Hein? WordPad do Windows 10 recebe atualização “insólita”!

30 Comentários

Desde o Windows 95 que o WordPad está disponível no sistema operativo para Desktop da Microsoft. Esta ferramenta de produtividade é uma versão bastante light do Word que serve para trabalhos mais básicos.

Recentemente esta ferramenta recebeu uma atualização “insólita” e quase inacreditável!


Já alguma vez pensou que o “velhinho” WordPad tivesse publicidade? É verdade, a Microsoft “perdeu a cabeça”, e adicionou um banner com publicidade ao WordPad. A descoberta pertence ao investigador Rafael Rivera que publicou imagens no twitter.

Aparentemente a publicidade é apenas referente a produtos da Microsof. Como se pode ver pelas imagens seguintes, o WordPad sugere a utilização de outras ferramentas de produtividade da própria Microsoft.

Relativamente a esta questão ainda não há nenhum feedback por parte da empresa de Cupertino. Pode ser até que a Microsoft esteja a querer abandonar o “velhinho” WordPad e esta é uma forma de ir passando a mensagem.

Os anúncios estão também presentes em apps como o Windows 10 Mail e Calendar. Tal cenário mostra uma crescente pressão da Microsoft para monetizar a base instalada do Windows 10 usando ferramentas “gratuitas” para destacar ferramentas pagas.

É verdade que o WordPad não é a melhor ferramenta para texto, mas a Microsoft poderia melhorar a sua ferramenta gratuita. Além do Office da empresa, há também outras alternativas gratuitas que o utilizador pode escolher.

O que acha desta postura por parte da Microsoft?

 

8 alternativas gratuitas ao poderoso Office da Microsoft em 2018

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de golo
    golo

    se acabassem com ele nem dava por nada, por nunca o usei na vida, visto ter o Word do Office…

  2. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Falta o bloco notas

  3. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Atom

  4. Avatar de MeuCool
    MeuCool

    Era tão mais facil acabar com ele e substituir por um web app do office online, mas a microsoft adora dar tiro no proprio cool

    1. Avatar de Luís
      Luís

      era acabar e ponto… da última vez q reinstalei o Windows (por uma “borrada” com uma actualização, what else…) fiquei com atalhos para as apps online do Office arrumadinhos numa pasta do menu Iniciar… além da versão desktop q ja tinha
      o mesmo para a limpeza de disco q já se pode fazer nas Definições

    2. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Ainda há muita gente inteligente que prefere fazer os seus textos e trabalhos, offline, sem estar a dar informações para outros poderem usar como bem lhes apetecer.
      É por isso que o wordpad e o notepad continuam a existir…

    3. Avatar de Nelio Jesus
      Nelio Jesus

      Se for tudo transformado em webapp, acabamos com um sistema operativo no browser. O Google já tentou com o Chrome OS e não funcionou

      1. Avatar de rand
        rand

        Não funcionou por cá, nos EUA tem tido algum sucesso e é bastante utilizado nas escolas.

    4. Avatar de Danilo
      Danilo

      E se quisesse usar offline?

    5. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      @MeuCool,
      vê lá se é isto que procuras da MS, tens lá tudo e tudo na Web. basta usares o browser e de preferência o novo edge e claro tens que ter uma conta Microsoft

      http://www.portal.office.com

  5. Avatar de Justino, o Justo
    Justino, o Justo

    Não vejo onde está o stress.

  6. Avatar de Nelio Jesus
    Nelio Jesus

    O bloco de notas faz mais falta que o WordPad

  7. Avatar de Duarte
    Duarte

    Microsoft em Cupertino CA? Sempre tive a ideia que era de Redmond WA.

    1. Avatar de Dias Pinheiro
      Dias Pinheiro

      a Microsof sim

    2. Avatar de Justino, o Justo
      Justino, o Justo

      Sim, a Microsoft é de Redmond e a Apple de Cupertino.

  8. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    O bloco de notas é que é importante,agora este não.Com o notepad muitas vezes me safo em certas coisas.É uma ferramenta muito útil.

    1. Avatar de Filipe Rafael
  9. Avatar de Alguem
    Alguem

    O WordPad é fixe para tirar apontamentos rapidamente, dá para colocar imagens, criar esboços no meio do texto facilmente, etc.
    É um irmão do Paint.
    E filho do Bloco de Notas (também dá para tirar apontamentos mas não permite imagens).

    1. Avatar de Rui Pinto
      Rui Pinto

      Para esse efeito tens o OneNote, muito melhor para a finalidade!

  10. Avatar de Alguem
    Alguem

    Acho que é uma ferramenta útil, mas como ninguém a conhece, nem eu próprio a conhecia até me pôr a vasculhar a pasta “Acessórios do Windows”, ninguém a utiliza.
    Embora tenha trabalhado pouco com o WordPad, foi há relativamente pouco tempo que o começei a utilizar. E gostei. Muito simples, intuitivo e prático de usar, tal como o Paint.

  11. Avatar de B1g4s
    B1g4s

    Libre office for the win \o/

  12. Avatar de mc
    mc

    O text snip tb tem pub

  13. Avatar de Cortano
    Cortano

    Quando abro um doc online geralmente aparece uma caixa informativa a informar que o posso abrir localmente no PC/mobile porque tenho o Word/PPT/Excel/… instalado no equipamento.

    Nunca entendi estas informações como publicidade, mas ok.

    Da mesma forma que nunca entendi a informação que aparece na app outlook a dizer que existe app em Android e iOS como sendo publicidade.
    Para mim são informações, nada mais que isso.

  14. Avatar de Wesley Coelho
    Wesley Coelho

    Usou o WordPad pra isso também? *Cupertino* *Microsof*

  15. Avatar de Manuel
    Manuel

    FACIL. Por este caminho … Acabamos ( infelizmente ) em LINUX … !

  16. Avatar de Mike
    Mike

    Fixe, fixe era o bloco de notas ser substituído pelo Notepad++ 😀
    De resto não vejo problema em publicitar produtos da própria Microsoft, já aconteceu há uns anos com o Office Starter 2010…

  17. Avatar de TiagoDM
    TiagoDM

    Penso que devem querer acabar com ele… Uso o notepad normlmente para tirar notas e o wordpad usaria se não tivesse Office… Compreendo a funcionalidade, mas quantas pessoas usam mesmo o wordpad?

  18. Avatar de Zweiss
    Zweiss

    Uso o WordPad para abrir ficheiros de legendas, não conheço outro programa para fazer o mesmo.