ainda hoje os telemóveis da Samsung sofrem do mesmo, com as atualizações Android cada vez mais escassas e demoradas à medida que o tempo vai passando.

    Claramente uma marca feita a pensar em quem quer um telemóvel novo anualmente.

    1. Avatar de Quem diz a verdade não merece castigo
      Quem diz a verdade não merece castigo

      Queria dizer Lolipop e não KitKat.

  9. Avatar de André Caeiro
    André Caeiro

    O HTC HD2 tem suporte há mais anos do que o S2!

    1. Avatar de Tiago Dias

      O HD2 era até agora o equipamento com mais longo suporte não oficial, no entanto aparentemente já não tem. Teve 7 anos de suporte, de 2009 a 2016.
      O S2, ao receber o Android 10, ultrapassou o HD2 em termos de longevidade do suporte não oficial (2011-2019).

      1. Avatar de André Caeiro
        André Caeiro

        No XDA Developers há ROMs para o HD2 lançadas há pouco tempo (algumas há pouco mais de um mês), portanto continua a ter developers a desenvolver/modificar ROMs para ele.
        Para além disso continua a ser o único aparelho que suporta praticamente todos os sistemas operativos existentes. Relembro que o HD2 nem sequer usava android quando foi lançado, mas sim Windows Mobile.

      2. Avatar de PhoDeTe
        PhoDeTe

        Calma, a ROM ainda não é viável…

        Current state:
        Working:
        – LiveDisplay
        – PowerHAL
        – Audio, including headset, bluetooth
        – Wifi
        – IMEI
        – Touchkeys
        – Camera Pictures
        – Camera Videorecording
        – Hardware encode/decoder
        – Display
        – Sensors

        Not working:
        – RIL (runs but doesn’t work, libsec-ril.so crashes possibly due bionic/libc changes…)
        – GPS not working, is hanging on native_init (is disabled in this build)
        – Display has vsync issues and glitches

        Build #2 2020-01-12
        !! NOT SUITABLE FOR DAILY DRIVE !!
        Overall state: Unstable
        Android build: 10.0.0-r18
        Required recovery: TWRP 3.3.1-1

        1. Avatar de PhoDeTe
          PhoDeTe

          Changes:
          – Moved to LOS 17.1
          – Fixed AKM-sensors, rotation and other stuff now works
          – Addressed some selinux denials (Build is still permissive)
          – Reworked audio_policy_configuration.xml which fixed the following issues
          Video recording audio quality
          Audio to bluetooth devices
          Audio to headphone/-set
          – Wifi
          Updated some wifi kernel patches.
          Now using LOS Legacy Wifi HIDL v1.3 which fixed some connectivity issues.

  10. Avatar de PhoDeTe
    PhoDeTe

    Nem RC é neste momento, não forem já foguetes…